Início Destaque FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP do...

FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP do Japão – 2024

718
(Foto: Clive Rose/Getty Images/Red Bull Content Pool)
Confira o que pilotos e chefes de equipe esperam da corrida em um dos circuitos clássicos mais icônicos do calendário.

A Fórmula 1 está de volta neste final de semana (5 a 7) para realizar o Grande Prêmio do Japão, a quarta etapa da temporada, que acontecerá no Circuito Internacional de Suzuka, localizado na região sul do país asiático.

Essa será a corrida em casa para o piloto da Visa Cash App RB, Yuki Tsunoda, e para a Honda, fornecedora de motores da escuderia satélite da Red Bull Racing e da equipe principal. Vale lembrar que o GP no Japão será a primeira de quatro passagens da categoria pela Ásia, antes dos GPs da China, Azerbaijão e Singapura.

Abaixo, confira o que pilotos e chefes de equipe, que se manifestaram, esperam do GP japonês, em ordem decrescente da classificação atual do campeonato de construtores.

Oracle Red Bull Racing (97 pts)
(Foto: Robert Cianflone/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Max Verstappen #1:Suzuka é sempre um ótimo circuito para correr. Como equipe, tivemos muitas lembranças especiais aqui ao longo dos anos, incluindo a vitória no Campeonato de Construtores do ano passado e a conquista do meu segundo título. Foi bom ter uma pausa com a família e amigos antes do início das corridas, e é sempre divertido poder passar um tempo em Tóquio.

A última corrida em Melbourne foi decepcionante, mas essas coisas acontecem. Conseguimos nove vitórias consecutivas, o que é um feito impressionante, por isso esperamos voltar ainda mais fortes neste fim de semana.

Suzuka: é um circuito icônico e sempre divertido de pilotar; tem muitas curvas de alta velocidade e alto desgaste de pneus, e precisamos otimizar nosso desempenho sempre que possível, especialmente com chuva prevista para este final de semana. Estou ansioso para voltar ao carro e pronto para lutar pela vitória mais uma vez.”

Sergio Perez #11: “Estou ansioso por esta semana; o Japão é sempre uma grande etapa no calendário e este ano vamos muito mais cedo na temporada, o que tornará as coisas interessantes. Este circuito sempre oferece corridas emocionantes.

O clima às vezes pode influenciar as coisas aqui, com a chuva que vem nesta época do ano, por isso precisaremos maximizar os momentos que temos para aperfeiçoar o acerto do carro.

A Austrália não foi o melhor momento para a equipe, mas já superamos momentos como esse antes e queremos voltar ao pódio neste fim de semana.”

Christian Horner (chefe de equipe): Não comentou.

Scuderia Ferrari (93 pts)
(Foto: Scuderia Ferrari/Divulgação)

Charles Leclerc #16: Não comentou.

Carlos Sainz #55: Não comentou.

Frédéric Vasseur (chefe de equipe):Seguimos para o Japão impulsionados pela dobradinha na Austrália. Esse sentimento de vitória só serve para nos fazer trabalhar ainda mais para tentar experimentá-la novamente. A pista de Suzuka oferece um teste particularmente rigoroso para carros e pilotos, e é por isso que é tão popular entre eles.

“Acreditamos que temos um pacote competitivo, mas sabemos que precisamos fazer um trabalho perfeito para vencer os nossos rivais. Como sempre no Japão, e este ano em particular porque é a primeira vez que corremos em Suzuka no início da Primavera, o tempo pode desempenhar o seu papel, mas nos preparamos para esta possibilidade na fábrica e estamos determinados a ser os primeiros na linha de chegada.”

McLaren (55 pts)
(Foto: McLaren F1/Divulgação)

Lando Norris #4: “Estou animado com o Grande Prêmio do Japão, pois é uma das minhas pistas favoritas e é sempre divertido ver todos os fãs apaixonados pelo esporte. Também correremos com uma pintura alternativa, que parece muito legal.

Estou analisando os dados da Austrália e me preparando para a próxima corrida com meus engenheiros. Tem sido um início de temporada decente para nós até agora, e estamos focados em continuar a lutar contra os nossos concorrentes.”

