
Saiba o que rolou nas duas provas em território asiático, além da atual situação dos campeonatos.
A Fórmula E realizou no último fim de semana (17 e 18) a rodada dupla do E-Prix de Tóquio, a oitava e nona etapas do calendário 2024/2025, que aconteceu no circuito improvisado nas ruas da capital japonesa.
O vencedor no sábado foi Stoffel Vandoorne, que, de forma incrível, saiu da P14 para vencer a sua primeira corrida pela Maserati MSG Racing, seguido do pole sitter Oliver Rowland e de Taylor Barnard. O ponto extra da volta mais rápida foi conquistado por Nick Cassidy, que cravou o menor tempo de 1:22.283s, enquanto o Piloto da Corrida, eleito na votação oficial da Fórmula E, foi Vandoorne.
No dia seguinte, quem levou saiu vitorioso foi Rowland, que liderou o grid de largada pela terceira vez seguida em Tóquio e dominou o segundo E-Prix japonês de ponta a ponta, logo à frente de Pascal Wehrlein e de Dan Ticktum. O menor tempo de volta na nona etapa ficou com Sam Bird, que marcou 1:14.753s e o Piloto da Corrida foi Ticktum, após uma performance surpreendente.
Vale lembrar que, devido a uma forte chuva no sábado, o classificatório para a oitava etapa foi cancelado. O grid inicial foi decidido através do resultado do Treino Livre 2 e, devido às condições de pista extremamente molhada, a largada precisou ser adiada em 15 min. Com uma sorte praticamente de campeão, apesar de ainda não ser, Oliver Rowland saiu na frente. Além disso, curiosamente, todas as escuderias marcaram pontos no Japão.
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Abaixo, confira uma análise de desempenho das equipes na rodada dupla do E-Prix de Mônaco, em ordem decrescente do Campeonato de Equipes.
Nissan
A Nissan fez bonito em sua corrida em casa, pelo menos graças a Oliver Rowland, que permanece como o único piloto do line-up a somar pontos para a fabricante com sede em Yokohama. O britânico largou na pole nas duas etapas e garantiu um pódio no sábado e uma vitória (depois de uma disputa acirrada com Pascal Wehrlein).
A fraqueza da equipe nesta temporada é o condutor do outro carro, Norman Nato, que ficou fora da zona de pontuação nos dois E-Ps em Tóquio, ao concluir a etapa 8 em décimo quinto e a prova do dia seguinte em décimo sétimo. Sem dúvidas, Nato se encontra no grupo dos competidores com o menor desempenho neste ano, enquanto Rowland permanece com uma consistência de fortes resultados inabalável.
TAG Heuer Porsche
A Porsche vivenciou um fim de semana parcialmente agradável nas ruas da capital japonesa, com uma espécie de revezamento de seus carros no top 10. Na competição inicial, o atual campeão Pascal Wehrlein entregou uma decepcionante P13, depois de largar mais atrás, da P17. O companheiro de equipe do alemão, o português António Félix da Costa, garantiu uma tímida P7.
Na etapa seguinte, em condições de pista seca, Wehrlein se recuperou, ao conquistar um pódio como P2, após sair um degrau atrás em terceiro. Por outro lado, foi a vez de Da Costa sair zerado, ao abandonar a segunda corrida devido a um contato na traseira de Rowland que danificou seu carro de forma terminal. No fim, a TAH Heuer Porsche perdeu a liderança no Campeonato de Equipes para a Nissan.
Mahindra Racing
A Mahindra não aproveitou muito bem as duas corridas em solo asiático, já que apenas uma finalização trouxe pontos para a contagem da equipe. Na etapa de sábado, Edoardo Mortara foi o motivo de alegria da escuderia indiana, ao ver o apagar das luzes em segundo e, pelo menos, ficar com o sexto lugar, enquanto Nyck De Vries terminou a um degrau da zona de pontos, na P11.
