Início Destaque FÓRMULA E – Aquecimento para o E-Prix de Tóquio – 2025

FÓRMULA E – Aquecimento para o E-Prix de Tóquio – 2025

22
(Foto: Andrew Ferraro/Fórmula E)
Saiba as principais informações do E-Prix, detalhes do circuito e o que esperar das duas disputas na capital das corridas de rua.

A Fórmula E está de volta às pistas neste final de semana (17 e 18) para realizar a rodada dupla do E-Prix de Tóquio, a oitava e nona etapas da temporada 2024/2025, que acontecerá no circuito improvisado ao redor do Centro de Exibição Internacional da cidade da capital japonesa.

O E-Prix na maior cidade metropolitana do mundo estreou no calendário da categoria elétrica ano passado, como uma prova simples, com apenas uma corrida no fim de semana. Este ano, o evento em território asiático contará com duas disputas, uma no sábado e outra no domingo de forma inédita.

Essa será o E-P em casa para a parceira técnica da Lola, Yamaha, e para a equipe Nissan, líder do Campeonato de Pilotos (com Oliver Rowland) e Fabricantes que contará com a maior parte da torcida das arquibancadas, improvisadas ao redor da pista urbana.

Layout do circuito japonês
Circuito Urbano de Tóquio (Imagem: Fórmula E/Divulgação)

O Circuito Urbano de Tóquio possui 2,575 km de extensão, 18 curvas (7-D e 11-E), fluxo no sentido anti-horário e setores predominantes de média e baixa velocidade, com a presença de uma ondulação acentuada após a curva 2.

Ao todo, o traçado japonês oferece três retas: a dos boxes, entre as curvas 18 e 1, a oposta, depois da curva 9 e a localizada entre as curvas 15 e 17, que conta com a presença de uma curva aberta.

Diferente de seu estreia em 2023/2024, o circuito urbano japonês sofreu uma modificação em seu layout: a sequência de baixa após a curva 15, que era formada pelas curvas 16 (E), 17 (D) e 18 (E), foi reduzida e apenas a 16 permaneceu, ao se tornar uma curva de média velocidade.

Quanto ao gerenciamento de energia, a remoção do trecho de baixa mencionado trará uma dificuldade a mais para os competidores, já que o circuito perdeu uma de suas zonas de frenagem. Mesmo assim, não será um grande desafio para os pilotos, já que ainda terão cinco zonas de frenagem forte disponíveis.

O Modo Ataque ficará na parte externa da curva 4, com o trecho de conexão das duas retas 8-9 e 9-10 como a área mais provável de acionamento dos 50 kW extras de potência pelos pilotos.

Expectativas do piloto brasileiro Lucas Di Grassi
(Foto: Simon Galloway/Fórmula E)

Lucas Di Grassi #11 (Lola Yamaha ABT): É muito bacana que Tóquio tenha permanecido no calendário; é uma pista na qual levamos o carro até o limite e, com a rapidez do modelo de 2025, vamos ter a oportunidade de ver duas corridas muito emocionantes e disputadas.

Em Mônaco não apresentamos nossa performance ideal, mas conseguimos identificar que o carro funciona na chuva e isso é importante para outras oportunidades que possamos ter ao longo do ano. Precisamos juntar todos os pontos positivos para encontrarmos os ajustes ideais e estamos fazendo isso em cada etapa. Espero voltar aos pontos neste final de semana.”

Situação no campeonato: P16 – 18 pts.

O que esperar do E-Prix no Japão
(Foto: Simon Galloway/Fórmula E)

Na primeira edição do E-Prix de Tóquio, a disputa foi dominada por Oliver Rowland, que largou na pole e liderou a maior parte da corrida. Porém, devido a um problema de gerenciamento de energia em seu Nissan e-4ORCE, o britânico abriu espaço para Max Günther ficar com a vitória na estreia da etapa.

Assim, além do último P1, Günther, Rowland é o principal favorito ao triunfo no agregado das duas disputas deste final de semana, diante de sua excelente performance no traçado em 2023/2024 e de seu atual domínio na temporada atual, com três vitórias e dois pódios em sete etapas realizadas.

Com esse retrospecto avassalador, o piloto #23 da Nissan tem condições de colocar uma mão no troféu de campeão, ao faltarem apenas oito provas para o término da temporada, além de nenhum outro competidor estar em condições de assumir a ponta na briga pelo título.

Oliver se encontra bem à frente no Campeonato de Pilotos, com 48 pontos de vantagem sobre o P2, António Félix da Costa, e 49 do atual campeão Pascal Wehrlein, ocupante da P3 na tabela. No Campeonato de Equipes, a TAG Heuer Porsche é a líder, com 133 pontos, sete a mais que a Nissan e 42 acima da Mahindra Racing, terceira colocada na classificação geral.

Diferente da dona da casa neste fim de semana, Nissan, a Porsche se mantém competitiva por poder contar com a ajuda de seus dois pilotos: Wehrlein e Da Costa. Norman Nato, companheiro de Rowland, não apresentou um ritmo competitivo e consistente até o momento e soma apenas 11 dos 126 pontos que a equipe Nissan conquistou do E-Prix de São Paulo à rodada dupla passada, em Mônaco.

Previsão do tempo
(Foto: Simon Galloway/Fórmula E)

Sexta-feira:

Mínima de 19°C e Máxima de 25°C. Tempo nublado, com 3% de chance de chover.

Sábado:

Mínima 19°C e Máxima 24°C. Céu fechado, com 94% de possibilidade de chuva.

Domingo:

Mínima 20°C e Máxima 28°C. Tempo aberto, com intervalos de sol entre nuvens e 5% de chance de chover.

Fonte: www.accuweather.com

Top 10 do Campeonato de Pilotos:

1 – Oliver Rowland #23 (Nissan) – 115 pts

2 – António Félix da Costa #13 (TAG Heuer Porsche) – 67 pts

3 – Pascal Wehrlein #1 (TAG Heuer Porsche) – 66 pts

4 – Taylor Barnard #5 (NEOM McLaren) – 54 pts

5 – Nyck De Vries #21 (Mahindra Racing) – 52 pts

6 – Jake Dennis #27 (Andretti) – 44 pts

7 – Max Günther #7 (DS PENSKE) – 42 pts

8 – Edoardo Mortara #48 (Mahindra Racing) – 39 pts

9 – Jean-Éric Vergne #25 (DS PENSKE) – 34 pts

10 – Sébastien Buemi #16 (Envision Racing) – 31 pts

P16 – Lucas Di Grassi #11 (Lola Yamaha ABT) – 18 pts

Campeonato de Equipes:

1 – TAG Heuer Porsche – 133 pts

2 – Nissan – 126 pts

3 – Mahindra Racing – 91 pts

4 – DS PENSKE – 76 pts

5 – NEOM McLaren – 70 pts

6 – Andretti – 68 pts

7 – Jaguar TCS Racing – 50 pts

8 – Maserati MSG Racing – 46 pts

9 – Envision Racing – 39 pts

10 – Lola Yamaha ABT – 18 pts

11 – CUPRA Kiro – 18 pts

Campeonato de Fabricantes

1 – Nissan – 192 pts

2 – Porsche – 163 pts

3 – Jaguar – 115 pts

4 – Mahindra – 110 pts

5 – Stellantis – 107 pts

6 – Lola – 20 pts

Transmissão oficial

O canal BandSports e o canal do YouTube do Grande Prêmio transmitirão a rodada dupla do E-Prix de Tóquio de Fórmula E ao vivo, no sábado e no domingo, a partir de 03h05, de acordo com o horário de Brasília.