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WEC – Recap: Vitória da Ferrari nas 6 Horas de Spa-Francorchamps – 2025

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(Foto Javier Jimenez/DPPI)
Equipe do cavalo empinado conquistou mais uma vitória consecutiva, ao fazer uma corrida impecável, enquanto a Alpine subiu ao pódio pela segunda vez neste ano e um brasileiro marcou bons pontos na categoria LMGT3.

O World Endurance Championship realizou ontem (10) as 6 Horas de Spa-Francorchamps, a terceira etapa da campanha 2025 da classe de resistência, no Circuito de Spa-Francorchamps, localizado na província de Liége, na Bélgica.

Na Hypercar, a equipe que saiu vitoriosa foi, pela terceira vez seguida na temporada, a Ferrari AF Corse, com o 499P #51, tripulado por Alessandro Pier Guidi, James Calado e Antonio Giovinazzi, que largou em terceiro lugar, se manteve no grupo da ponta e concluiu na P1, logo à frente do 499P irmão, o #50 de Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen.

A Alpine surpreendeu em Spa, ao largar em sexto, liderar por várias voltas e cruzar a linha de chegada na terceira posição, ocupante do pódio pela segunda vez neste ano, graças a Jules Gounon, Frédéric Makowiecki e Mick Schumacher, no A424 #36. O outro carro da escuderia francesa, o #35 do trio Paul Loup Chatin, Ferdinand Habsburg e Charles Milesi, também concluiu na zona de pontos, na P8.

Vale destacar que a Ferrari #50 largou na pole e estava pronta para vencer a corrida, mas uma troca de posições no pit lane, durante a saída de uma parada dupla sob a intervenção de um segundo Safety Car, fez o 499P #51 assumir a ponta e de forma definitiva. A manobra foi motivo de investigação pela direção de prova, mas nenhuma penalidade foi aplicada na equipe de Maranello.

Demais resultados na Hypercar
(Foto: Javier Jimenez/DPPI)

Atual campeã na Hypercar, a Toyota Gazoo Razing ficou fora da briga pela ponta, e, no final, concretizou em Spa-Francorchamps o que também fez nas duas etapas anteriores em Ímola e no Catar: concluir a competição entre os sete primeiros colocados.

O GR010 #8 guiado por Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa ficou a um degrau do pódio, em quarto, após largar da P15, enquanto o #7, do trio Kamui Kobayashi, Mike Conway e Nyck De Vries, saiu logo atrás do carro irmão, na P16. Por conta de dificuldades que incluíram uma parada extra devido a um furo no pneu traseiro direito, o #7 encerrou a disputa na P7.

A Cadillac Hertz Team Jota obteve seu melhor resultado na temporada 2025 do FIA WEC até agora, com a conquista do quinto e sexto lugares, através do #12 de Alex Lynn, Norman Nato e Will Stevens, e do #38, administrado por Earl Bamber, Sébastien Bourdais e Jenson Button, respectivamente.

No caso do V-Series.R #38, a equipe chegou a sofrer uma penalidade de drive-through, aplicada durante a vez de Sébastien Bourdais, que colidiu com o Porsche Penske #5 de Julien Andlauer e o fez rodar e cair para o fundo do grid.

Porsche segue inofensiva
(Foto: Julien Delfosse/DPPI)

Pouca expressiva na campanha deste ano, um contraste acentuado em comparação ao ritmo promissor do ano passado, o melhor que a Porsche Penske Motorsport conseguiu em Spa foi o nono lugar, através do 963 #6 dos pilotos Kévin Estre, Laurens Vanthoor e Pascal Wehrlein, que largaram na P12.

Por conta do contato prejudicial gerado pelo Cadillac #38, o outro 963 da equipe de fábrica alemã, o #5 de Julien Andlauer, Michael Christensen e Nico Müller, acabou fora do top 10, na décima segunda posição, um degrau acima de seu lugar de origem no grid de largada.

BMW com dificuldades

Após finalizar no pódio nas 6 Horas de Ímola, a BMW M WRT regrediu na etapa belga, ao conquistar apenas um único ponto da corrida, com o V8 Hybrid #15 da dupla Raffaele Marciello e Kevin Magnussen, que saíram da P11 para receberem a bandeira quadriculada apenas na P10.

Uma penalidade de tempo sobre Magnussen, ao desrespeitar um Safety Car Virtual, atrapalhou os planos da marca alemã de alcançar um melhor resultado no fim de semana, além do fato do V8 #20 de Robin Frijns e René Rast (que avançou para o grupo da Hyperpole no classificatório) não cruzar a linha de chegada, por problemas terminais detectados no sistema de freios.

Equipes que não pontuaram
(Foto: Julien Delfosse/DPPI)

Apesar de figurar entre os dez mais rápidos na classificação de sexta-feira com os dois carros, a Peugeot TotalEnergies saiu zerada da prova em território belga. O 9X8 Evo #93, revezado entre Paul Di Resta, Mikkel Jensen e Jean-Éric Vergne, terminou a uma posição do top 10, em décimo primeiro, enquanto o outro 9X8, o #94 de Loïc Duval, Malthe Jakobsen e Stoffel Vandoorne, ficou pelo caminho, após um contato com outro competidor.

As 6 Horas de Spa-Francorchamps foram um avanço, mesmo que sutil, para a THOR Aston Martin Racing e seus Valkyries AMR. Diferente das duas corridas anteriores, a equipe de fábrica encerrou a terceira etapa do calendário próximo à zonas de pontos.

O Valkyrie #007 administrado por Harry Tincknell, Tom Gamble e Ross Gunn, herdou a P13, logo à frente do #009 irmão de Alex Riberas, Marco Sorensen e Roman De Angelis. Importante lembrar que esse resultado foi possível por conta do abandono de quatro hipercarros.

