Confira o que pilotos e chefes de equipe esperam da terceira corrida da primeira rodada tripla da temporada, no local de provas onde a categoria foi fundada.
A Fórmula 1 retorna neste final de semana (5 a 7) para realizar o Grande Prêmio da Grã-Bretanha, a décima segunda etapa do calendário 2024 da categoria, que acontecerá no histórico Circuito de Silverstone, localizado em East Midlands, região central da Inglaterra.
Essa será a corrida em casa (diretamente) para as equipes Aston Martin, McLaren e Williams, e para os pilotos Lewis Hamilton, George Russell e Lando Norris, que terão apoio da maior parte dos fãs nas arquibancadas.
A etapa em Silverstone também será uma disputa caseira (indiretamente) para as escuderias que não representam uma fabricante britânica, mas possuem base de operações no Reino Unido: Red Bull (Milton Keynes), Mercedes (Brackley) e Alpine (Enstone).
Vale lembrar que o Circuito de Silverstone foi o local de nascimento da Fórmula 1. O GP inaugural da categoria aconteceu no dia 13 de maio de 1950 no lendário circuito inglês.
Abaixo, confira o que pilotos e chefes de equipe, que se manifestaram, esperam do GP na Inglaterra, em ordem decrescente da classificação atual do campeonato de construtores.
Além disso, saiba as novidades para o GP, as características do traçado, informações dos compostos de pneus, a previsão do tempo para os três dias de competição e o top 10 do Campeonato de Pilotos.
Oracle Red Bull Racing (355 pts)
Max Verstappen #1: “Silverstone é outra corrida em casa para a equipe, então queremos deixar todos na fábrica orgulhosos. A Áustria acabou não sendo o resultado que esperávamos e houve muitas coisas que eu e a equipe pudemos realmente analisar e trabalhar para melhorar. Houve alguns erros na corrida que nos custaram caro, mas temos que olhar para os bons momentos que tivemos, incluindo vencer a Sprint Race e estar na pole duas vezes.
“Estamos analisando o que fizemos certo, bem como o que deu errado e é a última corrida de uma rodada tripla muito movimentada, então queremos voltar no auge em Silverstone. Esta será uma corrida especial, com uma nova pintura personalizada no carro. Queremos voltar mais fortes e estamos prontos para o fim de semana, especialmente porque é o 20º ano da equipe, o que marca uma celebração para nós.”
Sergio Perez #11: “A Áustria foi muito decepcionante; o desempenho foi impactado desde o início devido a danos significativos e isso comprometeu minha corrida. Fizemos algumas boas melhorias de sábado para domingo, então foi frustrante não poder ver isso na pista. Trabalhamos para analisar as coisas, para garantir que temos ritmo em Silverstone, durante todo o fim de semana.
“No 20º ano da equipe no esporte, o GP da Grã-Bretanha será uma corrida especial para todos nós; estamos muito perto da fábrica e das casas de todos que trabalham e contribuem para a Oracle Red Bull Racing e nosso incrível sucesso. Temos uma pintura especial no carro para esta corrida, e quero ter certeza de honrá-la com um resultado melhor, retornando à forma que deveríamos estar.”
Christian Horner (chefe de equipe): Não comentou.
Scuderia Ferrari (291 pts)
Charles Leclerc #16: Não comentou.
Carlos Sainz #55: “No geral, um pódio na Áustria foi um bom resultado e agora precisamos nos concentrar em nós mesmos para poder lutar na frente de novo, que é onde queremos estar. Seguimos para Silverstone em busca de posições finais mais altas.”
Frédéric Vasseur (chefe de equipe): “Junto com o Grande Prêmio da Itália, o evento britânico está no calendário há mais tempo do que qualquer outro. Silverstone apresenta curvas de alta velocidade, que destacam os pontos fortes e fracos do carro e onde os melhores pilotos podem fazer a diferença. Acredito que o pacote de atualizações desenvolvido para o SF-24 por nossos engenheiros em Maranello é bom, proporcionando um passo na pressão aerodinâmica, e agora cabe a nós na pista extrair todo esse potencial para aproveitar este GP ao máximo.
“Voltamos ao formato padrão neste fim de semana, o que significa que temos três horas de treino livre para encontrar uma configuração que nos permita explorar os benefícios que as novas peças devem oferecer. Como eu já disse antes, saber como configurar melhor o carro pode realmente ter um efeito maior no tempo de volta do que nos benefícios específicos de quaisquer novos componentes. Precisamos fazer um trabalho melhor, para que Charles e Carlos possam se classificar mais acima no grid e então lutar pela dianteira na corrida.”
