Início Destaque STOCK CAR – O que esperar da segunda etapa da temporada –...

STOCK CAR – O que esperar da segunda etapa da temporada – 2023

444
(Foto: Vinícius Branca)
Categoria mais alta do automobilismo brasileiro está de volta ao local que sediou a grande final da temporada 2022.

A Stock Car Pro Series retorna nesse fim de semana (21 a 23) para realizar a segunda etapa do calendário, no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, região sul da cidade de São Paulo. O evento contará com duas corridas no domingo, uma seguida da outra, com duração de 30 min + 1 volta cada.

Essa prova conhecida na principal classe de turismo brasileira será uma de três passagens da Stock Car por Interlagos, já que o itinerário prevê um retorno à lendária pista em julho e, mais tarde, em dezembro.

A última vez que a categoria correu no circuito paulista foi na grande final de 2022. Felipe Baptista venceu a corrida 1, seguido de Daniel Serra e de Rubens Barrichello; na corrida 2, Ricardo Maurício cruzou a linha de chegada em primeiro, com Nelson Piquet Jr logo atrás, na P2, e Cesar Ramos completou o pódio na P3.

Informações do circuito
(Foto: Vinícius Branca)

O Autódromo José Carlos Pace possui 4.309 km de extensão, 15 curvas e fluxo no sentido anti-horário. O ‘Templo do Esporte a Motor’ nacional costuma gerar corridas bem disputadas, já que possibilita ultrapassagens, principalmente na reta dos boxes, a mais extensa do local de prova.

O icônico traçado paulista tem como características principais mudanças acentuadas de elevação, predominância de setores de média e baixa velocidade e curvas técnicas, com ângulos variados.

O trecho mais famoso e polêmico de Interlagos é o S do Senna, sequência inicial do circuito composta pelas curvas 1 e 2. Geralmente, é a parte que mais gera contatos entre carros e corte de curvas pelos pilotos durante as provas.

Segundo a Fras-le e a Fremax, fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da Stock Car, o S do Senna tem a primeira parte contornada pelos carros a cerca de 75 km/h mas, antes disso, os pilotos acionam o pedal do freio depois de cruzarem a reta principal a 240 km/h.

Previsão da Fras-le e Fremax
(Foto: Luís França/P1 Media Relations)

No Autódromo de Interlagos está o ponto que concentra a frenagem mais forte de todo o calendário da temporada: o S do Senna. Diferente do ano passado, os pilotos ganharam um aliado importante nas frenagens, além dos discos e pastilhas de freio: a aerodinâmica.

Este ano, os carros contam com um novo aerofólio traseiro, maior que o das últimas duas temporadas. O aparato atual deverá dar maior estabilidade para os Corollas e Cruzes do grid, além de facilitar a vida dos pilotos no início do primeiro setor do circuito paulista.

Com uma asa traseira que gera mais contato com o ar, a estabilidade deixa o freio trabalhar melhor; é o que comentou o engenheiro de projeto da Fras-le e Fremax, André Brezolin. “Com mais asa, o carro vai distribuir melhor a força de frenagem para o eixo traseiro, como vimos em Goiânia. Como a frenagem é feita antes da curva, o carro tende a entrar mais equilibrado e com mais pressão aerodinâmica na traseira, trazendo maior aderência.

A frenagem no S do Senna em Interlagos dura cerca de cinco segundos e o carro percorre aproximadamente 200 metros para que seja feita a redução de 240 km/h para 75 km/h, o que gera uma desaceleração de 1.5 G (uma vez e meia a força da gravidade).

A performance de frenagem para reduzir a velocidade é garantida pelos discos da Fremax e pelas pastilhas da Fras-le. Vale lembrar que o contato entre as duas peças faz a temperatura no conjunto superar os 700ºC.

Com informações da assessoria de imprensa da Fras-le e da Fremax.

Expectativas do último vencedor em Interlagos
Ricardo Maurício da equipe Eurofarma RC (Foto: Vinicius Branca)

Na grande final da Stock Car Pro Series em Interlagos, o piloto #90 da equipe Eurofarma RC, Ricardo Maurício, venceu a corrida 2 no Templo do Esporte a Motor do Brasil.

Ao finalizar a primeira disputa na P10, a inversão dos dez primeiros colocou Ricardinho na pole na segunda competição. A prova foi conturbada, devido a vários acidentes mas, mesmo assim, o piloto paulista conseguiu manter a liderança e ser o primeiro a receber a bandeira quadriculada.

