Início Destaque STOCK CAR – O que esperar da grande final da temporada –...

STOCK CAR – O que esperar da grande final da temporada – 2022

725
(Foto: Magnus Torquato)
Categoria mais alta do automobilismo brasileiro está de volta ao templo do esporte a motor no Brasil para, enfim, decidir o título de pilotos.

Nesse final de semana (09, 10 e 11 de dezembro), a Stock Car Pro Series retorna às pistas para realizar a décima segunda e última etapa da temporada, no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo. O evento contará com duas corridas de 30 min + 1 volta cada, que acontecerão no domingo, e revelará o 43º campeão da história da maior classe de turismo do país.

O circuito de Interlagos receberá a Stock Car pela terceira vez este ano, após sediar a Corrida de Duplas (abertura da temporada), vencida pelo atual campeão Gabriel Casagrande com seu convidado, Gabriel Robe, e a etapa de número sete, vencida por Matías Rossi e Felipe Fraga.

A Stock Car terá a companhia de sua categoria de base, Stock Series, que já definiu o campeão na categoria Rookies deste ano, com Gui Bakes em Goiânia, da Copa Shell HB20 e também da Fórmula 4 Brasil, que elegerá o vicecampeão da classe junior, já que Pedro Clerot conquistou o título por antecipação, também em Goiás. Na Stock Series, a disputa pelo título principal está entre Vitor Baptista, Arthur Leist e Zezinho Muggiati.

Vale Lembrar que o vencedor da temporada de estreia da F4 Brasil, Pedro Clerot, assinou com a equipe MP Motorsport para correr na Fórmula 4 Espanha, mesma escuderia em que Felipe Drugovich se tornou campeão de Fórmula 2 neste ano.

Informações do circuito
(Foto: Duda Bairros)

O Autódromo José Carlos Pace possui 4.309 km de extensão, 15 curvas e fluxo no sentido anti-horário. O ‘Templo do Esporte a Motor’ nacional costuma gerar corridas bem disputadas, já que possibilita ultrapassagens, principalmente na reta dos boxes, a mais extensa do traçado.

O icônico circuito paulista tem por características principais mudanças acentuadas de elevação, predominância de setores de média e baixa velocidade, e curvas técnicas, com ângulos variados.

O trecho mais famoso e polêmico de Interlagos é o S do Senna, sequência inicial do circuito composta pelas curvas 1 e 2. Geralmente, é a parte que mais gera contatos entre carros e corte de curvas pelos pilotos durante as provas.

Previsão da Fras-le e Fremax

Segundo a Fras-le e a Fremax, fornecedoras oficiais de discos e pastilhas de freio da Stock Car, Interlagos é a pista que mais exige dos componentes em todo o calendário. A primeira curva, o S do Senna, é a que traz a frenagem mais intensa da temporada para os discos e as pastilhas.

Os carros vêm pela reta principal a cerca de 240 km/h para contornar a primeira perna da curva a 75 km/h. A redução vem de uma forte frenagem que dura, em média, cinco segundos e o carro percorre pouco menos de 200 metros. A diminuição é de 165 km/h em um curto espaço de tempo, o que gera uma desaceleração de 1,5 G, segundo os departamentos de engenharia da Fras-le e da Fremax.

Abaixo, confira uma explicação técnica do atual líder do campeonato e um dos favoritos ao título, Rubens Barrichello, sobre a pista mais famosa do Brasil.

Na Reta Oposta, os pilotos também fazem uma redução considerável de velocidade para o contorno da Curva do Lago, reduzindo de 230 para 110 km/h em apenas 140 metros e três segundos. São os dois mais importantes pontos de ultrapassagem do traçado.

Outra curva icônica do circuito paulistano, o Laranjinha, é um contorno veloz à direita com duas tangências e inclinação negativa em relação ao ponto de apoio. Em apenas dois segundos, os discos Fremax e pastilhas Fras-le reduzem a velocidade de 200 para 125 km/h, em uma das curvas mais rápidas de Interlagos.

As temperaturas sobem também no chamado miolo do circuito: Pinheirinho, Bico de Pato e Junção, esta contornada em subida em direção à reta principal. Os discos de freio da Fremax são projetados para enfrentar até 720ºC em condições de corrida, enquanto as pastilhas de freio da Fras-le suportam até 840ºC sem prejuízo à eficiência e segurança do conjunto.

Palavras dos favoritos ao título
Rubens Barrichello (298 pts)
(Foto: Duda Bairros)

Como o atual líder da classificação de pilotos, Rubens Barrichello chega a Interlagos com apenas um objetivo: se tornar bicampeão na Stock Car. Ao conquistar o título da temporada 2014 em Curitiba, Rubens espera, dessa vez, repetir o feito no circuito brasileiro que mais ama.

É o momento da coroa. Momento de poder usufruir de tudo o que o universo te propõe. Interlagos é o amor da minha vida. É muito forte pra mim ter uma final nesse circuito e caso eu alcance o título novamente, vou chorar muito; será emocionante, mas quando eu colocar o capacete e abaixar a viseira, vou focar e virar uma geladeira, como sempre fiz em todas as corridas até aqui.”

