Início Stock Car STOCK CAR – O que esperar da etapa de abertura da temporada...

STOCK CAR – O que esperar da etapa de abertura da temporada – 2025

213
(Foto: Duda Bairros)
Categoria elite de turismo retorna às pistas para dar início a uma nova era, no Templo do Esporte a Motor no Brasil.

A Stock Car Pro Series está de volta neste fim de semana (2, 3 e 4) para realizar a etapa de abertura da temporada 2025, que acontecerá no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, cidade localizada na zona sul de São Paulo.

O evento contará com apenas uma corrida de 50 min + 1 volta no domingo, já que, apenas nesta etapa, a Sprint foi retirada para dar lugar a mais treinos livres, uma forma de promover a adaptação dos pilotos ao novo carro.

Depois de 45 anos de uso de carros sedans, a Stock Car entra em uma nova fase a partir de sexta-feira: a era dos SUVs, fruto de uma nova visão estratégica entre a categoria e as montadoras participantes da campanha 2024, de acordo com as novas tendências do mercado automotivo.

Além disso, os motores V8 aspirados, que moveram os carros por 24 anos, darão lugar a unidades 4 cilindros turbo, uma mudança radical necessária para a adequação ao atual cenário da indústria. Assim, o clássico dará lugar à inovação tecnológica e o novo carro, o Stock New Generation-001, traz mudanças significativas na competição, tanto para o bem-estar dos pilotos em relação à segurança e à dirigibilidade, quanto para a imersão dos fãs.

Quanto ao grid de pilotos, a principal notícia é a estreia do brasileiro quatro vezes vencedor das 500 Milhas de Indianápolis, Hélio Castroneves, que retoma a carreira no Brasil depois de 30 anos no exterior. O ex-piloto de Fórmula Indy ingressa na Stock Car através da equipe novata RTR Sport Team, e guiará o Chevrolet Tracker #06.

O retorno da Mitsubishi Motors
Mitsubishi competirá na Stock com o Eclipse Cross (Foto: Duda Bairros Fotografia)

Uma outra grande novidade na campanha 2025 é o retorno da Mitsubishi à elite do automobilismo brasileiro, depois de 17 anos ausente. A marca japonesa integrou o grid da Stock Car de 2005 a 2008, com o icônico Lancer Evolution VIII, que possibilitou a conquista do título do Campeonato de Pilotos por Cacá Bueno por duas vezes consecutivas, em 2006 e 2007.

Este ano, a Mitsubishi se junta à veterana Chevrolet e à ambientada Toyota na briga pelo título de montadoras, e competirá com o modelo Eclipse Cross, enquanto a Chevy correrá com o Tracker e a conterrânea japonesa, Toyota, terá como desafiante o Corolla Cross.

Importante destacar que cada marca terá 10 carros na competição, exceto a Chevrolet, que terá um Tracker adicional por conta da entrada única de Castroneves com a nova escuderia RTR Sport.

Informações do circuito

O Autódromo José Carlos Pace possui 4,309 km de extensão, 15 curvas (5-D e 10-E) e fluxo no sentido anti-horário. O ‘Templo do Esporte a Motor’ costuma gerar corridas bem disputadas, já que possibilita ultrapassagens, principalmente na reta dos boxes, a mais extensa do local de provas.

O icônico traçado paulista tem como características principais mudanças acentuadas de elevação, predominância de setores de média e baixa velocidade e curvas técnicas, com ângulos variados.

O trecho mais famoso e polêmico de Interlagos é o S do Senna, sequência inicial do circuito composta pelas curvas 1 e 2. Geralmente, é a parte que mais gera contatos entre carros e corte de curvas pelos pilotos durante as corridas.

O que esperar
(Foto: Magnus Torquato)

Com a inauguração de uma nova roupagem da categoria master do turismo brasileiro, o que aconteceu até 2024, em termos de competitividade, ficou no passado. Agora, por conta das mudanças significativas no campeonato, fica ainda mais difícil definir quem será o primeiro vencedor da era SUV no domingo.

Diante da natureza conturbada do circuito de Interlagos, é possível esperar que esta etapa inicial seja agitada e cheia de interrupções na corrida, como sempre ocorreu no local de provas em território paulista.

Como não há previsão de chuva para o final de semana, a disputa será livre e a toda velocidade. Assim, ficará evidente qual piloto, equipe e fabricante iniciará a temporada deste ano como líder do campeonato.

