Início Destaque FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP da...

FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP da Áustria – 2023

522
(Foto: Bryn Lennon/Getty Images/Red Bull Content Pool)
Confira o que pilotos e chefes de equipe esperam da corrida no circuito que possui o menor tempo de volta do calendário.

Nesse final de semana, de 30 de junho a 02 de julho, a Fórmula 1 está de volta para realizar o Grande Prêmio da Áustria, a nona etapa da temporada 2023 da categoria que acontecerá no clássico Red Bull Ring, autódromo localizado em Spielberg, vila do estado da Estíria.

Essa será a corrida em casa para as equipes Red Bull Racing e AlphaTauri, que terão o apoio da grande maioria dos fãs nas arquibancadas, uma motivação que será bem-vinda para a fabricante de energéticos que não se saiu bem na edição de 2022 do GP.

(Foto: Clive Rose/Getty Images/Red Bull Content Pool)

A RBR segue para mais uma prova em sua terra natal em busca de redenção. Ano passado, a escuderia liderada por Christian Horner perdeu para a Ferrari, quando Max Verstappen finalizou em segundo e Sergio Perez abandonou por conta de problemas em seu RB18B, gerados após um contato com George Russell no início da corrida.

Abaixo, confira o que pilotos e chefes de equipe, que se manifestaram, esperam do GP austríaco, em ordem decrescente da classificação atual do campeonato de construtores.

Além disso, saiba as novidades para a etapa, as características do traçado, informações dos compostos de pneus e a previsão do tempo para os três dias de competição.

Oracle Red Bull Racing (321 pts)
(Foto: Red Bull Racing/Divulgação)

Max Verstappen #1:Adoramos estar aqui na Áustria, porque é a nossa corrida em casa, por isso queremos muito vencer. Como são apenas dez curvas com ondulações e diferentes tangências, um pequeno erro pode fazer uma grande diferença. Você realmente precisa acertar a volta perfeita, o que adiciona um pouco de pressão extra.

O que fizemos na preparação para essa etapa foi bom e geralmente somos muito fortes aqui, então espero que seja assim nesse fim de semana. Muitas coisas podem dar certo ou muitas podem dar errado; é sempre uma corrida muito agitada, então teremos que esperar para ver como nos sairemos aqui no Red Bull Ring.”

Sergio Perez #11: Não comentou.

Christian Horner (chefe de equipe): Não comentou.

Mercedes-AMG Petronas (167 pts)
(Foto: Mercedes-AMG F1/Divulgação)

Lewis Hamilton #44: Não comentou.

George Russell #63: Não comentou.

Toto Wolff (chefe de equipe):A Áustria é sempre um fim de semana especial, pois é minha corrida em casa e tenho boas lembranças da pista; tanto com a equipe quanto com meus primeiros anos correndo lá e ensinando como instrutor. Também é o segundo Sprint da temporada, então será interessante ver o impacto que tem no fim de semana, em um circuito mais tradicional.

A volta é curta em Spielberg e parece direta no papel: várias retas longas interrompidas por uma série de curvas lentas, de velocidade média e rápidas, o que torna acertar o carro algo desafiador. Vamos tentar aproveitar o momento que geramos nas duas últimas corridas e continuar nossa trajetória positiva com o carro.

O Red Bull Ring um local onde o W14 deve ter um desempenho melhor do que no Canadá, mas não vamos tomar nada como garantido. Como sempre, estaremos trabalhando duro para maximizar nosso desempenho e entregar resultados fortes.”

Aston Martin Aramco Cognizant (154 pts)
(Foto: Sam Bloxham/LAT Images/Aston Martin Media Global)

Lance Stroll #18:Estou ansioso para voltar à Europa para quatro corridas nos próximos meses, todas em circuitos muito diferentes. O Red Bull Ring é um circuito desafiador e compacto, com duas metades distintas. Enquanto a primeira tem três retas com DRS, a segunda é uma sequência de curvas rápidas, então é uma pista divertida para correr.

Nosso fim de semana muda um pouco com o formato Sprint, o que significa que o TL1 será muito focado em ajustar o carro e acelerar antes da qualificação na tarde de sexta-feira. O evento Sprint no sábado traz um elemento adicional a ser considerado durante o fim de semana, pois pode maximizar nosso retorno de pontos.”

Fernando Alonso #14:Foi ótimo voltar ao pódio no Canadá. As atualizações que trouxemos para o carro pareciam estar funcionando bem e continuaremos a otimizar a configuração conforme seguimos para essa etapa na Áustria.