Oscar Piastri #81:Suzuka me traz boas recordações do meu primeiro pódio num Grande Prêmio e de um pódio duplo para a equipe. Depois de terminar em 4º na Austrália, onde estávamos na luta, estamos ainda mais determinados a continuar a melhorar para alcançar outro bom resultado.

Gostei muito da pintura que usaremos no Japão. Também estou ansioso para ver todos os fãs e vivenciar a atmosfera entusiasmada que eles sempre trazem. É uma ótima pista para correr e um ótimo lugar para se estar.”

Andrea Stella (chefe de equipe): “Após o nosso resultado bem sucedido na Austrália, voltamos agora a nossa atenção para o Japão. O circuito de Suzuka é sempre o favorito dos fãs e pilotos. Embora a natureza da pista possa oferecer alguns desafios, ela proporciona ótimas corridas.

Embora o circuito tenha sido bom para nós no passado, devemos ter em mente os passos que ainda temos que dar. No entanto, o nosso pódio na Austrália serve como um bom lembrete de que estamos no caminho certo; só precisamos nos concentrar, executar o nosso plano e os resultados continuarão a surgir.”

Mercedes-AMG Petronas (26 pts)
(Foto: Sam Bagnall/Mercedes-Benz Group AG)

Lewis Hamilton #44: Não comentou.

George Russell #63: Não comentou.

Toto Wolff (chefe de equipe):É bom voltar a correr no Japão, depois de um fim de semana difícil na Austrália. O carro mostrou um forte desempenho em algumas ocasiões este ano, mas temos lutado para entregar isso nos momentos críticos. Depois de Melbourne, estamos focados em melhorar a consistência do W15.”

Existem poucas pistas no mundo, se houver, tão icônicas quanto Suzuka. O único circuito no calendário da Fórmula 1 que roda em forma de oito, oferece uma tarefa verdadeiramente única para equipes e pilotos conquistarem. O circuito é famoso por sua mistura de curvas rápidas e de baixa velocidade, mas as mudanças de elevação proporcionarão um desafio muito diferente aos traçados em que corremos até agora.

É uma boa oportunidade para desenvolver os nossos conhecimentos e analisar o trabalho que tem sido realizado desde a Austrália. Ir ao Japão mais cedo do que o habitual pode não ter um grande impacto, mas será importante compreender quaisquer mudanças na pista. Tenho certeza que este fim de semana não será diferente.”

Aston Martin Aramco (25 pts)
(Foto: Mark Horsburgh/EDGE Photographics/Aston Martin Media Global)

Lance Stroll #18: Não comentou.

Fernando Alonso #14: Não comentou.

Mike Krack (chefe de equipe): Não comentou.

Visa Cash App RB (6 pts)
(Foto: Peter Fox/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Yuki Tsunoda #22:Em primeiro lugar, o GP do Japão é minha corrida em casa. O circuito de Suzuka em si é de altíssima velocidade e ao mesmo tempo muito arriscado. Uma vez que você sai da pista você acaba na parede, então você também sente um pouco de medo, mas definitivamente é meu local de provas favorito.

No ano passado consegui passar para o Q3, então foi muito bom. Atingi a meta, mas, ao mesmo tempo, ainda não consegui somar pontos nos últimos dois anos, então espero conseguir isso desta vez. Estou me sentindo confiante e mal posso esperar para correr na frente dos fãs japoneses.”

Daniel Ricciardo #3:Sem dúvidas, estou muito animado pelo Japão neste fim de semana, adoro vir aqui. Depois do GP da Austrália, consegui passar um tempo em casa, em Perth, o que é sempre um ótimo recomeço, além de uma parada rápida em Tóquio para comer wagyu com Yuki.

A equipe e eu estamos nos esforçando muito e encontramos algumas áreas para desenvolver, então estamos esperançosos de algum progresso e pontos. Acho que todo piloto está empolgado por vir para Suzuka; o circuito é incrível e os fãs são inacreditáveis. Depois de perder a corrida do ano passado, estou ansioso para voltar à pista na sexta-feira.”

Laurent Mekies (chefe de equipe): Não comentou.

MoneyGram Haas (4 pts)
(Foto: Haas F1 Team/Divulgação)

Kevin Magnussen #20:O Circuito Internacional de Suzuka é um dos clássicos. Em termos de condução, provavelmente é uma das corridas ao longo do ano onde se pode divertir mais ao conduzir. Os fãs japoneses são únicos e praticam a cultura dos fãs de maneira diferente, e isso é sempre uma experiência por si só.

