
Confira as principais informações sobre a próxima disputa da temporada, na capital do automobilismo nos Estados Unidos.
A Fórmula Indy (IndyCar Series) retorna neste fim de semana (9 e 10 de maio) para realizar o Grand Prix de Indianápolis, a quinta etapa do calendário que acontecerá no Indianápolis Motor Speedway, famoso autódromo localizado no estado de Indiana, Estados Unidos.
O GP no traçado misto do IMS faz parte da programação da Indy desde 2014 e, de lá para cá, costuma ser realizada aos sábados. A corrida no speedway mais importante da categoria americana antecederá a 109ª edição das 500 Milhas de Indianápolis, programada para o dia 25, além de receber uma atualização no sistema de alocação de pneus (detalhes no decorrer da matéria).
Curiosamente, o evento já recebeu o nome de ‘Grand Prix da Indy’, em 2017, uma maneira da organização de amenizar o embate com a Fórmula 1, que também corria na mesma pista e, obviamente, tinha uma prova de mesmo nome. A partir do ano passado, o GP passou a se chamar oficialmente ‘Grand Prix de Sonsio’, ao receber um patrocinador nominal.
Informações sobre o circuito
O traçado misto do Indianápolis Motor Speedway possui 3,925 km de extensão, 14 curvas (5-E e 9-D), fluxo no sentido horário e a corrida terá um total de 85 voltas. Vale destacar que o percurso integra partes das curvas 1 e 2 e a reta principal completa do lendário oval de Indianápolis.
O layout de estrada do circuito apresenta como principais características a natureza de alta velocidade, com duas retas longas, que antecedem fortes zonas de frenagem, com curvas de baixa e uma chicane de média velocidade. Além disso, as zebras da pista são baixas e as áreas de escape, em sua maioria, são compostas por gramado.
As seções em que há mais oportunidades de ultrapassagem são as duas longas retas, devido ao uso do vácuo do carro à frente, e nas curvas de baixa após as zonas de alta, com a técnica do ‘late breaking’ (frenagem tardia).
O principal desafio para os competidores é manter o carro dentro do traçado ao entrar nos trechos de baixa, principalmente nas curvas 1 e 7, que antecedem o final das retas mencionadas acima. Assim, é comum ver pilotos freiarem, travarem a roda dianteira oposta à direção da curva, seguirem reto e passearem pela área de escape.
Ocupantes do pódio em 2024

Ano passado, quem triunfou no layout misto do circuito de Indianápolis foi Álex Palou, que largou na pole, se saiu melhor na estratégia de paradas e cruzou a linha de chegada como vencedor, seguido de Will Power e de Christian Lundgaard.
Vale lembrar que Lundgaard quase tirou a vitória de Palou no Grand Prix, ao pressionar de perto o campeão desde o alinhamento do grid de largada, ao se classificar no Fast Six (fase final do classificatório) como segundo colocado. Christian liderou 35 voltas, mas Álex, ao liderar o pelotão em 39, ficou com os dois pontos extras.
Novidades
Atualização no sistema de alocação de pneus

A organização da Fórmula Indy, em parceria com a Firestone, fornecedora oficial de pneus da classe norte-americana, anunciaram que haverá uma mudança no sistema de alocação de pneus para este final de semana no Indianápolis Motor Speedway.
Para a corrida, as equipes deverão utilizar dois conjuntos de compostos alternativos (um a mais) e a mesma quantidade de compostos primários (um adicional). A medida visa melhorar ainda mais a competitividade na pista e, consequentemente, a experiência dos espectadores.
Além disso, o Treino 2 terá o tempo reduzido de 45 minutos para 35, com o objetivo de proporcionar uma sessão mais interessante para os fãs. Após o evento deste fim de semana, a organização da Indy analisará os novos procedimentos e avaliará a possibilidade de aplicá-los futuramente.
O que esperar

O GP de Indianápolis é uma das etapas mais acirradas e fluidas do calendário tradicional da Fórmula Indy, tanto pela natureza de alta velocidade da pista quanto pelas fartas oportunidades de ultrapassagem. Intervenções de Safety Car não são frequentes em Indiana, diferente de contatos entre os competidores, que ocorrem com maior periodicidade.
O evento no circuito misto de Indianápolis poderá dar ao atual tricampeão e líder do campeonato, Álex Palou, uma vantagem ainda mais difícil de descontar, principalmente no cenário de alta competitividade da Indy. Até o recente GP do Alabama, nenhum competidor mostrou uma consistência expressiva a ponto de ser uma real ameaça à Palou.
O espanhol da Chip Ganassi Racing garantiu três vitórias em quatro GPs concretizados até o momento, além de vencer o GP de Indianápolis nos últimos dois anos. Assim, o piloto do carro #10 é o principal favorito ao triunfo neste final de semana, ao lado de Christian Lundgaard, que ficou na cola de Álex na maior parte das 85 voltas do GP em 2024 e, atualmente, é o segundo colocado na tabela de classificação geral de pilotos.
Top 10 do Campeonato de Pilotos
1 – Álex Palou #10 (Chip Ganassi Racing/Honda) – 196 pts
2 – Christian Lundgaard #7 (Arrow McLaren/Chevrolet) – 136 pts
3 – Kyle Kirkwood #27 (Andretti/Honda) – 127 pts
4 – Pato O’Ward #5 (ARROW McLaren/Chevrolet) – 108 pts
5 – Scott McLaughlin #3 (Penske/Chevrolet) – 105 pts
6 – Felix Rosenqvist #60 (Meyer Shank Racing/Honda) – 105 pts
7 – Scott Dixon #9 (Chip Ganassi Racing/Honda) – 104 pts
8 – Colton Herta #26 (Andretti/Honda) – 99 pts
9 – Will Power #12 (Penske/Chevrolet) – 93 pts
10 – Alexander Rossi #20 (Ed Carpenter Racing/Chevrolet) – 82 pts
Campeonato de Fabricantes de Motores
1 – Honda (4 vitórias/2 poles) – 366 pts
2 – Chevrolet (0 vitórias/2 poles) – 284 pts
Transmissão
O Grand Prix de Indianápolis contará com transmissão ao vivo pela TV Cultura, ESPN e Disney+, a partir de 17h30, de acordo com o horário de Brasília.

Jornalista, carioca e fã de automobilismo desde criança. Meu lema de vida profissional é uma das frases mais impactantes de Ayrton Senna: “No que diz respeito ao empenho, compromisso, esforço e à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.” – Adonai é jornalista parceiro pelo Tomada de Tempo