McLaren (268 pts)
Lando Norris #4: “Estou muito animado para o Grande Prêmio da Grã-Bretanha. Adoro Silverstone; é uma pista divertida e, claro, é a minha corrida em casa e também da equipe. O apoio dos fãs locais a torna ainda mais especial.
“Temos um carro rápido que pode competir por vitórias em todos os tipos de circuito, e isso nos deixa animados para o resto da temporada. Conseguir um pódio no ano passado em Silverstone foi incrível, mas sei que vencer em uma competição em casa seria o próximo nível.”
Oscar Piastri #81: “Conquistar alguns troféus na Áustria é uma boa motivação para a corrida final desta rodada tripla. Silverstone é um dos meus circuitos favoritos e é importante para a equipe, sendo o Grande Prêmio em casa para a McLaren.
“Tenho certeza de que veremos muitos fãs de laranja mamão nas arquibancadas. Criei algumas memórias realmente especiais no ano passado, e tenho certeza de que será outro fim de semana emocionante. Mais importante, esperamos continuar adicionando mais pontos ao Campeonato de Construtores.”
Andrea Stella (chefe de equipe): “Chegamos à parte final desta rodada tripla mais motivados e mais resilientes do que quando entramos. Embora diante de alguns desafios, também há muitos pontos positivos para levar das últimas duas corridas. Nosso Grand Prix em casa é sempre especial para nós, não apenas por causa dos fãs incríveis, mas porque muitos dos membros da nossa equipe comparecem com seus amigos e familiares.
“Embora seja ótimo estar de volta à frente do grid, precisamos reconhecer que todo fim de semana será desafiador, pois nossos concorrentes são muito fortes. No entanto, quando olho para nossos dois pilotos e os membros de nossa equipe, tanto na pista quanto em Woking, sei que podemos entregar resultados consistentes.”
Mercedes-AMG Petronas (196 pts)
Lewis Hamilton #44: Não comentou.
George Russell #63: Não comentou.
Toto Wolff (chefe de equipe): “Há uma grande energia e impulso dentro da equipe. O resultado do último final de semana só aumenta isso. Nossos ganhos incrementais nos aproximaram da frente e nos transformaram em candidatos regulares ao pódio. Isso se deve ao trabalho duro de todos em Brackley e Brixworth nos últimos meses.
“Aproveitamos as oportunidades que surgiram para conquistar a vitória. Estávamos em um honesto terceiro lugar na pista, não muito atrás da dupla líder. Quando eles se enredaram, nós estávamos lá para tirar vantagem. Como resultado, estamos em Silverstone encorajados pelo nosso fim de semana na Áustria.
“Todos estão focados em manter essa trajetória positiva e lutar por vitórias regularmente, além de otimistas de que podemos conseguir isso. Por estar tão perto dos nossos centros técnicos em Brackley e Brixworth, Silverstone é uma espécie de corrida em casa para a equipe. É sempre fantástico ver os membros da fábrica nas arquibancadas. Os fãs britânicos também estarão em peso torcendo tanto para Lewis quanto para George. A atmosfera todo ano é excepcional.”
Aston Martin Aramco (58 pts)
Lance Stroll #18: Não comentou.
Fernando Alonso #14: Não comentou.
Mike Krack (chefe de equipe): Não comentou.
Visa Cash App RB (30 pts)
Yuki Tsunoda #22: “Adoro correr em Silverstone, embora seja muito exigente para os pilotos e engenheiros encontrarem a melhor configuração aqui, com o clima talvez tornando as coisas mais complicadas. Depois da Áustria, me sinto mais confiante, pois progredimos com o carro e, pelo menos neste fim de semana, temos três horas de treino livre para entendê-lo melhor.
“Os fãs são incríveis e muito simpáticos; eles não torcem apenas pelos pilotos britânicos e são apaixonados por automobilismo. Quanto à pista em si, estou ansioso para correr lá; é histórica, de alta velocidade e também, há algumas ótimas seções para percorrer no traçado inglês: obviamente, Maggotts-Becketts, além da curva longa e rápida para a direita em Stowe.
“Não posso realmente chamá-la de corrida em casa, mas temos uma instalação não muito longe do autódromo, o que a torna uma etapa importante em muitos aspectos, então é onde eu gostaria de ter um bom resultado.”