O dia seguinte não foi nada proveitoso, pois nem Mortara alcançou o grupo dos dez primeiros colocados, ao concluir o E-Prix de domingo na P12, três colocações acima do seu parceiro, De Vries. Com o resultado pouco expressivo, a Mahindra Racing caiu de quarto para quinto lugar no Campeonato de Fabricantes
NEOM McLaren
O caso da McLaren foi parecido com o da Porsche, ao vivenciar uma troca de papéis entre seus pilotos após as duas disputas do fim de semana. A estrela da equipe foi Taylor Barnard, que conquistou mais um pódio para a marca britânica neste ano, ao finalizar na P3 no sábado, com Sam Bird em uma difícil P14 após cruzar a linha de chegada.
A outra corrida em solo japonês foi positiva para Bird, que pontuou dessa vez, ao terminar em oitavo, depois de largar da décima posição, enquanto Barnard, que fazia uma excelente corrida, entre os primeiros colocados, foi empurrado para o muro por Edoardo Mortara na volta 29/32 e abandonou em seguida. Apesar dos inconvenientes, a NEOM McLaren subiu para a P4 na tabela de equipes.
DS PENSKE
A DS saiu satisfeita do Japão, ao marcar uma boa quantidade de pontos e avançar nos campeonatos. A disputa sobre superfície de asfalto molhada no sábado foi aproveitada pelo bicampeão Jean-Éric Vergne, que levou o oitavo lugar, após sair da P10. Para Max Günther, o Round 8 foi frustrante, ao sofrer um problema na bateria de seu carro e abandonar na linha de tráfego, o que gerou uma bandeira vermelha.
O domingo foi um pouco melhor, já que Vergne terminou o segundo E-Prix em sexto, enquanto Günther quase ficou de fora do top 10, ao segurar o último degrau da zona de pontuação: a P10. No geral, a DS PENSKE se saiu bem, mas perdeu a P4 no Campeonato de Equipes para a McLaren.
Andretti
Assim como a Mahindra, a Andretti também se beneficiou de apenas um resultado singular no fim de semana inteiro, através de seu campeão. A primeira etapa asiática foi apenas um desgaste de componentes, já que Jake Dennis foi desclassificado (por tentar fazer seu pit boost quando os boxes estavam fechados) e Nico Müller entregou uma P12.
No domingo, as coisas melhoraram para o vencedor da temporada 2022/2023, Dennis, que conquistou o quarto lugar, a um degrau do top 3 e depois de ganhar dez colocações, mas Müller decepcionou novamente, ao receber a bandeirada final na P11.
Maserati MSG Racing
A Maserati comemorou um excelente resultado na primeira corrida em Tóquio, a sua segunda vitória consecutiva na capital japonesa, desde Max Günther na campanha anterior (2023/2024).
Stoffel Vandoorne foi o responsável pelo triunfo da equipe monegasca, ao ver as luzes se apagarem da P14 e escalar o pelotão até o topo do pódio, uma performance que o destacou dos demais na etapa 8. No outro carro, Jake Hughes ocupou a lanterna do grid final, como ocupante da P19.
O domingo trouxe um sentimento completamente diferente, pois Vandoorne foi um dos competidores a abandonarem a prova e Hughes, mais uma vez, integrou o fundo da tabela de classificação após o agitar da bandeira quadriculada, na P18. Mesmo com apenas uma P1 como consolo, a vitória de Stoffel fez a Maserati MSG Racing subir para a P7 no Campeonato de Equipes e o grupo Stellantis avançar para a P3 no Campeonato de Fabricantes.
Jaguar TCS Racing
A Jaguar teve uma passagem tenebrosa pelo Japão, principalmente com seu piloto mais experiente no line-up. Mitch Evans foi o competidor que mais sofreu no final de semana inteiro, ao não ver a linha de chegada em nenhuma das duas etapas na Ásia.
No sábado, o neozelandês foi vítima de um contato por parte de Nyck De Vries, e encerrou sua corrida no muro. No domingo, Evans bateu forte durante a qualificação para a nona etapa e, por conta da complexidade dos danos em seu carro, não largou. O final de semana da Jaguar foi salvo por Nick Cassidy, que garantiu a P10 na etapa 8 e o sétimo lugar na competição de domingo.
Envision Racing
A Envision foi outra competidora a aproveitar bem o E-Prix duplo em Tóquio, ao garantir um total de 16 pontos. Sébastien Buemi foi o destaque na equipe britânica, ao entregar um quarto lugar no sábado e uma nona colocação no dia seguinte.
