Início Destaque WEC – Recap: Vitória da Ferrari nas 6 Horas de Ímola –...

WEC – Recap: Vitória da Ferrari nas 6 Horas de Ímola – 2025

156
(Foto: Julien Delfosse/DPPI)
Escuderia de Maranello alcançou redenção em sua corrida em casa, enquanto a BMW e a Alpine completaram o pódio e a Aston Martin foi uma das duas únicas equipes a não marcar pontos pela segunda vez consecutiva.

O World Endurance Championship realizou ontem (20) as 6 Horas de Ímola, a segunda etapa da temporada 2025, no clássico Autódromo Internacional Enzo e Dino Ferrari, localizado em Emilia-Romagna, região ao norte da Itália.

O carro vencedor em território europeu foi o pole sitter 499P #51 da Ferrari AF Corse, dos pilotos Alessandro Pier Guidi, Antonio Giovinazzi e James Calado, que se mantiveram na ponta durante a maior parte da prova e entregaram uma corrida sem erros diante dos ‘tifosis’, os apaixonados fãs locais da Ferrari.

O outro 499P da equipe, o #50 de Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen, concluiu fora da zona de pontuação, na P15, após uma série de complicações. Apesar de ver o agitar da bandeira verde da P18, Nielsen e Molina escalaram o pelotão até a P4, mas, na vez de Fuoco, o #50 bateu em um dos Toyotas, o que causou um furo no pneu traseiro esquerdo e uma punição de +45 segundos para o trio, e impossibilitou a soma de pontos pelo #50.

BMW no pódio

Logo atrás do #51, o V8 Hybrid #20 da BMW M WRT, dos pilotos René Rast, Robin Frijns e Sheldon van der Linde, superou o V8 Hybrid irmão #15, melhor posicionado no grid inicial (P3) e ocupado por Dries Vanthoor, Raffaele Marciello e Kevin Magnussen, ao conquistar o segundo lugar, 11 degraus acima de sua origem (P13).

Vale mencionar que o #20 chegou a perder parte da asa traseira em um contato com um Toyota no fim da segunda hora e, mesmo assim, aproveitou as oportunidades e alcançou o pódio. O outro V8 da BMW entregou um resultado agradável em Ímola, ao terminar a competição de 6 horas na P6.

Alpine no pódio

A Alpine completou o top 3 final na Itália, com o A424 #36 graças a Jules Gounon, Frédéric Makowiecki e Mick Schumacher, que saíram do sexto lugar e entregaram o segundo pódio da escuderia francesa na Hypercar desde as 6 Horas de Fuji de 2024.

No outro A424, o #35 de Paul-Loup Chatin e Ferdinand Habusburg e Charles Milesi não se saiu bem, ao receber a bandeira quadriculada na P13, devido a uma penalidade por desrespeitar um procedimento de relargada, depois de um período de bandeira amarela completa.

Demais resultados na Hypercar
(Foto Fabrizio Boldoni/DPPI)

A equipe cliente da Ferrari, AF Corse, esperava mais do que um quarto lugar em Ímola, devido a sua posição de largada e depois de ocupar o pódio na etapa de abertura, no Catar. O 499P #83, guiado por Robert Kubica, Yiefei Ye e Philip Hanson, largou na P2, se manteve no grupo de dianteira e fez uma boa prova, e permanece no topo do Campeonato de Equipes Privadas da Hypercar.

A atual campeã, Toyota Gazoo Racing Europe, mostrou que ainda não está com ritmo suficiente para brigar por vitórias e pódios, ao garantir apenas a largada com os dois carros no top 5. O GR010 #8 de Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa viu a bandeira verde inicial da P4 e foi o melhor colocado da dupla de hipercarros da marca japonesa na Itália, ao conquistar a quinta posição no final.

No outro GR010 da TGRE, o #7 administrado por Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nyck De Vries ocupou a P5 no grid de largada e concluiu dois degraus abaixo, em sétimo lugar. Vale lembrar que os dois Toyotas se envolveram em leves incidentes durante a corrida: o #8 recebeu um toque da Ferrari #50, que tentou entrar por fora durante uma curva à esquerda, enquanto o #7 tocou a traseira do BMW #20, ao ser cortado.

Resultado abaixo do esperado para a Porsche
(Foto Fabrizio Boldoni/DPPI)

O melhor que a vice-campeã da temporada 2024, Porsche Penske Motorsport, conseguiu no Autódromo Internacional Enzo e Dino Ferrari foi o oitavo lugar, graças ao trio do 963 #6 Kévin Estre, Laurens Vanthoor e Matt Campbell, que largaram na P10.

