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FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP do México – 2022

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(Foto: Peter Fox/Getty Images/Red Bull Content Pool)
Confira o que pilotos e chefes de equipe esperam da corrida de número vinte do calendário, a mais de 2.000m de altitude.

A Fórmula 1 está de volta nesse final de semana (28, 29 e 30) para realizar o Grande Prêmio do México, a vigésima etapa do calendário, no Autódromo Hermanos Rodriguez, localizado no parque esportivo Magdalena Mixiuhca, na Cidade do México, capital do país latino-americano.

O GP na América Central é a corrida em casa para o piloto da Red Bull Racing, Sergio Perez, que terá o apoio da grande maioria nas arquibancadas. Uma curiosidade, é que o mexicano nunca venceu uma prova da F1 em sua terra natal, o que pode mudar nesse fim de semana.

Essa disputa será uma espécie de corrida caseira para a atual campeã do campeonato de construtores deste ano, Red Bull. A maioria dos fãs de Perez, este conhecido por eles como ‘Scheco’, torcem para a escuderia de Milton Keynes, em apoio ao piloto número 11.

(Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Abaixo, confira o que pilotos e chefes de equipe, que se manifestaram, esperam do GP em território mexicano, em ordem decrescente da classificação atual do campeonato de construtores.

Além disso, no final da matéria, saiba as novidades que essa etapa trará, os detalhes do circuito, informações sobre os compostos de pneus e a previsão do tempo.

Oracle Red Bull Racing (656 pts)
(Foto: Red Bull Racing/Divulgação)

Max Verstappen #1: “Adoro o GP do México, claro que foi incrível vencer lá no ano passado e esperamos ter o mesmo desempenho este ano. Há sempre muito apoio ao Checo, o que é muito bom de ver. Continuaremos com força total e fazendo tudo o que pudermos para permanecer competitivos para o resto da temporada.

Sergio Perez #11: “Voltar para casa depois de vencer o título de Construtores no domingo faz este fim de semana de corrida parecer maior e mais emocionante do que nunca. Foi uma temporada incrível para toda a equipe e vou dar cem por cento de mim para conquistar a vitória para os torcedores no México.”

Christian Horner (chefe da equipe): Não comentou.

Scuderia Ferrari (469 pts)
(Foto: Scuderia Ferrari/Divulgação)

Charles Leclerc #16: Não comentou.

Carlos Sainz #55: “Não há muito a dizer sobre o que aconteceu no COTA. Fui atropelado pela Mercedes na curva 1 enquanto lutava com Max (Verstappen); consegui voltar aos boxes, mas o carro estava muito danificado para continuar.

“Sinto que o ritmo estaria lá e teria sido uma corrida interessante, mas prefiro olhar para frente e começar a focar no México. Não é fácil abandonar uma prova nesta temporada, mas vamos continuar lutando até o final.”

Mattia Binotto (chefe da equipe):Sabemos que atualmente, nos falta algo nas corridas quando comparado à Red Bull, que ao conquistar o título em Austin, homenageou seu fundador [Dietrich Mateschitz] da melhor forma possível.

“Continuaremos a trabalhar para lhes dar dificuldades, a partir da próxima semana no México e, naturalmente, também estamos a trabalhar arduamente na nossa preparação para os desafios que temos pela frente na próxima temporada.”

Mercedes-AMG Petronas (416 pts)
(Foto: Mercedes-AMG F1/Divulgação)

Lewis Hamilton #44: Não comentou.

George Russell #63: Não comentou.

Toto Wolff (chefe da equipe):Estamos cautelosamente otimistas em relação ao México, mas o W13 pode ser imprevisível de pista para pista, então teremos que esperar para ver o que acontecerá.

É sempre bom estar de volta ao México. Os fãs são fantásticos e a atmosfera é espetacular a cada visita. Eles sabem como fazer um show brilhante, então estamos ansiosos para voltar à Cidade do México.

