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FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP dos Estados Unidos – 2022

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(Foto: Jared C. Tilton/Getty Images/Red Bull Content Pool)
Confira o que pilotos e chefes de equipe esperam da segunda corrida na terra do Tio Sam, dessa vez em Austin.

A Fórmula 1 retorna nesse final de semana (21, 22 e 23) para realizar o Grande Prêmio dos Estados Unidos, a décima nona etapa do calendário, no Circuito das Américas (COTA), localizado em Austin, capital do Estado do Texas, na região sul do país.

A pista estadunidense, que também acolhe a MotoGP, NASCAR, WEC e outras classes, comemora 10 anos de sediamento de GPs da F1, já que começou a receber a categoria mais alta do automobilismo em 2012. Essa será a segunda passagem da Fórmula 1 pelos EUA este ano, após o Grande Prêmio de Miami.

O GP dos Estados Unidos será a corrida em casa para a escuderia Haas, que terá apoio da maior parte dos fãs nas arquibancadas. A equipe americana precisa do impulso dos espectadores locais, já que está sem marcar pontos desde o GP da França.

Abaixo, confira o que pilotos e chefes de equipe, que se manifestaram, esperam do GP americano, em ordem decrescente da classificação atual do campeonato de construtores.

Além disso, no final da matéria, saiba as novidades que essa etapa trará, a matemática para a conquista do título antecipado de equipes pela Red Bull Racing, os detalhes do circuito, informações sobre os compostos de pneus e a previsão do tempo.

Oracle Red Bull Racing (619 pts)
(Foto: Red Bull Racing/Divulgação)

Max Verstappen #1:Foi muito especial garantir o campeonato de pilotos no Japão. Não tive a chance de comemorar muito, pois ainda estamos focados em garantir o campeonato de construtores para a equipe. O objetivo final é, claro, vencer os dois, mas precisamos manter o foco. Ele virá se continuarmos a ter um bom desempenho.

Estou ansioso pelas corridas restantes e é ótimo estar de volta a Austin, adoro a cidade e a pista. Vencer aqui no ano passado foi incrível e estou ansioso para ver o que podemos fazer nesse fim de semana.”

Sergio Perez #11:Mostramos uma performance dominante na última corrida, no Japão. Conseguimos uma dobradinha e seria incrível repetir isso aqui nos EUA e acho que a multidão iria gostar disso.”

Christian Horner (chefe da equipe): Não comentou.

Scuderia Ferrari (454 pts)
(Foto: Scuderia Ferrari/Divulgação)

Charles Leclerc #16:Em primeiro lugar, parabenizo Max [Verstappen] e a Red Bull por uma temporada incrível; eles fizeram um excelente trabalho e merecem o título.

“Vamos usar as últimas quatro etapas para trabalhar em nosso planejamento de corridas, gerenciamento de pneus e nos tornarmos uma equipe mais forte em todos os aspecto para o ano que vem. Já demos passos na direção certa nas últimas duas provas e continuaremos seguindo esse caminho até o final da temporada.

Carlos Sainz #55:A corrida em Suzuka foi complicada e decepcionante. Me vi em uma grande poça, sofri uma aquaplanagem e não pude fazer nada para segurar o carro. Vamos reiniciar e voltar ao trabalho nos EUA. Parabéns a Max Verstappen e a Red Bull pelo título do Campeonato de pilotos.

Mattia Binotto (chefe da equipe):Primeiro de tudo, parabéns a Max por conquistar seu segundo título mundial em uma grande temporada para ele. Ele merece. De nossa parte, o resultado da corrida curta do Japão é bastante decepcionante, especialmente para Carlos, que abandonou na primeira volta em condições realmente difíceis.

“Charles fez uma boa corrida no geral, mas infelizmente sofreu com o desgaste dos pneus nos intermediários depois de se esforçar muito nas primeiras voltas após o pit stop. Agora voltamos nossa atenção para as quatro provas finais, prontos para lutar em Austin nesse fim de semana.”

