Início Destaque STOCK CAR – O que esperar da sétima etapa da temporada –...

STOCK CAR – O que esperar da sétima etapa da temporada – 2023

268
(Foto: Marcelo Machado de Melo)
Principal categoria brasileira de turismo retorna ao local que recebeu a abertura do campeonato, mas correrá em um traçado alternativo e ainda mais veloz.

A Stock Car Pro Series retorna nesse final de semana (25, 26 e 27) para realizar a sétima  etapa da temporada, que acontecerá no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, capital do estado de Goiás. O evento contará com duas corridas de 30 min + 1 volta cada, que ocorrerão no domingo, uma seguida da outra.

Essa será a segunda passagem da classe pelo território goianiense neste ano, após a região receber a abertura do campeonato, que coroou Daniel Serra e Thiago Camilo como vencedores da disputa 1 e 2, respectivamente. Além disso, esse final de semana marcará a corrida de número 600 da principal categoria do esporte a motor brasileiro.

Vale lembrar também que a Stock Car dividirá a pista em Goiás com duas categorias de apoio: a Fórmula 4 Brasil e a Copa Shell Hyundai HB20, que realizarão a quarta e quinta etapas de seus calendários, respectivamente.

Diferente da primeira ocasião, o retorno da Stock Car Pro ao Autódromo de Goiânia ocorrerá sobre o layout alternativo do traçado: o rápido e fluido anel externo, enquanto a F4 Brasil e a Copa HB20 utilizarão o layout misto (tradicional).

Informações do circuito

O anel externo do Autódromo Internacional Ayrton Senna (ou Autódromo Internacional de Goiânia) possui 2.695 km de extensão, 3 curvas, fluxo no sentido horário e tem como característica principal setores em sua maioria planos, com outros que oferecem aclives e declives leves.

Há apenas uma descida acentuada no circuito goianiense: após a curva 3, área que apresenta pequenos bumps (ondulações) no asfalto, antes da reta principal, um verdadeiro teste de acerto para a suspensão dos carros.

O circuito de Goiás é considerado um dos mais seguros do Brasil, já que conta com áreas de escape largas e bem distribuídas, o que facilita a vida dos pilotos e equipes de resgate em caso de batidas, que costumam acontecer com frequência nessa configuração da pista.

O layout oval oferece trechos predominantes de alta velocidade, seguidos de curvas abertas e que exigem pouco dos freios, mas muito dos motores dos carros, pois trabalharão em altas rotações por mais tempo durante as duas corridas consecutivas.

Expectativas do último vencedor em Goiânia
Thiago Camilo vencendo a corrida 2 em Goiânia, na abertura da temporada 2023 (Foto: Duda Bairros/Stock Car)

Na última disputa da Stock Car Pro no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em abril, Thiago Camilo venceu a segunda corrida, ao largar da quinta colocação, assumir a ponta durante as paradas de box e segurar Ricardo Maurício e Rubens Barrichello, segundo e terceiro colocados de modo respectivo.

Importante frisar que o piloto #16 conquistou um feito memorável em Goiânia no início do ano. Em homenagem ao falecido tio, padrinho e ex-piloto de Stock Car, Sérgio Ruas Camilo, se tornou o maior vencedor da história da categoria, ao alcançar a marca de 38 P1s. Além disso, foi o primeiro triunfo do paulista de 38 anos após uma temporada inteira sem subir ao ponto mais alto do pódio (2022).

Em entrevista, Thiago falou sobre as suas expectativas para a sétima prova do itinerário 2023. “Quando você carrega peso consequentemente larga mais para trás, e a tendência de se envolver em batidas é muito maior. Com todas as dificuldades nas últimas etapas, consegui me manter na frente e vou para Goiânia com a intenção de abrir um pouco na liderança.

O que esperar

O Rei da Pista do grid atual no Autódromo Internacional de Goiânia é Rubens Barrichello, que possui 8 vitórias. Isso inclui as duas consecutivas no anel externo, ano passado, durante a segunda etapa da temporada, o suficiente para eleger o atual bicampeão a Man of the Race, o maior pontuador do final de semana.