Nyck substituirá George [Russell] no TL1 neste fim de semana, como parte da alocação de jovens pilotos. Estamos empolgados em vê-lo de volta ao W13 e ver como ele se sai.

BWT Alpine (144 pts)
(Foto: Alpine F1 Team/Divulgação)

Fernando Alonso #14: “É apenas um voo curto de Austin para o México e ainda estou cheio de adrenalina depois do último fim de semana. Estamos prontos para este fim de semana e confiantes de que podemos marcar alguns pontos fortes.

Creio que a batalha pela quarta posição no campeonato de construtores continuará até Abu Dhabi, então precisamos continuar maximizando nossos resultados. A pista é um desafio único para o carro com a altitude extremamente alta e as pressões no motor decorrentes disso.”

Esteban Ocon #31:A primeira coisa que vem à mente quando se pensa em correr no México é a altitude de mais de 2000m acima do nível do mar. Hermanos Rodríguez é o traçado mais alto a que chegamos durante todo o ano.

Obviamente, a altitude tem implicações importantes em muitas coisas, incluindo os sistemas de refrigeração do carro, o desempenho aerodinâmico e o comportamento dos pneus. Apesar disso, particularmente gosto de pilotar nesse ciruito, pois apresenta uma boa mistura de curvas em diferentes velocidades e muitas retas, com três zonas DRS.”

Otmar Szafnauer (chefe da equipe): Não comentou.

McLaren (138 pts)
(Foto: McLaren F1/Divulgação)

Lando Norris #4:É muito bom estar de volta ao México. O circuito é um desafio único com grande altitude e os fãs na seção do estádio de beisebol é uma característica interessante da pista. Estou ansioso para voltar no carro esta semana depois de um grande momento em Austin.

Tenho certeza que os fãs mexicanos estarão com força total para criar uma atmosfera incrível como no ano passado. Como equipe, estamos determinados a somar o máximo de pontos possível nas últimas três corridas da temporada.”

Daniel Ricciardo #3:Estou ansioso para ir para a Cidade do México esta semana, pois entramos nas últimas três corridas do ano. A atmosfera na pista é elétrica e os fãs são apaixonados pelo esporte. Será bom voltar após Austin, já que domingo foi uma corrida complicada para mim. É importante continuar trabalhando duro para obter as recompensas e terminar a temporada com força como equipe.”

Andreas Seidl (chefe da equipe):O México é sempre um evento incrível com uma atmosfera agitada criada pelos fãs. A pista na Cidade do México pode ser desafiadora com altas altitudes e ar rarefeito, o que significa que as equipes terão níveis mais altos de downforce em seus carros.

Outro desafio que temos é gerenciar esta segunda corrida de uma rodada dupla, mas Lando, Daniel e toda a equipe estão focados em buscar pontos. Estamos ansiosos para outro fim de semana de corrida emocionante.”

Alfa Romeo ORLEN (52 pts)
(Foto: Alfa Romeo/Divulgação)

Valtteri Bottas #77: “Estou ansioso para voltar ao México esta semana: é uma das corridas mais empolgantes do calendário, o entusiasmo dos fãs é incrível, eles são muito apaixonados pela Fórmula 1. Já subi no pódio aqui três vezes no passado, e é sempre uma experiência inacreditável.

“Olhando para Austin, foi muito decepcionante terminar a corrida sem cruzar a linha de chegada, pois nosso ritmo parecia promissor e com chances sólidas de terminar nos pontos. Apesar de tudo, uma nova semana de corrida oferece novas oportunidades, e cabe a nós tirar o melhor proveito delas, fazer nosso trabalho na pista e ficar entre os dez primeiros no fim.”

Guanyu Zhou #24: “Sempre quis correr aqui no México e mal posso esperar para finalmente estar na pista, mais uma para eu conhecer direito. A atmosfera e a paixão dos fãs pelo esporte parecem ótimas, e estou ansioso para experimentar isso esta semana.