Mercedes-AMG Petronas (387 pts)
(Foto: Jiri Krenek/Mercedes-Benz Group AG)

Lewis Hamilton #44: Não comentou.

George Russell #63: Não comentou.

Toto Wolff (chefe da equipe):Precisamos usar o tempo limitado de pista disponível para avançar nesta temporada e gerar o máximo de aprendizado possível na maratona de desenvolvimento para 2023.

Nosso pacote de atualização final do ano será trazido para Austin. Não mudará drasticamente nossa sorte, mas esperamos que nos traga um passo à frente e mais perto dos favoritos.

Austin é uma grande cidade que todos nós adoramos visitar. O Circuito das Américas é um traçado desafiador que muitas vezes produz grandes corridas, por isso estamos empolgados por estar de volta este ano e esperamos dar um grande show para os fãs.”

BWT Alpine (143 pts)
(Foto: Alpine F1 Team/Divulgação)

Fernando Alonso #14:É um bom circuito para correr. Geralmente oferece corridas emocionantes e há oportunidades de ultrapassagem. Sempre gostei de vir à América para correr. Nesta temporada já tivemos uma corrida em Miami e no ano que vem serão três GPs americanos [Miami, Austin e Las Vegas].

O circuito em Austin tem uma boa mistura de retas, muitas ondulações e curvas arrebatadoras. O setor 1 é especialmente divertido, mas também um verdadeiro desafio. Os fãs realmente se apaixonaram pelo esporte e garantimos um ótimo ambiente com arquibancadas cheias.”

Esteban Ocon #31:COTA é como uma emocionante montanha-russa. Você pode dividir o circuito em duas partes: a seção de alta velocidade no início, indo bem antes da curva 11. Depois, seguindo a longa reta de volta, passamos pela torre de observação e enfrentamos uma combinação técnica de curvas de baixa velocidade para terminar a volta. É rápido e fluido, mas também acidentado, o que aumenta o desafio. Eu gosto dessa pista e estou ansioso para voltar.”

Otmar Szafnauer (chefe da equipe): É sempre ótimo quando corremos nos Estados Unidos, em casa para mim, especialmente em Austin, que é o favorito de muitos de nós na Fórmula 1. É uma pista muito exigente que geralmente traz boas corridas com um primeiro setor rápido, uma longa reta e algumas curvas de baixa velocidade no final, que tem algumas oportunidades de ultrapassagem.

Trouxemos um novo assoalho para o carro em Singapura e no Japão, e funcionou como esperado. Vimos especialmente as melhorias em Suzuka, que é um circuito mais convencional do que Marina Bay, e ficamos satisfeitos com o desempenho. Isso é um bom presságio para provas futuras. Para Austin, estamos trazendo uma pequena modificação na seção externa do assoalho traseiro, que é nossa atualização final do ano.”

McLaren (130 pts)
(Foto: McLaren F1/Divulgação)

Lando Norris #4:Estou ansioso para voltar a Austin, é uma ótima cidade para correr e os fãs são sempre brilhantes, então deve ser um fim de semana emocionante. A pista é divertida, com alguns recursos interessantes semelhantes a pistas como Suzuka, então estou ansioso para chegar e ver como os novos carros funcionam lá.

“Eu pontuei nas duas vezes que corri lá, então espero que possamos manter a sequência e conseguir alguns pontos valiosos para o campeonato de construtores.”

Daniel Ricciardo #3:O GP dos EUA é uma das minhas corridas favoritas do ano. A energia extra que recebo da atmosfera é imensurável e adoro tudo nela. Da multidão à comida e música, é como nada mais. Mal posso esperar para entrar na pista.

Estou ansioso pelas últimas quatro corridas da temporada e tentando de tudo para maximizar os resultados para nos manter na luta pelo quarto lugar nos construtores.”