O circuito Red Bull Ring é uma volta rápida e curta aqui e geralmente proporciona boas corridas e ultrapassagens, mas devemos ter cuidado com as áreas de saída e tentar evitar danos aos carros com as zebras rígidas.

Estou ansioso para ver o que podemos fazer nesse fim de semana. O objetivo será manter a forma e marcar tantos pontos para a equipe quanto tentarmos recuperar o segundo lugar no Campeonato de Construtores.”

Mike Krack (chefe de equipe): Não comentou.

Scuderia Ferrari (122 pts)
(Foto: Scuderia Ferrari/Divulgação)

Charles Leclerc #16:O GP do Canadá foi uma corrida sólida que confirmou a boa sensação que tive no carro na sexta-feira. Não poderíamos ter feito melhor do que o quarto lugar hoje, considerando onde começamos. Não devemos esquecer que foi uma pista bastante incomum, por isso continuaremos pressionando para reconfirmar esses passos positivos na Áustria nesse fim de semana.”

Carlos Sainz #55:A corrida passada em Montreal foi uma positiva. Conseguimos nos recuperar após uma classificação desafiadora. Fizemos as escolhas de estratégia corretas e tivemos um ritmo forte, especialmente com o pneu médio.

“O carro estava bom no Canadá e pudemos exigir um pouco mais dos pneus, estendendo bastante o primeiro stint. Estou feliz com isso, sei que estamos progredindo na direção certa e precisamos manter o bom trabalho.”

Frédéric Vasseur (chefe de equipe):Depois do Canadá, agora voltamos para completar a etapa europeia da temporada, passando por alguns dos locais clássicos do calendário, começando com corridas consecutivas na Áustria e na Inglaterra.

“Em Spielberg, enfrentaremos o segundo fim de semana Sprint do ano, o que significa que Charles, Carlos e os outros 18 pilotos terão apenas uma hora de treinos livres antes de enfrentar a qualificação. Portanto, passamos muito tempo trabalhando duro na fábrica e no simulador para estarmos o mais bem preparados possível.

“Nosso foco principal tem sido garantir que nossos pilotos possam tirar o máximo proveito do pacote SF-23, como de fato puderam fazer na corrida de Montreal. Queremos ter um fim de semana tranquilo de sexta a domingo e, se conseguirmos, tenho certeza de que podemos trazer um bom resultado para casa.”

BWT Alpine (44 pts)
(Foto: Alpine F1 Team/Divulgação)

Esteban Ocon #31:É bom estar de volta a Spielberg. Tive um bom resultado aqui no ano passado, então esperamos ter outro bom fim de semana como esse. Quanto à pista em si, ela apresenta alguns desafios interessantes com as curvas apertadas de baixa velocidade contrastando com as curvas internas mais rápidas nas curvas 6 e 7.

Além disso, as mudanças significativas de elevação aumentam o desafio e tornam algumas das zonas de frenagem complicadas. No entanto, é divertido de correr no circuito austríaco e esperamos aproveitar o formato de fim de semana Sprint para acumular pontos valiosos.”

Pierre Gasly #10:Eu realmente gosto da Áustria; é um daqueles circuitos europeus clássicos com um toque tradicional e uma ótima atmosfera para acompanhar. Também é um dos circuitos mais curtos do calendário, mas é rápido e muito gratificante correr nele.

Tem algumas zonas de frenagem fortes, bem como curvas rápidas, especialmente o Setor 3, que oferece duas para a direita. Temos boas oportunidades neste fim de semana com o formato Sprint. São duas sessões de qualificação e duas corridas em que devemos estar presentes desde a primeira volta.

Temos alguns negócios pendente após a decepção em Baku, onde ocorreu o primeiro formato Sprint da temporada, e estou me sentindo pronto para a disputa na Áustria.”

Otmar Szafnauer (chefe de equipe): Não comentou.

McLaren (17 pts)
(Foto: McLaren F1/Divulgação)

Lando Norris #4:O Grande Prêmio do Canadá foi difícil, mas divertido. Houve boas ultrapassagens e conseguimos lutar por pontos na pista. Desde então, voltei ao MTC [McLaren Technology Centre] e ao simulador esta semana para me preparar para a Áustria.

O Red Bull Ring é um dos meus circuitos favoritos. Ele guarda muitas lembranças boas para mim, tendo conquistado meu primeiro pódio lá. Esse é um fim de semana de Sprint também, o que sempre o torna mais interessante. Tudo parece promissor, então vamos chegar lá e dar tudo de nós.”

