Início Fórmula Indy FÓRMULA INDY – Fast preview: GP de São Petersburgo – 2025

FÓRMULA INDY – Fast preview: GP de São Petersburgo – 2025

1017
(Foto: James Black/Penske Entertainment)
Confira as principais informações sobre a etapa de abertura da temporada 2025.

A Fórmula Indy iniciará neste fim de semana (28 de fevereiro a 2 de março) a sua 114ª temporada (30ª desde 1996 como IndyCar Series) com o Grand Prix de São Petersburgo, a primeira prova do calendário 2025 que acontecerá na cidade localizada na Flórida.

A competição inicial em São Pete possui uma peculiaridade em relação às outras corridas da programação. Os pilotos que vencem este GP costumam se tornar campeões no final da temporada; é o que aconteceu com Paul Tracy em 2003, Dan Wheloon em 2005, Dario Franchitti em 2011, Will Power em 2014 e Josef Newgarden em 2019.

O Grand Prix de São Petersburgo integra o itinerário da Fórmula Indy desde a campanha 2005 e, de lá pra cá, a disputa na costa oeste da Flórida já abriu e encerrou temporadas da categoria americana.

Informações sobre o circuito

O Circuito de São Petersburgo possui 2,897 km de extensão, 14 curvas (5-E e 9-D), e a corrida terá um total de 100 voltas. As principais características do traçado incluem fluxo no sentido anti-horário, seções predominantes de média velocidade, curvas técnicas com ângulos variados e superfície em sua maior parte, plana.

A pista próximo à costa oeste da Flórida é interligada com o Aeroporto Albert Whitted e utiliza uma das zonas de pouso, a área onde fica a reta dos boxes e a parte do circuito em que os carros atingem as maiores velocidades. Curiosamente, o Circuito de São Petersburgo lembra o Circuito Urbano de Baku da Fórmula 1, por apresentar alguns setores estreitos, zonas de frenagem forte e diversos pontos cegos.

Vale mencionar que as curvas 1 (direita) e 2 (esquerda) costuma gerar contatos entre os competidores após o agitar da bandeira verde, o que é prejudicial para aqueles que largam no meio do pelotão. Outro desafio é a curva 10, famosa por não oferecer margem para erros e presenciar a perda do ponto de frenagem por parte dos pilotos e a ida direta para a barreira de proteção.

Ocupantes do pódio em 2024
Da esquerda para a direita, Josef Newgarden e Pato O’Ward (Foto: Joe Skibinski/Penske Entertainment)

Ano passado, quem ocupou o topo do pódio no GP de São Petersburgo foi Josef Newgarden, após largar na pole, recuperar as posições perdidas durante os pit stops e segurar com folga o segundo colocado, Pato O’Ward.

Porém, um mês depois, Josef e seu companheiro de equipe na Penske, Scott McLaughlin, foram desclassificados da etapa, por adulterarem o software do sistema de ultrapassagem Push-to-Pass (que concede 60 cv de potência extra para uso em circuitos de rua e mistos).

Com a mudança nos resultados finais da prova, O’Ward se tornou oficialmente o vencedor, seguido de Will Power e Colton Herta, um dos dois únicos competidores a liderar pelo menos uma volta, ao lado de Christian Lundgaard.

O que esperar
(Foto: Chris Owens/Penske Entertainment)

O GP de São Pete costuma iniciar a temporada com muita ação na pista, devido ao circuito oferecer boas oportunidades de ultrapassagem. A corridas neste local de provas possuem o histórico de serem turbulentas: na edição passada, quatro pilotos não cruzaram a linha de chegada, enquanto em 2023, o número foi bem maior: dez abandonaram.

Os favoritos à vitória são o duas vezes vencedor em São Pertersburgo, Josef Newgarden, e Pato O’Ward, que terminou no top 2 nos dois últimos anos. Os participantes mencionados correrão em busca da P1 junto com Marcus Ericsson, Scott McLaughlin e Colton Herta, que também já triunfaram na pista de 2,8 km.

Importante mencionar que, devido à pista ser em sua maior parte estreita, a qualificação se torna essencial. Alguns pilotos já venceram o GP após largarem da pole, como McLaughlin e Herta em 2022 e 2021, respectivamente (além do desclassificado Newgarden em 2024).

Transmissão

O Grand Prix de São Petersburgo será transmitido ao vivo pela TV Cultura, ESPN e Disney+, a partir de 14h, de acordo com o horário de Brasília.