Em entrevista, Ricardo falou sobre as características da icônica pista e as suas expectativas para a segunda etapa da temporada no Autódromo José Carlos Pace. “Estou levando 20 kg de lastro para Interlagos, pois me encontro em terceiro lugar na classificação. É sempre bom estar entre os que estão carregando o lastro, pois significa que você está bem no campeonato.

Vou carregar esse peso extra nessa pista que possui duas subidas importantes, a do laranjinha e a da junção, na curva do café, o que atrapalha no ritmo de corrida e nas aproximações. Devo perder de 1 a 2 décimos na volta total, o que acaba dificultando um pouco as coisas.

Mesmo assim, o nosso carro estava muito bom em Goiânia. Tivemos problemas com a asa traseira de 2023 lá mas, por conta disso, chegamos a Interlagos com a asa de 2022.

Como o nosso carro vai se comportar nessa prova em São Paulo ainda é uma incógnita, mas acredito que estará competitivo e vamos tentar sair de Interlagos com um resultado positivo.”

Novidades

Ausência de Nelson Piquet Jr

Da esquerda para a direita, Nelson Piquet Jr ao lado de Rafa Martins (Foto: Divulgação)

Devido a um compromisso com a European Le Mans Series (ELMS) na classe LMP2 pela United Autosport, o piloto da Crown Racing, Nelson Piquet Jr, não estará em Interlagos nesse final de semana.

Para substituir o competidor #33, a equipe anunciou Rafael Martins, vencedor de corridas da Stock Series, a categoria de base da Stock Car, e integrante da Piquet Sports. Rafa Martins correrá com o Toyota Corolla número #32 da escuderia liderada por William Lube.

O automobilista de 24 anos falou sobre a sua estreia na categoria mais alta do automobilismo brasileiro e suas expectativas para a etapa no Autódromo de Interlagos. “Estou muito feliz pelo convite do Nelson e orgulhoso pela oportunidade. Não tenho palavras para descrever esse sentimento. Vou representar nossos patrocinadores e o Nelsinho dando o meu melhor.

O que esperar
(Foto: Vinícius Branca)

As duas disputas consecutivas no Autódromo José Carlos Pace prometem ser agitadas e cheias de ação na pista, como geralmente costuma ser. Por ser um circuito rápido e variado, tanto no sentido de seções quanto de elevação, é esperado entradas de Safety Car, o que aumenta a imprevisibilidade do resultado final.

Os Reis da Pista em Interlagos são Cacá Bueno (KTF Sports) e Thiago Camilo (Ipiranga Racing), os únicos do grid atual que detém o maior número de vitórias no local: sete ao todo. Os dois automobilistas seguem para a segunda etapa da temporada com o desejo de ampliar o recorde de P1s no traçado.

Os favoritos a vitória em São Paulo são Daniel Serra, Thiago Camilo, Ricardo Maurício e Rubens Barrichello. Esses quatro pilotos possuem um bom histórico recente no único autódromo brasileiro que recebe a Fórmula 1.

O atual líder do campeonato é Daniel Serra, que soma 43 pontos na classificação, 4 de vantagem sobre o ocupante da P2, Thiago Camilo, e 9 acima do P3 e parceiro de equipe, Ricardo Maurício.

Previsão do tempo

Sexta-feira – Mínima de 10ºC e máxima de 21ºC. Céu aberto, com algumas nuvens e sem previsão de chuva.

Sábado – Mínima de 13ºC e máxima de 24ºC. Tempo ensolarado, sem possibilidade de chuva.

Domingo – Mínima de 15ºC e máxima de 24ºC. Céu aberto, com muitas nuvens e 0% de chance de chuva.

Fonte: www.climatempo.com.br

Programação do final de semana

Sexta-feira, 21 de abril
11h30 – Stock Car Pro Series – Shakedown
13h00 – Stock Car Pro Series – Treino Livre 1

Sábado, 22 de abril
08h35 – Stock Car Pro Series – Treino Livre 2
12h50 – Stock Car Pro Series – Classificação

Domingo, 23 de abril
10h10 – Visitação aos Boxes
12h10 – Stock Car Pro Series – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
12h50 – Stock Car Pro Series – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)

Transmissão

A segunda etapa da Stock Car Pro Series será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes (Band) e pelo SporTV na TV, além do canal do YouTube oficial da categoria.

PROCURANDO CAMISAS OU CASACOS DE FÓRMULA 1 COM ESTAMPAS CLÁSSICAS, ATUAIS E DE QUALIDADE CERTIFICADA? CLIQUE AQUI E CONHEÇA A RETRO ESPORTE!