Início WEC WEC – Prólogo das 6 Horas de Spa-Francorchamps – 2023

WEC – Prólogo das 6 Horas de Spa-Francorchamps – 2023

802
(Foto: Gabi Tomescu)
Confira as principais informações da terceira disputa do Campeonato Mundial de Endurance, em uma pista bastante conhecida pelos fãs do esporte.

O World Endurance Championship (WEC) está de volta nesse fim de semana (27 a 29) para realizar as 6 Horas de Spa-Francorchamps, a terceira etapa do calendário 2023 que acontecerá na Bélgica, no circuito localizado na província de Liége.

Spa-Francorchamps faz parte do itinerário da maior categoria de Endurance da FIA desde a temporada inaugural (2012) e, mesmo após vários anos, o evento permanece com a mesma duração padrão de 6 horas.

Depois de Portugal, as 6 Horas de Spa-Francorchamps será a segunda disputa consecutiva da classe na Europa e antecederá as 24 Horas de Le Mans, prevista para acontecer nos dias 10 e 11 de junho.

Essa etapa na Bélgica será a corrida em casa para os pilotos Laurens Vanthoor (Porsche Penske Motorsport/Hypercar), Ulysse de Pauw (AF Corse/LMGTE Am), Sarah Bovy (Iron Dames/LMGTE Am) e Alessio Picariello (Iron Lynx /LMGTE Am). O atual campeão de Fórmula E, o belga Stoffel Vandoorne, será o piloto reserva da Peugeot Sport/Hypercar.

Abaixo, confira as principais informações sobre a terceira prova da 11ª temporada do WEC, como os detalhes do traçado, as expectativas dos pilotos brasileiros do grid e as novidades para a competição.

Características do circuito
(Foto: Jan Patrick Wagner)

O Circuito de Spa-Francorchamps possui 7.004 km de extensão, 19 curvas (9-D e 10-E), sentido horário e setores predominantes de alta velocidade. As principais características do circuito são a presença de aclives e declives acentuados ao longo da volta e bordas de asfalto com gramado, mas com caixas de brita em certas áreas de escape.

A pista de Spa conta com várias retas, mas a principal e mais longa delas é a Kemmel, a oposta localizada após a icônica sequência Eau Rouge (curvas 3, 4 e 5) no setor inicial. Esse é o principal ponto de ultrapassagem do traçado e a seção que extrai o RPM máximo dos motores e, por isso, os carros passam facilmente dos 300 km/h.

Apesar dos desníveis evidentes no circuito, o único ponto cego para os pilotos é na subida íngreme da Eau Rouge, o trecho mais técnico e o mais perigoso de Spa-Francorchamps. Vale lembrar que, no ano passado, o circuito foi remodelado e recebeu uma ampliação das áreas de escape da sequência das curvas 3 a 5, em prol da segurança.

Uma curiosidade importante do traçado é que 80% da volta é feita com o pedal do acelerador totalmente pressionado, o que mostra como Spa exige bastante dos componentes do motor e da transmissão.

Vencedores da etapa em 2022
(Foto: Marius Hecker)

Na temporada 2022, as 6 Horas de Spa-Francorchamps foi repleta de interrupções por conta de acidentes e de uma chuva torrencial que caiu na região. Houve várias intervenções de bandeira amarela em todo o circuito (Full Course Yellow), uma bandeira vermelha e dois Safety Cars, dentre eles, um que surgiu na primeira volta.

Na classe Hypercar, a Glickenhaus largou na pole, mas foi a Toyota Gazoo Racing Europe que conquistou a vitória, com o carro #7 de Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María Lopez. Na LMP2, a WRT levou a melhor com o #31 dos pilotos Sean Gelael, Robin Frijns e René Rast. Por fim, na LMGTE Am, a equipe vencedora foi a Dempsey-Proton Racing e o trio do Porsche 911 #77 Christian Ried, Sebastian Priaulx e Harry Tincknell.

Expectativas dos pilotos brasileiros
Pietro Fittipaldi (Foto: JOTA Sport/Divulgação)

Pietro Fittipaldi (JOTA LMP2 #28): Spa-Francorchamps é uma pista que eu passei a ter uma boa lembrança após a corrida do ELMS no ano passado, quando saí da última posição para o segundo lugar. Foi uma das minhas melhores corridas, e espero ter um desempenho tão bom quanto o de 2022 neste final de semana. Gosto de Spa e espero acumular pontos, como fizemos nas duas primeiras etapas.”

Daniel Serra (Kessel Racing LMGTE Am #57): A previsão do tempo diz que o tempo no sábado será seco, mas sabemos que Spa é difícil de saber ao certo. A classificação vai ficar por conta do Kimura e eu devo fazer o último stint amanhã, os dois finais. Agora é esperar o final do classificatório para conseguirmos desenvolver uma boa estratégia para a corrida.”

André Negrão (Alpine ELF LMP2 #35): Spa-Francorchamps é uma pista que todo mundo gosta, seja tanto para assistir uma corrida quanto para guiar um carro. Como todos no grid vamos também utilizar este final de semana como uma preparação, tanto para entendermos melhor nosso conjunto quanto para chegarmos mais rápidos em Le Mans.