Daniel Ricciardo #3: “É sempre divertido ter três corridas em três semanas, boas ou ruins, isso rapidamente lhe dá outra chance. Embora desafiador, aprendemos bastante na Áustria e esperamos desenvolver esse progresso. Estamos focados e definitivamente visando estar na luta por pontos no domingo em Silverstone.
“A pista em si é muito divertida, de alta velocidade, e exige comprometimento e atenção total; também sempre traz uma atmosfera agitada. Espero que o verão inglês apareça e que todos nós estejamos aproveitando um pouco de sol aqui.”
Laurent Mekies (chefe de equipe): Não comentou.
MoneyGram Haas (19 pts)
Kevin Magnussen #20: “Silverstone é uma corrida incrível com uma pista muito legal e os fãs de lá são verdadeiros apaixonados pela Fórmula 1. A Grã-Bretanha é sempre uma corrida emocionante e, como todos sabemos, costuma chover, mas eu sempre espero por isso. Não é um local de provas tão técnico, mas com curvas como Maggotts e Becketts, é super rápida.
“A pista é a parte mais emocionante da semana, mas a comida também é boa. Esta é uma corrida em casa para muitos membros da equipe, o que também faz com que a semana pareça diferente.”
Nico Hulkenberg #27: “O Grande Prêmio da Grã-Bretanha é um dos eventos do calendário que todos esperam ansiosamente. É um clássico, incluindo algumas das minhas curvas favoritas na F1 e é uma pista super rápida; muitos pilotos adoram correr em Silverstone. Você também tem que dar um alô para os fãs no Reino Unido, faça chuva ou faça sol, eles estão nas arquibancadas torcendo por todos.”
Ayao Komatsu (chefe de equipe): Não comentou.
BWT Alpine (9 pts)
Esteban Ocon #31: “O Grande Prêmio na Inglaterra é um dos melhores finais de semana do ano para um piloto de Fórmula 1. A atmosfera é eletrizante e os fãs são muito experientes e apaixonados, além do circuito ser super divertido de percorrer. Silverstone é um circuito clássico com curvas rápidas e fluidas, que realmente testam os limites do carro e do piloto.
“Esta será uma espécie de corrida em casa para a equipe, por isso é um local onde você sempre quer ir bem e dar ao pessoal de Enstone algo para comemorar. As características da pista são mais parecidas com as que vimos na Espanha do que na Áustria. O clima também desempenha um papel importante lá, então vamos ver o que o verão britânico traz desta vez.”
Pierre Gasly #10: “Silverstone é um dos melhores circuitos para um piloto no calendário em termos de puras sensações de condução. É rápido, com curvas de alta velocidade, um lugar onde o carro chega ao limite e isso é muito divertido ao volante. A corrida costuma ser uma dose forte de adrenalina, pois há vários lugares para ultrapassar. Vou começar meu fim de semana no Treino Livre 2, já que passarei o carro para Jack Doohan no TL1.
“Estamos mudando os elementos da unidade de potência do meu carro, o que trará uma penalidade para o GP no domingo, então esta é uma solução lógica para garantir que Jack complete suas saídas obrigatórias como piloto novato. Mesmo assim, estou ansioso para ver o feedback do Treino Livre 1 antes de assumir o cockpit e espero ainda podermos ter um bom desempenho no fim de semana, mesmo com a penalidade programada.”
Bruno Farmin (chefe de equipe): Não comentou.
Williams Racing (2 pts)
Alex Albon #23: Não comentou até o momento.
Logan Sargeant #2: Não comentou até o momento.
James Vowles (chefe de equipe): Não comentou.
Stake Kick Sauber (0 pts)
Valtteri Bottas #77: “Silverstone é sempre uma ocasião especial: é uma pista clássica e, mesmo em seu layout atual, mantém todos os elementos que a tornaram especial ao longo dos anos. É rápida, técnica e ainda é um local onde o piloto pode fazer a diferença; além de também oferecer oportunidades de ultrapassagem, então pode gerar muita diversão.
“Claro, queremos dar um pequeno passo e diminuir a diferença com aqueles à nossa frente: se aproveitarmos ao máximo as sessões de treinos e colocarmos o carro na janela de configuração correta, podemos estar na disputa e ter algumas batalhas significativas com os carros à nossa frente.”