O companheiro do campeão de 2015/2016, Robin Frijns, não se saiu bem, ao concluir na P9 na etapa de número 8 e se ausentar do top 10 na prova de domingo, como ocupante da P16. Em termos de campeonato, a Envision Racing não perdeu nem ganhou posições após o evento duplo no Japão.
CUPRA Kiro
A CUPRA Kiro Race foi uma das equipes que mais se destacaram durante a rodada dupla do E-Prix de Tóquio, graças ao seu piloto experiente, Dan Ticktum. O britânico de 25 anos entregou um resultado agregado impressionante para a escuderia recém-chegada na Fórmula E: uma P5 e o seu primeiro pódio na categoria elétrica, além da primeira finalização da Kiro Race no top 3, na nona etapa, com a conquista do terceiro lugar.
Sem pontos em nove corridas realizadas até o momento, o parceiro novato de Ticktum, David Beckmann, foi o 18º e 13º colocado, de forma respectiva, nos dois E-Ps em território asiático. Vale mencionar que o alemão é um dos dois únicos pilotos zerados na tabela de classificação geral.
Lola Yamaha ABT
Da mesma forma que a Andretti, a Lola Yamaha ABT só não saiu sem pontos por conta de seu competidor com mais quilometragem na FE. Apesar de ficar com uma nada animadora P17 no E-Prix 1, o brasileiro e campeão da temporada 2016/2017, Lucas Di Grassi, conquistou uma bela P5 na segunda disputa na casa da Nissan, após se classificar bem no domingo, ao ocupar a P6 no grid de largada e se manter entre os cinco primeiros colocados.
Enquanto isso, o outro estreante da rodada 2024/2025, Zane Maloney, encerrou sua aparição em solo asiático com uma P16 e uma P14 nas duas corridas, respectivamente, e é o outro automobilista sem pontos marcados na temporada, ao lado do já mencionado anteriormente, David Beckmann.
Top 10 do Campeonato de Pilotos:
1 – Oliver Rowland #23 (Nissan) – 161 pts
2 – Pascal Wehrlein #1 (TAG Heuer Porsche) – 84 pts
3 – António Félix da Costa #13 (TAG Heuer Porsche) – 73 pts
4 – Taylor Barnard #5 (NEOM McLaren) – 69 pts
5 – Jake Dennis #27 (Andretti) – 56 pts
6 – Nyck De Vries #21 (Mahindra Racing) – 52 pts
7 – Edoardo Mortara #48 (Mahindra Racing) – 47 pts
8 – Jean-Éric Vergne #25 (DS PENSKE) – 46 pts
9 – Sébastien Buemi #16 (Envision Racing) – 45 pts
10 – Stoffel Vandoorne #2 (Maserati MSG Racing) – 44
P14 – Lucas Di Grassi #11 (Lola Yamaha ABT) – 28 pts
Campeonato de Equipes:
1 – Nissan – 172 pts
2 – TAG Heuer Porsche – 157 pts
3 – Mahindra Racing – 99 pts
4 – NEOM McLaren – 90 pts
5 – DS PENSKE – 89 pts
6 – Andretti – 80 pts
7 – Maserati MSG Racing – 71 pts
8 – Jaguar TCS Racing – 58 pts
9 – Envision Racing – 55 pts
10 – CUPRA Kiro – 43 pts
11 – Lola Yamaha ABT – 28 pts
Campeonato de Fabricantes
1 – Nissan – 256 pts
2 – Porsche – 212 pts
3 – Stellantis – 148 pts
4 – Jaguar – 141 pts
5 – Mahindra – 120 pts
6 – Lola – 32 pts
A próxima etapa da temporada 2024/2025 da Fórmula E será a rodada dupla do E-Prix de Xangai, nos dias 31 de maio e 1° de junho.

Jornalista, carioca e fã de automobilismo desde criança. Meu lema de vida profissional é uma das frases mais impactantes de Ayrton Senna: “No que diz respeito ao empenho, compromisso, esforço e à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.” – Adonai é jornalista parceiro pelo Tomada de Tempo