Início Destaque FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP do...

FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP do Catar – 2023

328
(Foto: Lars Baron/Getty Images/Red Bull Content Pool)
Confira o que pilotos e chefes de equipe esperam da corrida noturna em um dos circuitos mais rápidos do Oriente Médio.

A Fórmula 1 retorna nesse fim de semana (6, 7 e 8) para realizar o Grande Prêmio do Catar, a décima sétima etapa do calendário, que acontecerá no Circuito Internacional de Losail, em Doha, capital do país peninsular do Golfo Pérsico.

Essa será a segunda ocasião em que o Catar receberá a categoria mais alta do automobilismo, ao fazer a sua primeira aparição no mapa da F1 na temporada 2021. Assim, o local de provas está de volta após ficar um ano ausente da programação, e permanecerá no itinerário da F1 até 2032.

Dessa vez, o GP do Catar contará com um final de semana Sprint, e se torna a quarta disputa com o sábado inteiramente dedicado a corrida curta de 100 km, depois dos GPs no Azerbaijão, Áustria e Bélgica e antes do GP dos Estados Unidos e de São Paulo.

Abaixo, confira o que pilotos e chefes de equipe, que se manifestaram, esperam do GP catarense, em ordem decrescente da classificação atual do campeonato de construtores.

Além disso, saiba a matemática para a conquista do título antecipado de pilotos por Max Verstappen, as informações dos compostos de pneus para o fim de semana e a previsão do tempo para os três dias de competição.

Oracle Red Bull Racing (623 pts)
(Foto: Red Bull Racing/Divulgação)

Max Verstappen #1: “É bom ir para o Catar com o Campeonato de Construtores garantido. Losail é um circuito muito divertido de percorrer, embora seja um fim de semana difícil para todos nós, pois o clima na região estará quente.

“Neste fim de semana também teremos a Sprint Race, então precisamos ter certeza de que aprenderemos o máximo que pudermos com a sessão de treinos de sexta-feira. O Campeonato de Pilotos pode ser vencido durante a corrida de sábado, então esse é o nosso principal objetivo. Esperamos um fim de semana inesquecível.”

Sergio Perez #11: “O Catar é uma chance de voltar a correr para mim, com duas oportunidades de vencer no fim de semana. O formato Sprint sempre apresenta desafios quando se trata de configurar o carro, por isso trabalharemos duro juntos para garantir que estamos pronto para a qualificação na noite de sexta-feira.

Não há dúvidas que estamos entrando nesta corrida como campeões mundiais e, pessoalmente, gostaria de mostrar isso na pista nesse final de semana em Losail.”

Christian Horner (chefe de equipe): Não comentou.

Mercedes-AMG Petronas (305 pts)
(Foto: Mercedes-AMG F1/Divulgação)

Lewis Hamilton #44: Não comentou.

George Russell #63: Não comentou.

Toto Wolff (chefe de equipe):Voltamos a Losail pela primeira vez desde 2021. O Grande Prêmio inaugural foi um sucesso para nós, por isso estamos ansiosos para voltar. Desde a nossa última visita, houve mudanças dentro e fora da pista. Por isso, uma característica fundamental do TL1 será compreender o efeito do recapeamento da pista.

“Como é um fim de semana de Sprint, teremos tempo limitado para superar isso e encontrar uma configuração sólida para o resto do evento. Será uma tarefa interessante e pela qual estamos animados.”

Scuderia Ferrari (285 pts)

Charles Leclerc #16: Não comentou.

Carlos Sainz #55: Não comentou.

Frédéric Vasseur (chefe de equipe):No papel, a pista de Losail parece ser mais um teste severo para o SF-23. Desde Zandvoort, aprendemos muito sobre a melhor forma de gerir o nosso pacote e, mais uma vez no Catar, faremos o nosso melhor para dar a Charles e Carlos um carro com o qual eles possam lutar nas batalhas acirradas que temos visto em todas as corridas.

“Esta será a primeira vez que corremos no país do Oriente Médio com a atual geração de carros, e temos apenas uma sessão de treinos livres, já que este é mais um fim de semana de Sprint. Assim, o trabalho de preparação realizado na fábrica e no simulador assume uma maior importância e nos sentimos bem preparados. Mais uma vez, o objetivo é somar o máximo de pontos possível e continuar na briga pelo segundo lugar na classificação de Construtores.”

Aston Martin Aramco Cognizant (221 pts)
(Foto: Mark Sutton/Aston Martin Media Global)

Lance Stroll #18: Não comentou.

Fernando Alonso #14: Não comentou.

