
Confira o que pilotos e chefes de equipe esperam do primeiro evento em formato Sprint do itinerário.
A Fórmula 1 retorna neste fim de semana (21 a 23) para realizar o Grande Prêmio da China, a segunda etapa da temporada 2025, que acontecerá no Circuito Internacional de Xangai, localizado na capital do país asiático.
A competição em Xangai será o primeiro evento em formato Sprint da programação deste ano, antes das disputas em Miami, Bélgica, Estados Unidos, São Paulo e Catar, e oferecerá às escuderias que iniciaram o ano sem pontos na Austrália uma chance de se recuperarem na classificação geral.
Abaixo, confira o que pilotos e chefes de equipe, que se manifestaram, esperam do GP em território chinês, em ordem decrescente da classificação atual do Campeonato de Construtores.
Além disso, saiba as características do traçado, informações dos compostos de pneus, a previsão do tempo para os três dias de competição e o top 10 do Campeonato de Pilotos.
McLaren (27 pts)

Lando Norris #4: “É ótimo entrar na segunda corrida da temporada como um vencedor. Xangai é a próxima etapa e o primeiro fim de semana Sprint da temporada. Começamos este ano muito bem, então agora precisamos manter o ímpeto e continuar aprendendo para obter resultados consistentes.
“É uma longa temporada pela frente e estou animado para ver o que podemos fazer. O apoio dos fãs na China foi ótimo no ano passado, então estou animado para correr na frente de todos eles novamente.”
Oscar Piastri #81: “Mal posso esperar para voltar a correr neste fim de semana. Tive uma passagem muito encorajadora em Melbourne e foi quase um resultado especial. A velocidade foi realmente promissora e me enche de confiança para seguir em frente.
“Este será uma prova com Sprint também, então existem mais oportunidades de marcar pontos. Estou ansioso para iniciar as atividades de pista.”
Andrea Stella (chefe de equipe): “Após uma vitória na primeira corrida da temporada, agora mudamos o foco imediatamente para o Grande Prêmio da China. Como o primeiro evento Sprint de 2025, sabemos que ele oferece mais oportunidades de marcar pontos, mas, também, o desafio de tentar maximizar nossos aprendizados no novo carro com tempo de treinos livres reduzido.
“A equipe construiu um carro rápido, o que nos deu um começo competitivo para a temporada. Tanto Lando quanto Oscar tiveram um desempenho excelente em Melbourne, mas precisamos permanecer firmes e continuar aprendendo, pois não vimos tudo o que nossos concorrentes têm a oferecer. Mesmo assim, daremos tudo de nós mais uma vez.”
Mercedes-AMG Petronas (27 pts)

George Russell #63: Não comentou.
Kimi Antonelli #12: Não comentou.
Toto Wolff (chefe de equipe): “Saímos da Austrália com muitos aspectos positivos, mas também com uma boa dose de realismo sobre onde estamos na hierarquia. O W16 forneceu uma plataforma estável para os pilotos, era menos propenso a oscilações de desempenho em relação às condições do que seu antecessor e, em alguns momentos, mostrou ritmo forte o suficiente para desafiar a liderança.
“Está claro que demos um bom passo à frente durante o inverno. Nosso foco agora é desbloquear mais potencial e adicionar desempenho. Agora vamos para Xangai e estamos ansiosos para retornar à China depois do que foi um Grande Prêmio notável no ano passado.
“Você podia sentir a paixão e a energia dos fãs quando a F1 retornou ao país pela primeira vez em cinco anos. Como o maior mercado automotivo do mundo e uma das maiores economias do mundo, a China é crucial para a pegada global do esporte. Tenho certeza de que este ano veremos outro grande evento.”
Oracle Red Bull Racing (18 pts)