Guanyu Zhou #24: “Estou ansioso por esta corrida: pilotar em Silverstone é sempre divertido, é uma dessas pistas, como Spa e Suzuka, que parece projetada para forçar os limites dos nossos carros. Existem algumas curvas, como Copse ou a combinação Maggotts-Becketts, que são simplesmente irreais de dentro do cockpit, especialmente na qualificação; também é um bom lugar para corridas em geral, com muitas curvas que podem oferecer oportunidades para batalhas acirradas.
“Com este fim de semana às portas, sabemos no que precisamos trabalhar para ganhar algum avanço em desempenho: será crucial colocar o carro nas condições perfeitas desde o início, para que possamos ajustar a configuração nas sessões seguintes e extrair cada pedacinho de performance dele. As margens ainda são muito pequenas e, se chegarmos a 100% do nosso potencial, podemos estar na disputa.”
Alessandro Alunni Bravi (chefe de equipe): “A corrida final da rodada tripla na Europa é uma ocasião para se recuperar e tentar dar um passo à frente em um momento crucial da temporada. Uma sucessão de corridas como essa tem benefícios: correr toda semana permite que você permaneça na briga e carregue os aprendizados de um evento para o outro.
“Coletamos muitos dados após Barcelona e Spielberg: Silverstone oferecerá um layout completamente diferente, mas haverá elementos para os quais a experiência das duas últimas etapas será útil. Precisaremos maximizar nosso tempo na pista, extraindo tudo de cada sessão e, então, executar tudo perfeitamente na qualificação e na corrida. Estamos mais do que nunca determinados a dar um passo à frente em Silverstone e voltar à luta em que estivemos no início desta temporada.”
NOVIDADES PARA O GP
Oliver Bearman no TL1
A equipe Haas confirmou que Oliver Bearman participará do Treino Livre 1 do Grande Prêmio da Grã-Bretanha, no assento de Kevin Magnussen, como parte do programa de novatos da categoria. O britânico fará sua terceira de seis aparições em treinos livres da F1 programadas para este ano, após fazer o TL1 nos circuitos de Ímola (GP da Emilia-Romagna) e de Barcelona-Catalunha (GP da Espanha).
Bearman, atual piloto reserva da Ferrari, foi anunciado na manhã desta quinta-feira (04) como piloto titular da Haas para a temporada 2025, e assinou um acordo multianual com a escuderia americana.
Outros novatos no TL1
Além de Oliver, o piloto reserva da Alpine, Jack Doohan, fará seu segundo Treino Livre pela escuderia francesa, no carro de Pierre Gasly, depois de guiar o A524 no Circuito Gilles Villeneuve, em Montreal, na primeira atividade de pista do GP do Canadá.
Enquanto Olliver e Jack retornarão ao carro 2024 da Haas e da Alpine, respectivamente, o novato Franco Colapinto participará de um final de semana de F1 pela primeira vez na carreira. O argentino estreará em um treino livre da classe mais alta do automobilismo mundial pela Williams Racing, no lugar de Logan Sargeant.
Colapinto comentou sobre fazer parte do grid da Fórmula 1 de forma inédita durante o Treino Livre 1 na Inglaterra. “Estou extremamente feliz; este é um momento muito importante na minha vida e na minha carreira. Estarei o mais preparado possível; darei muitas voltas no simulador e estudarei os detalhes necessários para pilotar o carro deste ano.
“Estou ansioso para experimentar o novo carro depois de guiar o do ano passado em Abu Dhabi. Poder pilotá-lo em um circuito como Silverstone é um privilégio, pois é uma das minhas pistas favoritas e guiar o FW46 na corrida em casa da equipe significa muito. Para todos os torcedores argentinos, espero que gostem do TL1 tanto quanto eu irei gostar.”
Outro piloto que participará do Treino Livre 1 pela primeira vez nesta temporada é Isack Hadjar, piloto de Fórmula 2 da academia Red Bull que assumirá o carro de Sergio Perez na Red Bull Racing durante a sessão.
Detalhes do circuito
O circuito de Silverstone possui 5.891 km de extensão, 18 curvas (10-D e 8-E), fluxo no sentido horário, recebe GPs de Fórmula 1 desde 1950 e a corrida terá um total de 52 voltas. O recorde de volta mais rápida no traçado ainda pertence a Max Verstappen, que cravou 1:27.097 na temporada 2020.