Daniel Serra (290 pts)
(Foto: Bruno Terena)

Um dos tricampeões da equipe Eurofarma RC, Daniel Serra correrá em Interlagos pela segunda vez neste ano, já que disputou a Corrida de Duplas e esteve ausente da sétima etapa, devido ao compromisso com as 24h de Spa-Francorchamps na GT World Challenge. O piloto de 38 anos está próximo de conquistar o seu quarto título, e espera alcançar esse feito no domingo.

Eu estou muito feliz em poder disputar de novo o título na Stock. Esse é o sexto ano que isso acontece, ou seja, desde que eu cheguei na equipe em 2017 eu disputei todas as finais e tenho três títulos com a Eurofarma, então, essa é uma boa média.

Como eu sempre digo, agora é um jogo não só de técnica na pista, mas, de mente também. Vou manter a calma, o foco no trabalho e fazer o melhor nesse final de semana em busca do tetracampeonato.”

Gabriel Casagrande (288 pts)
(Foto: Duda Bairros)

O competidor da AMattheis Vogel, Gabriel Casagrande, conquistou seu primeiro campeonato na Stock Car no Autódromo José Carlos Pace, ao vencer a Grande Final BRB em 2021. Por isso, o competidor do carro #83 não terá outro objetivo além de se tornar duas vezes campeão na principal classe brasileira de turismo.

Conquistei o maior título da minha carreira em Interlagos na Stock Car no ano passado e agora tenho a chance de repetir essa história. Naquela vez, a pressão estava toda sob minhas costas, por ser o líder do campeonato e ser o primeiro título. Agora eu me sinto mais tranquilo, vou fazer meu trabalho como sempre tenho feito junto com a equipe e quem sabe poderemos conquistar esse título mais uma vez.”

Matías Rossi (268 pts)
(Foto: Duda Bairros/Vicar)

O estrangeiro mais bem-sucedido da Stock Car Pro, Matías Rossi, visa garantir seu primeiro caneco na maior categoria nacional de turismo nesse domingo. O argentino conquistou duas vitórias e sete pódios nesta temporada, por isso, motivação não falta pra o automobilista de 38 anos.

Chegar na última etapa da Stock Car com possibilidade de ser campeão é uma alegria muito grande para mim. Eu sonho em poder ganhar meu primeiro campeonato fora da Argentina e é um orgulho poder competir contra grandes pilotos do Brasil, sendo o único estrangeiro que está na briga pelo título.

“Correr em Interlagos é sempre incrível para mim: é uma pista que todos sonham em acelerar, então vou fazer o meu melhor para tentar vencer a corrida, conquistar os pontos necessários e ir em busca de conquistar o campeonato deste ano.”

Novidades
O retorno de Petecof
(Foto: Duda Bairros)

A Toyota Gazoo Racing Latin America (TGRLA) anunciou que Gianluca Petecof correrá com o segundo Corolla da equipe Full Time Sports nesse fim de semana em São Paulo. O piloto de 20 anos participou das seis primeiras etapas do calendário pela escuderia, antes de ser substituído pelo argentino, Andi Jakos na sétima, em Interlagos. O brasileiro estará de volta ao Stockão sob o número #101.

Vivacqua de volta com visual novo e em uma nova equipe
(Foto: Divulgação)

Ao estrear no GP Galeão em abril e reaparecer em Interlagos em julho, Thiago Vivacqua regressará a Stock Car Pro Series pela terceira vez este ano, mas com uma nova equipe: a Scuderia Chiarelli. O piloto carioca fez suas duas primeiras aparições na temporada com a RKL Competições e, para aproveitar a nova casa, o competidor do carro #7 correrá com uma pintura especial na prova de encerramento da campanha 2022.

Me sinto muito feliz em fazer minha terceira prova na Stock Car. Vamos trabalhar da mesma forma que fizemos nas duas primeiras etapas que competi, focado em pontuar. É uma transição da Europa [DTM] para o Brasil [Stock Car] com carros muito diferentes, não vai ser fácil, mas vamos trabalhar para entregar um bom resultado.

Estou contente em terminar uma temporada que foi muito boa na Europa competindo na principal categoria do automobilismo no Brasil. Interlagos é uma pista que conheço, já competi pela Stock neste ano e estou confiante em um bom resultado.”

Carro de Kanaan com pintura comemorativa
(Imagem: Duda Bairros/RF1)

O piloto da equipe Full Time Bassani, Tony Kanaan, correrá com um design novo em seu carro nesse fim de semana, em comemoração aos 120 anos da Texaco, empresa pertencente a ICONIC Lubrificantes.

O campeão da Fórmula Indy de 2004 comentou sobre a pintura especial em seu Toyota Corolla #6 e suas expectativas para a final da Stock Car. “Estou ansioso para a etapa final da Stock, e com uma pintura nova, com a Texaco fazendo aniversário de 120 anos. É muito legal ter uma marca com tantos méritos comemorando mais um ano e a gente poder colocar isso no carro.