Max Verstappen #1: “Foi bom começar a temporada novamente e gostei de voltar a correr na semana passada. A equipe aprendeu muito e no final fiquei satisfeito com a P2, mas ainda há muito que podemos melhorar. A degradação dos pneus nos impactou particularmente em Melbourne, mas saímos com muitos aprendizados e maneiras de melhorar.
“O GP da China é o primeiro fim de semana Sprint da temporada, então precisamos ter a melhor configuração possível do carro e marcar o máximo de pontos possível. Não temos muito tempo para mudar tudo, especialmente com apenas uma sessão de treinos, mas a equipe está trabalhando duro para melhorar. Sempre gostei de correr em Xangai; há muitas oportunidades de ultrapassagem aqui e o circuito tem um layout único, então veremos o que o fim de semana trará.”
Liam Lawson #30: “Estou animado para correr novamente; Melbourne foi um fim de semana inicial muito difícil no carro para mim. Só quero me recompor totalmente e mostrar do que somos capazes. O circuito da China é novo para mim, mas ao mesmo tempo temos feito muito trabalho de simulação e focado extensivamente na preparação para a Xangai.
“A pista parece muito legal de pilotar; eu a observei com o passar dos anos e acho que é emocionante, por isso estou ansioso para correr nela. O formato Sprint torna as coisas complicadas, pois temos pouco tempo de treinos, mas trabalharemos para garantir que estejamos em dia e aproveitaremos ao máximo o tempo que temos no Treino Livre 1 para nos prepararmos.
“Sei que a equipe tem trabalhado muito duro e todos nós queremos entrar na China prontos para competir. O ritmo parecia estar presente no último final de semana e Max mostrou que estamos indo na direção certa com a configuração do carro. Agora estou mais motivado e darei o meu melhor.”
Christian Horner (chefe de equipe): Não comentou.
Atlassian Williams Racing (10 pts)

Alex Albon #23: “A Austrália foi uma ótima maneira de começar o ano com um ótimo resultado para a equipe. Precisamos aproveitar esse momento e continuar de onde paramos na China. Este é o primeiro fim de semana de Sprint do ano, então todos nós precisamos estar no nosso melhor e maximizar o que temos.
“Conquistar tantos pontos já no início da temporada é importante, então continuaremos nos esforçando, aprendendo e, com sorte, entregando ainda mais resultados positivos.”
Carlos Sainz #55: “A Austrália foi um ótimo começo de temporada para a equipe, embora tenha sido mais desafiador para mim. Vamos levar todos os nossos aprendizados de Melbourne e focar nossa atenção para a China, nosso primeiro evento Sprint do ano e uma boa oportunidade para começar minha campanha.
“A pista é bem única e inclui uma das retas mais longas do calendário, então é um novo desafio para as características do carro em todos esses diferentes layouts de pista. O fim de semana com Sprint significa que temos apenas uma sessão de treinos, o que talvez não seja o ideal neste início de temporada. No entanto, há mais oportunidades de pontuar, o que se torna uma grande motivação.”
James Vowles (chefe de equipe): Não comentou.
Aston Martin Aramco (8 pts)

Lance Stroll #18: “O GP da Austrália foi uma etapa muito complicada, então foi bom sair com alguns pontos importantes para a equipe. O carro ainda não está onde queremos que esteja e temos que continuar buscando melhorias, mas isso torna ainda mais importante aproveitar ao máximo as oportunidades.”
Fernando Alonso #14: “Melbourne deixou claro que há algumas fraquezas no carro que precisamos resolver, mas se executarmos um bom fim de semana, parece que podemos marcar pontos nesta temporada. Teremos outra chance na China na semana que vem.”
Andy Cowell (chefe de equipe): Não comentou.
Stake Kick Sauber (6 pts)