No papel, Suzuka não parece que vai nos servir muito bem, mas ainda acho que temos uma base melhor no carro do que no ano passado. Espero que, mesmo que não consigamos nos classificar em uma posição decente lá, ainda sejamos capazes de correr bem.”

Nico Hulkenberg #27:Suzuka é um clássico e definitivamente icônico: é técnico e desafiador, por isso é difícil conseguir a volta perfeita na qualificação, o que torna tudo interessante. Os fãs estão sempre empolgados, apaixonados e dão presentes incríveis, por isso eu levo bagagem extra para levá-los para casa.

Acho que a pista é uma mistura de baixa, média e alta velocidade. Talvez seja a primeira vez este ano que iremos a um circuito de alta degradação, por isso, será interessante para nós realmente aprendermos e ver onde estamos em relação a isso.”

Ayao Komatsu (chefe de equipe):Tendo feito três corridas em circuitos muito diferentes este ano, estou muito satisfeito por termos duas vezes em três eventos, com um ponto em Jeddah e três em Melbourne. Mostramos que o nosso ritmo de corrida é melhor do que a nossa performance de qualificação.

Ao mesmo tempo, a qualificação em Melbourne mostrou a fraqueza do VF-24 e será um pouco semelhante em Suzuka, em termos de requisitos de circuito, já que a pista tem o setor um com curvas muito rápidas. A forma como vamos gerir a falta de velocidade, aderência e equilíbrio necessários para ter um bom desempenho no classificatório no Japão será importante, já que não é um circuito fácil de ultrapassar.”

Williams Racing (0 pts)
(Foto: Williams Racing/Divulgação)

Alex Albon #23:Estou ansioso por Suzuka, uma das minhas pistas favoritas, e, claro, pelos incríveis fãs japoneses. A Austrália claramente não era como queríamos correr como equipe e, infelizmente, destacou a jornada que estamos fazendo.

Apesar disso, o nosso pessoal na pista e em Grove realmente se uniu de maneira impressionante para consertar o carro e entregá-lo no circuito no prazo, e estamos todos imensamente gratos.”

Logan Sargeant #2: “A Austrália foi talvez o fim de semana mais difícil que já tive de enfrentar como piloto e o mesmo se aplica à equipe. Eu realmente aprecio os fãs por nos apoiarem de forma incrível na pista e fora dela. Procuro deixar este momento desafiador para trás, aprender com ele e continuar trabalhando nesta temporada.

Aproveitei a oportunidade entre as corridas para me manter em forma tanto mental quanto fisicamente, passando bastante tempo na academia. Estou animado por voltar ao Japão tão cedo na temporada. Suzuka é icônica e é uma das pistas favoritas de todos no calendário; mal posso esperar para correr novamente.”

James Vowles (chefe de equipe): Não comentou.

Stake Kick Sauber (0 pts)
(Foto: Sam Bloxham/Sauber Media Hub)

Valtteri Bottas #77: “É sempre bom correr em Suzuka; é uma das pistas mais icônicas do calendário e a minha favorita. Tenho ótimas lembranças de correr aqui: uma vitória e muitas outras boas atuações. A paixão dos fãs é incomparável e estou ainda mais interessado em fazer um bom show para eles. Certamente lhe dá muita motivação extra para o fim de semana.

Olhando para o GP da Austrália, nunca é bom voltar de mãos vazias de uma corrida, especialmente porque podíamos ter marcado alguns pontos. De qualquer forma, isso já é passado e temos uma nova oportunidade de nos recuperarmos neste fim de semana, especialmente porque o nosso ritmo de corrida tem sido muito encorajador.

Estamos todos cientes do trabalho que está sendo feito nos bastidores para resolver nossos problemas de pit stop e esperamos ver resultados em breve. Também estamos preparados para trazer novas atualizações aqui, então estou muito ansioso para voltar ao caminho certo e dar um passo maior a frente.”