É a última etapa do campeonato e em Interlagos, uma corrida em casa. Tivemos ótimos resultados aqui e vamos a procura de um pódio neste final de semana importante para a equipe, que disputa o campeonato com o Rubens [Barrichello]. Então vamos com tudo, pensamento positivo e energias boas para a fecharmos essa temporada com chave de ouro.”

Despedida de Cacá Bueno da Crown Racing
(Foto: Duda Bairros)

O pentacampeão na categoria, Cacá Bueno, se despedirá da Crown Racing após a bandeira quadriculada da corrida 2 no Autódromo José Carlos Pace, depois de seis anos na equipe comandada por William Lube (2017 a 2022). O competidor do carro #0 correrá pela KTF Sports no ano que vem, assim como Rodrigo Baptista, atual parceiro de Cacá.

O experiente piloto de 46 anos comentou sobre sua saída da escuderia e o que ele espera para a etapa final em Interlagos. “Sem dúvidas, será um final de semana especial, pois vou me despedir do time comandado pelo William após uma parceria das mais positivas. Espero terminar esta trajetória de seis temporadas da melhor forma possível: com um bom desempenho e resultados positivos nas duas corridas.”

Vale mencionar que a Crown se unirá com a TMG na temporada 2023, em uma parceria conhecida entre os respectivos donos das equipes William Lube e Thiago Meneghel, que já trabalharam juntos em outras escuderias anteriormente.

O troféu do campeão
Obra concebida por Ana Paula Castro será entregue ao campeão da Stock Car (Foto: FStill Fotografia)

Nesse domingo, o piloto que conquistar o título da temporada 2022 erguerá no pódio um troféu especial. Elaborado pela artista plástica Ana Paula Castro, o caneco do campeão da Stock Car deste ano, feito em aço, traz um design que referencia todos os circuitos onde a categoria passou em 2022.

O troféu possui hastes que representam os traçados que receberam a Stock e sustentam o que a designer capixaba batizou de “Círculo Perfeito”, uma representação da fusão das pistas do campeonato para simbolizar a campanha vitoriosa alcançada pelo novo campeão.

O conceito em que me baseei procurou unir as pistas onde as corridas foram realizadas em uma só peça. Comecei pensando em como poderia unir todas essas etapas num aro só, num circuito só, toda a ação em um só lugar. Foi aí que surgiu a ideia do Círculo Perfeito, que contém e simboliza todas as corridas de 2022.

Essas provas se entrelaçam para formar um círculo maior, que na verdade é a grande final. Criei uma malha a partir da própria logo da Stock Car, que traz nela a ideia do quadriculado da bandeira em movimento, com dinamismo. Fiquei feliz com o resultado, e acho que a peça ficou bonita e repleta de significados positivos do esporte”, explicou Ana Paula.

Para que o projeto se tornasse realidade, Ana recebeu o material da siderúrgica ArcelorMittal, que trabalha com aço sustentável, um quesito indispensável para a artista.

Previsão do tempo

Sexta-feira – Mínima de 15ºC e máxima de 29ºC. Céu aberto e ensolarado.

Sábado – Mínima de 18ºC e máxima de 31ºC. Tempo aberto com períodos de sol entre nuvens.

Domingo – Mínima de 20ºC e máxima de 31ºC. Céu aberto, ensolarado.

Fonte: www.weather.com

O que esperar
(Foto: Duda Bairros)

Com a disputa pelo título, vicecampeonato e a preocupação em impressionar chefes de equipe de alguns pilotos que estão sem assento para 2023, a grande final da Stock Car Pro Series promete ser uma das mais acirradas dos últimos anos.

Apesar de Rubens Barrichello, Daniel Serra, Gabriel Casagrande e Matías Rossi estarem na briga pelo caneco, haverá outra batalha importante em jogo: a busca dos reis da pista Cacá Bueno e Thiago Camilo pelo desempate. Os dois competidores possuem sete vitórias cada em Interlagos, o que pode mudar nesse fim de semana com qualquer um dos dois no topo do pódio em alguma ou nas duas corridas.

Como sempre, as provas no traçado paulista costumam ser conturbadas e interrompidas por bandeiras amarelas e Safety Cars, por conta das características desafiadoras do circuito. Esse fator poderá favorecer ou estragar as estratégias de paradas dos que disputam o título, mas é o que tornará as duas corridas finais de 2022 ainda mais imprevisíveis.

Programação do final de semana da Stock Car Pro Series

Sexta-feira, 9 de dezembro
10h05 – Treino Livre 1 (Canal do YouTube da categoria)
14h15 – Treino Livre 2 (Canal do YouTube da categoria)

Sábado, 10 de dezembro
13h20 – Shakedown (Canal do YouTube da categoria)
14h40 – Classificação (BandSports e SporTV3 na TV)

Domingo, 11 de dezembro
14h15 – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta) (Band e SporTV3)
14h55 – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta) (Band e SporTV3)

PROCURANDO CAMISAS OU CASACOS DE FÓRMULA 1 COM ESTAMPAS CLÁSSICAS, ATUAIS E DE QUALIDADE CERTIFICADA? CLIQUE AQUI E CONHEÇA A RETRO ESPORTE!