Frustração para a Ferrari #83
(Foto: Fabrizio Boldoni/DPPI)

Para a equipe privada e cliente da Ferrari, AF Corse, a competição de 6 horas na Bélgica foi decepcionante, principalmente com altas expectativas em vigor depois da conquista do pódio nas 6 Horas de Ímola e de uma P2 no grid de largada em Spa.

Um pouco antes da segunda hora de prova, o 499P #83 dos pilotos Robert Kubica, Yifei Ye e Philip Hanson sofreu perda de potência no turbo. O problema fez o carro da equipe italiana perder várias posições e voltas preciosas, até abandonar a disputa e ficar com a P15 como resultado final.

A Proton Competition foi outra competidora a deixar precocemente as 6 Horas de Spa, devido a um problema mecânico no 963 #99, guiado por Neel Jani, Nicolas Pino e Nicolás Varrone, em apenas 45 minutos de corrida.

LMGT3
(Foto: Javier Jimenez/DPPI)

Na categoria de turismo LMGT3, a Ferrari também brilhou, com a vitória da equipe cliente Vista AF Corse e sua 296 #21, ocupante da P7 no grid inicial e tripulada por François Hériau, Simon Mann e Alessio Oliveira, que garantiram o primeiro triunfo da escuderia italiana na campanha 2025 do FIA WEC.

O trio se classificou em sétimo lugar, alcançou o grupo de dianteira, brigou acirradamente com os Fords Mustang da Proton Competition e a Ferrari levou a melhor dessa vez (diferente da década de 60 quando a briga entre as duas montadoras foi vencida pela Ford em Le Mans).

O Mustang #88 da Proton, revezado entre Stefano Gattuso, Giammarco Levorato e Dennis Olsen, concluiu na P2, dois degraus acima do outro Mustang da equipe alemã, o #77 dos competidores Bernardo Sousa, Ben Tuck e Benjamin Barker. Importante destacar que a Proton Competition realizou um final de semana perfeito, ao mostrar um forte desempenho desde o qualifying.

No outro carro da Vista, a Ferrai 296 #54 dos pilotos Thomas Flohr, Francesco Castellacci e Davide Rigon, também terminou no top 3, ao completar o pódio como terceira colocada, após ver o agitar da bandeira verde em quinto lugar.

Demais resultados
(Foto: Julien Delfosse/DPPI)

O quinto lugar ficou com a equipe Heart of Racing e seu Aston Martin Vantage #27 dos pilotos Ian James, Zacharie Robichon e Mattia Drudi, que chegaram a liderar a corrida. Logo atrás finalizou o Aston Martin Vantage #10 da Racing Spirit of Léman, do brasileiro Eduardo Barrichello, do americano Derek Deboer e do francês Valentin Hasse Clot.

A vencedora da etapa passada em Ímola, Manthey 1ST Phorm, cruzou a linha de chegada em sétimo lugar, com seu Porsche 911 #92, dividido entre Ryan Hardwick, Ricciardo Pera e Richard Lietz, depois de ocupar a oitava posição no grid inicial.

A Akkodis ASP saiu com o sentimento de que poderia ter sido bem melhor, principalmente após um excelente resultado na Itália, com pontuação dupla no top 4, e largar na pole de forma inédita no Mundial de Endurance.

O melhor que a equipe francesa obteve na Bélgica foi uma P8, com o trio do Lexus RC F #78 pole sitter de Arnold Robin, Finn Gehrsitz e Ben Barnicoat. O outro RC F, o #87 de Petru Umbrarescu, Clemens Schmid e José María López, abandonou, ao atolar antes da sequência de curvas Les Combes.

Logo atrás do Lexus #78, terminaram o BMW M4 #46 da dona da casa WRT, através de Ahmad Al Harthy, Valentino Rossi e Kelvin Van der linde, e o Porsche 911 #85 da escuderia feminina Iron Dames e suas pilotos Célia Martin, Rahel Frey e Michelle Gatting.

O outro brasileiro no grid da LMGT3, Augusto Farfus, não concluiu a terceira etapa da temporada, devido a problemas mecânicos em seu BMW M4 #31, que divide com a dupla Yasser Shahin e Timur Boguslavskiy.

Top 3 do Campeonato de Pilotos da Hypercar:

1 – Alessandro Pier Guidi, Antonio Giovinazzi e James Calado (Ferrari AF Corse #51) – 75 pts

2 – Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen (Ferrari AF Corse #50) – 57 pts

3 – Philip Hanson, Robert Kubica e Yifei Ye (AF Corse #83) – 39 pts

Top 3 do Campeonato de Fabricantes da Hypercar:

1 – Ferrari – 136 pts

2 – Toyota – 71

3 – BMW – 64 pts

Campeonato de Equipes Privadas da Hypercar:

1 – AF Corse #83 – 88 pts

2 – Proton Competition #99 – 45 pts

Top 3 do Campeonato de Pilotos da LMGT3:

1 – Daniel Juncadella, Ben Keating e Jonny Edgar (TF Sport #33) – 44 pts

2 –  Alessio ROVERA, François Hériau e Simon Mann (Vista AF Corse #21) – 40 pts

3 – Arnold Robin e Finn Gehrsitz (Akkodis ASP #78) – 38 pts

Top 3 do Campeonato de Equipes da LMGT3:

1 – TF Sport #33 – 44 pts

2 – Vista AF Corse #21 – 40 pts

3 – Akkodis ASP #78 – 38 pts

A próxima etapa do FIA WEC será as 24 Horas de Le Mans, na França, nos dias 14 e 15 de junho.