“Fiquei um pouco desanimado por voltar da corrida em Austin sem pontos, já que o ritmo estava lá durante todo o fim de semana e poderíamos ter construído algo sobre isso. Será importante adaptar-se rapidamente à pista e às suas condições peculiares, estar no topo do nosso jogo desde o início e manter o ritmo na corrida.

“Temos provas obtidas no Texas de que nossos carros podem chegar ao Q3, então se fizermos bem nossa lição de casa, podemos conseguir isso e entrar na disputa por pontos no domingo.”

Frédéric Vasseur (chefe da equipe): “Sem dúvida, esperávamos mais do fim de semana passado: o ritmo de corrida era promissor e parecia que os pontos estavam ao nosso alcance, mas eventualmente as coisas não correram bem.

“Agora, imediatamente, temos a oportunidade de virar o jogo e continuar trabalhando em nossas performances, que vêm melhorando com as atualizações que trouxemos no Japão e em Austin. O México será, como sempre, uma prova desafiadora devido à altitude e às peculiaridades da pista, por isso devemos dar o nosso melhor para evitar erros.

“Sabemos que nossos carros têm potencial para entrar no Q3, e esse deve ser nosso objetivo antes do final de semana, nos colocar em uma posição favorável para entrar na briga por pontos e garantir nosso lugar no campeonato.”

Aston Martin Aramco Cognizant (51 pts)
(Foto: Aston Martin/Divulgação)

Lance Stroll #18:O México sempre foi uma das corridas mais interessantes do calendário devido aos desafios impostos pela altitude. A melhor capacidade de desempenho dos carros este ano também pode ter uma influência positiva na corrida, já que tradicionalmente tem sido um lugar bastante difícil de ganhar posições.

A forma da equipe realmente ganhou impulso nas últimas corridas e tivemos um bom desempenho nos últimos circuitos de alta pressão aerodinâmica, então venho para esta etapa com bastante otimismo para um bom resultado.”

Sebastian Vettel #5:A atmosfera na Cidade do México sempre foi elétrica e sempre gostei de vir aqui. Nas últimas corridas, obtivemos resultados fortes, então nosso desafio pela sexta posição no Campeonato de Construtores parece cada vez mais realista.

No começo das minhas três últimas corridas na Fórmula 1, não perdi minha motivação e estou procurando deixar a categoria em alta. Com a forma que mostramos recentemente, acho que devemos ser capazes de fazer isso acontecer.”

Mike Krack (chefe da equipe): Não comentou.

Haas (38 pts)
(Foto: Haas F1 Team/Divulgação)

Mick Schumacher #47:Acho que minha primeira vez na Cidade do México foi com a Race Of Champions em 2019, com Sebastian [Vettel]. Foi obviamente uma grande experiência e ir para lá como piloto de Fórmula 1 no ano passado também foi especial.

Eu nunca tinha pilotado a pista antes e tive que me acostumar com a altitude no início, que era um pouco diferente de todos os outros fins de semana de corrida que frequentamos. Tenho ótimas lembranças, então estou definitivamente ansioso para este ano.

Em relação a altitude, acho que é sempre difícil prever quais serão as mudanças na aerodinâmica e na potência do motor. Não tivemos problemas de confiabilidade no ano passado do nosso lado, então espero que sejamos bons e possamos marcar alguns pontos nesse final de semana.”

Kevin Magnussen #20:O Grande Prêmio da Cidade do México é sempre um evento fantástico. Os fãs gostam muito da Fórmula 1, e a seção do estádio é única. e estou ansioso para voltar e experimentar tudo de novo.

A altitude é um desafio, tanto fisicamente para nós pilotos quanto tecnicamente para o carro; o arrefecimento é um problema. Você não tem tanto downforce e a densidade do ar é baixa, então você tem aproximadamente a mesma quantidade de pressão aerodinâmica de Monza. É por isso que vimos algumas das velocidades máximas mais altas lá.

