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FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP do Catar – 2024

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(Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)
Confira o que pilotos e chefes de equipe esperam da corrida em uma das pistas mais fluidas do itinerário.

A Fórmula 1 retorna neste fim de semana (29 e 30 de novembro a 1º de dezembro) para realizar o Grande Prêmio do Catar, a vigésima terceira e penúltima etapa do calendário, que acontecerá no Circuito Internacional de Losail, em Doha, capital do país peninsular do Golfo Pérsico.

A disputa em Losail marca o último evento com programação Sprint da temporada, depois dos GPs da China, Miami, Áustria, Estados Unidos e São Paulo. Vale mencionar também que a prova no Catar será a terceira de quatro visitas da categoria ao Oriente Médio, ao preceder as passagens pelo Bahrein e Arábia Saudita e anteceder a final, em Abu Dhabi, no próximo fim de semana.

A terceira edição do evento em Doha (depois da estreia em 2021 e do retorno em 2023) ocorrerá um mês mais tarde em relação ao ano passado, devido a problemas com a temperatura na ocasião anterior que tornaram a corrida bem exaustiva para os pilotos e ainda mais desgastante para os pneus.

Abaixo, confira o que pilotos e chefes de equipe, que se manifestaram, esperam do GP catarense, em ordem decrescente da classificação atual do Campeonato de Construtores.

Além disso, as características do traçado, informações dos compostos de pneus, a previsão do tempo para os três dias de competição e o top 10 do Campeonato de Pilotos.

McLaren (608 pts)
(Foto: Glenn Dunbar/McLaren Media Centre)

Lando Norris #4: “Estou ansioso para retornar ao Catar. Foi uma corrida muito boa para nós no ano passado, e pretendemos fazer ainda melhor este ano. Também é a última Sprint da temporada, então tentaremos trazer para casa o máximo de pontos possível.

Temos foco total no que precisamos alcançar nas duas últimas provas. A pista e as condições no Catar devem nos servir mais do que no último final de semana, então estou animado para ver o que podemos fazer aqui.”

Oscar Piastri #81:Estou ansioso para voltar ao Catar, e é outro fim de semana com Sprint. Ganhei a corrida curta de sábado aqui no ano passado, então estou realmente animado para ver o que podemos fazer desta vez.

Temos apenas duas etapas restantes e sabemos o que precisamos fazer. Este fim de semana deve ser mais proveitoso para nós do que foi em Las Vegas, então estamos prontos para continuar dando tudo de nós na batalha pelo Campeonato de Construtores.”

Andrea Stella (chefe de equipe): “Após um final de semana mais desafiador em Las Vegas, agora seguimos para o penúltimo GP do ano. As condições e o circuito no Catar combinam bem com nosso carro, então estamos prontos para maximizar todas as oportunidades, especialmente com os pontos cruciais adicionais disponíveis na Sprint.

Nossa missão de vencer o Campeonato de Construtores continua clara e a luta está mais acirrada do que nunca. É uma batalha de três vias e cada ponto conta. Continuamos focados e faremos tudo o que pudermos para terminarmos bem aqui.”

Scuderia Ferrari HP (584 pts)
(Foto: Scuderia Ferrari Media Office)

Charles Leclerc #16: Não comentou.

Carlos Sainz #55: Não comentou.

Frédéric Vasseur (chefe de equipe): “A segunda corrida desta rodada tripla final nos leva do frio do deserto de Las Vegas, onde reduzimos a diferença para a McLaren no campeonato para 24 pontos, para o clima muito mais quente de Losail. Além da mudança de temperatura, as pistas em si não poderiam ser mais diferentes, pois passamos de uma com curvas em ângulo reto e longas retas para agora correr em um local com muitas curvas de alta velocidade, o que no papel não joga a favor dos nossos pontos fortes.

“O GP do Catar é o último fim de semana Sprint do ano e, por isso, o trabalho que as equipes realizam na base assume maior importância do que o normal, pois há apenas uma sessão de treinos livres. Há 59 pontos em disputa, mas este não é o momento de começar a fazer contas. Tudo o que podemos fazer é executar tudo perfeitamente para garantir que Charles e Carlos possam extrair até a última gota de desempenho do SF-24.