Apesar do resultado longe do habitual da equipe, a fabricante alemã foi uma das competidoras a avançar ao invés de regredir na corrida. Por outro lado, o 963 irmão, o #5 de Julien Andlauer, Michael Christensen e Matthieu Jaminet ficou a um degrau da zona de pontos, na P11.

Peugeot supera a Cadillac

A Peugeot TotalEnergies foi outra escuderia a pontuar com apenas um carro, além de mais uma protagonista de alguns incidentes durante a competição de 6 horas em Emilia-Romagna. Após ver o agitar da bandeira verde inicial na P7, o 9X8 #93, dos competidores Paul di Resta, Mikkel Jensen e Jean-Éric Vergne, garantiu a nona colocação, dois lugares abaixo de onde saiu. O 9X8 #94 da escuderia francesa, guiado por Loïc Duval, Malthe Jakobsen e Stoffel Vandoorne, acabou fora do top 10, na P12.

Um dos destaques da prova foi uma briga intensa da Peugeot com a Cadillac da Hertz Jota, que teve ‘turno e returno’. Na primeira hora, o Peugeot #94 fechou o espaço do #38 e o forçou para fora da pista em direção à brita. Mais à frente, no final da segunda hora, o Cadillac #12 rodou o #93 na curva 7, e o deixou virado na direção contrária ao fluxo da pista.

A Cadillac Hertz Team Jota perdeu a batalha para a Peugeot, e o melhor que extraiu nas 6 Horas de Ímola foi o décimo lugar, com o V-Series.R #12 ocupado por Alex Lynn, Norman Nato e Will Stevens. O carro irmão da escuderia da marca americana, o #38 de Earl Bamber, Sébastien Bourdais e Jenson Button, teve um final de semana para esquecer, ao finalizar na P16.

Equipes que não pontuaram
(Foto Julien Delfosse/DPPI)

Pela segunda vez consecutiva, a Aston Martin THOR (The Heart Of Racing) não alcançou a zona de pontos. O Valkyrie #009, administrado pela dupla Alex Riberas e Marco Sorensen, terminou na P17, mesma posição de origem, enquanto o Valkyrie #007, dos pilotos Harry Tincknell e Tom Gable, finalizaram logo atrás, em último lugar (P18), após largar da P16.

A equipe privada e cliente da Porsche, Proton Competition, também ficou longe da zona de pontos e, praticamente, nem saiu do lugar. O 963 #99 da escuderia alemã, conduzido por Neel Jani, Nicolas Pino e Nicolas Varrone, viu o agitar da bandeira verde de largada e a bandeira quadriculada na P14 e, assim como a Aston Martin, segue zerada na temporada 2025.

LMGT3
(Foto: Julien Delfosse/DPPI)

Na divisão de carros turismo, a atual campeã Manthey 1st Phorm conquistou uma incrível vitória na segunda etapa do calendário, através do Porsche 911 #92 de Ryan Hardwick, Riccardo Pera e Richard Lietz, depois de largarem da P7 e deixarem seis carros para trás em uma disputa limpa e cirúrgica quanto às estratégias.

Os ocupantes da BMW M4 #46 da WRT, Ahmad Al Harthy, Valentino Rossi e Kelvin van der Linde, largaram na pole, mas suaram o macacão para se manterem entre os primeiros colocados. O multicampeão de MotoGP, Rossi, levou o carro ao limite e chegou a tocar uma das Ferraris da Vista AF Corse e tirá-la do circuito em direção à brita, mas, sem danos, seguiu. No final, o M4 #46 ficou com a P2.

Brasil fora do top 10
(Foto Javier Jimenez/DPPI)

O outro M4 da equipe belga, o #31 do brasileiro Augusto Farfus, do australiano Yasser Shahin e de Timur Boguslavskiy, vivenciou alguns incovenientes. Com Yasser no comando, o #31 se envolveu em um contato com o Aston Martin Vantage AMR #27 da Heart of Racing, ao tocar na traseira do #27 na reta que antecede a curva 18, fazê-lo perder o controle e atingir a barreira de pneus em alta velocidade. Diante do forte incidente, o Safety Car foi acionado e o piloto, Ian James, saiu sem ferimentos.

Mais adiante, no final da quarta hora, o #31, dessa vez com Farfus no cockpit, recebeu um toque do outro brasileiro na LMGT3, Dudu Barrichello, que fez Augusto rodar e perder preciosos segundos ao fechar o espaço do conterrâneo durante a curva 3.