Apesar dos triunfos no local de provas, o piloto da Ipiranga Racing, Thiago Camilo, lidera o campeonato de pilotos e é o principal favorito a vitória nesse domingo, já que a P1 na corrida 2 no início deste ano dará uma motivação extra para o competidor #16 repetir a façanha.

Desafios na frente e atrás
Toyota Corolla de Thiago Camilo (Foto: Rafael Gagliano/Hyset)

Como líder do campeonato, Camilo carregará o lastro de 30 kg no espaço para os pés do lado direito do carro, o que pode dificultar a sua busca pela vitória durante as duas disputas. Isso aconteceu nas quatro ocasiões em que Thiago correu com o peso extra: Interlagos (25 kg etapa 2), Cascavel (30 kg etapa 4), Interlagos (30 kg etapa 5) e no Velocitta (30 kg etapa 6).

Atrás de Thiago por apenas 1 ponto, Daniel Serra chegará no domingo com sede de retomar a liderança da tabela de pilotos. Diante da 600ª etapa da Stock Car Pro, vale lembrar que Thiago Camilo cruzou a linha de chegada em primeiro na disputa 400, que ocorreu exatamente no Autódromo Internacional Ayrton Senna (GO), enquanto Serra levou a melhor na de número 500, no Autódromo Velopark.

Outro fato curioso é que Serra e Camilo se juntam a Ricardo Zonta e Matías Rossi na lista de competidores com 2 vitórias após seis etapas realizadas até o momento, o que provavelmente mudará com um dos quatro pilotos na ponta após a bandeira quadriculada.

Por conta da prova acontecer no layout de circuito mais rápido do calendário, é de se esperar incidentes que tragam o Safety Car para a pista, como ocorreu ano passado. Esse fato revela qual será um dos principais desafios para os pilotos do grid durante as duas corridas: manter o carro inteiro até a linha de chegada.

Provas centenárias da Stock Car Pro Series

Corrida 100
Data: 30/04/1989
Local: Autódromo de Interlagos (SP)
Vencedor: Chico Serra (Chevrolet Opala)

Corrida 200
Data: 08/11/1998
Local: Autódromo de Londrina (PR)
Vencedor: Xandy Negrão (Chevrolet Omega)

Corrida 300
Data: 21/05/2006
Local: Autódromo de Campo Grande (MS)
Vencedor: Cacá Bueno (Mitsubishi Lancer)

Corrida 400
Data: 01/06/2014
Local: Autódromo Internacional Ayrton Senna, Goiânia (GO)
Vencedor: Thiago Camilo (Chevrolet Sonic)

Corrida 500
Data: 07/04/2019
Local: Autódromo Velopark (RS)
Vencedor: Daniel Serra (Chevrolet Cruze)

Top 10 do campeonato de pilotos:

1º – Thiago Camilo, 164 pts
2º – Daniel Serra, 163
3º – Gabriel Casagrande, 157
4º – Rubens Barrichello, 141
5º – Ricardo Zonta, 136
6º – Rafael Suzuki, 122
7º – Guilherme Salas, 120
8º – Cesar Ramos, 116
9º – Matías Rossi, 111
10º – Felipe Baptista, 110

Previsão do tempo

Sexta-feira – Mínima de 23ºC e máxima de 36ºC. Céu aberto, ensolarado.

Sábado – Mínima de 23ºC e máxima de 35ºC. Tempo ensolarado.

Domingo – Mínima de 16ºC e máxima de 33ºC. Céu aberto com algumas nuvens. Sem possibilidade de chuva.

Fonte: www.climatempo.com.br

Programação do final de semana

Sexta-feira, 25 de agosto:
09:50 – Shakedown
12:00 – Treino Livre 1

Sábado, 26 de agosto:
08:45 – Treino Livre 2
12:00 – Warm Up
13:00 – Classificação

Domingo, 27 de agosto:
13:43 – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
14:21 – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)

Transmissão

A sétima etapa da Stock Car Pro Series será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes (Band) e pelo SporTV na TV, além do canal do YouTube oficial da categoria.