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FÓRMULA E – Aquecimento para o E-Prix de Roma – 2023

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(Foto: Sam Bloxham)
Saiba as principais informações do E-Prix, detalhes do circuito e o que esperar das duas disputas na Cidade Eterna.

A Fórmula E está de volta nesse final de semana (15 e 16) para realizar a rodada dupla do E-Prix de Roma, a décima terceira e décima quarta etapas do campeonato 2022/2023 que acontecerá no Cittadino dell-EUR, circuito urbano tradicionalmente improvisado na capital europeia.

O E-Prix na Itália faz parte do itinerário da Fórmula E desde a quarta temporada (2017/2018), e a prova só deixou de acontecer em 2019/2020, durante a pandemia de COVID-19. Nas primeiras edições, o E-Prix de Roma contava com apenas uma corrida mas, a partir da rodada 2020/2021, passou a ter duas no fim de semana, uma no sábado e outra no domingo.

Essa será a corrida em casa para a montadora Maserati, que corre com a equipe Venturi Racing, e terá apoio de grande parte da torcida. A escuderia se encontra longe da briga pelo top 3 no campeonato, mas terá uma chance de transformar o apoio de grande parte das arquibancadas em um resultado promissor.

Vale lembrar que essa será a primeira etapa da temporada 2022/2023 a receber o Treino Livre de Novatos, uma sessão em que pilotos reserva, de testes e convidados das equipes farão um treino preliminar na sexta-feira (Detalhes no final da matéria).

Layout do circuito italiano
Circuito urbano Cittadino dell-EUR (Imagem: Fórmula E/Divulgação)

O Cittadino dell’EUR é um dos circuitos mais extensos da Fórmula E; possui 19 curvas (8-D e 11-E), 3.385 km de comprimento, sentido anti-horário e tem como característica principal aclives e declives acentuados.

A pista de Roma gera boas oportunidades de ultrapassagem com a técnica do late braking (frenagem tardia) nas curvas em 90°, estas que são predominantes. O trecho mais veloz do traçado é o complexo que começa na curva 4, vai até o final da 6 e possibilita 100% do uso do acelerador.

Com vários trechos de média/baixa velocidade, o circuito facilita o gerenciamento de energia, por parte dos competidores. Por outro lado, devido aos trechos estreitos, as chances de contato com outros carros e até mesmo com o muro são grandes, principalmente na entrada da curva 7.

Assim como foi no ano passado, o Modo Ataque ficará localizado no grampo da curva 15. Geralmente, os pilotos ativam a potência extra na reta principal e entre as curvas 3 e 4. Vale destacar que a corrida terá 25 voltas no sábado e 24 no domingo.

Expectativas dos pilotos brasileiros
Lucas Di Grassi (Foto: Simon Galloway)

Lucas Di Grassi #11 (Mahindra Racing): Estamos vindo de um bom resultado nos EUA, o que certamente nos encoraja para este final de semana em Roma, e depois para Londres, onde termina a temporada.

Roma é uma pista longa para os padrões da Fórmula E e também veloz, assim como Portland, onde fomos bem. Por isso, vamos dar o nosso máximo e focar nos pontos.

“Iniciamos o ano com uma grande defasagem técnica e se terminarmos próximos do pelotão da frente em termos de desempenho já será um grande resultado.”

Situação no campeonato: P14 – 24 Pontos

Sergio Sette Camara (Foto: Simon Galloway)

Sergio Sette Camara #3 (NIO 333 Racing): A pista de Roma é uma das minhas preferidas do calendário. O traçado é longo, tem várias curvas de diferentes raios e traz para o público o que é a essência da Fórmula E num circuito de rua, dentro de uma grande metrópole.

“A tomada de tempos será muito importante uma vez que para ultrapassar aqui é necessário consumir muita energia e, com isso, pode ser prejudicial para as voltas finais das corridas. Vamos trabalhar para ter o melhor carro possível na classificação e, em cima disso, seguiremos para a definição de estratégias.”

Situação no campeonato: P19 – 10 Pontos

Treino Livre de Novatos
Felipe Drugovich (Foto: Maserati MSG Racing/Divulgação)

Como o estágio seguinte ao Teste de Novatos da Fórmula E, realizado em Berlim Tempelhof após o E-Prix na Alemanha, o primeiro Treino Livre de Rookies da temporada 9 da categoria elétrica acontecerá nessa sexta-feira (14), antes da primeira ação de pista (TL1) do E-Prix de Roma.