Gabriel Bortoleto #5: “A Austrália foi uma grande experiência de aprendizado para mim, e estou ansioso para colocar isso em prática enquanto me preparo para outro fim de semana de corrida. O formato Sprint nos verá em ação imediatamente, mas estou pronto para o desafio.
“Passei muito tempo no simulador me familiarizando com Xangai durante a pré-temporada e, embora seja um circuito exigente, estou animado para correr nele pela primeira vez. A chave para nós será maximizar cada volta e colocar tudo junto quando for importante. Meu objetivo é dar mais um passo à frente e estar na disputa tanto na Sprint Race quanto na corrida principal no domingo.”
Nico Hulkenberg #27: “Começar a temporada com pontos em Melbourne foi um ótimo resultado para a equipe, nos dando um impulso positivo rumo à China. Os fins de semana com corrida Sprint trazem um nível adicional de intensidade e também introduzem uma dinâmica única, principalmente no sábado, onde cada sessão carrega um significado adicional.
“Nossa abordagem continua a mesma: precisamos aproveitar ao máximo cada sessão do final de semana, reunindo o máximo de informações possível. Xangai é uma pista em que eu gostava de correr no passado. O objetivo é estar pronto e funcionando desde o início, executar bem cada atividade de pista e continuar avançando.”
Mattia Binotto (chefe de equipe): “A corrida em Melbourne foi definitivamente um começo encorajador para 2025, mas agora nos concentramos no próximo fim de semana de corrida. A mudança climática nos permitiu reunir dados cruciais sobre o desempenho do C45 em diferentes condições, e a equipe executou perfeitamente, o que foi um ponto positivo. Por outro lado, também está claro que as mudanças climáticas durante a corrida criaram uma oportunidade para marcarmos pontos.
“Agora, seguimos para Xangai, onde o formato Sprint resulta em uma agenda ainda mais rigorosa. Uma única sessão de treinos significa que a preparação e a tomada de decisões rápidas serão essenciais, especialmente devido à batalha acirrada para chegar ao top 10. Sabemos onde estamos e onde precisamos melhorar e estamos prontos para aproveitar qualquer oportunidade que possa surgir novamente neste fim de semana.”
Scuderia Ferrari HP (5 pts)

Charles Leclerc #16: Não comentou.
Lewis Hamilton #44: Não comentou.
Frédéric Vasseur (chefe de equipe): “É bom que estejamos de volta à pista poucos dias depois de correr na Austrália, pois Xangai nos dará a oportunidade de virar a página e seguir em frente imediatamente. A pista chinesa tem características completamente diferentes de Albert Park e, sendo este o primeiro fim de semana Sprint da temporada, também significa que há mais pontos em disputa.
“Do ponto de vista técnico, o trabalho que realizamos no simulador de Maranello para este evento assume uma importância ainda maior, pois temos apenas uma hora de treino livre, durante a qual uma das tarefas será ter uma ideia inicial da superfície do asfalto, que foi completamente renovada para este ano. Charles e Lewis gostam de Xangai e devemos garantir que eles tirem o máximo proveito do SF-25.”
BWT Alpine (0 pts)

Pierre Gasly #10: “Foi decepcionante deixar Melbourne sem marcar pontos depois de mostrar um ritmo promissor durante o fim de semana em uma variedade de condições. A chuva forte durante as voltas finais decidiu o resultado depois que chegamos ao Q3 e corremos no top 10 durante a maior parte da corrida. No entanto, estou satisfeito com o pacote geral e estou confiante em ir para Xangai para a primeira etapa com Sprint do ano.
“Com apenas uma hora de treino, estaremos bastante limitados, mas esperamos começar a correr e melhorar. A pista de Xangai é muito interessante com a abertura técnica para a volta: a primeira curva muito longa é uma das mais complicadas da temporada, além da extensa reta oposta. Esperamos competir no top 10 a partir de sexta-feira de manhã.”
Jack Doohan #7: “Houve muitos aprendizados positivos para tirar do fim de semana em Melbourne. Embora o resultado da corrida não tenha sido o que queríamos, o ritmo do carro dá confiança à equipe para a temporada que se inicia e estou animado para me recuperar em Xangai.
“Tenho boas lembranças do circuito de visitas anteriores, incluindo uma vitória na F3 asiática, e será um desafio divertido em um carro de F1. Enfrentaremos o formato diferente de um fim de semana Sprint na China, então o desafio será aproveitar ao máximo a única sessão de treinos livres que teremos para maximizar o fim de semana da melhor forma.”
Oliver Oakes (chefe de equipe): Não comentou.
Visa Cash App RB (0 pts)

