Início Destaque FÓRMULA 1 – Vitória de Verstappen e outros destaques do GP da...

FÓRMULA 1 – Vitória de Verstappen e outros destaques do GP da Emilia-Romagna – 2025

30
(Foto: Lars Baron/LAT Images; Getty Images/Red Bull Content Pool)
Primeira prova em território europeu do calendário mostrou desempenho surpreendente de Verstappen, ótima performance de Albon, frustração para Leclerc e abandono de Antonelli em casa.

A Fórmula 1 realizou ontem (18) o Grande Prêmio da Emilia-Romagna, a sétima etapa da temporada, que ocorreu no Autódromo Internacional Enzo e Dino Ferrari, localizado na região ao norte da Itália.

O vencedor do GP foi Max Verstappen, que largou em segundo, tomou a liderança do pole sitter Oscar Piastri nas primeiras curvas após a largada e a manteve até o final, seguido de Lando Norris e de Piastri. Vale mencionar que Lando conquistou a P2 de Oscar ao faltarem apenas três voltas para o fim, e essa foi uma das surpresas vistas em Ímola.

O Piloto do Dia, eleito na votação oficial da Fórmula 1, foi Verstappen, que surpreendeu ao apresentar uma performance até então não vista desde o final da campanha anterior, ao terminar o GP italiano 6s à frente de Norris.

O companheiro de Max na Red Bull Racing, Yuki Tsunoda, concluiu a corrida em décimo lugar, depois de ver o apagar das luzes da última posição e subir dez degraus durante a disputa. O japonês se recuperou mentalmente de uma forte batida na primeira fase da qualificação (Q1), que fez seu RB21 capotar sobre a barreira de pneus. Tsunoda saiu ileso, mas não pode continuar as atividades de sábado por conta dos danos terminais no carro.

O resultado positivo no domingo foi uma boa conquista para Yuki, que, de certa forma, não deixou de pontuar. Por outro lado, garantir apenas um ponto ainda é insignificante para a RBR, que está fora da briga com a líder McLaren no Campeonato de Construtores, com uma desvantagem de 148 pontos e, além disso, atrás da Mercedes na tabela, como P3.

Análise de desempenho

Confira abaixo uma análise geral das demais equipes que marcaram pontos no circuito de Ímola, em ordem decrescente da melhor posição final no GP.

Ferrari

Como tem feito desde o início desta temporada, a Ferrari concluiu mais uma prova dentro do grupo dos seis primeiros colocados, mas foi ameaçada de perto pela Williams. A situação anormal da Scuderia teve início no classificatório, quando Charles Leclerc e Lewis Hamilton foram eliminados no Q2 e largaram da P11 e P12, respectivamente.

Na corrida, Hamilton se saiu melhor que seu parceiro monegasco e cruzou a linha de chegada em quarto lugar, a um degrau do pódio. No outro SF-25, Charles perdeu a P5 para Alex Albon, ao ser orientado pela equipe a devolver a posição ao tailandês, após deixar Alex sem espaço durante uma curva à esquerda na volta 60/63 e o fazer seguir para a caixa de brita.

No geral, a Ferrari deixou Ímola com a sensação de que poderia ter sido melhor mas, pelo menos, seus pilotos se recuperaram bem das posições de largada ruins.

Williams Racing

A Atlassian Williams Racing teve um dia produtivo no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, com uma boa quantidade de pontos no bolso. No qualifying, Carlos Sainz liderou a dupla no grid inicial, ao largar em sexto, com Alex Albon logo atrás, em sétimo lugar.

Na corrida, os papéis de inverteram e Albon foi o grande destaque da escuderia britânica, ao avançar no pelotão e garantir a sua segunda finalização consecutiva como P5 neste ano, após o GP de Miami. No outro FW47, Sainz concluiu a sétima etapa do itinerário na P8 e auxiliou a Williams no avanço em direção à ocupante da P4 na tabela de construtores, Ferrari.

Mercedes-AMG

Para a Mercedes, a disputa na Itália foi pouco produtiva, além de ter sido o pior resultado da equipe na campanha 2025. No grid de largada, George Russell viu o apagar das luzes da P3, enquanto o dono da casa, Kimi Antonelli, sofreu na qualificação de sábado e o melhor que alcançou foi uma P13 na escalação inicial.

No domingo, Russell marcou poucos pontos, ao receber a bandeira quadriculada em sétimo, cair quatro colocações durante a corrida e encerrar sua série ininterrupta de finalizações entre os cinco primeiros.

Quanto a Kimi, o italiano abandonou seu primeiro Grande Prêmio de F1 em casa, devido a problemas no acelerador de seu W16. Com apenas 6 pontos de lucro no GP da Emilia-Romagna, através de George, a escuderia das flechas de prata saiu com saldo devedor em relação às metas internas de se manter na briga pelo título.

Racing Bulls

Assim como Red Bull, a Visa Cash App RB também contou com apenas um piloto: o estreante Isack Hadjar. O franco-argelino, dono de sete dos dez pontos somados pela Racing Bulls neste ano, liderou a equipe desde sábado, ao se classificar em nono lugar no grid inicial, enquanto o seu companheiro, Liam Lawson, largou da P15.

Após as 63 voltas, Isack entregou uma decente P9 e impediu a escuderia satélite da RBR sair de Ímola zerada de sua corrida diante de seus fãs locais. No outro carro da Visa Cash App RB, Lawson concluiu a etapa fora da zona de pontuação, na P14, e permanece sem pontos no Campeonato de Pilotos.

Equipes que não pontuaram

As escuderias que saíram zeradas da Itália foram a Aston Martin Aramco, Stake Kick Sauber (equipe do brasileiro Gabriel Bortoleto, P18 na classificação final da corrida), BWT Alpine e MoneyGram Haas.

Top 10 do Campeonato de Pilotos:

1 – Oscar Piastri #81 (McLaren) – 146 pts

2 – Lando Norris #4 (McLaren) – 133 pts

3 – Max Verstappen #1 (Red Bull Racing) – 124 pts

4 – George Russell #63 (Mercedes-AMG Petronas) – 99 pts

5 – Charles Leclerc #16 (Scuderia Ferrari HP) – 61 pts

6 – Lewis Hamilton #44 (Scuderia Ferrari HP) – 53 pts

7 – Kimi Antonelli #12 (Mercedes-AMG Petronas) – 48 pts

8 – Alex Albon #23 (Atlassian Williams Racing) – 40 pts

9 – Esteban Ocon #31 (MoneyGram Haas) – 14 pts

10 – Lance Stroll #18 (Aston Martin Aramco) – 14 pts

Campeonato de Construtores:

1 – McLaren – 279 pts

2 – Mercedes-AMG Petronas – 147 pts

3 – Oracle Red Bull Racing – 131 pts

4 – Scuderia Ferrari HP – 114 pts

5 – Atlassian Williams Racing – 51 pts

6 – MoneyGram Haas – 20 pts

7 – Aston Martin Aramco – 14 pts

8 – Visa Cash App RB – 10 pts

9 – BWT Alpine – 7 pts

10 – Stake Kick Sauber – 6 pts

A próxima etapa da temporada 2025 da Fórmula 1 será o Grande Prêmio de Mônaco, no dia 25 de maio.