Guenther Steiner (chefe da equipe):Antes de mais nada, é bom ver Pietro no carro novamente. Ele já é um antigo membro da escuderia Haas e vem ao redor do mundo conosco caso precisemos dele. Esperamos que não, mas se o fizermos, estamos muito felizes por ter Pietro no carro, como mostramos há alguns anos.

O plano é fazer o programa normal de pneus no TL1, que é o que faríamos com nossos pilotos regulares. É bom para ele estar no carro novamente, apenas para que, se precisarmos dele, ele tenha sentimento, mas tenho certeza de que Pietro fará um bom trabalho para a equipe.”

Scuderia AlphaTauri (36 pts)
(Foto: Scuderia AlphaTauri/Divulgação)

Pierre Gasly #10:Eu geralmente me saio bem no México. No ano passado, me qualifiquei em quinto e terminei em quarto. É uma pista única devido à altitude que cria condições extremas para o carro, e gosto muito de correr aqui.

A aderência é muito baixa e tudo se complica pelo fato de o downforce ser menor, justamente por causa da altitude. Existem muitos cantos lentos que podem ser mais adequados para nós do que o COTA.

Em geral, essas últimas corridas do ano acontecem em circuitos atípicos e em lugares que eu amo. Na Cidade do México, tentaremos replicar o desempenho do ano passado. Sabemos ser rápidos aqui, esperamos poder ir bem e perseguir os pontos que perdi no último fim de semana, em Austin.”

Yuki Tsunoda #22:O circuito mexicano é bastante incomum e é lembrado pela alta altitude da Cidade do México. Usamos o downforce máximo porque o ar é mais rarefeito. Lembro que fiquei satisfeito com minhas performances, principalmente na volta rápida.

Eu me diverti no México e gostei da pista, principalmente do segundo setor que é lento e traiçoeiro: eu gostava de deslizar o carro, me lembrava os tempos do kart.

A frenagem é muito importante nessa pista e, por isso, na sexta-feira vou trabalhar para ter mais confiança nos freios. No ano passado, me classifiquei entre os dez primeiros, mas depois abandonei devido à troca de motor; minha corrida terminou com um acidente na primeira volta, uma pena. Temos de apontar para um fim de semana limpo e marcar pontos nestas últimas três corridas do ano.”

Williams Racing (8 pts)
(Foto: Williams Racing/Divulgação)

Nicholas Latifi #6:O México é sempre um evento único devido à altitude em que corremos; ela cria uma sensação completamente diferente no carro de qualquer outra pista. É um grande desafio com o ar muito mais rarefeito, pois altera a forma como o carro se comporta com muito menos aderência e a corrida é mais exigente fisicamente.

A atmosfera no ano passado foi incrível, especialmente na seção do estádio da pista, então mal posso esperar para experimentar isso novamente. Estou ansioso para chegar lá e espero ter um fim de semana forte.”

Alex Albon #23:Tivemos um desempenho muito bom em Austin, então espero que possamos trazer um pouco disso para o México. No papel, a pista deve se adequar ao nosso carro, no entanto, é um circuito bastante único sendo de alta altitude com o nível de downforce elevado, mas a pressão aerodinâmica real na pista é muito baixo, então o carro desliza muito.

“Estou animado para voltar depois de alguns anos, então vamos ver o que podemos fazer no fim de semana.”

NOVIDADES PARA O GP

Pietro Fittipaldi no TL1

Pietro Fittipaldi (Foto: Divulgação)

A Haas anunciou que o piloto de testes e reserva da equipe, Pietro Fitipaldi, fará o Treino Livre 1 desse final de semana. O brasileiro, que já correu em dois GPs de Fórmula 1 em sua carreira (ao substituir Romain Grosjean nas etapas finais de 2020), guiará o VF-22 da escuderia americana pela primeira vez em um GP este ano, no lugar de Kevin Magnussen. Pietro também fará um segundo Treino Livre 1, em Abu Dhabi, na etapa final da categoria.

