Início Destaque FÓRMULA E – Aquecimento para o E-Prix de Mônaco – 2025

FÓRMULA E – Aquecimento para o E-Prix de Mônaco – 2025

129
(Foto: Andrew Ferraro/Fórmula E)
Saiba as principais informações do tradicional E-Prix no circuito urbano mais famoso do automobilismo, desta vez, com duas disputas em dois dias seguidos.

Depois do retorno à Miami depois de dez anos, a Fórmula E retorna neste fim de semana (2 e 3) para realizar a rodada dupla do E-Prix de Mônaco, a sexta e sétima etapas da temporada 2024/2025 que acontecerá em Monte Carlo, bairro localizado ao sul da França, na zona costeira do Mediterrâneo.

A disputa de sábado será a oitava passagem da categoria elétrica pelo Principado, que utiliza o traçado clássico de Fórmula 1 desde 2020/2021, quando o E-P passou a ser uma prova fixa na programação da F-E. Nos anos anteriores, a etapa acontecia em intervalos de dois anos.

De forma inédita neste ano, a competição em Mônaco ocorrerá em forma de rodada dupla, com duas etapas em dois dias consecutivos. Além disso, o Pit Boost, a parada obrigatória para recarga rápida de 10% da energia dos carros, entrará em cena pela segunda vez neste ano, após estrear em Jeddah.

Essa será a corrida em casa para a equipe Maserati MSG Racing, que terá o apoio da maior parte da torcida nas arquibancadas, hotéis e apartamentos ao redor do circuito. Ano passado, a escuderia com sede em Monte Carlo marcou apenas dois pontos, com Max Günther, enquanto o outro piloto, na época Jehan Daruvala, terminou em uma decepcionante P20.

Assim, Günther e Stoffel Vandoorne buscarão somar uma quantidade de pontos satisfatória para a Maserati e agradar a torcida local, para gerar uma boa motivação para as etapas seguintes, ainda mais com uma campanha pouco expressiva da escuderia até agora (P6 no Campeonato de Equipes, 8 pontos atrás da Mahindra Racing).

Layout do circuito monegasco
Circuito Urbano de Mônaco (Imagem: Fórmula E/Divulgação)

O Circuito urbano de Mônaco possui 3.337 km de extensão, 19 curvas (12-D e 7-E), fluxo no sentido horário e trechos predominantes de média velocidade, com várias curvas de baixa.  A prova terá 29 voltas, o equivalente a uma distância de 96.773 km.

O gerenciamento de energia por parte dos pilotos não é um problema em Monte Carlo, mas requer total foco dos competidores, principalmente no final do setor 3 a caminho do 1, entre as curvas 19 e 5.

Um fator crucial em Mônaco é a classificação. As ruas do Principado são estreitas e ganhar posições durante a corrida é um grande desafio. Assim, o qualifying será ainda mais importante nesse fim de semana.

A zona de detecção do Modo Ataque ficará localizado no canto da curva 4, uma área que precede um trecho de média velocidade e que tradicionalmente recebe a área de boost.

Expectativas do piloto brasileiro Lucas Di Grassi
(Foto: Joe Portlock/LAT Images/Fórmula E)

Lucas Di Grassi #11 (Lola Yamaha ABT): Não comentou até o momento.

Situação no campeonato: P12 – 18 pts.

O que esperar do E-Prix em Monte Carlo
(Foto: Sam Bagnall/Fórmula E)

Desde sempre, a disputa nas ruas do Principado costumam ser conturbadas e cheias de incidentes, o que significa que as chances do Safety Car entrar em cena são altas. Ano passado, o carro de segurança liderou o pelotão por alguns minutos, depois de um incidente com Edoardo Mortara, que perdeu o controle do carro na rápida sequência da piscina.

Quem levou a melhor em Monte Carlo na temporada passada foi Mitch Evans, que garantiu a vitória em Mônaco pela primeira vez, seguido do companheiro de equipe, Nick Cassidy. Ao vencer em 2023/2024 e subir ao pódio nas três temporadas anteriores, Evans é o grande favorito à vitória neste fim de semana.

Apesar disso, o neozelandês veterano da Jaguar TCS Racing está com a confiança abalada na campanha atual, já que Mitch não terminou no top 3 nas últimas quatro etapas, mas pode recuperá-la com mais uma boa finalização no agregado nesta rodada dupla.

O líder do Campeonato de Pilotos, Oliver Rowland, só subiu no pódio no Principado uma vez, em 2018/2019, ao conquistar a P2 pela Nissan. Dessa vez, o britânico terá duas chances consecutivas de entrar no seleto grupo de vencedores do E-Prix monegasco, ao lado de Evans (1x), Sébastien Buemi (2x), Jean-Éric Vergne (1x), António Félix da Costa (1x), Nick Cassidy (1x) e Stoffel Vandoorne (1x).

Vale mencionar que, como essa será a primeira vez do novo carro Gen3 da categoria elétrica no Circuito Urbano de Mônaco, outros pilotos podem enfim fazer história e levantar o troféu de P1 durante a rodada dupla deste final de semana.

Previsão do tempo
(Foto: Sam Bagnall/Fórmula E)

Sexta-feira:

Mínima de 15°C e Máxima de 22°C. Tempo parcialmente nublado, com 0% de chance de chuva.

Sábado:

Mínima 15°C e Máxima 21°C. Tempo aberto, com algumas nuvens e sem possibilidade de precipitação.

Fonte: www.accuweather.com

Top 10 do Campeonato de Pilotos:

1 – Oliver Rowland #23 (Nissan) – 69 pts

2 – António Félix da Costa #13 (TAG Heuer Porsche) – 54 pts

3 – Pascal Wehrlein #1 (TAG Heuer Porsche) – 51 pts

4 – Taylor Barnard #5 (NEOM McLaren) – 51 pts

5 – Max Günther #7 (DS PENSKE) – 37 pts

6 – Jake Hughes #55 (Maserati MSG Racing) – 27 pts

7 – Jake Dennis #27 (Andretti) – 27 pts

8 – Edoardo Mortara #48 (Mahindra Racing) – 27 pts

9 – Jean-Éric Vergne #25 (DS PENSKE) – 26 pts

10 – Mitch Evans #9 (Jaguar TCS Racing) – 25 pts

P12 – Lucas Di Grassi #11 (Lola Yamaha ABT) – 18 pts

Campeonato de Equipes:

1 – TAG Heuer Porsche – 105 pts

2 – Nissan – 80 pts

3 – NEOM McLaren – 67 pts

4 – DS PENSKE – 63 pts

5 – Mahindra Racing – 51 pts

6 – Maserati MSG Racing – 43 pts

7 – Andretti – 41 pts

8 – Jaguar TCS Racing – 35 pts

9 – Lola Yamaha ABT – 18 pts

10 – CUPRA Kiro – 12 pts

Campeonato de Fabricantes

1 – Nissan – 146 pts

2 – Porsche – 120 pts

3 – Stellantis – 85 pts

4 – Mahindra – 68 pts

4 – Jaguar – 67 pts

6 – Lola – 19 pts

Transmissão oficial

O canal BandSports e o canal do YouTube do Grande Prêmio transmitirão a rodada dupla do E-Prix de Mônaco de Fórmula E ao vivo, no sábado e no domingo, a partir de 10h, de acordo com o horário de Brasília.