Classe elite de turismo está de volta para definir os campeões do último ano da era sedan, com um resultado final que corre o risco de ser alterado nas próximas semanas.
A Stock Car Pro Series retorna neste final de semana (13, 14 e 15) para realizar a décima segunda e última etapa da temporada, que acontecerá no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, zona sul de São Paulo. O evento contará com duas corridas: uma Sprint de 30 min + 1 volta no sábado e a principal, no domingo, com duração de 50 min + 1 volta.
A disputa de encerramento da campanha 2024 da Stock Car marcará o fim de uma era que sempre fez parte do grid: a dos sedans. A partir do ano que vem, a categoria estreará modelos SUV, o seguimento mais popular no mercado automotivo brasileiro, e contará com novos aparatos tecnológicos e mais segurança para os pilotos.
Além da Chevrolet e da Toyota, que correrão com o Tracker e o Corolla Cross, respectivamente, a Mitsubishi se tornará a terceira montadora no grid da Stock Car Pro em 2025, e volta a figurar na série depois de pouco menos de 20 anos, com o Eclipse Cross.
Vale lembrar que a Stock Car dividirá as pistas com a sua categoria de base, Stock Series, com a Fórmula 4 Brasil e com a Turismo Nacional (título Overall), que também coroarão os seus campeões neste fim de semana.
Informações do circuito
O Autódromo José Carlos Pace possui 4.309 km de extensão, 15 curvas (5-D e 10-E) e fluxo no sentido anti-horário. O ‘Templo do Esporte a Motor’ costuma gerar corridas bem disputadas, já que possibilita ultrapassagens, principalmente na reta dos boxes, a mais extensa do local de provas.
O icônico traçado paulista tem como características principais mudanças acentuadas de elevação, predominância de setores de média e baixa velocidade e curvas técnicas, com ângulos variados.
O trecho mais famoso e polêmico de Interlagos é o S do Senna, sequência inicial do circuito composta pelas curvas 1 e 2. Geralmente, é a parte que mais gera contatos entre carros e corte de curvas pelos pilotos durante as corridas.
Expectativas dos principais favoritos ao título
Gabriel Casagrande #83 (815 pts)
Com uma consistência incontestável neste ano, o atual bicampeão Gabriel Casagrande chega ao Templo do Esporte a Motor com praticamente uma das mãos na taça. Ao conquistar duas vitórias e quatro pódios na temporada 2024, além de se encontrar na liderança do Campeonato de Pilotos com uma folga de 34 pontos sobre o P2, o paranaense de 29 anos buscará o título de tricampeão neste fim de semana.
“Acredito que pode ser a realização de mais um sonho na minha carreira. Esse foi um ano bem difícil, de altos e baixos, mas chegamos em mais uma final com chances reais de conquistar o título e essa era a minha primeira meta no início da temporada.
“Agora a gente vai para a última corrida com muita vontade de vencer; quem sabe eu leve o terceiro caneco para casa. Sem dúvidas, isso seria muito especial, antes dos 30 anos, então considero que é um excelente aproveitamento. Espero que a gente possa disputar ainda mais títulos e marcar o nosso nome na história da categoria.”
Júlio Campos #4 (781 pts)
Na decisão da Stock Car neste ano, Júlio Campos se prepara para competir em sua 300ª disputa da carreira na categoria. Sem troféu de campeão em sua estante, o competidor de 42 anos é o principal adversário de Gabriel Casagrande.
Depois de uma vitória e três pódios na campanha 2024, Júlio busca conquistar o troféu do Campeonato de Pilotos de forma inédita.
Não comentou até o momento.
Dudu Barrichello #91 (779 pts)
Um dos destaques da 46ª temporada da Stock Car, Dudu Barrichello aproveitou bem a sua segunda campanha na classe de turismo, ao garantir duas vitórias e quatro pódios. Em terceiro lugar na tabela de pilotos, o paulista pode surpreender em Interlagos.
“Sempre foi um sonho meu poder disputar o título da Stock Car e estou podendo fazer isto logo no meu segundo ano na categoria. Temos que arriscar muito mais do que o carro permite e andar abaixo do esperado.
“Agora é sentar, relaxar e descansar um pouco antes de pensar no que podemos fazer na próxima etapa. Todos vão sem lastro e veremos as performances reais de todos os pilotos em São Paulo.”
Ricardo Zonta #10 (774 pts)
O único ocupante do top 5 na classificação sem vitórias, Ricardo Zonta levou para casa apenas quatro pódios, mas, no agregado, suas finalizações foram suficientes para colocar o competidor de 48 anos na batalha pelo título do Campeonato de Pilotos pela quinta vez consecutiva.
“Chegamos ao final de mais uma temporada. Isso mostra o quanto estamos competitivos e, quanto, o time todo está integrado em um trabalho de excelência. Temos um ótimo retrospecto em Interlagos de poles e vitórias e, exatamente no dia 15 de dezembro de 2013, eu conquistei minha primeira vitória na Corrida do Milhão, no mesmo circuito. Tudo isso nos motiva para buscarmos esse título.”