Mike Krack (chefe de equipe):É bom voltar a correr no Qatar. Há uma variedade de curvas de média e alta velocidade, semelhantes em muitos aspectos a Suzuka e, por isso, podemos esperar o mesmo desempenho da etapa japonesa.

“Levaremos os aprendizados de Singapura e do Japão para tentar dar um passo adiante. Todos na equipe precisam ir fundo se quisermos virar a maré a nosso favor dessa vez.”

McLaren (172 pts)
(Foto: Jake Grant/McLaren Media Centre)

Lando Norris #4: “O GP do Catar é mais um fim de semana de corrida Sprint, então mais oportunidades para ganhar pontos. Esta é apenas a segunda vez que corremos no Circuito Internacional de Losail, então teremos que aprender o máximo que pudermos com a sessão de treinos de sexta-feira.

Estive de volta ao MTC [McLaren Technology Centre] com os engenheiros em preparação nas últimas duas semanas. Tentaremos extrair o máximo do carro e esperamos trazer mais alguns pontos para casa.”

Oscar Piastri #81:Depois de uma excelente semana longe das corridas e de conquistar o meu primeiro pódio, é hora de seguir para o Catar. Esta é outra pista nova para mim, mas é claro que isso a torna ainda mais interessante.

Passei um tempo com meus engenheiros repassando o que aprendemos no Japão e o que podemos levar para o Catar. É um fim de semana de Sprint, do qual eu gosto, pois há mais chances de ganhar pontos. Estou animado e mal posso esperar para correr.”

Andrea Stella (chefe de equipe): “À medida que avançamos para a semana do GP do Catar, é importante reconhecer o quão longe avançamos na temporada. Alcançar uma P2 e uma P3 no Japão não foi uma tarefa fácil, mas possível graças à qualidade do trabalho da equipe na fábrica e na pista.

A corrida do Qatar é relativamente nova na F1, já que só visitamos o Circuito Internacional de Lusail uma vez, em 2021. No entanto, esta é a primeira vez que traremos a nova geração de carros aqui, então todos tentarão fazer a maior parte da sessão de treinos livres, e o formato Sprint só contribui para esse desafio.

Como sempre, pretendemos somar o máximo de pontos possível enquanto procuramos maximizar o nosso desempenho no Campeonato de Construtores.”

BWT Alpine (84 pts)
(Foto: Alpine F1 Team/Divulgação)

Esteban Ocon #31: “É bom voltar ao Catar depois de não correr lá há alguns anos. Temos boas lembranças daquele fim de semana como equipe em 2021. Da minha parte, gosto da pista porque acho que tem um bom fluxo, com muitas curvas de média e alta velocidade.

A reta longa oferece muita flexibilidade em termos de opções de configuração para todas as equipes, o que significa que se você acertar, as recompensas serão ótimas. Estou ansioso para correr lá novamente, lutar por um bom resultado com a equipe e dar um bom show para os fãs.”

Pierre Gasly #10:Eu gosto muito do Catar. Gostei de correr em Losail na temporada 2021, quando me classifiquei em quarto lugar e acabei na primeira linha do grid para a corrida. A corrida não aconteceu como planejado, mas gosto da pista porque é rápida e fluida com possibilidades de ultrapassagens.

Temos a Sprint Race no sábado, que correu bem para nós em Spa, por isso é importante se encontrar rapidamente em relação a performance e estar confortável com o carro desde o único treino livre, na sexta-feira.”

Bruno Farmin (chefe de equipe): Devemos tentar marcar o máximo de pontos possível. Neste fim de semana no Catar há duas oportunidades ao todo com a corrida Sprint de sábado e o GP do domingo. O nosso ritmo de volta única é uma área que devemos melhorar, como foi evidenciado em eventos recentes.

Na sexta-feira precisamos começar forte, ter como objetivo levar ambos os carros a uma boa janela de acerto e ter ambos os pilotos confortáveis ​​e prontos desde o TL1, para a importante sessão de qualificação à noite.”

Williams Racing (21 pts)
(Foto: Williams Racing/Divulgação)

Alex Albon #23: Não comentou.

Logan Sargeant #2: Não comentou.

James Vowles (chefe de equipe): Não comentou.

MoneyGram Haas (12 pts)
(Foto: Haas F1 Team/Divulgação)

Kevin Magnussen #20:Losail é um circuito novo para mim; nunca corri nele, mas gosto de conhecer novas pistas e há muitos dados e informações disponíveis hoje em dia para nos prepararmos bem, então sinto que já conheço a pista.

