Início Destaque FÓRMULA E – Aquecimento para o E-Prix de Jacarta – 2023

FÓRMULA E – Aquecimento para o E-Prix de Jacarta – 2023

491
(Foto: Sam Bloxham)
Saiba as principais informações do E-Prix, detalhes do circuito, as novidades e o que esperar da disputa na Ásia.

A Fórmula E retorna nesse final de semana (02 a 04 de junho) para realizar a rodada dupla do E-Prix de Jacarta, a décima e décima primeira etapas da temporada 2022/2023, que acontecerá nos arredores do famoso Parque Ancol Beach, na Indonésia.

O país do Sudeste Asiático receberá a categoria 100% elétrica da FIA pela segunda vez, depois de estrear no itinerário da F-E no ano passado, como a competição de número 9. Dessa vez, diferente da campanha 2021/2022, Jacarta sediará duas corridas em dois dias consecutivos, uma no sábado e outra no domingo.

O E-Prix em Jacarta é a segunda e última etapa da programação na Ásia, depois do E-Prix de Hyderabad, na Índia, realizado em fevereiro. Além disso, a disputa indonésia é a terceira de um total de cinco rodadas duplas da programação deste ano, depois de Diriyah e Berlim, e antes de Roma e Londres.

Layout do circuito indonésio
Circuito Urbano de Jacarta (Imagem: Fórmula E/Divulgação)

O Circuito urbano de Jacarta possui 2.370 km de extensão, 18 curvas (10-D e 8-E), fluxo no sentido horário e trechos predominantes de alta e média velocidade, com algumas curvas de baixa. O traçado também oferece seções com mudanças de elevação e áreas salientadas.

A prova terá 36 voltas no sábado (Round 10) e 38 no domingo (Round11), o equivalente a uma distância de 85.320 km e 90.060 km, respectivamente.

O gerenciamento de energia é um fator que requer atenção dos pilotos, já que o traçado apresenta uma reta principal longa, curvas de ângulo aberto e muitos trechos rápidos.

O Modo Ataque ficará localizado na curva 16, e o lugar mais vantajoso para ativar os 30 kW de potência extra é a reta dos boxes, após a curva 18. Essa seção oferece o melhor ponto de ultrapassagem do circuito.

Expectativas dos pilotos brasileiros

Lucas Di Grassi (Foto: Mahindra Racing/Divulgação)

Lucas Di Grassi #11 (Mahindra Racing): “Jacarta é um circuito técnico, mas que traz boas oportunidades de ultrapassagem. Temos bastante espaço primeira curva e algumas curvas de alta velocidade até a parte final da pista. Temos outras seções mais fechadas, como as curvas 13 e 16, que certamente serão locais onde teremos muita ação.

Ano passado, terminei o E-Prix de Jacarta nos pontos. A performance do nosso carro este ano não está boa, mas estamos trabalhando muito desde o início da temporada, tanto no simulador quanto em testes privados.

Apesar de tudo, estou bem confiante de que podemos correr entre os dez primeiros e trazer pontos nessa rodada dupla. Do ponto de vista de calor, esse final de semana será intenso, mas estou preparado pra isso.

Situação no campeonato: P15 – 18 Pontos

Sergio Sette Camara (Foto: Simon Galloway/LAT Images)

Sergio Sette Camara #3 (NIO 333 Racing): “A NIO foi competitiva em Jacarta no ano passado. Nesta temporada estamos em uma boa curva de crescimento e, desde São Paulo, encontramos uma boa performance em classificação e já conseguimos nos colocar nos duelos em algumas oportunidades.

“A pista aqui da Indonésia é bem difícil de ultrapassar e, com isso, conseguindo nos colocar bem no qualifying, temos uma boa perspectiva de seguir na frente durante as corridas e concretizar um resultado expressivo. Vamos trabalhar duro para que isso seja possível nas duas corridas.

Situação no campeonato: P18 – 10 Pontos

Novidades
A estreia de um piloto espanhol
Roberto Merhi (Foto: Lou Johnson)

A Mahindra Racing anunciou no último domingo (28) que Roberto Merhi fará a sua estreia na Fórmula E como titular em Jacarta. O espanhol de 32 anos, que já correu na Fórmula 1, DTM e Fórmula 2, correrá com o M9Electro #8 e será o novo parceiro de Lucas Di Grassi.

