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FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP da Itália – 2023

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(Foto: Clive Mason/Getty Images/Red Bull Content Pool)
Confira o que pilotos e chefes de equipe esperam da corrida em um dos circuitos mais antigos e rápidos do calendário.

A Fórmula 1 retorna nesse final de semana (1 a 3 de setembro), para realizar o Grande Prêmio da Itália, a décima quarta etapa da temporada que acontecerá no Autódromo Nazionale Monza, localizado na cidade italiana, ao norte de Milão.

Essa será a corrida em casa para as equipes Ferrari, Alfa Romeo e AlphaTauri, que possuem sede operacional em Maranello, Hinwll (Suíça) e Faenza, respectivamente. A escuderia do cavalo empinado apresentou um novo layout de pintura para o SF-23, que usará a partir de sexta-feira, assim como a Alfa Romeo para o C43 (detalhes no decorrer da matéria).

O GP da Itália encerrará a quinta rodada dupla (duas etapas em dois finais de semanas consecutivos) deste ano, após o Grande Prêmio da Holanda, realizado no último fim de semana no circuito de Zandvoort.

(Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Outro fato que vale mencionar é que a etapa 14 do itinerário será a última passagem da categoria pela Europa neste ano, já que as próximas paradas são na Ásia, Américas e, a final, no Oriente Médio.

Após estrear na Hungria, a Alocação Alternativa de Pneus será testada mais uma vez em Monza e cada competidor terá 11 jogos de pneus slicks (3 duros, 4 médios e 4 macios). Na classificação, os pilotos usarão o pneu duro no Q1, o médio no Q2 e o macio no Q3, exceto em casos de pista molhada/chuva.

Abaixo, confira o que pilotos e chefes de equipe, que se manifestaram, esperam do GP italiano, em ordem decrescente da classificação atual do campeonato de construtores.

Além disso, saiba as novidades para a etapa, as características do traçado, informações dos compostos de pneus e a previsão do tempo para os três dias de competição.

Oracle Red Bull Racing (540 pts)
(Foto: Red Bull Racing/Divulgação)

Max Verstappen #1: Não comentou.

Sergio Perez #11: Não comentou.

Christian Horner (chefe de equipe): Não comentou.

Mercedes-AMG Petronas (255 pts)
(Foto: Mercedes-AMG F1/Divulgação)

Lewis Hamilton #44: Não comentou.

George Russell #63: Não comentou.

Toto Wolff (chefe de equipe):Nosso foco mudou rapidamente para a Itália e o icônico Autódromo Nazionale Monza, um circuito único e um desafio para as equipes e os pilotos enfrentarem.

Zandvoort foi um fim de semana frustrante. Havia potencial, mas não conseguimos capitalizá-lo. Erramos na decisão com a mudança para intermediários e isso nos deixou em desvantagem. A partir daí, tratava-se de tentar salvar o que podíamos.

Temos muitos aprendizados para levar para a próxima corrida. Felizmente, não teremos que esperar muito por isso. As características do circuito de Monza são completamente opostas às de Zandvoort, então veremos como nos saímos. Sem dúvidas, também será outra atmosfera espetacular neste fim de semana.”

Aston Martin Aramco Cognizant (215 pts)
(Foto: Andy Hone/Aston Martin Media Global)

Lance Stroll #18: Não comentou.

Fernando Alonso #14: Não comentou.

Mike Krack (chefe de equipe): Não comentou.

Scuderia Ferrari (201 pts)
(Foto: Scuderia Ferrari/Divulgação)

Charles Leclerc #16:O GP da Holanda foi uma corrida complicada pra mim. Tive danos no piso após um contato com Oscar [Piastri] e o problema piorou ao longo da corrida, o que me forçou a abandonar. No geral, a etapa em Zandvoort não foi a corrida que eu queria, mas já estou ansioso pela nossa corrida em casa nesse fim de semana.”

