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FÓRMULA E – Debrief: E-Prix da Cidade do México – 2025

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(Foto: Simon Galloway/LAT Images for Formula E)
Primeira disputa do ano mostrou vitória incrível de Rowland, dobradinha da Porsche no pódio, pontuação dupla para a Andretti e abandono de Evans.

A Fórmula E realizou no último sábado (11) o E-Prix da Cidade do México, a segunda etapa do calendário 2024/2025, que aconteceu no clássico e tradicional Autódromo Hermanos Rodríguez, localizado na capital do país latino-americano.

O grande vencedor da prova foi Oliver Rowland, que viu o apagar das luzes em quarto lugar, assumiu a liderança de António Félix da Costa na volta 31/36 e recebeu a bandeirada final no topo, seguido de Da Costa e Pascal Wehrlein. O ponto extra da volta mais rápida foi conquistado por Jake Dennis, que cravou 1:13.552s.

Vale destacar que o E-P em território mexicano foi acirrado e houve duas intervenções de Safety Car: a primeira, com o piloto da CUPRA Kiro Race David Beckmann, que abandonou na pista por falha técnica em seu carro, na volta 28/36.

Mais para frente, houve um contato de Mitch Evans com Nico Müller: o neozelandês da Jaguar TCS Racing subiu na roda traseira esquerda do suíço da Andretti e projetou a dianteira do carro para cima. O impacto gerou danos terminais ao carro e Evans deixou a disputa nas voltas finais.

Importante mencionar que Rowland venceu com uma estratégia de gerenciamento de energia mais agressiva. Isso ficou claro quando o britânico terminou com a carga da bateria de seu carro abaixo de 1%.

Resultado comentado

Abaixo, confira uma análise de desempenho das equipes que pontuaram no E-Prix da Cidade do México, em ordem decrescente do resultado final da corrida.

Nissan

A Nissan enfim entrou na briga pelo Campeonato de Equipes e pelo título do Campeonato de Fabricantes, ao conquistar seus primeiros pontos da temporada 2024/2025. Oliver Rowland alcançou uma bela P1, que possibilitou a escuderia japonesa sair da P10 na tabela geral para a P4, uma ótima maneira de iniciar o ano.

Por outro lado, o companheiro de Rowland, Norman Nato, sofreu dificuldades no Autódromo Hermanos Rodríguez, ao sair da P18 e finalizar na P13. No geral, a Nissan deixou o país norte-americano em clima de festa.

TAG Heuer Porsche

Para a Porsche, o primeiro E-Prix do ano foi satisfatório, ao sair do México com uma boa quantidade de pontos. Pascal Wehrlein viu as luzes de apagarem da pole e terminou na P3, enquanto António Félix da Costa largou logo atrás do parceiro, na P2.

Durante a competição, a equipe alemã brigava pela ponta, principalmente através de Da Costa, que chegou a assumir a dianteira, mas não pôde conter a performance alucinada de Oliver Rowland. No final, com a P2, António se tornou líder no Campeonato de Pilotos.

Com a pole e a dobradinha no top 3 (P2 e P3), a TAG Heuer Porsche foi a escuderia que mais marcou pontos no fim de semana e, agora, também se encontra na liderança do Campeonato de Equipes e no Campeonato de Fabricantes.

Andretti

Assim como a Nissan, a Andretti saiu da zona das equipes zeradas e entrou na batalha pelos canecos, graças a pontuação dupla conquistada no circuito mexicano. Jake Dennis foi o piloto de destaque na escuderia americana, ao somar mais pontos, ao ver o apagar das luzes da P7, subir três colocações e ainda ficar com o ponto da volta mais rápida.

No outro carro, Nico Müller também ajudou a Andretti, ao sair da décima primeira posição para cruzar a linha de chegada na P9, um resultado que fez a equipe saltar da lanterna para o sétimo lugar no Campeonato de Equipes.

DS PENSKE

A DS também saiu da Cidade do México satisfeita, ao ver seus dois automobilistas integrarem a relação dos dez primeiros colocados. O bicampeão Jean-Éric Vergne (que pontuou na etapa de abertura em São Paulo), conquistou mais pontos para a equipe francesa, ao sair da terceira posição e concluir em quinto.