“Temos visto, especialmente em corridas recentes, que a Fórmula 1 como um todo está operando em um nível muito alto agora, com o menor detalhe frequentemente fazendo a diferença. É hora de um último esforço nos próximos dois fins de semana e nossos pilotos, engenheiros e todos na equipe, tanto na pista quanto em Maranello, estão prontos para dar o nosso melhor.”

Oracle Red Bull Racing (555 pts)
(Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Max Verstappen #1:Ganhar o campeonato foi um momento incrível e estou muito orgulhoso do que conquistamos como equipe e de mim também. Esta vitória realmente significa muito para nós e ser quatro vezes campeão mundial é algo que nunca pensei ser possível.

Olhando para o Catar, será uma corrida movimentada, com um formato de final de semana Sprint. Claro que a temporada ainda não acabou e ainda queremos manter o ritmo e trazer para casa o máximo de pontos que pudermos para a equipe, então que venham as últimas duas provas da temporada.”

Sergio Perez #11: “Las Vegas foi positiva, pois tivemos ritmo na corrida e foi bom ver que conseguimos ser mais competitivos durante todo o percurso. Para as duas etapas restantes, precisamos fazer a qualificação funcionar e colocar o carro na janela certa de forma mais consistente, para que possamos começar onde deveríamos estar sempre.

O Catar tem desafios totalmente diferentes de Vegas, então será interessante ver como o carro se sai na superfície aqui, em temperaturas totalmente diferentes. O formato Sprint significa que perdemos tempo de treinos na pista, mas estive na fábrica com minha equipe esta semana para garantir que estamos o mais bem preparados possível para começar a correr na sexta-feira.

Christian Horner (chefe de equipe): Não comentou.

Mercedes-AMG Petronas (425 pts)
(Foto: Sam Bagnall/Mercedes-Benz Group AG)

Lewis Hamilton #44: Não comentou.

George Russell #63: Não comentou.

Toto Wolff (chefe de equipe):Estamos ansiosos pela penúltima corrida da temporada no Catar, depois da nossa dobradinha em Las Vegas. A equipe fez um ótimo trabalho nos três dias nos Estados Unidos. Fomos rápidos o tempo todo e executamos bem na noite de sábado. Um resultado de destaque é exatamente o que queríamos no final da temporada, e é bem merecido dado o trabalho duro e a determinação que todos demonstraram no segundo semestre do ano.

O Circuito Internacional de Losail tem muitas seções de alta velocidade e poucas, ou nenhuma, grandes zonas de frenagem. Apesar de ir para lá um pouco mais tarde no calendário do que no ano passado, ainda estará muito quente. Isso contrasta com as condições frias e muitas seções de baixa velocidade de Las Vegas.

Estamos buscando outra exibição forte neste fim de semana. O W15 se saiu bem em circuitos com muitas curvas de alta velocidade, como Silverstone e Spa. Nós certamente nos beneficiamos do frio noturno em Las Vegas, mas o layout no Catar deve ser mais favorável aos pontos fortes do nosso carro. Sabemos que nossos concorrentes estarão mais fortes, mas tentaremos colocar o carro em uma boa janela mais uma vez e estar na briga pela frente.

Aston Martin Aramco (89 pts)
(Foto: Sam Bagnall/Aston Martin Media Global)

Lance Stroll #18: Não comentou.

Fernando Alonso #14: Não comentou.

Mike Krack (chefe de equipe): Não comentou.

MoneyGram Haas (50 pts)
(Foto: Simon Galloway/LAT Images/Haas F1 Media)

Kevin Magnussen #20:O Catar é provavelmente a corrida mais difícil do ano. É super rápida e muito única no sentido de que é mais como uma pista de moto do que um circuito de Fórmula 1. Tem um fluxo muito particular, você nunca está realmente freando em linha reta, você está mais meio que navegando.