Oscar Piastri #81:Estou feliz com a minha estreia no Canadá. Depois de um Q3 frustrante, meu domingo terminou perto dos 10 primeiros. Aprendi muito, e meus engenheiros e eu revisamos tudo no MTC esta semana.

Estou ansioso para voltar ao Red Bull Ring, desta vez, em um carro de Fórmula 1. Gostei bastante do novo formato Sprint em Baku, por isso estou ansioso para experimentá-lo novamente neste fim de semana e espero trazer de volta alguns pontos para a equipe.”

Andrea Stella (chefe de equipe):Voltamos do Canadá com sentimentos contraditórios. Por um lado, é uma pena que a penalidade de cinco segundos dada a Lando tenha resultado em um rebaixamento para P13, mas, por outro lado, mostramos um ritmo melhor e os dois carros lutavam por pontos.

Agora mudamos nosso foco para essa rodada dupla, começando com o GP da Áustria nesse fim de semana. O GP no Red Bull Ring também terá corrida Sprint. Com apenas uma sessão de treinos, vamos tentar estar prontos desde já e ser competitivos numa pista em que tivemos bons resultados nos anos anteriores.”

Alfa Romeo Stake (9 pts)
(Foto: Alfa Romeo/Divulgação)

Valtteri Bottas #77:O resultado entre os dez primeiros que a equipe conquistou no Canadá nos deixou ainda mais motivados. Nosso objetivo é manter a boa forma e ampliar a sequência de pontos. Sabemos que temos potencial para ir bem e, se continuarmos fazendo nosso trabalho, continuaremos na batalha pelos dez primeiros.

Ao longo da minha carreira, sempre gostei de correr aqui em Spielberg: consegui alguns bons resultados aqui, incluindo meu primeiro pódio e duas vitórias. Com o formato Sprint e menos tempo de treinos na pista, será importante obter a sensação certa com o carro desde o início e aproveitar isso, especialmente quando se trata de classificação.”

Guanyu Zhou #24:Ao irmos para a Áustria, estou ansioso para voltar às boas exibições que mostramos nas últimas etapas. Ainda há várias corridas pela frente e muitos pontos ao nosso alcance se continuarmos progredindo.

“O pacote de atualização que introduzimos nas provas anteriores está fazendo a diferença e estou pronto para dar o meu melhor na pista para extrair o seu potencial ao máximo. Sabemos como apenas um décimo pode fazer uma grande diferença na classificação e, durante um fim de semana de Sprint, isso é ainda mais significativo.”

Alessandro Alunni Bravi (chefe de equipe):No caminho para a Áustria, estamos determinados a manter a tendência positiva que temos mostrado nas últimas corridas. Voltar do Canadá com mais um ponto foi uma recompensa valiosa para a equipe, e sabemos que cada ponto pode fazer a diferença no final da temporada.

Tivemos um bom ritmo em Montreal, provando que o C43 pode lutar pelos dez primeiros. Nosso foco agora é melhorar nossas performances classificatórias, e a equipe tem trabalhado muito nesse objetivo nas últimas semanas. Nosso ritmo de corrida está bom e as posições mais altas no grid podem facilitar o trabalho na busca por pontos.

O Grande Prêmio da Áustria sediará o segundo evento de Sprint do ano e estamos totalmente cientes de como isso pode adicionar imprevisibilidade à hierarquia do grid: com apenas uma sessão de treinos disponível, será crucial executar tudo da melhor maneira possível.”

MoneyGram Haas (8 pts)
(Foto: Haas F1 Team/Divulgação)

Kevin Magnussen #20:Estou ansioso para mais essa etapa com Sprint. Gosto dos eventos com o sábado dedicado à corrida curta, há mais coisas acontecendo ao longo do fim de semana e a pressão aumenta logo após o primeiro treino. É onde estamos nos apresentando e lutando por coisas importantes.

No TL1, chegamos sentindo muito mais pressão porque é o único treino da etapa, então precisamos encontrar o ritmo e atingir os objetivos desde o início rapidamente, para maximizar o ritmo para a qualificação. É um fim de semana mais focado e acelerado, e eu gosto bastante disso.”

Nico Hulkenberg #27:Em comparação com Baku, é muito mais intenso porque desde a primeira sessão de treinos é muito mais significativo. O Red Bull Ring é um circuito muito diferente de Baku, pois é uma pista de corrida permanente e tem uma volta curta. A abordagem é a mesma de sempre, porém, seremos profissionais e tentaremos tirar algo disso.