Enquanto isso, o companheiro de Vergne, Maximilian Günther, recebeu a bandeira quadriculada na mesma posição de origem, na P6. Vale mencionar que o resultado combinado dos dois competidores permitiu a DS PENSKE subir da P7 para a P6 na classificação geral.

Maserati MSG Racing

A Maserati foi outra escuderia a alcançar a zona de pontuação com os dois carros, mas a única a não se mover no Campeonato de Equipes. O campeão Stoffel Vandoorne foi quem mais alcançou pontos para a equipe monegasca, ao largar da P13 e terminar seis degraus acima, em sétimo.

O parceiro de Vandoorne, Jake Hughes, viu as luzes se apagarem mais longe, da P16, mas fez uma boa prova de recuperação, finalizou em décimo e garantiu seu primeiro ponto pela Maserati.

Ao considerar que não houve ajuda externa/situações adversas para Stoffel e Jake alcançarem o top 10 final, a Maserati MSG Racing mostrou que possui uma boa dupla de pilotos em seu grid.

Mahindra Racing

Diferente de como aconteceu no E-Prix de São Paulo, a Mahindra ficou fora do top 6, mas adicionou alguns pontos em sua contagem através de Nyck De Vries. O neerlandês saiu da P14 para chegar na oitava posição, e foi o herói da escuderia indiana.

No outro carro, Edoardo Mortara fez uma corrida para esquecer: o suíço largou entre os dez primeiros, em oitavo, mas no decorrer da disputa, perdeu ritmo e cruzou a linha de chegada em uma frustrante P19. Diante do fato de apenas um carro pontuar, a Mahindra deixou a Cidade do México com um misto de sentimentos.

Equipes que não pontuaram

As escuderias que saíram da segunda etapa sem pontos foram a Envision Racing, Jaguar TCS Racing, NEOM McLaren, Lola Yamaha ABT e CUPRA Kiro.

Como na prova de abertura em casa (E-Prix de São Paulo), o brasileiro Lucas Di Grassi ficou fora do top 10, ao largar da P17 e concluir a competição em vigésimo, na frente apenas dos dois pilotos que abandonaram (Mitch Evans e David Beckmann).

Importante lembrar que, após o E-Prix no México, a Lola Yamaha ABT se torna a única equipe zerada na classificação geral de equipes e de fabricantes, uma condição que a escuderia precisa mudar nos próximos E-Ps.

Top 10 do Campeonato de Pilotos:

1 – António Félix da Costa #13 (TAG Heuer Porsche) – 37 pts

2 – Oliver Rowland #23 (Nissan) – 25 pts

3 – Mitch Evans #9 (Jaguar TCS Racing) – 25 pts

4 – Pascal Wehrlein #1 (TAG Heuer Porsche) – 21 pts

5 – Taylor Barnard #5 (NEOM McLaren) – 15 pts

6 – Jake Dennis #27 (Andretti) – 13 pts

7 – Sam Bird #8 (NEOM McLaren) – 12 pts

8 – Jean-Éric Vergne #25 (DS PENSKE) – 12 pts

9 – Nyck De Vries #21 (Mahindra Racing) – 12 pts

10 – Edoardo Mortara #48 (Mahindra Racing) – 10 pts

P21 – Lucas Di Grassi #11 (Lola Yamaha ABT) – 0 pts

Campeonato de Equipes:

1 – TAG Heuer Porsche – 58 pts

2 – NEOM McLaren – 27 pts

3 – Jaguar TCS Racing – 25 pts

4 – Nissan – 25 pts

5 – Mahindra Racing – 22 pts

6 – DS PENSKE – 20 pts

7 – Andretti – 15 pts

8 – Maserati MSG Racing – 8 pts

9 – Envision Racing – 6 pts

10 – CUPRA Kiro – 4 pts

11 – Lola Yamaha ABT – 0 pts

Campeonato de Fabricantes

1 – Porsche – 59 pts

2 – Nissan – 52 pts

3 – Jaguar – 31 pts

4 – Mahindra – 22 pts

5 – Stellantis – 21 pts

6 – Lola – 0 pts

A próxima etapa da temporada 2024/2025 da Fórmula E será a estreia da rodada dupla do E-Prix de Jeddah, na Árabia Saudita, nos dias 14 e 15 de fevereiro.