Ainda será uma experiência nova; saber quais são os requisitos da pista e a sensação das zebras são coisas que preciso explorar quando chegar lá. Temos um treino antes da classificação para domingo, mas é o que acontece e preciso entrar no ritmo o mais rápido possível.”

Nico Hulkenberg #27:Corri em Losail na GP2 Ásia, em 2009. Obviamente, isso foi há alguns anos, mas é uma pista muito rápida e fluida. Gosto bastante de uma corrida noturna e, como é um Sprint, será um desafio, mas é para isso que estamos aqui.

Sabemos que temos atualizações chegando, mas não ficamos sentados esperando por elas. Como equipe, ainda nos esforçamos para um fim de semana impecável em termos de execução e estratégia. Sprint Races trazem mais pressão, mas vamos em frente.”

Guenther Steiner (chefe de equipe):Em 2021, quando visitamos o Catar pela primeira vez, foi uma ligação de última hora, eu diria. Fomos muito bem recebidos por todos no país e foi uma boa corrida. Lembro das garagens mais pequenas, mas isso foi porque foram feitas para motos; apesar disso, as instalações foram melhoradas e têm um aspecto muito bom.

Houve alguns problemas com o piso por causa do meio-fio, eu me lembro, mas vamos ver o que foi feito. A única coisa que me faz coçar a cabeça são as temperaturas, que são muito altas, mas correremos à noite, então deve ficar tudo bem.”

Alfa Romeo Stake (10 pts)
(Foto: James Moy/XPB Images/Sauber Media Hub)

Valtteri Bottas #77: “Já corri no Catar em 2021 e será interessante voltar a competir com os novos carros. Ainda há muitas oportunidades para voltarmos à pontuação, a partir deste fim de semana.

Teremos um sábado de Sprint e, com um tempo de treinos livres limitado, devemos tirar o máximo do nosso carro e nos colocar em posições favoráveis no grid tanto no sábado quanto, ainda mais importante, no domingo. Nossos concorrentes não estão tão longe.”

Guanyu Zhou #24: “Pela primeira vez nesta temporada, vamos para uma pista onde nunca corri antes. Tenho trabalhado muito no simulador para estar preparado, pois teremos apenas uma sessão de treinos nesse fim de semana.

“O fins de semana com Sprint Race permitem ainda menos margem para erros, por isso, será extremamente importante estarmos no nosso melhor a partir de sexta-feira. Temos o dobro de chances de marcar pontos no Catar e estou pronto para travar boas batalhas na pista.”

Alessandro Alunni Bravi (chefe de equipe): “Vamos para o Catar com a determinação de extrair tudo o que pudermos dessa etapa. Voltamos da rodada dupla asiática sem nenhum ponto marcado, mas ainda havia alguns pontos positivos: tivemos um ritmo decente em Suzuka e não estávamos muito longe de nossos concorrentes diretos, pois aprendemos mais sobre o pacote de atualização que introduzimos recentemente.

Precisamos estar no auge do nosso desempenho desde a única sessão de treinos de sexta-feira, ainda mais crucial do que o normal com um evento Sprint. Ao colocarmos o nosso foco em extrair mais desempenho do nosso pacote, seremos capazes de dar um passo extra para voltar ao grupo dos dez primeiros colocados no final.”

Scuderia AlphaTauri (5 pts)
(Foto: Scuderia AlphaTauri/Divulgação)

Yuki Tsunoda #22:De volta à Europa, passei um dia no simulador antes de ir para o Catar. Da última vez que estive aqui em 2021, gostei de pilotar na pista e chegar ao 8º lugar na qualificação. Losail é um circuito muito plano e a eficiência aerodinâmica é importante nas várias curvas de alta velocidade. Será uma corrida fisicamente exigente e a degradação dos pneus será um fator importante.

Há uma grande diferença na faixa de velocidade entre a qualificação e a corrida por causa da quantidade de downforce que carregamos nas curvas. Ultrapassagens são possíveis nessa pista, por isso será importante ter uma boa ideia do ritmo de corrida longa.

“Mostramos uma pequena melhoria de desempenho com as atualizações que trouxemos, especialmente na qualificação. Acho que o novo pacote aerodinâmico está funcionando e me deram mais confiança para lutar mas, se tivermos um bom desempenho no Catar, isso confirmará a eficácia dele.”

Liam Lawson #40:Agora vamos para o Catar. Não tenho certeza de como chegaremos lá ou como as atualizações funcionarão. Acho que é difícil dizer porque onde tivemos dificuldades no Japão foi principalmente na alta velocidade, no Setor 1. Ainda temos mais a aprender sobre o nosso novo pacote, e não tenho tanta certeza de que Losail seja o tipo de circuito que irá se adequar ao nosso carro.