Carlos Sainz #55: “Tivemos uma boa execução geral da corrida em Zandvoort, sem erros em condições difíceis. Dei absolutamente tudo desde a primeira até a última volta, mas infelizmente o P5 foi o máximo que conseguimos alcançar no último fim de semana. Obviamente queremos mais e continuaremos na briga. Agora estou ansioso pela nossa corrida em casa, em Monza, nesse final de semana.

Frédéric Vasseur (chefe de equipe):Estávamos esperando há um bom tempo para correr aqui em Monza, nosso único Grande Prêmio em casa este ano, após o cancelamento de Ímola em maio. Para toda a equipe, ir para a pista diante de nossos tifosi é um incentivo para colocarmos o coração e a alma no nosso trabalho.

“Estamos ansiosos para retribuir o apoio dos nossos fãs nos bons e maus momentos e planejamos fazer um grande show e realizar uma corrida da qual nos orgulharmos. Este é o meu primeiro Grande Prêmio da Itália desde que entrei na Scuderia e, pessoalmente, isso o torna ainda mais emocionante.

“No entanto, para atingir os nossos objetivos, precisamos colocar a emoção de lado e nos concentrarmos em executar o fim de semana da melhor forma possível, desde a primeira volta dos treinos livres até à última da corrida.

“Vimos na Bélgica que em alguns tipos de pista, o SF-23 é competitivo. Teremos que fazer tudo com perfeição. Charles e Carlos são dois dos melhores pilotos do mundo e devemos a eles dar-lhes os meios para expressarem o seu talento. Atrás das Red Bulls as diferenças são muito próximas e o mínimo detalhe pode fazer a diferença. Daremos o nosso melhor.”

McLaren (111 pts)
(Foto: Andy Hone/McLaren Media Centre)

Lando Norris #4:Foi bom voltar a correr no fim de semana passado, no GP da Holanda. Podemos não ter terminado onde queríamos, mas tínhamos um carro competitivo e marcamos alguns pontos. Tive tempo para recapitular tudo com os engenheiros, e agora voltamos nosso foco para a Itália.

Monza tem sido uma boa pista para nós no passado, por isso é um lugar especial para mim. O tempo pode tornar este fim de semana interessante para todos, mas vamos dar o nosso melhor mais uma vez.”

Oscar Piastri #81:Estou muito animado por correr em Monza em um carro de F1. É uma pista rápida, o que é divertido, mas há algumas partes mais complicadas. O fim de semana passado mostrou que somos competitivos, apesar dos desafios que enfrentamos. Levaremos nossos aprendizados para a Itália e esperamos tornar a última corrida europeia do ano memorável.”

Andrea Stella (chefe de equipe): “Voltamos do GP da Holanda com os dois carros marcando pontos, o que poderia ter sido mais, já que perdemos algumas oportunidades na corrida. No entanto, estamos encorajados por ter confirmado mais uma vez que temos um carro competitivo.”

O GP em Monza, que traz algumas boas lembranças para a nossa equipe, marca a última das corridas europeias. As últimas etapas nos fizeram ganhar um bom número de pontos após nossas atualizações para o MCL60, por isso esperamos continuar assim.

Também faremos a Alocação Alternativa de Pneus na qualificação. Como sempre, estamos determinados e continuaremos trabalhando duro para brigar por pontos na liderança.”

BWT Alpine (73 pts)
(Foto: Alpine F1 Team/Divulgação)

Esteban Ocon #31:Monza, o Templo da Velocidade, é uma pista icônica, histórica e uma das mais antigas do calendário da Fórmula 1. É completamente diferente de Zandvoort, pois percorremos apenas 11 curvas, sete das quais constituem as três chicanes que dividem o traçado de alta velocidade.

A pista oferece algumas curvas verdadeiramente lendárias, como a Curva Grande, Ascari e Parabólica, e é sempre emocionante correr por aqui. Pessoalmente, gosto muito desse local e de pilotar na Itália em geral, tendo passado muito tempo aqui nas categorias de base.