Felipe Massa #19 (773 pts)
Diante de sua quarta temporada completa, Felipe Massa também chega ao Autódromo José Carlos Pace com chances matemáticas de levantar o caneco.
Ao concluir em segundo na corrida Sprint disputada em Interlagos, no fim de semana da terceira etapa, Massa mostrou como conhece o local de provas paulista e que possui chances reais de superar os demais concorrentes.
“Estamos na luta nessa final e o mais importante é fazer um fim de semana redondo e eficiente, largando na frente, para conseguir esse título, que seria inédito para mim e muito bem-vindo.”
Novidades
Possibilidade de reversão posterior dos resultados finais
Após a sessão do pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) na última terça-feira (10), o caso dos pneus “adulterados” pelas equipes TMG Racing e Crown Racing na etapa do Velopark voltará a ser julgado em primeira instância. Dessa forma, a pontuação do campeonato voltará a refletir as desclassificações dos pilotos das equipes citadas.
Assim, Gabriel Casagrande reassume a ponta da tabela geral de pilotos, seguido do segundo colocado, Julio Campos, e do terceiro, Dudu Barrichello, enquanto Ricardo Zonta e Felipe Massa aparecem em quarto e quinto, de forma respectiva.
Pelo fato da decisão final voltar a passar pela primeira e segunda instâncias, o ganhador do título corre o risco de ser coroado ou não oficialmente depois deste fim de semana, por conta do tempo necessário para a conclusão do julgamento.
Última corrida de Serra e Maurício na Eurofarma
A partir de 2025, Daniel Serra, que correu pela Eurofarma por oito anos e por quem conquistou seu tricampeonato, e Ricardo Maurício, presente na escuderia por 16 anos e onde também alcançou dois dos seus três canecos, deixarão a equipe administrada pela Team RC após a Super Final em Interlagos.
Daniel se juntará à escuderia Blau Motorsport, enquanto Ricardinho não possui assento confirmado na Stock Car para o ano que vem. Enquanto isso, Gaetano di Mauro será o substituto de Serra na Eurofarma, e terá Felipe Fraga como companheiro de equipe.
O que esperar
A Super Final da Stock Car em Interlagos é sempre cheia de ação e de momentos emocionantes, com intervenções de Safety Car já esperadas, pois é um fator que não deixa de surgir no circuito paulista.
Ano passado, quem levou a melhor na segunda corrida foi Felipe Massa, que largou do fundo do pelotão na primeira disputa, se recuperou, alcançou a liderança e manteve a posição até cruzar a linha de chegada, seguido de Marcos Gomes e Rubens Barrichello. Quanto ao título, Gabriel Casagrande se tornou bicampeão, ao terminar na P21.
Diante do bom histórico recente, o piloto do Chevrolet Cruze #83 da equipe A.Mattheis Vogel tem uma grande chance de se juntar a Daniel Serra e Ricardo Maurício como o terceiro tricampeão do grid atual da Stock Car Pro Series.
Apesar das previsões, tudo pode acontecer nas duas corridas programadas, pois a meteorologia aponta chuva para sábado e domingo, um fator importante para bagunçar ainda mais o grid e gerar mais resultados imprevisíveis.
Top 10 do campeonato de pilotos:
1º – Gabriel Casagrande #83 (A.Mattheis Vogel), 815
2º – Julio Campos #4 (Pole Motorsport), 781
3º – Dudu Barrichello #91 (Mobil Ale Full Time Sports, 779
4º – Ricardo Zonta #10 (RCM Motorsports), 774
5º – Felipe Massa #19 (TMG Racing), 773
6º – Bruno Baptista #44 (RCM Motorsports), 744
7º – Felipe Baptista #121 (Crown Racing), 714
8º – Daniel Serra #29 (Eurofarma RC), 710
9º – Rafael Suzuki #8 (TMG Racing), 699
10º – Thiago Camilo #21 (Ipiranga Racing), 659
Previsão do tempo
Sexta-feira – Mínima de 17ºC e máxima de 29ºC. Sol entre nuvens, não chove à tarde.
Sábado – Mínima de 19ºC e máxima de 25ºC. Tempo nublado, com chuva o dia inteiro (96% de possibilidade).
Domingo – Mínima de 20ºC e máxima de 25ºC. Céu fechado, com 92% de chance de precipitação.
Fonte: www.climatempo.com.br
Programação e Transmissão do final de semana da Stock Car Pro Series
A Super Final da Stock Car Pro Series será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes (Band) e pelo SporTV na TV, além do canal do YouTube oficial da categoria. A programação COMPLETA, com os LINKS de transmissão, você encontra aqui!
Jornalista, carioca e fã de automobilismo desde criança. Meu lema de vida profissional é uma das frases mais impactantes de Ayrton Senna: “No que diz respeito ao empenho, compromisso, esforço e à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.”