É a Sprint final do ano, então isso é sempre outra coisa para se pensar, e a mudança de fuso horário vai ser um desafio. No ano passado foi o oposto, fomos do Catar para a América e, honestamente, é difícil entender tudo, pois é muito difícil se adaptar, você não consegue encontrar uma maneira de contornar isso, leva tempo, então vamos sofrer com isso.”

Nico Hulkenberg #27:O GP do Catar do ano passado foi a primeira corrida desde que voltei em que eu estava sentindo o calor e a umidade extremos no final da corrida. Nesta temporada, estamos correndo quase dois meses depois, então as condições serão melhores.

A natureza arrebatadora da pista é divertida, com um bom fluxo e ritmo, e sendo a Sprint final da temporada, temos duas mordidas no bolo e, assim, mais oportunidades.”

Ayao Komatsu (chefe de equipe): Não comentou.

BWT Alpine (49 pts)
(Foto: Marian Chytka/MCH Photo/Media Alpine Cars)

Esteban Ocon #31:Estou ansioso para voltar ao Catar. As condições serão muito diferentes daquelas que acabamos de ter em Las Vegas e, a mudança no calendário a partir de 2023, deverá significar que as condições serão melhores em relação à temporada passada.

Sendo o último fim de semana Sprint do ano, significará que cada momento na pista contará, por isso a chave será aproveitar ao máximo os treinos livres de sexta-feira para nos prepararmos para as duas disputas. Tivemos um bom resultado aqui no ano passado, e o objetivo será replicar isso.”

Pierre Gasly #10: “Estou muito feliz por voltar ao Catar neste fim de semana e a retornar rapidamente depois de um GP em Las Vegas difícil. O Circuito Internacional de Losail é uma pista de alta velocidade, e possui uma fluidez que gosto muito. Existem oportunidades de ultrapassagem na longa reta principal, mas pode ser difícil seguir os carros nas curvas de alta velocidade durante o resto da volta.

Como é o último final de semana Sprint da temporada, será importante entrar no clima rapidamente na manhã de sexta-feira, pois cada sessão conta imediatamente. Todos os anos no Catar, me qualifiquei bem, inclusive durante a corrida curta de sábado, e estou ansioso para continuar a nossa série de Q3 e levar essa forma para o final de semana.”

Oliver Oakes (chefe de equipe): Não comentou.

Visa Cash App RB (46 pts)
(Foto: Rudy Carezzevoli/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Yuki Tsunoda #22:Em Vegas, melhoramos nossa compreensão de como pilotar o carro, o que espero que continuemos assim neste fim de semana. Estou otimista de que podemos ter outra corrida forte, apesar de passar de uma pista com longas retas de alta velocidade e curvas de 90 graus para uma com curvas rápidas e fluidas. As condições muito quentes do ano passado no Catar não me afetaram muito, mas com a etapa um mês depois desta vez, o clima parece muito melhor.

No ano passado, todos os pilotos só podiam fazer no máximo 18 voltas com um conjunto de pneus por causa de um problema com as zebras, mas isso foi resolvido agora, então, em termos de estratégia de corrida, começamos com uma ficha limpa. Há apenas uma hora de treino antes da qualificação Sprint, então vou me concentrar no desempenho para que possamos continuar a lutar pelo 6º lugar no Campeonato de Construtores.”

Liam Lawson #30:O Catar é uma pista muito difícil, provavelmente foi a corrida mais difícil que fiz no ano passado. A temperatura em 2023 foi bem quente, então espero que seja mais fria este ano. Também é um traçado de velocidade muito alta, o que estou ansioso.

Este é um fim de semana em formato Sprint, o que o torna desafiador; precisamos focar bastante, bem cedo para garantir que estejamos em uma boa janela para o qualifying da Sprint. É um fim de semana em que precisamos marcar alguns pontos para estar na luta pela P6, então vamos garantir que maximizaremos o carro o máximo que pudermos.”

Laurent Mekies (chefe de equipe): Não comentou.

Williams Racing (17 pts)
(Foto: Williams Racing/Divulgação)

Alex Albon #23:Não é nenhuma surpresa o quão difíceis esses últimos meses têm sido para mim e para a equipe, mas a temporada ainda não acabou e espero que possamos terminar em alta. Vamos para o Catar para nosso último fim de semana Sprint da temporada e, após uma corrida curta de sábado bem-sucedida no ano passado, espero que nossa sorte mude e possamos ter outro resultado positivo nela.