Fittipaldi comentou sua participação inédita no TL1 este ano. “Estou muito feliz em poder guiar o VF-22 novamente, desta vez em um fim de semana de corrida. A última vez que guiei foi no teste oficial do Bahrein, então poderemos ver como o carro se desenvolveu, como ele se comporta em diferentes pistas. Me sinto muito grato pela oportunidade e espero fazer um ótimo trabalho, na esperança de gerar dados que ajudem a Haas.”

Jack Doohan no TL1

Jack Doohan (Foto: Divulgação)

A Alpine confirmou que o piloto de Fórmula 2 pela Virtuosi Racing e membro da Academia de Pilotos da escudeira francesa, Jack Doohan, fará sua estreia na Fórmula 1 nessa sexta-feira, na primeira atividade de pista do GP do México. O australiano, filho do cinco vezes campeão mundial de MotoGP, Mick Doohan, assumirá o carro de Esteban Ocon no Treino Livre 1.

Jack dissertou sobre sua participação inédita em um final de semana da maior categoria do automobilismo. “Estou extremamente grato à Alpine por me dar esta oportunidade de ingressar em um Treino Livre no México. É sempre uma grande honra ser encarregado de pilotar um carro de Fórmula 1, então ter a oportunidade em um fim de semana de Grande Prêmio é muito especial.

O meu objetivo é fazer isso todas as semanas e essa experiência é mais um passo para atingi-lo. Eu me preparei o melhor que pude e acho que será muito emocionante experimentar o carro neste tipo de circuito com alta altitude e velocidade máxima muito alta. Vou trabalhar duro no dia, fazer tudo o que a equipe define e, ao mesmo tempo, aproveitar o momento, pois sei que será uma oportunidade única.”

Jack retornará ao cockpit do A522 em Abu Dhabi, para participar novamente de um TL1 e cumprir as horas de treino que a equipe estabelece para pilotos de sua academia.

Lawson em um TL1 pela segunda vez

Liam Lawson (Foto: Scuderia AlphaTauri/Divulgação)

A AlphaTauri anunciou que o piloto reserva da equipe, Liam Lawson, fará o Treino Livre 1 em território mexicano pela escuderia italiana, e ocupará o lugar de Yuki Tsunoda. No carro, ao invés do número #22 do japonês, terá a inscrição #40 de Liam.

Lawson fez sua estreia em um final de semana de Fórmula 1 em Spa-Francorchamps, na Bélgica, ao assumir o cockpit do AT03 de Pierre Gasly; o automobilista de 20 anos concluiu a sessão na P19.

Sargeant em um TL1 pela segunda vez

Logan Sargeant (Foto: Divulgação)

A Williams Racing confirmou que Logan Sargeant retornará ao FW44 nesse final de semana, em sua segunda de três aparições em um Treino Livre 1 deste ano, depois da estreia em Austin, na semana passada, e antes do GP de Abu Dhabi.

No TL1 dos Estados Unidos, o americano foi o penúltimo da lista dos estreantes, ao finalizar a sessão na P19, atrás de Alex Palou, Theo Pourchaire e de Robert Shwartzman; o jovem da Academia de Pilotos da Williams terminou a frente apenas de Antonio Giovinazzi, este que abandonou a sessão nos primeiros minutos.

Nyck de Vries de volta ao W13 no TL1

(Foto: Mercedes-Benz Group Media)

A Mercedes-AMG concederá a segunda sessão de Treino Livre 1 para o seu piloto reserva, Nyck de Vries, este que substituirá George Russell. O campeão de Fórmula E fará sua quarta sessão inicial de sexta-feira desta temporada, após os TL1s dos GPs da Espanha, França e Itália, pela Williams, Mercedes e Aston Martin, respectivamente.

O holandês fez sua estreia em uma corrida de Fórmula 1 em Monza, quando correu pela Williams, no lugar de Alex Albon, este que sofreu uma apendicite e precisou de intervenção cirúrgica. De Vries se classificou em oitavo e finalizou a prova na P9. Assim, Nyck conquistou pontos em seu primeiro GP e chamou atenção entre as equipes.