Yuki Tsunoda #22: “A pista de Xangai é bem única; eu gosto dela e sinto que podemos ter um fim de semana forte. Nosso nível de desempenho toda vez que estivemos na pista em Melbourne foi muito bom, então se tivermos um Treino Livre 1 limpo, continuando de onde paramos, podemos ir bem. Teremos que estar totalmente focados, pois é o primeiro final de semana Sprint da temporada.”
Isack Hadjar #6: “Indo para a China, me sinto mais confiante do que há uma semana, quando estava indo para a Austrália. Em Melbourne, imediatamente me senti confortável com o carro em trechos curtos e na qualificação, que era uma das metas que tínhamos estabelecido, com base no que vimos no teste do Bahrein.
“Claro, ainda estou sem experiência em corrida, então é bom que este seja um fim de semana com Sprint, pois terei a corrida curta para sentir como é antes da principal.”
Laurent Mekies (chefe de equipe): Não comentou.
MoneyGram Haas (0 pts)

Esteban Ocon #31: “Xangai é uma pista muito interessante: tem um layout muito técnico e há muitas peculiaridades em relação aos outros circuitos do calendário. A curva 1, em particular, é bem longa com altas velocidades de entrada, então você realmente precisa confiar no carro. Isso torna o fim de semana bastante complexo, especialmente porque é o primeiro em formato Sprint do ano.
“Precisamos fazer tudo certo com apenas uma sessão de treinos livres, especialmente tão cedo no ano, então vai ser interessante. As corridas Sprint são intensas, mas eu gosto delas e é definitivamente bom ter duas chances de competir e marcar pontos.”
Oliver Bearman #87: “Estou muito animado para ir correr na China; fui lá ano passado como piloto reserva e estou fascinado pela cidade e pelo circuito, que é muito único. Estou ansioso para o primeiro fim de semana em formato Sprint e, definitivamente, será um desafio, pois nunca competi na pista antes. Porém, este é um desafio que estou pronto para encarar.
“Xangai é uma cidade incrivelmente grande, entre as cinco melhores do mundo, e é incrível ver a quantidade de cultura e arquitetura fantástica junto com todo o resto na capital. Os fãs foram ótimos comigo ano passado, então estou ansioso para voltar e estar ao volante este ano.”
Ayao Komatsu (chefe de equipe): “Depois de um GP difícil na Austrália, viemos direto para Xangai para o primeiro evento com Sprint da temporada. Xangai é um circuito muito diferente de Melbourne; tem muitas curvas de baixa velocidade e uma longa reta. Precisamos colocar tudo o que aprendemos na rodada de abertura na configuração do nosso carro para ter um resultado decente aqui.
“Esteban teve um fim de semana sólido na Austrália, então estamos ansiosos para construir nossa motivação a partir disso e também para ver o verdadeiro Oliver em Xangai depois de uma estreia como titular na Fórmula 1 atipicamente confusa em Melbourne.”
Detalhes do circuito

O Circuito Internacional de Xangai possui 5.451 km de extensão, 16 curvas (9-D e 7-E), fluxo no sentido horário, recebe GPs de Fórmula 1 desde 2004 e a corrida terá um total de 56 voltas. O recorde de volta mais rápida ainda pertence ao heptacampeão, Michael Schumacher, que cravou 1:32.238s no ano de estreia do GP.
O traçado na China tem como características principais trechos de alta, média e baixa velocidade, áreas de escape generosas e curvas consecutivas de diferentes ângulos, principalmente nos setores 1 e 2.
A pista oferece muitas oportunidades de ultrapassagem, principalmente na reta dos boxes e na reta oposta (a mais longa), onde ficam as duas zonas de abertura da asa móvel (DRS). Confira como é uma volta rápida no circuito de Xangai, através do simulador/game F1 22.
Há dois trechos desafiadores para os pilotos no Circuito Internacional de Xangai: as sequências das curvas 1 a 4 e 11 a 13, ao possuírem curvas consecutivas de ângulos variados. Assim, perder o ápice de qualquer uma delas, principalmente na entrada, compromete as curvas seguintes e gera perda de tempo.
Na última passagem da Fórmula 1 pela China, o atual tetracampeão dominou a prova chinesa, ao largar na pole, liderar a maior parte da corrida e cruzar a linha de chegada como vencedor, logo à frente de Lando Norris e de Sergio Perez, que completaram o pódio.
Informações sobre os pneus