Esta ainda é uma pista relativamente nova para a maioria dos pilotos, mas costuma gerar muitas oportunidades e boas corridas ao longo do fim de semana. Além disso, com a ligeira mudança nas datas, as temperaturas do Catar serão significativamente menores do que no ano passado, então a confiabilidade e o desempenho devem parecer bem diferentes para todos nós.”

Franco Colapinto #43:Estou me sentindo pronto para a penúltima corrida da temporada no Catar neste fim de semana. É o último evento Sprint do calendário, o que me dá menos tempo para aprender outra pista nova, mas, por outro lado, temos uma oportunidade extra de lutar por pontos.

O objetivo é maximizar a única sessão de treinos livres para nos colocar no melhor lugar possível para o resto do final de semana. Tenho certeza de que as condições quentes e úmidas serão um fator importante. Toda a equipe continuará dando tudo de si para terminar a temporada o mais forte possível.”

James Vowles (chefe de equipe): Não comentou.

Stake Kick Sauber (0 pts)
(Foto: Zak Mauger/Sauber Media Hub)

Valtteri Bottas #77:O Catar tem sido bom para nós no passado e tenho ótimas lembranças da corrida do ano passado, onde alcançamos um dos nossos desempenhos mais fortes da temporada como equipe. É um circuito que premia um bom ritmo e as condições também podem desempenhar um papel importante. Não esperamos algo tão extremo como no ano passado, mas ainda assim é algo a ter em conta.

A caminho deste fim de semana, me sinto otimista; meu fim de semana em Las Vegas foi difícil, mas mostramos sinais promissores como equipe e espero que possamos conseguir algo mais aqui. Esta é uma pista onde os pequenos detalhes fazem uma grande diferença, por isso teremos de executar todas as sessões com perfeição, ainda mais com Sprint. O objetivo é claro: ser competitivo, brigar por pontos e terminar o ano forte.”

Guanyu Zhou #24:Estou realmente ansioso para correr em Losail; é um circuito que gosto e onde no ano passado corri do final do grid até ao P9, o que me dá uma grande sensação. A combinação de curvas de alta velocidade e corridas noturnas cria uma experiência incrível para os pilotos, embora no ano passado o clima tenha tornado esta uma das etapas mais difíceis da temporada.

Meu foco está na melhoria consistente, à medida que ganho confiança desde a primeira sessão e aproveito ao máximo cada oportunidade para lutar por pontos. Trabalhamos duro durante toda a temporada e espero que possamos receber alguma recompensa por esse trabalho antes do término da temporada.”

Alessandro Alunni Bravi (chefe de equipe):Regressar ao Catar traz grandes recordações para a equipe, já que a corrida do ano passado proporcionou o nosso melhor resultado da temporada. Esta pista é adequada para pilotos que podem ser precisos e consistentes, e as curvas de alta velocidade sob as luzes proporcionam um espetáculo emocionante.

Nossa atuação em Las Vegas teve seus momentos, principalmente em termos de ritmo, mas não conseguimos alcançar o resultado que queríamos. No entanto, isso nos deu confiança; neste fim de semana, estamos totalmente focados em acertar tudo: estratégia, execução e maximizar o potencial do carro.

O Catar tem sido um local forte para nós no passado e correr duas vezes neste formato Sprint pode ser um benefício para nós. Estamos determinados a aproveitar o nosso progresso recente para fechar a temporada com um resultado que reflita o esforço incansável da equipe.”

Detalhes do circuito
(Imagem: Fórmula 1/Divulgação)

O Circuito Internacional de Losail possui 5.419 km de extensão, 16 curvas (10-D e 6-E), fluxo no sentido horário, vai receber um GP de Fórmula 1 pela terceira vez e a corrida terá um total de 57 voltas. O recorde de volta mais rápida no traçado pertence a Max Verstappen, que cravou 1:24.319s na temporada 2023.