Algumas semanas depois, a AlphaTauri contratou o piloto de 27 anos como titular para o ano que vem, lado de Yuki Tsunoda, já que Pierre Gasly será o novo parceiro de Esteban Ocon na Alpine.

Detalhes do circuito
Autódromo Hermanos Rodríguez (Imagem: Fórmula 1/Divulgação)

O Autódromo Hermanos Rodríguez possui 4.304 km de extensão, 17 curvas (10-D e 7-E), recebe GPs de Fórmula 1 desde 1963 e a corrida terá um total de 71 voltas. O recorde de volta mais rápida no circuito pertence a Valtteri Bottas, que cravou 1:17.774 em 2021.

A pista possui trechos de baixa, média e alta velocidade, e setores curiosos: o 1, composto pelas duas retas, o 2, formado pelo maior número de curvas, e o 3, que é bem curto. Confira abaixo como é uma volta no Hermanos Rodríguez, através do simulador/game F1 2019.

A seção mais desafiadora para os pilotos na pista mexicana é o terceiro setor, das curvas 12 a 17, onde é estreito e qualquer erro pode causar um toque ou uma advertência por excederem os limites de pista.

O principal ponto de ultrapassagem na pista é a longa reta dos boxes, onde é localizada uma das três zonas de abertura de asa móvel (DRS) do traçado. Nessa seção, os carros alcançam uma velocidade acima de 350 km/h, para, em seguida, reduzirem para 140 km/h. na curva 1. Por isso, além dos motores, os freios também sofrem com o ar rarefeito no autódromo, este que fica a mais de 2.000m acima do nível do mar.

Informações sobre os pneus
(Infográfico: Pirelli)

Como foi o caso no fim de semana anterior, em Austin, o C2 é o P Zero Branco duro, o C3 é o P Zero Amarelo médio e o C4 é o P Zero Vermelho macio.

O México é a disputa mais alta do calendário da Fórmula 1, a mais de 2.200 metros acima do nível do mar. O ar rarefeito afeta tanto os motores quanto a aerodinâmica, e gera menos downforce, especialmente em baixas velocidades. Com os assoalhos de efeito solo deste ano, será interessante observar o impacto aerodinâmico em comparação com o ano passado.

Há muita variação de temperatura durante o dia de corrida no México, mesmo em poucas horas, o que afeta a degradação térmica. Esse será um ponto importante que as equipes precisarão monitorar.

Hermanos Rodriguez é o circuito que receberá o segundo teste de pneus de 2023, originalmente previsto para Suzuka, mas foi cancelado devido às fortes chuvas no Japão. Assim, o Treino Livre 2 no México durará 90 minutos para avaliar os compostos slick mais macios para o próximo ano; em Austin os protótipos mais duros foram testados.

Como na sexta-feira passada, todo o TL2 será dedicado ao teste de pneus, e a Pirelli definirá o plano de saída de cada carro. Se uma equipe usar um piloto jovem para o TL1, ela pode executar seu próprio programa na primeira parte do treino antes de se concentrar no teste de pneus no restante d.

Vale lembrar que os pneus protótipos podem ser facilmente identificados, já que não possuem marcações coloridas nas paredes laterais: são completamente pretos.

Informações da assessoria de imprensa da Pirelli Brasil.

Previsão do tempo
(Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Sexta-feira:

Mínima de 11°C e Máxima de 26°C. Tempo aberto, com 20% de chance de chuva.

Sábado:

Mínima 13°C e Máxima 24°C. Tempo nublado, 40% de possibilidade de chuva.

Domingo:

Mínima de 11°C e Máxima de 25°C. Tempo ensolarado, mas com 40% de chuva leve a qualquer hora.

Fonte: www.formula1.com

Transmissão no Brasil

Entrevistas disponibilizadas pela assessoria de imprensa de cada equipe.

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