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FÓRMULA 1 – Vitória de Sainz e outros destaques do GP da Cidade do México – 2024

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(Foto: Scuderia Ferrari Media Office)
Disputa a 2000 metros de altitude mostrou mais uma dobradinha da Ferrari, comportamento antidesportivo de Verstappen, pontuação dupla para a Haas e Alpine de volta aos pontos.

A Fórmula 1 realizou ontem (27) o Grande Prêmio do México, a vigésima etapa da temporada, que aconteceu no Autódromo Hermanos Rodríguez, localizado na Cidade do México, capital do país latino-americano.

O vencedor foi Carlos Sainz, que largou na pole, liderou a corrida a partir da volta 9/71 e manteve a posição privilegiada até o final, seguido de Lando Norris e do companheiro de equipe na Ferrari, Charles Leclerc, que perdeu a P2 no fim da volta 63/71, ao errar na última curva e abrir espaço para Norris.

O Piloto do Dia, eleito na votação oficial da Fórmula 1, foi Sainz, enquanto o ponto extra da volta mais rápida ficou com Leclerc, que cravou 1:18.336s na última volta. Vale lembrar que Carlos perdeu a liderança antes da curva 1 para Max Verstappen, mas o Safety Car foi acionado logo depois da largada, devido a um incidente entre Yuki Tsunoda e Alex Albon. Ambos se retiraram da corrida, que só foi retomada na volta 7/71.

Além disso, esse foi o 400° GP de Fernando Alonso na Fórmula 1, mas, apesar do marco importante em sua carreira, a prova foi um desastre para o bicampeão. O espanhol foi um dos três pilotos a não receber a bandeira quadriculada, devido a um problema nos freios de seu AMR24.

Análise de desempenho
McLaren

Mesmo sem derrotar a Ferrari completamente, a McLaren mostrou um bom ritmo e acumulou uma boa soma de pontos no México. Lando Norris largou em terceiro, se manteve no grupo de dianteira, aproveitou o erro de Charles Leclerc nas voltas finais e garantiu o segundo lugar no pódio.

No outro carro, Oscar Piastri, apesar de não ter passado da primeira fase do qualifying (Q1) pela primeira vez na temporada, realizou uma boa recuperação, ao sair da P17 e concluir a etapa na P8. Diante do resultado com saldo devedor em relação à escuderia de Maranello, a McLaren perdeu a P2 no Campeonato de Construtores para a Ferrari.

Mercedes

A Mercedes aproveitou bem a competição no país latino-americano, ao ocupar o top 5 pela primeira vez desde o GP da Áustria e depois de cruzar a linha de chegada com apenas um carro na disputa anterior, nos Estados Unidos. O heptacampeão Lewis Hamilton viu as luzes se apagarem da P6, logo atrás do companheiro George Russell, que largou na P5.

Dessa vez, Hamilton foi o líder da equipe na pista, ao superar Russell na volta 66/71 e finalizar em quarto, logo à frente do conterrâneo britânico. Também acima na tabela geral em relação a George, Lewis se encontra em sexto lugar no Campeonato de Pilotos e, agora, com 12 pontos de vantagem.

Red Bull

O Grande Prêmio da Cidade do México foi uma prova repleta de inconvenientes para a RBR, tanto em termos de desempenho quanto em relação a penalidades recebidas. Max Verstappen, que se classificou em segundo no grid de largada, conseguiu assumir a P1 de Carlos Sainz nos segundos iniciais, mas tudo desandou depois do Safety Car.

O atual tricampeão perdeu a liderança duas voltas depois da relargada para Sainz e, em uma tentativa de segurar a posição diante de uma tentativa de ultrapassagem inevitável de Lando Norris, Verstappen forçou o britânico da McLaren para fora da pista duas vezes consecutivas.

Devido à atitude antidesportiva que se repetiu, a direção de prova aplicou duas penalizações de +10s para Max cumprir em sua parada obrigatória. Após realizar a ordem que somou 20s na volta 27/71, Max caiu para a P15, conseguiu retomar várias posições e terminou o GP em sexto.

Para Sergio Perez, a etapa em casa foi um verdadeiro desastre pelo segundo ano consecutivo, apesar de ter recebido a bandeira quadriculada dessa vez. O mexicano, que se qualificou mal no sábado, ao ficar com a P18 no grid inicial, apresentou um péssimo resultado diante de seus torcedores locais.

Perez foi punido em +5s por largar adiantado, fora de seu slot e, ao tomar uma volta de Charles Leclerc, cruzou a linha de chegada em uma frustrante P17, na frente apenas dos competidores que abandonaram. Sem dúvidas, esse foi um final de semana para a Red Bull esquecer.

Haas

Assim como para a Mercedes, a etapa no Hermanos Rodríguez foi produtiva para a Haas. Kevin Magnussen, que largou em sétimo lugar, praticamente manteve a posição durante a corrida, recebeu a bandeirada final no mesmo degrau de origem e selou o seu melhor resultado neste ano.

No outro VF-24 da escuderia americana, Nico Hulkenberg foi bem, ao sair da P10 para finalizar apenas dois lugares atrás do parceiro, na P9. Vale destacar que este foi um dos melhores resultados da Haas nesta temporada.

Alpine

Depois de três GPs consecutivos sem pontuar, a Alpine finalmente assumiu um lugar entre os dez primeiros colocados ao passar pela linha de chegada. Pierre Gasly, que viu o apagar das luzes na P8, foi o herói e responsável pela quebra do jejum de pontos da equipe francesa, ao garantir a P10.

Por outro lado, Esteban Ocon não se saiu bem no México, ao largar em último (P20) e finalizar em décimo terceiro, fora da zona de pontuação. Assim, Gasly livrou a Alpine de sair zerada pela quarta vez seguida.

Equipes que não pontuaram

As escuderias que terminaram o Grande Prêmio do México fora do top 10 foram a Aston Martin, a Williams Racing, a Visa Cash App RB e a Kick Sauber (que permanece zerada na classificação de construtores).

Top 10 do Campeonato de Pilotos:

1 – Max Verstappen #1 (Red Bull Racing) – 362 pts

2 – Lando Norris #4 (McLaren) – 315 pts

3 – Charles Leclerc #16 (Scuderia Ferrari HP) – 291 pts

4 – Oscar Piastri #81 (McLaren) – 251 pts

5 – Carlos Sainz #55 (Scuderia Ferrari HP) – 240 pts

6 – Lewis Hamilton #44 (Mercedes-AMG F1) – 189 pts

7 – George Russell #63 (Mercedes-AMG F1) – 177 pts

8 – Sergio Perez #11 (Red Bull Racing) – 150 pts

9 – Fernando Alonso #14 (Aston Martin Aramco) – 62 pts

10 – Nico Hulkenberg #27 (MoneyGram Haas) – 31 pts

Campeonato de Construtores:

1 – McLaren – 566 pts

2 – Scuderia Ferrari HP – 537 pts

3 – Red Bull Racing –512 pts

4 – Mercedes-AMG F1 – 366 pts

5 – Aston Martin Aramco – 86 pts

6 – Haas F1 Team – 46 pts

7 – Visa Cash App RB – 36 pts

8 – Williams Racing – 17 pts

9 – Alpine F1 Team – 14 pts

10 – Kick Sauber – 0 pts

A próxima etapa da temporada 2024 da Fórmula 1 será o Grande Prêmio de São Paulo, no dia 3 de novembro.