
QUEM VENCEU A INDY500?
Deu Chip Ganassi! UAU! Sim, tivemos neste domingo (25/05/2025) especial, uma prova mais que especial! Dia das 500 Milhas de Indianapolis, em sua 109ª edição, válida pela 6ª etapa da temporada 2025 da FÓRMULA INDY. Uma corrida, como sempre, dramática do início ao fim. Foram 200 voltas, com 7 bandeiras amarelas, 14 líderes diferentes e quase 3 horas de pura adrenalina. Atrasada pela leve chuva, com escapada de McLaughlin ainda na volta de aquecimento, batida de VeeKay nos boxes, fogo no carro de Rossi e deslize (literalmente) de Shwartzman em um dos seus pit-stops, tivemos uma prova repleta de variáveis e variantes, além de muitas emoções – como sempre!
Com a maioria dos favoritos ficando pelo caminho ou se complicando com erros, problemas e estratégias. Ficou para Ericsson, Alex Palou e Pato a disputa pela vitória nas ultimas 25 voltas, com Malukas e Felix Rosenqvist observando de perto e aguardando alguma oportunidade.
E ao final, aproveitando-se do vácuo e proteção de retardatários, além de pilotagem impecável para evitar qualquer ataque de Ericsson, vitória dele… vitória de ALEX PALOU, que precisou liderar apenas 14 das 200 voltas! Imparável, imbatível! O piloto da Ganassi fez um último stint perfeito, se aproximou do pelotão principal no momento certo, assumiu a liderança no momento adequado e teve desempenho impecável nas voltas finais para vencer a maior prova do universo! E a primeira vitória do espanhol em um circuito Oval na carreira, não poderia ser em circuito melhor, vitória em uma INDY500 – entrando para a sua história e para a história do automobilismo.

Ericsson, Malukas, Pato O’Ward e Felix Rosenqvist, todos com participações sensacionais, fecharam o TOP5. Helio Castroneves não conseguiu o penta, mas fez uma prova maravilhosa, como um gigante! Largando em 25º, escalou o pelotão durante a prova e ficou entre o TOP10 durante a maior parte do tempo. Nas últimas voltas, vinha em 9º lugar, mas precisou de um splash&go e terminou em 13º ao final – com direito à volta mais rápida: 226.178 mph (39.7916 segundos).
Dos 33 combatentes da edição, 11 ficaram pelo caminho (8 por batidas e 3 por problemas mecânicos): Hunter-Reay, Newgarden, Sting Ray Robb, Kyle Larson, Kyffin Simpson, Shwartzman, VeeKay, Rossi, Marco Andretti, McLaughlin e Nolan Siegel – causador da bandeira amarela quando Palou estava praticamente na linha de chegada!
Scott Dixon terminou na última posição, Will Power não passou da 19ª colocação e Takuma Sato, que liderou 51 voltas, terminou em 11º. O pole position, Robert Shwartzman, liderou apenas as 8 primeiras voltas e acabou tendo problemas no freio, batendo ao tentar parar o carro nos boxes em seu segundo pit-stop – volta 87.
E valeu, valeu mais uma edição desta prova indescritível! Para obter os RESULTADOS de TODAS as sessões, deste 13/05/2025 (Treinos, Classificação), acesse aqui!
Quanto ao campeonato, com a sua 5ª vitória (em 6 provas da temporada 2025), Alex Palou é líder DISPARADO com 306 pontos. Quem mais se aproxima do piloto da Ganassi é Pato O’Ward, com 191 pontos. Kyle Kirkwood completa o TOP3 com 180. Classificação completa e atualizada aqui!
RESULTADO FINAL – INDY500
OUTRAS INFORMAÇÕES
PRÓXIMA ETAPA
E a próxima etapa será em Detroit, entre os dias 30/05 e 01/06/2025. Veja o calendário completo aqui:

SIGA A GENTE
- APP para ANDROID (com notificações/lembretes) – Instalar!
- Instagram – instagram.com/tomadadetempo
- Facebook – facebook.com/tomadadetempo
- Twitter – twitter.com/tomadadetempo
- WhatsApp – tomadadetempo.com.br/whatsapp
- Telegram – tomadadetempo.com.br/telegram
- Canal do Youtube – Clique aqui!

“Um goiano, acolhido por mineiros e atualmente vislumbrado pelo sul do país! Apaixonado pela família e pelo automobilismo, o que não quer dizer especialista!” – Marcelo é o idealizador, diretor de redação, editor-chefe e um dos colunistas do Tomada de Tempo!