Ao tentar retornar à pista, Farfus passou pela grama e, ao voltar ao traçado, quase causou um grave acidente com um dos Corvettes da TF Sport, que vinha em alta velocidade e foi surpreendido pela baixa velocidade do M4 #31 do brasileiro. Ao cruzar a linha de chegada, o #31 finalizou em uma amarga P12.

Quanto ao carro do brasileiro Eduardo Barrichello, o Aston Martin Vantage AMR #10 da Racing Spirit of Léman, que divide com o americano Derek Deboer e o francês Valentin Hasse-Clot, ficou a um degrau da zona de pontos, na P11.

Pontuação dupla na Akkodis
(Foto Fabrizio Boldoni/DPPI)

A Akkodis ASP completou o pódio de forma inédita no Mundial de Endurance com o Lexus RC F #78 de Arnold Robin, Finn Gehrsitz e Esteban Masson, que largou na P5 e mostrou uma grande performance em Ímola, ao superar a escuderia vencedora da etapa de abertura da temporada em Losail, em março.

Esse desempenho notável também foi apresentado pelo outro RC F, o #87 de Petru Umbrarescu, Clemens Schmid e José María López (ocupantes da P2 no grid inicial), que ocupou a quarta colocação, uma dobradinha no top 4 e, até o momento, o melhor resultado da equipe na nova era da especificação GT3 do WEC.

Demais resultados

A Vista AF Corse se recuperou bem durante a corrida, com o motivo de orgulho da equipe italiana, a Ferrari 296 #54, guiado por Thomas Flohr, Francesco Castellacci e Davide Rigon. No sábado, o trio se classificou na P11 e converteu a posição em uma agradável P5 ao receber a bandeira quadriculada. Por outro lado, a outra 296 da Vista, o #21 de François Heriau, Simon Mann e Alessio Rovera, acabou em penúltimo lugar, devido ao incidente provocado pela BMW M4 #46 da WRT.

Diferente da etapa anterior, a TF Sport não brigou pela liderança, mas, pelo menos, saiu com os dois carros na zona de pontos. O Corvette Z06.R #81, tripulado por Tom Van Rompuy, Rui Andrade e Charlie Eastwood, saiu da P10 para concluir três degraus acima, na P7. O Corvette vencedor em Losail, o #33 de Ben Keating, Jonny Edgar e Daniel Juncadella, surpreendeu, ao largar da P16 e terminar a competição na P7, nove posições acima de onde de qualificou. Com o resultado, a TF Sport permanece como líder no Campeonato de Equipes da LMGT3.

A equipe feminina Iron Dames saiu satisfeita da Itália com seu único Porsche 911, o #85 das pilotos Célia Martin, Rahel Frey e Michelle Gatting, que de forma brilhante, saíram da décima quarta posição para alcançar a P8 final.

Logo atrás do #85, vieram o McLaren #95 da United Autosports, administrado por Darren Leung, Sean Gelael e Marino Sato, e o Ford Mustang #77 da Proton Competition #77 dos competidores Bernardo Sousa, Ben Tuck e Benjamin Barker, que concluíram as 6 Horas de Ímola em nono e décimo lugar, respectivamente.

Top 3 do Campeonato de Pilotos da Hypercar:

1 – Alessandro Pier Guidi, Antonio Giovinazzi e James Calado (Ferrari AF Corse #51) – 50 pts

2 – Philip Hanson, Robert Kubica e Yifei Ye (AF Corse #83) – 39 pts

3 – Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen (Ferrari AF Corse #50) – 38 pts

Top 3 do Campeonato de Fabricantes da Hypercar:

1 – Ferrari – 92 pts

2 – BMW – 63 pts

3 – Toyota – 53 pts

Campeonato de Equipes Privadas da Hypercar:

1 – AF Corse #83 – 63 pts

2 – Proton Competition #99 – 45 pts

Top 3 do Campeonato de Pilotos da LMGT3:

1 – Daniel Juncadella, Ben Keating e Jonny Edgar (TF Sport #33) – 44 pts

2 – Arnold Robin e Finn Gehrsitz (Akkodis ASP #99) – 33 pts

3 – Grégoire Saucy, James Cottingham e Sébastien Baud (United Autosports #59)  – 27 pts

Top 3 do Campeonato de Equipes da LMGT3:

1 – TF Sport #33 – 44 pts

2 – Akkodis ASP – 33 pts

2 – United Autosports #59 – 27 pts

A próxima etapa do FIA WEC será as 6 Horas de Spa-Francorchamps, na Bélgica, no dia 10 de maio.