Início Destaque FÓRMULA E – Aquecimento para o E-Prix de Xangai – 2025

FÓRMULA E – Aquecimento para o E-Prix de Xangai – 2025

230
(Foto: Sam Bagnall/Fórmula E)
Saiba as principais informações do E-Prix, detalhes do circuito, as novidades e o que esperar das duas disputas em território chinês.

A Fórmula E retorna neste fim de semana (31 de maio a 1º de junho) para realizar a rodada dupla do E-Prix de Xangai, a décima e décima primeira etapas da temporada 2024/2025, que acontecerá no Circuito Internacional de Xangai, localizado no populoso município da costa central da China.

O país asiático foi o primeiro a receber uma corrida de F-E: o E-Prix de Beijing, a prova de abertura da temporada inaugural (2014/2015) e que permaneceu como apagar das luzes inicial em 2015/2016. Na campanha seguinte, Hong Kong passou a sediar o Round 1, com direito a uma rodada dupla em 2017/2018.

Depois, em 2018/2019, a China sediou duas etapas consecutivas em cidades diferentes: uma em Hong Kong e a outra em Sanya, antes de correr no Circuito de Xangai de forma inédita na temporada passada (2023/2024).

Layout do circuito chinês
Circuito Internacional de Xangai (Imagem: Fórmula E/Divulgação)

A versão abreviada do Circuito Internacional de Xangai possui 3.051 km de extensão, 12 curvas (7-D e 5-E), fluxo no sentido horário e trechos predominantes de alta e média velocidade, com curvas de ângulos variados de forma consecutiva, especialmente no primeiro setor (curvas 1 a 4).

A zona de ativação do Modo Ataque ficará na parte externa da curva 2. A área mais viável para o acionamento do boost extra de 50 kW de potência pelos pilotos é na reta dos boxes, por não ser interrompida por nenhuma curva.

O layout da pista é um desafio para os competidores quanto ao gerenciamento de energia, devido a poucas zonas fortes de frenagem durante a volta, com apenas as curvas 6 e 10 como únicas seções de desaceleração intensa.

Expectativas do piloto brasileiro Lucas Di Grassi
(Foto: Simon Galloway/Fórmula E)

Lucas Di Grassi #11 (Lola Yamaha ABT): Para mim, correr na China na Fórmula E sempre é especial, porque foi aqui que venci a primeira corrida 100% elétrica, na estreia em Pequim. Agora, quero repetir o sucesso e somar mais pontos para a equipe em Xangai, depois do meu 5º lugar em Tóquio.

O Circuito Internacional de Xangai é bem técnico, e eu conheço bem esse traçado, já corri aqui tanto na Fórmula 1 quanto no WEC. Mas, com um carro da Fórmula E, o desafio é ainda maior, porque o gerenciamento de energia e temperatura faz toda a diferença.”

Situação no campeonato: P14 – 28 pts.

O que esperar do E-Prix na China
(Foto: Andrew Ferraro/Fórmula E)

Ano passado, as duas corridas em território asiático foram fluidas, sem incidentes com intervenções de Safety Car e bandeiras amarelas duplas. Em cada prova houve apenas um abandono, além de brigas acirradas por posições entre os competidores.

Em 2023/2024, as equipes Jaguar TCS Racing e TAG Heuer Porsche dominaram o fim de semana no Circuito Internacional de Xangai, com uma vitória no sábado através de Mitch Evans e António Félix da Costa no domingo, de forma respectiva.

Este ano, as duas escuderias não estão no mesmo grau de competitividade que estavam na  última passagem pela China e, com o fato do Pit Boost entrar em cena dessa vez, a Jaguar e a Porsche tem poucas chances de terminarem por cima.

Com uma consistência avassaladora nesta temporada, a Nissan com Oliver Rowland é a principal favorita à vitória neste final de semana na Ásia, ao lado da segunda colocada no Campeonato de Equipes, TAG Heuer Porsche.

Líder na classificação geral de pilotos, Rowland se encontra com uma grande vantagem sobre  o atual campeão Pascal Wehrlein: 77 pontos separam o britânico do alemão da Porsche. Terceiro colocado na tabela, o companheiro de Wehrlein, Da Costa, se encontra com 11 pontos a menos que Pascal e pode assumir a P2 no campeonato se repetir o feito do ano passado de vencer uma das duas etapas.

Previsão do tempo
(Foto: Sam Bagnall/Fórmula E)

Sexta-feira:

Mínima de 19°C e Máxima de 29°C. Tempo aberto, não chove.

Sábado:

Mínima 21°C e Máxima 30°C. Céu aberto, com intervalos de sol entre nuvens e sem possibilidade de precipitação.

Domingo:

Mínima 20°C e Máxima 24°C. Tempo nublado, com 40% de chance de chover durante o dia.

Fonte: www.accuweather.com

Top 10 do Campeonato de Pilotos:

1 – Oliver Rowland #23 (Nissan) – 161 pts

2 – Pascal Wehrlein #1 (TAG Heuer Porsche) – 84 pts

3 – António Félix da Costa #13 (TAG Heuer Porsche) – 73 pts

4 – Taylor Barnard #5 (NEOM McLaren) – 69 pts

5 – Jake Dennis #27 (Andretti) – 56 pts

6 – Nyck De Vries #21 (Mahindra Racing) – 52 pts

7 – Edoardo Mortara #48 (Mahindra Racing) – 47 pts

8 – Jean-Éric Vergne #25 (DS PENSKE) – 46 pts

9 – Sébastien Buemi #16 (Envision Racing) – 45 pts

10 – Stoffel Vandoorne #2 (Maserati MSG Racing) – 44

P14 – Lucas Di Grassi #11 (Lola Yamaha ABT) – 28 pts

Campeonato de Equipes:

1 – Nissan – 172 pts

2 – TAG Heuer Porsche – 157 pts

3 – Mahindra Racing – 99 pts

4 – NEOM McLaren – 90 pts

5 – DS PENSKE – 89 pts

6 – Andretti – 80 pts

7 – Maserati MSG Racing – 71 pts

8 – Jaguar TCS Racing – 58 pts

9 – Envision Racing – 55 pts

10 – CUPRA Kiro – 43 pts

11 – Lola Yamaha ABT – 28 pts

Campeonato de Fabricantes

1 – Nissan – 256 pts

2 – Porsche – 212 pts

3 – Stellantis – 148 pts

4 – Jaguar – 141 pts

5 – Mahindra – 120 pts

6 – Lola – 32 pts

Transmissão oficial

O canal BandSports e o canal do YouTube do Grande Prêmio transmitirão a rodada dupla do E-Prix de Xangai de Fórmula E ao vivo, no sábado e no domingo, a partir de 04h05, de acordo com o horário de Brasília.