Grid completo
Corolla Cross é o novo competidor da Toyota para a temporada 2025 (Foto: Duda Bairros Fotografia)
Equipe | Número do carro | Piloto | Carroceria

TMG Racing: #19 Felipe Massa e #8 Rafael Suzuki (Chevrolet Tracker)
RCM Motorsport: #10 Ricardo Zonta e #44 Bruno Baptista (Mitsubishi Eclipse Cross)
A.Mattheis Vogel: #83 Gabriel Casagrande e #12 Lucas Foresti (Chevrolet Tracker)
Full Time Gazoo Racing Team: #7 João Paulo de Oliveira e #9 Arthur Gama (Toyota Corolla Cross)
RC Eurofarma: #88 Felipe Fraga e #11 Gaetano Di Mauro (Mitsubishi Eclipse Cross)
Crown Racing: #4 Júlio Campos e #81 Arthur Leist (Toyota Corolla Cross)
Blau Motorsport: #29 Daniel Serra e #18 Allam Khodair (Mitsubishi Eclipse Cross)
Ipiranga Racing: #21 Thiago Camilo e #30 Cesar Ramos (Toyota Corolla Cross)
Cavaleiro Valda: #90 Ricardo Maurício e #85 Guilherme Salas (Chevrolet Tracker)
CAR Racing KTF: #121 Felipe Baptista e #101 Gianluca Petecof (Mitsubishi Eclipse Cross)
Scuderia Chiarelli: #0 Cacá Bueno e #95 Lucas Kohl (Chevrolet Tracker)
Scuderia Bandeiras (estreante): #51 Átila Abreu e #28 Enzo Elias (Chevrolet Tracker)
Scuderia Bandeiras II (estreante): #33 Nelson Piquet Jr e #444 Vicente Orige (Mitsubishi Eclipse Cross)
CAR Racing Sterling (estreante): #38 Zezinho Muggiati e #301 Rafael Reis (Toyota Corolla Cross)
Full Time Cavaleiro: #111 Rubens Barrichello e #5 Denis Navarro (Toyota Corolla Cross)
RTR Sport Team (estreante): #06 Helio Castroneves (Chevrolet Tracker)

Principais especificações do SNG-001
Chevrolet correrá com o Tracker, o SUV mais vendido em janeiro deste ano (Foto: Victor Eleutério/BRB Stock Car)

Motor: AudaceTech
Especificação: quatro cilindros, 2,1 litros, turboalimentado, 16 válvulas e injeção eletrônica, 500 cv (7.600 rpm). Torque 580 Nm (de 4.000 a 6.800 rpm). RPM máximo: 7.600
Peso: 1.100kg (2kg por cv)
Câmbio: XTrac (Inglaterra) modelo P1529, sequencial e semi automático, seis marchas, é acionado pelo piloto, mas o mecanismo gerencia o engate. Trocas acionadas por borboletas no volante. Tração traseira
Suspensão: independente nas quatro rodas. Triângulos sobrepostos (“duplo A”). Sistema pushrod. Amortecedores reguláveis de competição
Aerodinâmica: SUV ajustada para competição, DRS (asa móvel em fibra de carbono)
Freios, dianteiros e traseiros: discos ventilados especiais Hipper Freios, pastilhas Cobreq (de competição), com pinças de competição AP Racing (Inglaterra). Seis pistões na dianteira e quatro na traseira
Rodas: Mangels, liga leve, medidas 11,5 x 18 polegadas (diâmetro x largura)
Pneus: Hankook (Coreia do Sul) medidas 300-680×18
Combustível: Gasolina Podium

Previsão do tempo

Sexta-feira – Mínima de 15ºC e máxima de 25ºC. Céu aberto, com intervalos de sol entre nuvens; 2% de possibilidade de chuva.

Sábado – Mínima de 16ºC e máxima de 25ºC. Tempo aberto, com algumas nuvens e 3% de chance de chover.

Domingo – Mínima de 16ºC e máxima de 25ºC. Intervalos de sol entre nuvens; 3% de chances de precipitação.

Fonte: www.accuweather.com

Programação do final de semana

Sexta-feira, 2 de maio:
11h50 – BRB Stock Car Pro Series – Shakedown
13h10 – BRB Stock Car Pro Series – Treino Livre 1
15h05 – BRB Stock Car Pro Series – Treino Livre 2
17h00 – BRB Stock Car Pro Series – Treino Livre 3

Sábado, 3 de maio:
09h00 – BRB Stock Car Pro Series – Treino Livre 4
11h35 – BRB Stock Car Pro Series – Treino Livre 5
14h45 – BRB Stock Car Pro Series – Classificação

Domingo, 4 de maio:
12h10 – BRB Stock Car Pro Series – GP ArcelorMittal Interlagos (50 minutos + 1 volta)

Transmissão

A etapa de abertura da temporada 2025 da Stock Car Pro Series será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes (Band) e pelo SporTV na TV, além do canal do YouTube oficial da categoria.