Os Tifosi tornam essa corrida extremamente especial e dá para sentir a paixão dos fãs. Toda a equipe está animada para começar nosso fim de semana e trabalharemos duro juntos para obter mais bons resultados.”

Pierre Gasly #10: “Passei grande parte da minha vida na Itália e agora moro em Milão, então é claro que é um lugar muito especial para mim. O Grande Prêmio da Itália é uma espécie de corrida em caseira para mim, já que fico em casa durante o fim de semana de corrida, o que é muito bom.

Monza é o local da minha primeira vitória na Fórmula 1 em 2020 e tenho boas lembranças disso. Foi um dia verdadeiramente especial e que guardarei para sempre. Isso foi há alguns anos e o objetivo é um dia repetir esse resultado, mas, entretanto, permaneceremos realistas sobre o que é possível nesse fim de semana.

Será um Grande Prêmio desafiador, mas temos confiança e motivação neste momento. Vamos trabalhar duro em nossa preparação, almejar uma sexta-feira sólida e nos preparar para um fim de semana forte a partir daí.”

Bruno Famin (chefe de equipe): Não comentou.

Williams Racing (15 pts)
(Foto: Williams Racing/Divulgação)

Alex Albon #23:Obviamente, estamos vindo de um fim de semana forte enquanto seguimos para Monza, então acho que há grandes expectativas que precisamos administrar. No papel, é uma pista que pode nos favorecer, mas vimos em Spa que nem sempre é o caso nas pistas de baixa pressão aerodinâmica.

Com o formato um pouco diferente, será difícil executar bem a qualificação, mas saímos de um fim de semana forte e com muito aprendizado, então esperamos poder aplicar um pouco disso em Monza dessa vez.”

Logan Sargeant #2: “Estou animado para voltar ao carro nesse fim de semana em Monza. É um lugar muito divertido para correr e deve ser uma pista adequada ao nosso carro, o que esperamos que apresente algumas oportunidades. O objetivo é começar a partir de sexta-feira com o pé direito e ter um bom resultado para a equipe.”

James Vowles (chefe de equipe): Não comentou.

MoneyGram Haas (11 pts)
(Foto: Haas F1 Team/Divulgação)

Kevin Magnussen #20:Gosto de Monza, é uma das corridas mais icônicas do ano. É uma pista histórica, antiga e tem muito carácter. As longas retas e o baixo downforce que enfrentamos lá torna a corrida um verdadeiro espetáculo de velocidade.

É um circuito único em todos os sentidos e tem uma atmosfera fantástica. Com todos os membros da equipe italiana na Haas, é também uma das etapas em que queremos fazer um pouco mais, já que em alguns aspectos é uma corrida semi-em-casa.”

Nico Hulkenberg #27:O Autódromo Nazionale Monza é uma pista divertida, muito rápida e cheia de história; não dá para escapar e os Tifosi são super apaixonados. É um circuito de baixo downforce, então não espero uma corrida fácil neste fim de semana, mas vamos lá coletar mais dados, e esperamos que eles possam nos ajudar no resto da temporada.”

Guenther Steiner (chefe de equipe):Monza é um dos nossos circuitos caseiros, acho que temos mais alguns agora. Esse local de provas é sempre especial quando você entra no parque e no circuito, estar diante de muita história e fãs.

Temos muitos membros da equipe na Itália, em nossa base em Maranello, e para eles é uma boa chance de ver uma corrida e ver a equipe. É uma das boas corridas ao longo do ano. Tenho boas lembranças de ter conseguido um pódio aqui com Eddie Irvine em 2002, então um dia conseguiremos um pódio novamente.”