Andreas Seidl (chefe da equipe):O Grande Prêmio dos Estados Unidos é o favorito de muitos da equipe, então estamos todos ansiosos pelo fim de semana no COTA. Os fãs são brilhantes e realmente contribuem para a atmosfera emocionante em Austin.

A pista em si tem algumas características interessantes, como mudanças de elevação e curvas amplas com várias linhas de ultrapassagem, por isso será importante equilibrar a configuração entre algumas das curvas mais lentas e a velocidade necessária para as retas.

Também estamos ansiosos para dar a Alex Palou um passeio no MCL36. Será útil para a equipe obter seu feedback e apoio na configuração do carro antes de Daniel voltar para o TL2. Com apenas quatro corridas pela frente, precisamos manter a cabeça baixa e nos esforçar o máximo que pudermos para voltar em quarto na tabela de construtores.”

Alfa Romeo ORLEN (52 pts)
(Foto: Alfa Romeo/Divulgação)

Valtteri Bottas #77:Sempre gostei de estar nos Estados Unidos: passei boa parte do meu tempo aqui este ano, pedalando e explorando, e estive em uma corrida de bicicleta no Kansas no domingo passado, que também ganhei, o que significa que já estou no modo competitivo antes do fim de semana.

Ganhei a corrida ao largar da pole aqui em 2019 e, no geral, tenho boas lembranças desta pista, dos fãs e da atmosfera. Como já vimos em Miami no início deste ano, eles sabem mesmo dar um show. Nosso ritmo em Suzuka foi bom e estou ansioso para voltar à pista, pois também traremos algumas atualizações. Se fizermos nossa lição de casa na sexta e no sábado, poderemos entrar na corrida e marcar alguns pontos valiosos.”

Guanyu Zhou #24:Estou ansioso para estar em Austin, pois será mais uma nova pista para mim. Foi uma pena não conseguir marcar pontos em Suzuka, mas pelo menos vimos que ainda podemos estar perto do pelotão do meio, especialmente porque o ritmo que mostramos foi promissor.

Passei alguns dias em nossa base em Hinwil na semana passada, preparando as próximas corridas no simulador, e estou ansioso para voltar ao carro. Esperamos que as condições climáticas nos permitam aproveitar o pacote de atualizações ao máximo.

Como sempre, em um grid intermediário competitivo, se classificar bem no sábado será importante: temos todas as chances de ter uma luta acirrada com as outras equipes do meio e voltar a somar pontos à nossa contagem.”

Frédéric Vasseur (chefe da equipe):A corrida em Austin, assim como a da Cidade do México na próxima semana, nos dá a oportunidade de correr em circunstâncias que deveriam ser mais regulares. Não há como negar que esperávamos mais das corridas na Ásia, especialmente do Japão, pois estávamos trazendo algumas atualizações, mas as condições eram tais que não conseguimos expressar todo o nosso potencial.

Apesar de tudo, nossos carros provaram ser rápidos no seco, e esse é o ponto positivo que trouxemos de volta e no qual planejamos construir. Tanto Valtteri quanto Zhou passaram um tempo na fábrica na semana passada, trabalhando no simulador e se preparando para as corridas à frente.

Como sempre, nosso objetivo é voltar aos pontos, fortalecer nossa posição no campeonato de construtores e terminar a temporada em alta. Devemos estar no topo de nossas performances a partir de sexta-feira, para buscar, finalmente, trazer bons resultados para casa no domingo.”

Aston Martin Aramco Cognizant (45 pts)
(Foto: Aston Martin/Divulgação)

Lance Stroll #18:Austin é uma cidade incrível que tem uma atmosfera elétrica durante todo o fim de semana da Fórmula 1, e estou muito empolgado para correr no Circuito das Américas. Mostramos um grande ritmo nas últimas provas e acredito que o faremos aqui também.

Além disso, agora nos encontramos em uma luta pela sexta posição no campeonato de construtores depois de alguns bons resultados da equipe. Vamos tentar somar mais pontos e diminuir essa diferença na classificação.”

