
Elite do automobilismo brasileiro segue para a disputa em um dos circuitos mais rápidos e fluidos do calendário.
A Stock Car Pro Series retorna neste final de semana (22 a 25) para realizar a segunda etapa da temporada, que acontecerá no Autódromo Zilmar Beux, localizado em Cascavel, município da região oeste do Paraná. O evento contará com duas corridas no sábado: uma Sprint de 30 min + 1 volta e a principal, com duração de 50 min + 1 volta.
Com o intuito de fornecer aos pilotos mais tempo de pista com os novos carros SUV, haverá dois treinos livres extras na quinta-feira. Além disso, pela primeira vez na nova geração, a Sprint terá lugar no fim de semana, o que não aconteceu em Interlagos, como uma medida de segurança diante da adaptação dos competidores aos novos carros.
Vale mencionar que este fim de semana marcará a 50ª corrida da fabricante Mitsubishi na Stock Car. Além disso, é importante lembrar que Hélio Castroneves não participará da segunda etapa do calendário, devido ao seu compromisso com a Fórmula Indy, como convidado da equipe Meyer Shank Racing nas 500 Milhas de Indianápolis.
Informações do circuito
O Autódromo Zilmar Beux de Cascavel possui 3.058 km de extensão, 8 curvas (2-D e 6-E) e fluxo no sentido anti-horário. O traçado tem como características principais a presença de aclives e declives acentuados, curvas abertas e trechos predominantes de alta velocidade.
A parte mais famosa do circuito é a ampla curva 2, chamada de Bacião, que lembra uma seção de pista da NASCAR, ao ser feita com 100% do acelerador. Nesse ponto, os carros alcançam facilmente velocidades acima de 170 km/h, o que é um verdadeiro teste de resistência para os componentes do motor e para os pneus.
O traçado no Paraná apresenta duas longas retas: a dos boxes, que termina com um aclive acentuado que lembra a do Circuito das Américas (COTA), e a segunda, que vem logo em seguida. Curiosamente, o acesso para esses dois trechos de alta velocidade são duas curvas rápidas, o que torna o Cascavel uma das pistas mais velozes do calendário.
O que esperar

Diferente da abertura da temporada em Interlagos, quando vários carros não terminaram a única disputa do final de semana, devido ao processo de adaptação das equipes aos novos modelos SUV, a competição em Cascavel promete ser diferente, com bem mais ação na pista.
Dessa vez, a corrida curta de sábado retornará à programação e os SUVs, mais velozes do que os antigos modelos sedans, correrão sobre um circuito rápido e fluido, com muitas oportunidades de ultrapassagem.
Na etapa anterior, a Eurofarma RC conquistou uma dobradinha no topo do pódio, com o pole sitter Felipe Fraga como o primeiro vencedor da era SUV e seu companheiro de equipe, Gaetano Di Mauro, em segundo lugar.
Neste fim de semana, a escuderia liderada por Rosinei Campos, mais conhecido como “Meinha”, buscará mais uma vitória, principalmente com o fato da Mitsubishi, fabricante parceira, alcançar o marco de 50 corridas na categoria, na Sprint de sábado.
Mesmo assim, a competitividade é um fator marcante na Stock Car e há a possibilidade de outros competidores levarem a melhor no Autódromo Zilmar Beux.
Previsão do tempo

Quinta-feira – Mínima de 17ºC e máxima de 20ºC. Tempo chuvoso, com 60% de possibilidade de precipitação.
Sexta-feira – Mínima de 17ºC e máxima de 23ºC. Céu com intervalos de sol entre nuvens; 50% de chance de chuva rápida durante o dia.
Sábado – Mínima de 16ºC e máxima de 23ºC. Tempo aberto, sem possibilidade de chover.
Domingo – Mínima de 16ºC e máxima de 24ºC. Céu com muitas nuvens durante o dia, mas sem chuva.
Fonte: www.climatempo.com.br
Programação do final de semana
Quinta-feira, 22 de maio
12h25 – Stock Car Pro Series – Treino Extra 1
15h25 – Stock Car Pro Series – Treino Extra 2
Sexta-feira, 23 de maio
09h40 – Stock Car Pro Series – Shakedown
12h20 – Stock Car Pro Series – Treino Livre 1
15h00 – Stock Car Pro Series – Treino Livre 2
Sábado, 24 de maio de 2025
08h30 – Stock Car Pro Series – Classificação
13h15 – Visitação aos Boxes
15h10 – Stock Car Pro Series – Corrida Sprint (30 minutos + 1 volta)
Domingo, 25 de maio de 2025
12h00 – Visitação aos Boxes
14h10 – Stock Car Pro Series – Corrida Principal (50 minutos + 1 volta)
Top 10 do Campeonato de Pilotos
1º – Felipe Fraga #88 (Eurofarma RC), 15 pts
2º – Gaetano Di Mauro #11 (Eurofarma RC), 14 pts
3º – Guilherme Salas 85 (Cavaleiro Valda), 13 pts
4º – Felipe Baptista #121 (CAR Racing KTF), 12 pts
5º – Lucas Foresti #12 (A.Mattheis Vogel), 11 pts
6º – Ricardo Maurício #90 (Cavaleiro Valda), 10 pts
7º – Denis Navarro #5 (Full Time Cavaleiro), 9 pts
8º – Bruno Baptista #44 (RCM Motorsport), 8 pts
9º – Rafael Suzuki #8 (TMG Racing), 7 pts
10º – Rubens Barrichello #111 (Full Time Cavaleiro), 6 pts
Campeonato de Equipes
1º – Eurofarma RC, 29 pts
2º – Cavaleiro Valda, 23 pts
3º – Full Time Cavaleiro, 15 pts
4º – CAR Racing KTF, 12 pts
5º – RCM Motorsport, 12 pts
6º – A.Mattheis Vogel, 11 pts
7º – TMG Racing, 7 pts
8º – Ipiranga Racing, 5 pts
9º – Full Time Gazoo Racing, 3 pts
10º – Scuderia Chiarelli, 2 pts
11º – RTR Sport Team, 1 pts
Transmissão
A segunda etapa da temporada 2025 da Stock Car Pro Series será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes (Band) e pelo SporTV na TV, além do canal do YouTube oficial da categoria.

Jornalista, carioca e fã de automobilismo desde criança. Meu lema de vida profissional é uma das frases mais impactantes de Ayrton Senna: “No que diz respeito ao empenho, compromisso, esforço e à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.” – Adonai é jornalista parceiro pelo Tomada de Tempo