Alfa Romeo Stake (9 pts)
(Foto: Alfa Romeo Media Hub)

Valtteri Bottas #77: “Zandvoort não foi o nosso fim de semana, mas isso já ficou para trás e vamos para Monza com o objetivo de dar um passo à frente. O GP da Itália será importante para a nossa equipe, já que é a nossa corrida em casa, e ter muitas pessoas da nossa fábrica por perto certamente nos dará uma motivação extra, por isso vamos tentar torná-la ainda mais especial para eles.

Sempre gostei de correr aqui no ‘Templo da Velocidade’, ​​e estou ansioso para fazê-lo novamente nesse fim de semana. Assim como Zandvoort, é um lugar onde os fãs dão um grande show e espero que a pista se adapte melhor ao nosso carro, para estarmos competitivos a partir de sexta-feira e voltarmos à zona de pontos.”

Guanyu Zhou #24: “A temporada europeia termina nesse fim de semana e viajamos para a Itália. Saí de Zandvoort com assuntos inacabados, pois a nossa corrida tinha sido bastante proveitosa, até o acidente. Mesmo assim, temos novas oportunidades nesse fim de semana em Monza e quero dar um bom show diante da nossa torcida.

O Grande Prémio de Itália é sem dúvida único: caminhar pelo circuito é como percorrer a história do automobilismo e a torcida dos Tifosi é incrível. Em Monza, teremos como objetivo dar tudo de nós para dar um passo adiante e voltar ao lugar ao qual pertencemos.”

Alessandro Alunni Bravi (chefe de equipe): “Voltamos à ação para o nosso evento em casa, a segunda etapa consecutiva e a última corrida europeia da temporada. Sem dúvida, tivemos um fim de semana difícil em Zandvoort, mas continuamos trabalhando duro para voltar à forma competitiva, já a partir de Monza.

O GP da Itália, como sempre, é uma data importante para nós, sendo tanto a corrida mais próxima da nossa base em Hinwil, como a corrida caseira da Alfa Romeo, que pretendemos homenagear com diversas atividades ao longo da semana.

Monza é um dos locais mais emblemáticos da temporada, onde quase ainda se pode ouvir o ronco dos motores daqueles heróis do automobilismo que abriram o caminho para nós, e onde a paixão dos Tifosi é contagiante. É um grande evento no calendário e mal podemos esperar para começar.”

Scuderia AlphaTauri (3 pts)
(Foto: Scuderia AlphaTauri/Divulgação)

Yuki Tsunoda #22:O clima dificultou a vida de todas as equipes em Zandvoort, inclusive nós. Em termos do nosso desempenho em pista, houve alguns altos e baixos. Mas agora, vamos virar outra página e passar para a próxima, o nosso Grande Prémio em casa.

Gosto de Monza porque é uma pista muito emocionante de pilotar; é muito rápida e todos usam a configuração de downforce mais baixo da temporada, então frear para as chicanes, e especialmente para a curva 1, é complicado. A qualificação sempre produz sua própria história, dependendo de como você se sai com outros carros para obter vantagem.

Nosso carro funciona muito bem nas curvas de alta velocidade, então essa pista pode se adequar ao AT04. Em Spa, pouco antes do intervalo, tivemos baixo downforce e o equilíbrio do carro parecia muito bom, embora seja difícil dizer onde estaremos em termos de desempenho real. Sei que todos os membros da equipe estão animados com Monza, por isso esperamos um bom resultado lá.”

Liam Lawson #40:Em Monza, será bom ter toda a preparação para o fim de semana em termos de aquecimento, podendo pilotar em todas as sessões de treinos livres. Para Zandvoort, voei do Japão na noite de quinta-feira, depois de correr lá no final de semana anterior. Obviamente, você sempre pensa estar preparado para essas coisas, mas é tão improvável que você nunca espera que isso aconteça.

Ir para Monza com uma equipe italiana será especial. Sendo uma corrida em casa para a AlphaTauri, essa etapa será muito significativa. É incrível estar fazendo isso. É meu sonho desde antes mesmo de me lembrar, então é muito legal ter essa oportunidade e vou tentar aproveitar ao máximo.”