Guanyu Zhou #24:Como piloto, Suzuka é uma das melhores pistas para correr e estou feliz por estar aqui. É a terceira vez que corro neste circuito histórico e não posso deixar de pensar nas grandes corridas que aconteceram aqui. A torcida também é muito especial: o apoio dos torcedores nas arquibancadas e fora do paddock é algo que não só os pilotos sentem, mas também todos os integrantes da equipe.

Quero fazer uma boa corrida aqui: Melbourne não foi uma boa prova para nós, mas nos reagrupamos como equipe e agora estamos motivados para recuperar os pontos. O ritmo de corrida que mostramos na Austrália pareceu bastante competitivo e quero trabalhar novamente para extrair o máximo do nosso carro.”

Alessandro Alunni Bravi (chefe de equipe): “A equipe continua forte depois de algumas corridas difíceis: não baixamos a cabeça, porque sabemos que podemos reverter essa situação. Seguimos para o Japão com o objetivo de virar a página depois de algumas corridas difíceis e capitalizar o ritmo encorajador demonstrado durante os eventos anteriores para finalmente chegar onde o nosso potencial justifica.

O trabalho tem acontecido dia e noite na base em Hinwil para resolver nossos problemas de pit stop; como positivo, tivemos o desempenho para estar à frente dos nossos concorrentes diretos em Melbourne, como fizemos nas corridas anteriores, e é nisso que vamos construir esta semana.

Estamos trazendo algumas atualizações para o C44, fruto do trabalho árduo da nossa equipe em casa, e esperamos que nos permitam dar mais um passo a frente e conquistar os primeiros pontos da temporada.”

BWT Alpine (0 pts)
(Foto: Alpine F1 Team/Divulgação)

Esteban Ocon #31: “Falando da última corrida na Austrália, houve sinais promissores com o carro, mostrando melhor desempenho no fim de semana como um todo e estar mais perto das equipes ao nosso redor. Por outro lado, parecia uma oportunidade perdida, pois, sem o pit stop extra para remover um destroço do duto do freio traseiro, poderíamos estar na disputa por pontos. Mas isso é corrida e sei que a equipe de Enstone e Viry está trabalhando pesado para trazer desempenho ao carro.

Suzuka é frequentemente descrita como a favorita dos pilotos e também dos fãs, e eu posso dizer que isso é definitivamente verdade. Para mim, é o melhor circuito do calendário e é um lugar onde gosto de voltar e pilotar todos os anos. Há muito para gostar pista, especialmente o primeiro setor, que é incrivelmente rápido e fluido, sem hora de recuperar o fôlego. Um canto segue rapidamente o outro e um ápice perdido pode comprometer toda a volta.

O nível de precisão e comprometimento, na qualificação em particular, o torna ainda mais gratificante. É um circuito da velha escola que pune qualquer erro e está impregnado de história. Isso, junto com os fãs, faz com que seja um destaque no calendário da F1. Será interessante ver como a atualização que estamos trazendo pra Suzuka funcionará.”

Pierre Gasly #10: “Fizemos o nosso melhor na Austrália, começando em décimo sétimo e terminando em décimo terceiro. Em certo ponto estávamos em oitavo lugar, esperando que algo acontecesse para nos beneficiar. Temos que ser pacientes até podermos melhorar o carro, pois estamos muito longe de competir por pontos neste momento.

Devo dizer que adoro ir ao Japão e correr no Circuito de Suzuka. Todos os pilotos adoram Suzuka porque é rápida, tem algumas combinações de curvas desafiadoras e traz oportunidades de ultrapassagem, então a corrida costuma ser muito boa. O Japão sempre será especial para mim, já que passei muito tempo lá quando corri na Super Fórmula.

Os fãs são incríveis, caloroso e bem educados, o que torna o evento muito especial. Esperamos que possamos chegar lá neste fim de semana com uma melhoria em nosso nível de performance. Temos algumas pequenas atualizações no carro, então estou ansioso para testá-las a partir dos Trenos Livres e dar um show para os fãs durante o fim de semana.”

Bruno Farmin (chefe de equipe): Na Austrália conseguimos lutar mais perto dos pontos do que nas rodadas anteriores. Isso provavelmente se deve às circunstâncias e às especificidades do local de provas, e não a uma melhoria no desempenho. Ainda estamos muito longe do nosso objetivo. Nós somos motivados a consertar as coisas tanto em nossas fábricas quanto na pista, a fim de melhorar nossos processos e o nosso carro.

