
Confira as principais informações sobre a próxima prova da temporada, em um circuito técnico e estreito.
A Fórmula Indy (IndyCar Series) retorna neste fim de semana (2 a 4 de maio) para realizar o Grand Prix do Alabama, a quarta etapa do calendário que acontecerá no Barber Motorsports Park, autódromo localizado no centro-norte do estado do condado de Jefferson, Estados Unidos.
A competição no Alabama abrirá um mês de maio com um total de três etapas, o que inclui o GP de Indianápolis (10/05) e a 109ª edição das 500 Milhas de Indianápolis, no final do mês (25/05).
Vale destacar que o Grand Prix deste fim de semana começará a definir os principais favoritos ao título, além de Álex Palou, o atual líder do campeonato e dono de duas vitórias em três corridas disputadas até o momento.
Informações sobre o circuito
O circuito do Barber Motorsports Park possui 3,830 km de extensão, 17 curvas (7-E e 10-D), fluxo no sentido horário e a corrida terá um total de 90 voltas.
O local de provas apresenta como principais características seções variadas de alta, média e baixa velocidade, aclives e declives bem acentuados, presença de curvas rápidas consecutivas, zebras altas e áreas de escape formadas, em sua maioria, por caixas de brita.
Curiosamente, a pista do Alabama apresenta, em seu ápice, 24 metros de desnível, o que gera um desafio peculiar para os pilotos e os engenheiros das equipes, tanto para se manterem no traçado quanto para acertar a configuração ideal do carro.
Outro grande dilema para os competidores no Barber Motorsports Park é o quesito ultrapassagem, pois, com um asfalto de apenas 13 metros de largura, não é nada fácil ganhar posições sem se envolver em toques ou incidentes com outros carros.
Ocupantes do pódio em 2024

Ano passado, Scott McLaughlin triunfou no GP do Alabama, ao largar na pole, liderar a maior parte da prova (58 voltas) e cruzar a linha de chegada logo à frente de Will Power e de Linus Lundqvist.
Apesar da vitória, McLaughlin não foi o principal destaque da competição, pois largar na pole e concluir na P1 em um circuito estreito não é tão impressionante quanto a escalada que Lundqvist fez durante o GP.
O sueco da Chip Ganassi Racing viu as luzes se apagarem da P19, ganhou um total de 16 posições durante a corrida e subiu ao pódio, depois de superar Felix Rosenqvist e o campeão Álex Palou. Importante lembrar que Linus Lundqvist foi eleito Estreante do Ano pela Fórmula Indy em 2024.
O que esperar

Devido às peculiaridades técnicas do circuito, é esperado que a disputa deste final de semana seja, mais uma vez, repleta de reviravoltas e incidentes, com direito a interrupções com bandeiras amarelas e, possivelmente, com o Safety Car.
Nas edições anteriores, vários pilotos não cruzaram a linha de chegada, enquanto outros passearam pela brita e a grama após evitarem ou se envolverem em incidentes com os demais participantes. Por isso, a imprevisibilidade é um fator bastante presente na pista na cidade de Birmingham.
Com sede de voltar ao topo do pódio no Alabama (depois de fazê-lo em 2021), o atual tricampeão e um dos principais favoritos à vitória, Álex Palou, tentará aumentar ainda mais a distância dos demais colocados na classificação de pilotos, para se aproximar do tetracampeonato.
Enquanto isso, Scott McLaughlin, o principal favorito, buscará a sua terceira finalização como P1 no Barber Motorsports Park, após levar a melhor nos dois anos anteriores. Em termos de aproveitamento da campanha 2025 até o momento, Palou está melhor que McLaughlin (P10 na tabela) e tem mais chances de garantir a P1 no domingo.
Top 10 do Campeonato de Pilotos
1 – Álex Palou #10 (Chip Ganassi Racing/Honda) – 142 pts
2 – Kyle Kirkwood #27 (Andretti/Honda) – 108 pts
3 – Christian Lundgaard #7 (Arrow McLaren/Chevrolet) – 96 pts
4 – Felix Rosenqvist #60 (Meyer Shank Racing/Honda) – 88 pts
5 – Scott Dixon #9 (Chip Ganassi Racing/Honda) – 86 pts
6 – Pato O’Ward #5 (ARROW McLaren/Chevrolet) – 80 pts
7 – Colton Herta #26 (Andretti/Honda) – 73 pts
8 – Scott McLaughlin #3 (Penske/Chevrolet) – 69 pts
9 – Will Power #12 (Penske/Chevrolet) – 63 pts
10 – Josef Newgarden #2 (Penske/Chevrolet) – 58 pts
Campeonato de Fabricantes de Motores
1 – Honda (3 vitórias/1 pole) – 278 pts
2 – Chevrolet (0 vitórias/2 poles) – 209 pts
Transmissão
O Grand Prix do Alabama contará com transmissão ao vivo pela TV Cultura, ESPN e Disney+, a partir de 14h30, de acordo com o horário de Brasília.

Jornalista, carioca e fã de automobilismo desde criança. Meu lema de vida profissional é uma das frases mais impactantes de Ayrton Senna: “No que diz respeito ao empenho, compromisso, esforço e à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.” – Adonai é jornalista parceiro pelo Tomada de Tempo