Ao todo, 11 pilotos de fora do grid titular farão a atividade preliminar a bordo do carro das respectivas equipes para quem correram no Teste. Entre eles, está o brasileiro Felipe Drugovich, que se destacou como o mais rápido na sessão com o Tipo Folgore da equipe Maserati MSG Racing.

Para os corredores, essa é mais uma chance de chamarem a atenção das equipes e de provarem que podem estar no grid titular da categoria elétrica na próxima temporada.

Lista dos automobilistas inscritos

Abaixo, confira a lista dos pilotos que participarão do Treino Livre de Novatos da Fórmula E e suas principais conquistas no automobilismo, em ordem decrescente da classificação atual do campeonato de equipes.

TAG Heuer Porsche – Yifei Ye (atual piloto do WEC e campeão de ELMS);

Envision Racing – Jack Aitken (atual piloto de IMSA e DTM);

Jaguar TCS Racing – Sheldon van der Linde (atual campeão do DTM);

Avalanche Andretti – Zane Maloney (atual piloto de Fórmula 2);

DS PENSKE – Yann Ehrlacher (bicampeão de World Touring Car Cup);

Maserati MSG Racing – Felipe Drugovich (atual campeão de Fórmula 2);

NEOM McLaren – Charlie Eastwood (campeão de ELMS);

Nissan – Luca Ghiotto (ex-piloto de Fórmula 2);

Mahindra Racing – Jehan Daruvala (atual piloto de Fórmula 2);

NIO 333 Racing – Daniil Kvyat (campeão de F3 europeia e ex-piloto de Fórmula 1);

ABT CUPRA – Adrien Tambay (atual campeão de ETCR).

O que esperar do E-Prix duplo na Itália
(Foto: Sam Bloxham)

Ano passado, na temporada 2021/2022, o E-Prix de Roma foi marcado por batalhas intensas pela liderança e entradas de Safety Car, principalmente na corrida de domingo, que foi interrompida por dois carros de segurança.

Na prova de sábado, quem levou a melhor foi Mitch Evans, que alcançou o grupo de dianteira a partir da segunda metade do E-Prix, ao escalar o pelotão da P7 até a P3, e superar Robin Frijns e Stoffel Vandoorne, segundo e terceiro colocados ao final, respectivamente.

De forma curiosa, Evans também venceu a corrida de domingo, ao largar em quarto, superar o pole sitter Jean-Éric Vergne e segurar firme a P1 até a bandeira quadriculada. Logo atrás de Mitch, vieram Vergne e Robin Frijns para completar o pódio.

Situação dos campeonatos

Na classificação de pilotos, Jake Dennis é o líder com 154 pontos, apenas 1 de vantagem sobre o segundo colocado, Nick Cassidy, que soma 153. O ocupante da terceira posição é Pascal Wehrlein, que se encontra com 138 pontos na tabela.

Dennis terá duas provas nesse fim de semana para se sair melhor que o seu principal rival, Nick Cassidy, afim de se distanciar do piloto da Envision Racing e sair da Itália com uma mão no troféu de campeão da temporada 2022/2023 da Fórmula E.

Nick Cassidy comemorando a vitória do E-Prix de Portland (Foto: Sam Bloxham)

Por outro lado, Nick tem grandes chances de superar Jake nessas duas corridas em Roma, já que mostrou ser mais consistente que o competidor da Avalanche Andretti e venceu o último E-Prix, nos Estados Unidos. Apesar disso, Pascal Wehrlein, que também está de olho no título, virá com sede de voltar ao topo da classificação, onde esteve recentemente.

Na classificação de equipes, as ocupantes do top 3 permanecem as mesmas desde a etapa anterior em Portland. A TAG Heuer Porsche segue na liderança, com 231 pontos, seguida da Envision Racing, que possui 225 e da terceira colocada Jaguar TCS Racing, com 184 pontos.

Transmissão no Brasil

O canal BandSports transmitirá o E-Prix de Roma no sábado e no domingo, ao vivo, a partir de 10h (horário de Brasília).

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