Aqui na Áustria, fazemos tempos de volta mais curtos, então a disputa entre as equipes é muito acirrada. Não há dúvidas de que a menor das margens fará uma grande diferença, por isso é importante maximizar as sessões e aproveitar esse fim de semana ao máximo.”

Guenther Steiner (chefe de equipe):Estamos indo para essa corrida na Áustria em parte como uma sessão de teste. Precisamos buscar resolver nossos problemas com o ritmo de corrida, então temos algumas ideias.

“Com duas corridas nesse fim de semana, temos o dobro de tempo para tentar fazer coisas diferentes. Obviamente, sempre tentamos obter o melhor resultado possível, mas também podemos comprometer isso para realmente entender o que está acontecendo com nosso carro no dia da corrida.”

Williams Racing (7 pts)
(Foto: Williams Racing/Divulgação)

Alex Albon #23:Estou ansioso para a Áustria depois de um ótimo fim de semana no Canadá. Esta pista é outra que deve se adequar ao nosso carro mais do que alguns outros circuitos. Vamos buscar pontos, então vamos trabalhar para tentar fazer isso acontecer.”

Logan Sargeant #2:Tenho muitas lembranças muito boas da Áustria no passado. Estou ansioso para voltar e desenvolver isso. Outro fim de semana de sprint oferece mais oportunidades e acho que será um fim de semana divertido e emocionante.”

James Vowles (chefe de equipe): Não comentou.

Scuderia AlphaTauri (2 pts)
(Foto: Scuderia AlphaTauri/Divulgação)

Yuki Tsunoda #22:No Canadá, não conseguimos um bom resultado, o que foi uma pena, pois tínhamos ritmo para marcar pontos. Na classificação, depois de mostrar um ritmo decente no TL3, não conseguimos tirar o desempenho do carro, algo que normalmente não acontece. Isso nos colocou em desvantagem para a corrida.

Agora vamos para Spielberg, para o Red Bull Ring, que é uma pista que gosto e onde marquei pontos há dois anos, na minha primeira temporada na Fórmula 1. Nosso objetivo para a Áustria deve ser ter um bom carro desde o primeiro treino livre, já que temos a qualificação logo a seguir.

Você precisa ser perfeito na classificação ou terá problemas pelo resto do fim de semana. Fiz muito trabalho de simulador em preparação para esta corrida e acho que isso se torna ainda mais importante do que o normal quando se trata de um evento com Sprint.

Testamos muitas coisas, então o plano é ajustar o acerto no TL1 e ganhar confiança de imediato. O traçado da pista é difícil para os freios, mas a equipe se esforçou muito para resolver os problemas que tivemos com esse aspecto em algumas corridas e agora sabemos como fazê-los funcionar melhor. A atmosfera em Spielberg será ótima, já que é o circuito doméstico da Red Bull; seria bom poder marcar pontos aqui.”

Nyck De Vries #21:Gostei da experiência de Montreal, mesmo que tenhamos perdido desempenho na pista e nem conseguido fazer uma boa corrida. Tanto a equipe quanto eu não tomamos as decisões corretas e isso levou a um fim de semana pouco competitivo e sem pontos. Isso obviamente decepciona, mas temos que olhar para frente e vamos enfrentar dois circuitos que já conheço.

Spielberg é um circuito bastante curto, mas na verdade é muito mais difícil do que parece. Você pode perder muito tempo se cometer erros e é definitivamente uma pista difícil de frear. Tem algumas retas, mas ao mesmo tempo quatro curvas de alta velocidade.

Na busca pelo desempenho máximo, o equilíbrio entre os níveis de downforce não é tão simples: você gostaria de colocar um pouco mais de asa, mas também quer um pacote que permita disputar posições na corrida. Normalmente, com menos downforce, você desliza mais e, portanto, é um pouco mais rígido com os pneus.

Esse é um fim de semana de Sprint e é muito mais exigente porque há muito menos tempo de pista, então você precisa estar em forma imediatamente. Temos atualizações planejadas para o Red Bull Ring e Silverstone; então, estamos ansiosos para correr e esperamos ter dois bons fins de semana na Europa.”

Franz Tost (chefe de equipe): Não comentou.