A pista do Catar oferece trechos predominantes de alta e média velocidade, com várias curvas rápidas consecutivas, o que exige um grande esforço físico para os pilotos. O principal ponto de ultrapassagem em Losail é a reta dos boxes, onde é localizada a única zona de abertura de asa (DRS) do traçado. Abaixo, confira como é uma volta rápida no circuito catarense, através do simulador/game F1 23.

Devido a inúmeras infrações quanto aos limites de pista em 2023, as zebras em forma de pirâmide tiveram suas pontas arredondadas em sete das 16 curvas da pista: as duas primeiras após a largada, as curvas 4 e 10 e da 12 à 14, a seção que mais estressou as laterais dos pneus na temporada passada.

O vencedor do Grande Prêmio do Catar do ano passado, no domingo, foi Max Verstappen, que largou na pole e dominou a corrida de ponta a ponta. Logo atrás do belga-holandês, que se tornou tricampeão com o resultado, vieram os pilotos da McLaren Oscar Piastri e Lando Norris, que completaram o pódio.

Informações sobre os pneus
(Infográfico: Pirelli)

Em relação aos pneus a serem utilizados, apenas o C3 foi trazido de Las Vegas. Na verdade, na pista de Losail, os pneus são submetidos a níveis de energia comparáveis aos de Suzuka e Silverstone e, portanto, o trio de compostos mais duros da gama de 2024 será utilizado, com o já mencionado C3 como o Macio, o C2 como o Médio e o C1 como o Duro.

Na edição anterior do GP do Catar, o fim de semana foi afetado por uma decisão tomada pela FIA, impondo um máximo de 18 voltas no número de pneus que um jogo poderia completar na corrida, o que levou todos os pilotos a fazerem três pit stops. A decisão do diretor de prova foi considerada necessária após uma notificação dos engenheiros da Pirelli.

Após a análise habitual dos pneus devolvidos pelas equipes depois do primeiro e do segundo dia de atividade na pista, foi apontada a possibilidade de micro lacerações nas paredes laterais entre o composto da banda de rodagem e os cordões da carcaça, causadas pelo impacto gerado pela condução repetida sobre as zebras em algumas curvas.

Nos últimos meses, a FIA e a Pirelli trabalharam juntas na preparação para este GP para garantir que o que aconteceu em 2023 não se repita. A FIA também garantiu que uma faixa de cascalho fosse adicionada à parte externa de algumas zebras para dissuadir os pilotos de ultrapassarem os limites da pista, a fim de serem mais rápidos.

Informações da assessoria de imprensa da Pirelli Brasil.

Previsão do tempo
(Foto: Clive Rose/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Sexta-feira:

Mínima de 17°C e Máxima de 23°C. Tempo aberto, com 2% de possibilidade de chover.

Sábado:

Mínima 18°C e Máxima 25°C. Céu aberto, com 2% de chances de precipitação.

Domingo:

Mínima de 17°C e Máxima de 24°C. Tempo aberto, com intervalos de sol entre nuvens e 2% de possibilidade de chuva.

Fonte: www.weather.com

Top 10 do Campeonato de Pilotos:

1 – Max Verstappen #1 (Red Bull Racing) – 403 pts (CAMPEÃO)

2 – Lando Norris #4 (McLaren) – 340 pts

3 – Charles Leclerc #16 (Scuderia Ferrari HP) – 319 pts

4 – Oscar Piastri #81 (McLaren) – 268 pts

5 – Carlos Sainz #55 (Scuderia Ferrari HP) – 259 pts

6 – George Russell #63 (Mercedes-AMG Petronas) – 217 pts

7 – Lewis Hamilton #44 (Mercedes-AMG Petronas) – 208 pts

8 – Sergio Perez #11 (Red Bull Racing) – 152 pts

9 – Fernando Alonso #14 (Aston Martin Aramco) – 62 pts

10 – Nico Hulkenberg #27 (MoneyGram Haas) – 35 pts

Transmissão no Brasil

A corrida acontecerá no próximo domingo, às 13h (horário de Brasília), e será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão.

Entrevistas disponibilizadas pela assessoria de imprensa de cada equipe.