Franz Tost (chefe de equipe): Não comentou.

NOVIDADES PARA O GP

Drugovich no TL1

Felipe Drugovich (Foto: Divulgação)

Como parte do Programa de Desenvolvimento de Pilotos da Aston Martin, a equipe britânica anunciou que o brasileiro Felipe Drugovich fará o Treino Livre 1 dessa sexta-feira. Essa será a primeira aparição do piloto paranaense em um final de semana da Fórmula 1 deste ano.

O atual campeão de Fórmula 2 e reserva da escuderia de Lawrence Stroll participará da primeira atividade de pista do GP da Itália no AMR23 de Lance Stroll, este que retornará ao carro a partir do Treino Livre 2.

Drugovich comentou sobre a oportunidade de guiar o AMR23 em um fim de semana de Grande Prêmio. “É ótimo ter a oportunidade de voltar ao volante do AMR23 neste fim de semana, no local onde garanti meu título de F2 no ano passado. Alguns meses depois, fiz minha estreia nos treinos livres pela Aston Martin no Grande Prêmio de Abu Dhabi. Foi uma experiência inesquecível.

As exigências físicas e mentais de pilotar um carro de Fórmula 1 estão em outro nível – a sensação é como nenhuma outra, e mal posso esperar para experimentá-la novamente em Monza. O TL1 de sexta-feira será uma oportunidade para aprender mais sobre o AMR23; estou curioso para ver como ele evoluiu desde que o guiei nos testes de pré-temporada no início do ano.

Meu objetivo é aprender o máximo que puder, dar feedback preciso à equipe e ajudar na configuração inicial do carro antes que Lance volte ao volante para o TL2. Esses são meus principais objetivos.”

Liam Lawson novamente no AT04

Liam Lawson (Foto: Scuderia AlphaTauri/Divulgação)

A AlphaTauri confirmou que Liam Lawson correrá no lugar de Daniel Ricciardo durante o final de semana em Monza, pois o australiano permanece em recuperação do acidente que sofreu no Treino Livre 2 da etapa passada, em Zandvoort, onde quebrou a mão esquerda após bater no muro.

Na ocasião anterior, Lawson assumiu o cockpit do AT04 de Ricciardo a partir do Treino Livre 3. Porém, em Monza, o ex-piloto de Fórmula 2 e reserva da equipe italiana disputará todas as sessões do GP da Itália.

Ferrari com pintura especial

(Imagem: Scuderia Ferrari/Divulgação)

Para a corrida mais importante do calendário da Fórmula 1 para a equipe mais antiga e lendária do grid, a Scuderia Ferrari correrá com um layout de pintura comemorativo nos SF-23 de Charles Leclerc e de Carlos Sainz, estes que também utilizarão um uniforme de corrida especial.

O esquema de cores levemente personalizado traz o amarelo clássico da montadora e faz referência à Ferrari 499P, o carro vencedor das 24h de Le Mans na classe principal do WEC (Campeonato Mundial de Endurance) deste ano. As alterações visuais aparecerão no bico da asa frontal, na tampa do motor e na asa traseira, onde ficará o logotipo clássico da Ferrari, com o ‘F’ longo.

Alfa Romeo com pintura especial

(Foto: Alfa Romeo/Divulgação)

Outra escuderia que também trará um esquema de pintura diferente nesse final de semana é a Alfa Romeo. A equipe, que leva o nome da montadora e principal patrocinadora italiana, estampou a bandeira da Itália ao redor da tampa do motor, além de alterar a cor das calotas para dourado.

Além disso, os C43 de Valtteri Bottas e de Guanyu Zhou homenagearão um dos carros de competição mais icônicos da fabricante italiana e que acaba de ser relançado em uma versão atual: o Stradale 33. O nome do carro estará na asa traseira e nas laterais do C43.