Roberto assumirá o lugar de Oliver Rowland para as últimas sete etapas da temporada, após um acordo mútuo feito entre Rowland e a escuderia indiana. O britânico aceitou ceder o seu assento para Merhi, com o objetivo de ajudar o espanhol a ganhar experiência na classe eletrificada.

Merhi comentou sobre a oportunidade de disputar um E-Prix de F-E pela primeira vez. “É uma grande honra para mim representar a Mahindra Racing nas corridas em Jacarta. Estou incrivelmente grato pela oportunidade e estou determinado a aproveitá-la ao máximo.

Tive a chance de pilotar o M9Electro no Teste de Novatos em Berlim, mas a Fórmula E é muito diferente de qualquer uma das outras séries em que corri, então a curva de aprendizado será íngreme. Apesar disso, me sinto pronto e animado para o desafio.”

Ausência de André Lotterer
André Lotterer (Foto: Sam Bloxham)

Devido a compromissos com as 24 Horas de Le Mans do WEC, André Lotterer não disputará o E-Prix indonésio este ano. O automobilista alemão será substituído pelo piloto reserva da Avalanche Andretti, David Beckmann, que está com a escuderia americana desde a temporada 2021/2022.

Em entrevista, Beckmann falou sobre ter a chance de competir em um E-Prix da categoria elétrica pela primeira vez. “Sou muito grato pela oportunidade de substituir André e representar a equipe Avalanche Andretti em Jacarta. A Fórmula E é um campeonato incrivelmente competitivo e estou empolgado em mostrar minhas capacidades nesta série de corridas única.

Gostaria de agradecer a Michael Andretti e à equipe por confiarem em mim com essa responsabilidade. Vou dar o meu melhor para alcançar um bom resultado para todos os envolvidos.”

O que esperar do E-Prix em Jacarta
(Foto: Simon Galloway)

Na edição inaugural do ano passado, o E-Prix de Jacarta foi uma prova fluida e sem incidentes, algo raro de acontecer nos circuitos de rua da Fórmula E. Apenas três pilotos abandonaram a competição, devido a problemas nos carros: Antonio Giovinazzi (DRAGON/PENSKE), Nyck De Vries (Mercedes EQ) e Oliver Rowland (Mahindra Racing).

O vencedor da disputa em 2022 foi Mitch Evans, seguido de Jean-Éric Vergne e de Edoardo Mortara. Dentre os três pilotos que subiram ao pódio, Evans é o principal favorito a vitória nesse fim de semana, já que chega a Jacarta com uma boa lembrança: a conquista da P1.

Situação dos campeonatos

O atual líder na classificação de pilotos é Nick Cassidy, que subiu ao pódio três vezes após nove etapas e venceu as duas últimas provas (Berlim 2 e Mônaco). Assim, o britânico se encontra no topo da tabela com 121 pontos, seguido de Pascal Wehrlein, que soma 101, e de Jake Dennis, que está com 96 pontos.

A diferença entre Cassidy e Wehrlein no campeonato é de apenas 20 pontos, uma vantagem que o alemão da TAG Heuer Porsche pode tirar em Jacarta. Para reassumir a ponta na classificação, Pascal precisa, no mínimo, de uma vitória e um pódio à frente de Nick para reassumir a ponta, um objetivo que o piloto de 28 anos focará em alcançar na Indonésia.

No campeonato de equipes, a Envision Racing também lidera, com 182 pontos, 13 de vantagem sobre a segunda colocada TAG Heuer Porsche e 26 acima da Jaguar TCS Racing, ocupante da terceira posição.

Transmissão no Brasil

O canal BandSports transmitirá a rodada dupla do E-Prix de Jacarta no sábado e no domingo, ao vivo, a partir de 05h da manhã (horário de Brasília).

PROCURANDO CAMISAS OU CASACOS DE FÓRMULA 1 COM ESTAMPAS CLÁSSICAS, ATUAIS E DE QUALIDADE CERTIFICADA? CLIQUE AQUI E CONHEÇA A RETRO ESPORTE!