O trio de compostos para a etapa em Xangai é o mesmo do ano passado: C2 como Duro, C3 como Médio e C4 como Macio. Os dois últimos foram utilizados em Melbourne no último fim de semana, enquanto o primeiro foi utilizado extensivamente no teste de três dias no Bahrein, realizados no final de fevereiro. Porém, é preciso lembrar que todos os compostos são diferentes dos da temporada 2024. O C2, em particular, é mais macio e, portanto, mais próximo do C3 do que era anteriormente.
Um fator importante a ser considerado na China serão as temperaturas, pois é a primeira vez que Xangai sedia o GP em março, quando as temperaturas médias raramente excedem 18°C. Contudo, a previsão para o fim de semana é de que a marcação dos termômetros ambiente suba acima de 20°C a partir de sexta-feira e atinja uma máxima de 26°C no sábado. Embora isso seja consideravelmente mais quente do que o normal para essa época, na verdade é bastante semelhante às condições observadas no ano passado, por exemplo, quando a corrida foi realizada na terceira semana de abril.
Na edição passada do GP da China, a estratégia mais popular foi a de duas paradas, com o pneu Duro (H) como protagonista, ao completar 80% de todas as voltas, com uma duração média de stint de 22 voltas. Apenas três pilotos optaram por largar com os pneus macios (S), com o stint mais longo de sete voltas, enquanto dois pilotos alinharam com pneus Duros, tornando o composto médio mais popular no grid, com 15 pilotos na largada.
Informações da assessoria de imprensa da Pirelli Brasil.
Previsão do tempo

Sexta-feira:
Mínima de 11°C e Máxima de 22°C. Tempo aberto com algumas nuvens, sem possibilidade de chover.
Sábado:
Mínima 14°C e Máxima 28°C. Tempo aberto, com algumas nuvens e 0% de chances de precipitação.
Domingo:
Mínima de 14°C e Máxima de 28°C. Tempo nublado, com intervalos de sol entre nuvens e 43% de probabilidade de chuva.
Fonte: www.accuweather.com
Top 10 do Campeonato de Pilotos:
1 – Lando Norris #4 (McLaren) – 25 pts
2 – Max Verstappen #1 (Red Bull Racing) – 18 pts
3 – George Russell #63 (Mercedes-AMG Petronas) – 15 pts
4 – Kimi Antonelli #12 (Mercedes-AMG Petronas) – 12 pts
5 – Alex Albon #23 (Atlassian Williams Racing) – 10 pts
6 – Lance Stroll #18 (Aston Martin Aramco) – 8 pts
7 – Nico Hulkenberg #27 (Stake Kick Sauber) – 6 pts
8 – Charles Leclerc #16 (Scuderia Ferrari HP) – 4 pts
9 – Oscar Piastri #81 (McLaren) – 2 pts
10 – Lewis Hamilton #44 (Scuderia Ferrari HP) – 1 pt
Transmissão no Brasil
A corrida acontecerá no próximo domingo, às 04h (horário de Brasília), e será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão.
Entrevistas disponibilizadas pela assessoria de imprensa de cada equipe.

Jornalista, carioca e fã de automobilismo desde criança. Meu lema de vida profissional é uma das frases mais impactantes de Ayrton Senna: “No que diz respeito ao empenho, compromisso, esforço e à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.” – Adonai é jornalista parceiro pelo Tomada de Tempo