Estamos ansiosos para correr no rápido e fluido Circuito de Suzuka. De acordo com nosso plano de desenvolvimento para 2024, estamos dentro do cronograma para fazer as primeiras atualizações no A524. É bom adicionarmos esses elementos o mais rápido possível para que possamos avaliar o potencial. Estas atualizações referem-se principalmente a uma nova asa dianteira, bem como o primeiro passo para redução de peso.”

Detalhes do circuito
Circuito Internacional de Suzuka (Imagem: Fórmula 1/Divulgação)

O Circuito Internacional de Suzuka possui 5.807 km de extensão, 18 curvas (10-D e 8-E), recebe GPs da Fórmula 1 desde 1987 e a corrida terá um total de 53 voltas. O recorde de volta mais rápida pertence a Lewis Hamilton, que marcou o tempo de 1:30.983, na temporada 2019.

A pista tem como características principais a predominância de trechos de média a alta velocidade, curvas de tangências e velocidades variadas, além de oferecer mudanças acentuadas de elevação. Confira abaixo como é uma volta no traçado japonês, através do simulador/game F1 22.

O principal desafio que Suzuka oferece é a famosa sequência dos S, formada pelas curvas 3, 4, 5 e 6. Devido à grama e às caixas de brita ao redor, perder a linha correta nesse trecho e sair da trajetória custa caro; retornar à pista é uma tarefa difícil.

A reta dos boxes é a parte que mais facilita as ultrapassagens no circuito japonês, já que carrega a única zona de abertura de asa móvel (DRS) do local. Depois disso, é difícil ganhar posições por conta dos trechos sinuosos e estreitos no decorrer da volta, salvo entre as curvas 14 e 15, a outra área de alta velocidade do traçado.

Ano passado, o vencedor da corrida asiática foi Max Verstappen, que largou na pole, liderou de ponta a ponta e cruzou a linha de chegada logo à frente de Lando Norris e de Oscar Piastri. Vale mencionar que Verstappen também ficou com o ponto extra da volta mais rápida da prova.

Informações sobre os pneus
(Infográfico: Pirelli)

Além de representar um desafio extraordinário para carros e pilotos, a pista de Suzuka também testa os pneus: tanto em termos de desgaste, devido aos elevados níveis de rugosidade e abrasividade do asfalto, quanto por meio das forças e cargas às quais são submetidos ao longo da variedade de curvas que compõem a volta.

Como de costume, a Pirelli selecionou o trio de compostos mais duros: C1 como duro, C2 como médio e C3 como macio. Esta é a mesma seleção usada no Bahrein para a primeira corrida da temporada.

Uma estratégia de duas paradas é a mais comum, devido à energia que passa pelos pneus e ao estresse a que são submetidos. No entanto, temperaturas mais baixas podem significar que a estratégia de uma parada se torna possível, especialmente para pilotos cuidadosos com seus pneus.

Por outro lado, isso pode tornar mais difícil manter os compostos na janela operacional correta, particularmente ao aquecê-los na volta de saída dos boxes. A estratégia de uma parada também diminui a eficácia do ‘undercut’, que geralmente é muito útil em Suzuka, mesmo com os compostos duros e médios sendo os preferidos para a corrida.

Após o GP do Japão, haverá dois dias de testes de pneus Pirelli na terça-feira, 9 de abril, e na quarta-feira, 10 de abril, com a Stake Kick Sauber e a Visa Cash App RB, para desenvolver construções e compostos para a próxima temporada.

Informações da assessoria de imprensa da Pirelli Brasil.

Previsão do tempo
(Foto: Clive Mason/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Sexta-feira:

Mínima de 8°C e Máxima de 18°C. Tempo aberto, com intervalos de sol entre nuvens.

Sábado:

Mínima 10°C e Máxima 19°C. Tempo nublado, com 40% de chance de chover.

Domingo:

Mínima de 13°C e Máxima de 19°C. Céu nublado com 60% de possibilidade de chuva moderada.

Fonte: www.weathernews.jp

Transmissão no Brasil

A corrida acontecerá no próximo domingo, às 02h (horário de Brasília), e será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão.

Entrevistas disponibilizadas pela assessoria de imprensa de cada equipe.