Início Destaque STOCK CAR – O que esperar da Super Final da temporada –...

STOCK CAR – O que esperar da Super Final da temporada – 2023

1360
(Foto: Marcelo Machado de Melo)
Categoria mais alta do automobilismo brasileiro está de volta para eleger o grande campeão deste ano.

Neste final de semana (15, 16 e 17), a Stock Car Pro Series retorna às pistas para realizar a décima segunda e última etapa da temporada, no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo. O evento contará com duas corridas de 30 min + 1 volta cada, que acontecerão no domingo, e revelará o 45º campeão da história da maior divisão de turismo do país.

O circuito de Interlagos receberá a Stock Car pela terceira vez neste ano, após sediar duas etapas: a segunda, vencida por Gabriel Casagrande e Ricardo Maurício, e a quinta, em que Matías Rossi e Ricardo Zonta levaram a melhor nas corridas 1 e 2, respectivamente.

Importante destacar que o autódromo paulista receberá uma final da classe elite de turismo pela 40ª vez desde a temporada de estreia da classe, em 1979.

A Stock Car dividirá as pistas com a sua categoria de base, Stock Series, com a Fórmula 4 Brasil e com a Copa Hyundai HB20, que também coroarão os seus campeões neste fim de semana. Vale mencionar que, além de uma premiação milionária, o ganhador do caneco da Stock Series receberá uma honraria inédita no domingo (detalhes no decorrer da matéria).

Informações do circuito

O Autódromo José Carlos Pace possui 4.309 km de extensão, 15 curvas (5-D e 10-E) e fluxo no sentido anti-horário. O ‘Templo do Esporte a Motor’ costuma gerar corridas bem disputadas, já que possibilita ultrapassagens, principalmente na reta dos boxes, a mais extensa do local de provas.

O icônico traçado paulista tem como características principais mudanças acentuadas de elevação, predominância de setores de média e baixa velocidade e curvas técnicas, com ângulos variados.

O trecho mais famoso e polêmico de Interlagos é o S do Senna, sequência inicial do circuito composta pelas curvas 1 e 2. Geralmente, é a parte que mais gera contatos entre carros e corte de curvas pelos pilotos durante as provas.

Segundo a Fras-le e a Fremax, fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da Stock Car, o S do Senna tem a primeira parte contornada pelos carros a cerca de 75 km/h mas, antes disso, os pilotos acionam o pedal do freio depois de cruzarem a reta principal a 240 km/h.

Expectativas dos favoritos ao título
Gabriel Casagrande (286 pts)
(Foto: Rodrigo Guimarães/RF1)

Campeão da temporada 2021 e o atual líder do campeonato, Gabriel Casagrande, chega ao circuito paulista com uma vantagem de 16 pontos sobre o segundo colocado na tabela, Daniel Serra. Após conquistar 3 vitórias, 6 pódios e 2 poles, o paranaense de 29 anos do Chevrolet Cruze #83 da AMattheis Vogel se monstra animado e confiante para a disputa final.

Estou animadíssimo para a última etapa. Ano passado eu estava confiante com 12 pontos atrás, então também estou confiante com 16 pontos na frente dessa vez. Sabemos que os nossos concorrentes vão precisar correr mais riscos, então temos que pensar em fazer boas corridas, assim como nós temos feito praticamente o ano todo.”

Daniel Serra (270 pts)
(Foto: Duda Bairros)

Um dos tricampeões da equipe Eurofarma RC, Daniel Serra disputará mais uma vez a final da Stock Car como um dos principais candidatos ao título.

Ano Passado, Serra teve um encerramento de temporada frustrante, ao abandonar a corrida 2 em Interlagos, após um incidente gerado por Gabriel Casagrande. Este ano, o paulista terá mais uma chance de se tornar tetracampeão na categoria, e está pronto para o desafio.

É muito legal brigar pelo título com a Eurofarma RC pela sétima temporada seguida. Tivemos altos e baixos nesta temporada, mas o nosso bom resultado em Cascavel, enquanto os outros favoritos tiveram um fim de semana ruim, fez com que voltássemos ao jogo. Agora nosso foco está neste final de semana e queremos terminar a temporada em alta.”

Felipe Fraga (253 pts)
(Foto: Duda Bairros)

Em seu retorno a Stock Car Pro Series como titular após três anos ausente do grid, o piloto #88 da Blau Motorsport, Felipe Fraga, precisa superar os dois líderes na classificação mencionados acima para conquistar o bicampeonato.