Percorri a pista no simulador e é muito rápido: um circuito de alta velocidade e bastante único, e não vi muitas pistas como esta, pois só há uma curva de baixa velocidade em toda a sua extensão. O resto é apenas quarta, quinta, sexta, sétima marcha, então acho que será emocionante pilotar.

Com apenas uma sessão de Treinos Livres, nós pilotos teremos que saber onde melhorar porque vai ficar mais rápido à noite, quando está mais fresco, e precisamos saber exatamente como extrair tudo do carro. Acredito que seja mais difícil do que as últimas corridas até agora.”

Franz Tost (chefe de equipe): Não comentou.

MATEMÁTICA PARA O TÍTULO ANTECIPADO DE PILOTOS
Max Verstappen (Foto: Rudy Carezzevoli/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Nesse final de semana, Max Verstappen pode enfim se tornar três vezes campeão de Fórmula 1 nesta temporada, de forma consecutiva, desde 2021. Tudo que o belga-holandês precisa fazer é finalizar a Sprint Race no sábado com pelo menos 3 pontos.

Cruzar a linha de chegada da corrida curta em sexto lugar, é uma tarefa nada difícil para Verstappen, principalmente em meio a temporada mais bem-sucedida da Red Bull Racing, equipe esta que já garantiu o título de construtores deste ano.

Detalhes do circuito
Circuito Internacional de Losail (Imagem: Fórmula 1/Divulgação)

O Circuito Internacional de Losail possui 5.419 km de extensão, 16 curvas (10-D e 6-E), fluxo no sentido horário, vai receber um GP de Fórmula 1 pela segunda vez e a corrida terá um total de 57 voltas. Por ser a primeira passagem dos carros do novo regulamento pelo local de provas, o recorde de volta no traçado se encontra nulo, o que mudará neste final de semana.

A pista do Catar oferece trechos predominantes de alta e média velocidade, com várias curvas rápidas consecutivas, o que vai exigir um grande esforço físico para os pilotos. O principal ponto de ultrapassagem em Losail é a reta dos boxes, onde é localizada a única zona de abertura de asa (DRS) do traçado.

Para este ano, a Fórmula 1, juntamente com a FIA, adiantou a zona de detecção do DRS para logo depois da curva 15, diferente de 2021, quando a área de monitoramento ficava um pouco antes da curva 16.

O vencedor da estreia do Grande Prêmio do Catar foi Lewis Hamilton, que largou na pole e liderou a corrida de ponta a ponta. Max Verstappen finalizou em segundo, com o ponto extra da volta mais rápida, enquanto Fernando Alonso completou o pódio pela Alpine.

Informações sobre os pneus
(Infográfico: Pirelli)

Para o Grande Prêmio do Catar, as equipes terão o C1 como P Zero Branco duro, o C2 como P Zero Amarelo médio e o C3 como P Zero Vermelho macio. Esta é a mesma indicação feita para a corrida anterior, no Japão.

Além de um novo asfalto, há também uma nova infraestrutura em Losail. As garagens dos boxes, originalmente projetadas para a MotoGP, foram ampliadas e aumentadas em número. Há também uma nova instalação para a direção de prova e um novo centro de mídia.

Em 2021, houve muitas estratégias de pit stop diferentes. Metade dos pilotos largou com macios e a outra metade com médios, enquanto o número de paradas variou de um a três. Hamilton venceu com dois pit stops, completando dois stints iniciais com o pneu médio antes de um stint final no duro.

Para essa etapa, não há corridas de apoio no calendário, o que significa que a pista não será emborrachada por outras categorias, um desafio a mais para os competidores. A areia costuma soprar do deserto que fica nos arredores do traçado. Isso faz com que a evolução da pista seja outro fator fundamental, que será acentuado pelo novo asfalto.

Informações da assessoria de imprensa da Pirelli Brasil.

Previsão do tempo
(Foto: Clive Mason/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Sexta-feira:

Mínima de 39°C e Máxima de 30°C. Tempo aberto, sem possibilidade de chuva.

Sábado:

Mínima 39°C e Máxima 28°C. Tempo aberto, sem possibilidade de chuva.

Domingo:

Mínima de 39°C e Máxima de 28°C. Tempo aberto, sem possibilidade de chuva.

Fonte: www.weather.com

Transmissão no Brasil

A corrida acontecerá no próximo domingo, às 14h (horário de Brasília), e será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão.

Entrevistas disponibilizadas pela assessoria de imprensa de cada equipe.