A pista é caracterizada por possuir trechos predominantes de média a alta velocidade e várias curvas em formato circular. O principal ponto de ultrapassagem nessa pista é a reta oposta, onde é localizada uma das duas zonas de abertura de asa móvel (DRS) disponíveis no traçado.
A seção mais famosa de Silverstone é a Maggots-Becketts-Chapel, formada pelas curvas 10, 12 e 13, um trecho de alta velocidade que se apresenta em uma sequência de Ss. Confira abaixo como é uma volta no circuito britânico, através do simulador/game F1 22.
Por ser um local de provas com trechos em sua maioria de alta velocidade, os carros precisam de um pacote aerodinâmico que combine baixo arrasto e pressão aerodinâmica, devido às curvas rápidas predominantes em Silverstone.
Ano passado, o vencedor do GP da Grã-Bretanha foi o pole sitter Max Verstappen, seguido de Lando Norris e de Lewis Hamilton. Apesar da vitória da Red Bull, a McLaren foi o grande destaque da corrida, ao liderar o seu GP em casa nas primeiras voltas, com Norris, após uma largada extraordinária do britânico. Curiosamente, Verstappen só retomou a liderança na volta 5/52.
Informações sobre os pneus
Os compostos escolhidos para o GP da Grã-Bretanha são os mais duros da gama: o C1 como P Zero Duro, o C2 como P Zero Médio e o C3 como P Zero Macio. O eixo dianteiro sofre a maior tensão e, com a maioria das curvas para a direita, significa que o pneu dianteiro esquerdo sofrerá o maior desgaste.
O clima na Inglaterra no verão sempre pode ser muito variável, um fator adicional a ser levado em consideração, especialmente porque as condições podem mudar muito rápido. No ano passado, toda a corrida ocorreu no seco, e o pneu macio (S) foi um protagonista surpreendente, com apenas duas equipes não sem utilizá-los.
No entanto, o composto mais usado foi o médio (M), para completar metade da quilometragem total. A grande maioria dos pilotos optou pela estratégia de uma parada, mesmo que, no passado, uma parada dupla tivesse sido uma escolha popular.
Em 2023, a Pirelli introduziu uma nova construção de pneus para lidar com o aumento de cargas visto nas primeiras provas da temporada mencionada, já que essas forças excederam os números médios vistos em simulações fornecidas pelas equipes no inverno anterior.
Sem alterar o desempenho dos pneus de forma alguma, a construção provou seu valor e será utilizada até o final da temporada 2024, embora tenha havido um aumento de cerca de 10% nas cargas geradas pelos carros deste ano em comparação com os números vistos no final da temporada 2023.
Informações da assessoria de imprensa da Pirelli Brasil.
Previsão do tempo
Sexta-feira:
Mínima de 11°C e Máxima de 17°C. Tempo nublado, com 60% de possibilidade de chuva fraca.
Sábado:
Mínima 7°C e Máxima 16°C. Céu nublado, com intervalos e sol entre nuvens e 17% de chance de chover.
Domingo:
Mínima de 8°C e Máxima de 17°C. Tempo nublado, com 40% de possibilidade de chuva leve.
Fonte: www.bbc.com/weather
Top 10 do Campeonato de Pilotos:
1 – Max Verstappen #1 (Red Bull Racing) – 237 pts
2 – Lando Norris #4 (McLaren) – 156 pts
3 – Charles Leclerc #16 (Scuderia Ferrari HP) – 150 pts
4 – Carlos Sainz #55 (Scuderia Ferrari HP) – 135 pts
5 – Sergio Perez #11 (Red Bull Racing) – 118 pts
6 – Oscar Piastri #81 (McLaren) – 112 pts
7 – George Russell #63 (Mercedes-AMG F1) – 111 pts
8 – Lewis Hamilton #44 (Mercedes-AMG F1) – 85 pts
9 – Fernando Alonso #14 (Aston Martin Aramco) – 41 pts
10 – Yuki Tsunoda #22 (Visa Cash App RB) – 19 pts
Transmissão no Brasil
A corrida acontecerá no próximo domingo, às 11h (horário de Brasília), e contará com transmissão ao vivo pela Rede Bandeirantes (Band).
Entrevistas disponibilizadas pela assessoria de imprensa de cada equipe.
Jornalista, carioca e fã de automobilismo desde criança. Meu lema de vida profissional é uma das frases mais impactantes de Ayrton Senna: “No que diz respeito ao empenho, compromisso, esforço e à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.”