Em entrevista, Fraga disse que isso não será uma tarefa fácil, mas alcançável. “Depois de um ano que começou complicado, conseguimos reagir e avançar muitas posições na reta final. Mesmo assim, infelizmente, a distância para Casagrande é enorme e a verdade é que sair de Interlagos com o título é algo que não depende só da gente.

Precisamos que nosso rival tenha algum problema, fique fora da zona de pontos, então temos que nos concentrar e fazer a nossa corrida buscando a vitória sem preocupações. Se o título vier, será consequência de um bom resultado nesta final.”

Novidades

Lugar de honra para o campeão da categoria de acesso à Stock Car Pro

(Foto: Magnus Torquato)

Em uma iniciativa simbólica e sem precedentes, a Stock Car Pro Series abrirá espaço no grid de largada para o carro do novo campeão da Stock Series. No domingo, duas horas depois do vencedor da temporada 2023 levantar o troféu, o jovem campeão alinhará o seu carro como líder do grid da Stock Car.

Depois do alinhamento, o piloto novato puxará a fila na volta de apresentação, antes da largada oficial. Além dessa honraria glamorosa e inédita, o ganhador do caneco receberá uma bolsa de R$ 2,5 milhões, o suficiente para financiar a sua temporada como titular na Stock Car Pro Series em 2024.

Os favoritos ao título na Stock Series são Zezinho Muggiati (atual líder na tabela), Gabriel Robe e Arthur Gama, que se encontram com 349, 330 e 275 pontos, de forma respectiva.

Previsão do tempo

Sexta-feira – Mínima de 20ºC e máxima de 34ºC. Sol entre nuvens, com 90% de possibilidade de chover à tarde.

Sábado – Mínima de 20ºC e máxima de 35ºC. Períodos de sol entre nuvens, com chuva à tarde (90%).

Domingo – Mínima de 20ºC e máxima de 34ºC. Intervalos de sol entre nuvens, com 67% de chance de chover.

Fonte: www.climatempo.com.br

O que esperar
(Foto: Duda Bairros)

A Super Final da Stock Car Pro no Autódromo José Carlos Pace costuma ser emocionante e cheia de surpresas, mas, desta vez, haverá mais um fator extra que pode gerar resultados inesperados: a previsão de chuva para o fim de semana.

Na mesma ocasião, em 2022, a etapa de encerramento ocorreu sob o céu nublado em Interlagos, mas não choveu. Apesar disso, houve vários abandonos por conta de incidentes, principalmente na corrida 2, em que os três finalistas, Gabriel Casagrande, Rubens Barrichello e Daniel Serra também se envolveram.

Além do campeonato de pilotos, há outra disputa em jogo: o campeonato de equipes. A Eurofarma RC se encontra no topo da tabela, com 478 pontos, seguida da AMattheis Vogel e da Ipiranga Racing, que somam 446 e 440, respectivamente. Ano passado, a atual líder concluiu a Super Final com o caneco, o 11º título da equipe na categoria.

O mais novo Rei da pista, Ricardo Maurício, acumula um total de 8 vitórias no Autódromo de Interlagos, depois de triunfar na primeira passagem da Stock Car pelo local de provas. Com esse retrospecto de sucesso, Ricardinho pode facilitar para a Eurofarma RC em se tornar doze vezes campeã de equipes, assim como Daniel Serra, que mostra consistência desde o início da temporada.

A hora da verdade

A principal batalha que encerrará com chave de ouro a temporada 2023 da Stock Car Pro Series será entre os três primeiros colocados na classificação de pilotos. Gabriel Casagrande, Daniel Serra e Felipe Fraga são os principais favoritos, mas há outros competidores que estão de olho no título.

Thiago Camilo, Rafael Suzuki e Rubens Barrichello, que somam 250, 243 e 239 pontos de modo respectivo, estarão atentos para qualquer oportunidade que surja durante as duas corridas no domingo, que prometem ser bastante intensas, principalmente se chover.

Programação do final de semana da Stock Car Pro Series

Sexta-feira, 15 de dezembro:
11:00 – Shakedown
13:00 – Treino Livre 1

Sábado, 16 de dezembro:
08:35 – Treino Livre 2
12:20 – Classificação

Domingo, 17 de dezembro:
14:30 – Corrida 1 (30 minutos +1 volta)
15:10 – Corrida 2 (30 minutos +1 volta)

Transmissão

A Super Final da Stock Car Pro Series será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes (Band) e pelo SporTV na TV, além do canal do YouTube oficial da categoria.