Max Verstappen rumo a mais um recorde

Max Verstappen (Foto: Red Bull Racing/Divulgação)

Ao igualar o recorde de Sebastian Vettel de mais vitórias consecutivas em uma única temporada, com nove no total, Max Verstappen está prestes a entrar para história da Fórmula 1 em mais um quesito.

Caso vença o Grande Prêmio da Itália no domingo, Verstappen alcançará a marca de dez triunfos seguidos, ultrapassará Vettel e se tornará o mais novo recordista de P1s seguidas na categoria mais alta do automobilismo em um mesmo campeonato.

Detalhes do circuito
Autódromo Nazionale Monza (Imagem: Fórmula 1/Divulgação)

O Circuito de Monza possui 5.793 km de extensão, 11 curvas (7-D e 4-E), recebe GPs da Fórmula 1 desde 1950 e a corrida terá um total de 53 voltas. O recorde de volta mais rápida em Monza ainda pertence ao brasileiro Rubens Barrichello, que marcou o tempo de 1:21.046, durante a temporada 2004.

A característica principal dessa pista é o motivo dela ser conhecida como ‘Templo da Velocidade’: é um circuito rápido, com algumas mudanças de elevação e é dominado por trechos de alta velocidade. Confira abaixo como é uma volta no traçado italiano, através do simulador/game F1 22.

Apesar de contar com setores fluidos, o principal desafio para os pilotos no circuito de Monza é a frenagem nas chicanes após as longas retas, pois pode facilmente gerar superaquecimento nos freios e travadas de roda.

Outro fator nessa pista que requer atenção especial dos pilotos é a natureza de poucas margens para erros. Pelo fato do traçado ser envolto por poucas áreas de escape, muros próximos e algumas partes com caixas de brita, qualquer perda de controle do carro pode levar a um abandono.

Ano passado, Max Verstappen venceu a corrida, seguido de Charles Leclerc e de George Russell. Leclerc largou na pole, mas não conseguiu segurar o RB18B de Verstappen, este que viu as luzes se apagarem da P7 e escalou rapidamente o pelotão rumo à liderança definitiva.

Informações sobre os pneus
(Infográfico: Pirelli)

Para o GP da Itália, o C3 será usado como P Zero Branco duro, C4 como P Zero Amarelo médio e C5 como P Zero Vermelho macio. Estes são os compostos mais macios da gama Pirelli de Fórmula 1 e já foram utilizados cinco vezes nesta temporada.

Na edição anterior do GP italiano, foram usadas oito estratégias de parada diferentes pelos 10 primeiros colocados. Max Verstappen e George Russell (P1 e P3, respectivamente) optaram por uma única parada, enquanto Charles Leclerc (P2) concluiu duas paradas, mas um Safety Car no final da corrida concedeu a chance de mais um pit stop para os três pilotos.

A Pirelli permanecerá em Monza após o GP da Itália para alguns dias de testes com Alpine e a Red Bull. As equipes irão à pista na terça e quarta-feira após a corrida (5 a 6 de setembro) para testar protótipos de pneus slicks.

Informações da assessoria de imprensa da Pirelli Brasil.

Previsão do tempo
(Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)
Sexta-feira:

Mínima de 16°C e Máxima de 26°C. Tempo fechado, com chuva a qualquer hora (40% de chance).

Sábado:

Mínima de 18°C e Máxima de 27°C. Céu aberto, com intervalos de sol entre nuvens. Não chove.

Domingo:

Mínima de 18°C e Máxima de 27°C. Tempo ensolarado, com algumas nuvens. Não há risco de chuva.

Fonte: www.weathercrave.com

Transmissão no Brasil

A corrida acontecerá no próximo domingo, às 10h (horário de Brasília), e será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão.

Entrevistas disponibilizadas pela assessoria de imprensa de cada equipe.