Os primeiros resultados da temporada não foram como a gente gostaria, mas não podemos parar de trabalhar. A etapa da Bélgica guarda um grande desafio para todos: Spa é um circuito muito seletivo que exige de cada carro das mais variadas maneiras. Por isso, os treinos serão muito importantes.”

Novidades
Grid da Hypercar completo

Terceiro 963 LMDh no grid

Porsche 963 da Heartz JOTA (Foto: Divulgação)

Por ser a última prova antes de Le Mans, as equipes aproveitarão a etapa em Spa para se prepararem para a corrida de maior duração do itinerário: as 24 Horas de Le Mans em junho.

Por isso, todos os 13 hipercarros inscritos na temporada 2023 estarão presentes no grid; isso inclui o terceiro Porsche 963 no pelotão: o #38 da escuderia Heartz JOTA, equipe cliente da montadora alemã com sede em Stuttgart. O terceiro protótipo LMDh da Porsche será pilotado pelo trio Will Stevens, António Félix da Costa e Yifei Ye.

Jack Aitken à bordo do V-LMDh

Cadillac V-LMDh #3 (Foto: Divulgação)

O ex-piloto de testes e desenvolvimento de Fórmula 1, Jack Aitken, se juntará aos pilotos Sebastien Bourdais e Renger Van der Zande para guiar o Cadillac V-LMDh #3 amarelo da equipe americana durante as 6 Horas de Spa-Francorchamps.

Nesse fim de semana, a Cadillac Racing correrá com os seus dois carros, depois de manter apenas o #2 na pista nas duas primeiras etapas (Sebring e Portimão). O V-LMDh número 2 da escuderia estará nas mãos de Earl Bamber, Alex Lynn e Richard Westbrook.

O adeus de uma equipe e a estreia de outra
(Foto: Gabi Tomescu)

A Northwest AMR anunciou na última segunda-feira (24) a sua retirada do grid da categoria de resistência da FIA. Após correr nas duas primeiras etapas deste ano, o dono e piloto da equipe, Paul Dalla Lana, decidiu se aposentar do mundo das corridas e se dedicar apenas às suas atividades como empresário.

Paul é o automobilista amador de maior sucesso no WEC e venceu na divisão de turismo da classe pela Aston Martin 17 vezes. A equipe Northwest AMR participou de todas as temporadas do Campeonato Mundial de Endurance da FIA até as 6 Horas de Portimão, a etapa anterior.

Com a saída da escuderia de Dalla Lana, a Heart of Racing, atual equipe de GTD da IMSA, assumirá a vaga da Northwest no Entry List da categoria a partir desse final de semana em Spa-Francorchamps. As equipes parceiras da Aston Martin Racing, ORT by TF Sport e D’station Racing, darão suporte a Heart em sua temporada de estreia no WEC.

O que esperar
(Foto: Jan Patrick Wagner)

O circuito de Spa possui algumas características presentes na pista francesa de Le Mans, mas a principal é oferecer longos setores de alta velocidade, que levam os carros ao limite. Nesse final de semana, a corrida na Bélgica promete ser a prova mais disputada da temporada até o momento, principalmente por conta do grid cheio na classe principal.

O fator clima pode surpreender, já que a região também costuma ser conhecida pela instabilidade do tempo. Com chuva, Spa-Francorchamps se torna uma das pistas mais difíceis de percorrer em superfície molhada e, como foi visto na temporada anterior, de manter o carro no traçado.

Em 2022, apenas quatro hipercarros correram na etapa em território belga: os dois Toyotas GR010, 1 Alpine A480 e 1 Glickenhaus 007. Dessa vez, veremos 13 protótipos da divisão Hypercar na pista, isso significa que serão 6 horas cheias de ação e de troca de posições, por conta das várias oportunidades de ultrapassagem do traçado.

No momento, a Toyota Gazoo Racing Europe permanece invicta na temporada, com duas vitórias em duas etapas realizadas. Na classificação da Hypercar, a montadora japonesa está no topo da tabela com 64 pontos, enquanto a Ferrari AF Corse e a Porsche Penske Motorsport, segunda e terceira colocadas, estão com 42 e 30 pontos, respectivamente.

A atual líder na LMP2 é a United Autosport, com 56 pontos, seguida da Prema Racing (40 pts) e da WRT (33 pts). Na classe de turismo, LMGTE Am, a Corvette Racing segue imbatível, com duas vitórias consecutivas. A escuderia americana se encontra com 64 pontos, 31 acima da P2 na classificação, Dempsey-Proton Racing, e 36 de diferença da ocupante da P3, AF Corse.

Transmissão

As 6 Horas de Spa-Francorchamps terá transmissão ao vivo no Brasil no canal do YouTube do FIA WEC, a partir de 07h45, de acordo com o horário de Brasília.

PROCURANDO CAMISAS OU CASACOS DE FÓRMULA 1 COM ESTAMPAS CLÁSSICAS, ATUAIS E DE QUALIDADE CERTIFICADA? CLIQUE AQUI E CONHEÇA A RETRO ESPORTE!