NOVIDADES PARA O GP

Final de semana com Sprint

(Foto: Clive Rose/Getty Images/Red Bull Content Pool)

O GP da Áustria marcará o segundo evento Sprint da temporada, depois da corrida em Baku, no Azerbaijão. Assim, na sexta-feira, acontecerá o Treno Livre 1 e, mais tarde, a qualificação tradicional (Q3, Q2 e Q1), esta que definirá o grid de domingo.

No sábado, será a vez da Sprint Shootout, a qualificação que decidirá a ordem do grid para a corrida curta de 100.000 km, esta que acontecerá pouco menos de quatro horas depois.

Vale lembrar que o piloto que conquista a Pole Position para a Sprint Race, recebe 3 pontos, e os ocupantes das oito primeiras posições ao final da corrida curta de sábado, pontuam (8 pontos para o vencedor e 1 para o 8° lugar.

Detalhes do circuito
Circuito Red Bull Ring (Imagem: Fórmula 1/Divulgação)

O circuito Red Bull Ring possui 4.318 km de extensão, 10 curvas (7-D e 3-E), recebe GPs da Fórmula 1 desde 1970 e a corrida terá um total de 71 voltas. O recorde de volta mais rápida nesse traçado ainda pertence a Carlos Sainz, que cravou o tempo de 1:05.619 na temporada 2020 pela McLaren.

Essa pista tem como características principais a predominância de trechos de média a alta velocidade, retas interrompidas por frenagens fortes e grandes mudanças de elevação presentes no traçado.

Além disso, há 3 zonas de uso do DRS (asa móvel) disponíveis, o que proporciona ultrapassagens frequentes durante as provas. Confira abaixo como é uma volta no circuito austríaco, através do simulador/game F1 22.

O Red Bull Ring, apesar de curto e apresentar um layout que parece inofensivo, costuma punir de uma maneira bem severa pilotos que saem da pista em direção às britas, principalmente no complexo das curvas 6, 7 e 8.

Outra dificuldade que os competidores encontram nesse circuito, é acertar a curva 1 sem infringir os limites de pista, que são rigorosos e costumam deletar várias voltas preciosas durante a classificação.

Na temporada 2022, mesmo com problemas no acelerador nas voltas finais, Charles Leclerc venceu a prova na casa da Red Bull Racing, seguido do pole sitter, Max Verstappen, e de Lewis Hamilton.

Leclerc superou Verstappen na volta 12/71 e assumiu a liderança facilmente, devido ao desempenho superior do SF-75 nas retas em comparação com o RB18B da RBR, que não se saiu bem no domingo.

Informações sobre os pneus
(Infográfico: Pirelli)

As equipes terão o composto C3 como P Zero Branco duro, C4 como P Zero Amarelo médio e C5 como P Zero Vermelho macio no GP da Áustria. Assim como na última corrida em Montreal, os três compostos mais macios da gama estarão disponíveis.

O sábado será dedicado ao evento Sprint. Durante as três sessões curtas que compõem o classificatório Sprint Shootout (com duração de 12, 10 e oito minutos, respectivamente), as equipes terão que colocar pneus novos e usar o composto médio para o Q1 e o Q2, e apenas o composto macio no Q3.

A maioria dos pilotos fez duas paradas no ano passado, largando de médio, antes de dois stints com pneus duros. Muitas ultrapassagens foram realizadas, principalmente no pelotão intermediário, com cinco carros disputando as primeiras posições fora do pódio.

As mudanças de elevação no Red Bull Ring o colocam atrás apenas de Spa-Francorchamps em termos de variação. Há uma mudança de mais de 60 metros entre o ponto mais baixo da pista, pouco antes da curva 1, e o ponto mais alto, após a curva 2.

Informações da assessoria de imprensa da Pirelli Brasil.

Previsão do tempo
(Foto: Clive Rose/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Sexta-feira:

Mínima de 15°C e Máxima de 25°C. Tempo fechado, com 80% de possibilidade de chuva.

Sábado:

Mínima 13°C e Máxima 19°C. Tempo chuvoso.

Domingo:

Mínima de 14°C e Máxima de 24°C. Céu nublado, com 40% de chance de chuva.

Fonte: www.weather.com/

Transmissão no Brasil

A corrida acontecerá no próximo domingo, às 10h (horário de Brasília), e será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão.

Entrevistas disponibilizadas pela assessoria de imprensa de cada equipe.

PROCURANDO CAMISAS OU CASACOS DE FÓRMULA 1 COM ESTAMPAS CLÁSSICAS, ATUAIS E DE QUALIDADE CERTIFICADA? CLIQUE AQUI E CONHEÇA A RETRO ESPORTE!