Confira como foi a terceira atividade de pista do fim de semana, dominada pela fabricante que lidera o campeonato na Hypercar.
O World Endurance Championship realizou nesta manhã o Treino Livre 3 das 6 Horas de São Paulo, a quinta disputa do calendário 2024, no Autódromo de Interlagos, localizado na zona sul da capital paulista.
A equipe cliente da Porsche, Hertz Team Jota, liderou a última sessão de treinos livres antes da qualificação com o 963 #12. O piloto britânico Callum Illot cravou o melhor tempo na tabela com 1:24.297s, o mais rápido do final de semana até o momento.
Atrás do hipercarro da escuderia britânica, finalizou o 963 #5 da equipe de fábrica da marca alemã, Porsche Penske Motorsport, com a ajuda do piloto australiano Matt Campbell, que ficou apenas 0.012s atrás do líder, Illot.
O terceiro carro mais rápido do TL3 em Interlagos foi o 963 irmão do Porsche #5, o #6, conduzido por Kévin Estre. O francês garantiu o tempo de 1:24.390s e terminou com uma diferença de 0.093s em relação ao classificado na P1. Esse resultado possibilitou a ocupação completa do top 3 pela Porsche na classe principal de hipercarros.
Sem figurar no grupo de frente nos dois primeiros treinos de sexta-feira, a Alpine surgiu das sombras e apareceu entre os cinco melhores colocados na sessão. O A424 #35 da escuderia francesa alcançou o quarto melhor tempo através do francês Charles Milesi, que foi superado pelo líder em uma diferença de apenas 0.347s.
A BMW WRT foi outra escuderia da divisão Hypercar a mostrar que ainda está na briga pelas melhores posições finais nas 6 Horas de São Paulo; a fabricante alemã fechou o top 5 final, com o V8 Hybrid #15 e o dono da quinta melhor volta, o belga Dries Vanthoor.
A Toyota e a Ferrari ficaram de fora das cinco melhores colocadas na sessão, depois de liderarem em dobradinha 1-2 e 3-4 o Treino Livre 2 em Interlagos, respectivamente.
LMGT3
Na divisão de turismo, a equipe que finalizou no topo no treino livre deste sábado foi a dona da P2 no Campeonato da LMGT3, Manthey PureRxing, com o Porsche 911 R #92, graças ao piloto bielorusso Aliaksandr Malykhin, que cravou o tempo de 1:35.488s.
O segundo carro mais rápido foi a McLaren 720S #95 da United Autosports, através do piloto chileno Nicolas Pino, que alcançou a marca de 1:35.550s, somente 0.062s atrás do líder. Atrás do #95, na P3, veio a Lamborghini Húracan #85 da piloto belga da equipe Iron Dames, Sarah Bovy, que ficou 0.151s longe do #92 da Manthey.
O quarto degrau mais alto da classificação do Treino Livre 3 foi do brasileiro Nicolas Costa e sua McLaren 720S #59 da United Autosports, enquanto o Corvette Z06 #82 da TF Sport e seu piloto mais rápido na sessão, o francês Sébastien Baud, recebeu a bandeira quadriculada na P5.
O carro do brasileiro Augusto Farfus, a BMW M4 #31 da equipe WRT não foi bem e concluiu o Treino Livre 3 na lanterna do grid, em último lugar.
Jornalista, carioca e fã de automobilismo desde criança. Meu lema de vida profissional é uma das frases mais impactantes de Ayrton Senna: “No que diz respeito ao empenho, compromisso, esforço e à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.”