Sebastian Vettel #5:Fiz minha estreia na Fórmula 1 no Grande Prêmio dos Estados Unidos, em Indianápolis, há 15 anos. É sempre uma grande sensação voltar, especialmente para uma pista tão emocionante, com muitos setores realmente desafiadores.

Como sempre, é difícil prever exatamente onde estaremos na batalha do pelotão intermediário, mas as corridas recentes mostraram que podemos lutar regularmente por pontos, então me sinto confiante. Queremos levar nosso impulso positivo até o final da temporada.”

Mike Krack (chefe da equipe): Não comentou.

Haas (34 pts)
(Foto: Haas F1 Team/Divulgação)

Mick Schumacher #47:Austin é uma pista que esperamos que funcione muito bem para o nosso carro. Sabemos que recentemente as coisas têm sido difíceis e geralmente fomos atingidos por uma corrida de azar, ou fim de semana em geral. Espero que consigamos dar a volta por cima na nossa corrida em casa e, como temos coisas boas a caminho, esperamos que nos traga sorte. Estou empolgado espero de marcar pontos nos Estados Unidos.”

Kevin Magnussen #20:COTA é uma grande pista, mas tornou-se muito acidentada; certos anos atrás, quando chegamos lá, estava super acidentada e em outros, reduziram esses solavancos para que o circuito mudasse seu caráter um pouco. Como eu disse, é uma ótima pista, especialmente o setor 1: é de alta velocidade e a sessão dos Ss são, na verdade, algumas das curvas mais legais da F1. O layout em si é muito legal, então estou ansioso para voltar lá.

É emocionante estar de volta à nossa corrida em casa, embora você possa dizer que temos outras provas caseiras agora, mas o Circuito das Américas é mais especial na minha opinião. Temos a Haas Hill lá e sinto que é um evento em que temos um pouco de pressão extra porque queremos obter um bom resultado em Austin.”

Guenther Steiner (chefe da equipe):Eu diria que COTA é para fãs hardcore. Eles estão aqui há 10 anos e todo mundo adora ir lá; é uma grande pista de corrida, um grande evento e uma grande cidade. Miami é Miami, tivemos muita gente este ano, mas foi completamente diferente, foi como um grande festival. Não sei como será Las Vegas, mas também será grande.

É difícil pensar na Fórmula 1 sem Austin, pois essa etapa se tornou um clássico. Trouxe muito para os fãs, pois eles podem ir a um grande evento. Nesta temporada, 400.000 espectadores são esperados e para o resto do mundo, as corridas nos Estados Unidos são ótimas.”

Scuderia AlphaTauri (34 pts)
(Foto: Scuderia AlphaTauri/Divulgação)

Pierre Gasly #10:Agora vamos para Austin, em outro circuito muito interessante. No ano passado houve muita emoção e uma multidão enorme graças à popularidade da F1 que explode mais a cada ano nos EUA. Os americanos são os reis da diversão e a atmosfera é especial, por isso estou muito feliz por este fim de semana.

Eu gosto da pista: todo o primeiro setor é muito rápido e você precisa ser muito preciso em suas trajetórias, porque a maneira como você encara uma curva também afeta como você entrará na próxima. Em geral, portanto, é um traçado técnico.

“Meu passado na COTA nunca foi nada de especial. Eu abandonei aqui várias vezes, inclusive no ano passado devido a um problema mecânico. Além disso, a pista é sempre muito esburacada e acho que pilotar será ainda mais complicado com esta geração de carros muito rígidos. Será um grande desafio para todos.”

Yuki Tsunoda #22:Agora vamos para Austin, que me recebeu bem no ano passado, quando cheguei ao Q3 e terminei em nono. Na verdade, de certa forma, a pista é bastante semelhante a Suzuka, especialmente a parte após a primeira curva, que é uma espécie de seção com curvas em S.

Vou seguir a minha abordagem habitual de aumentar o ritmo gradualmente ao longo da semana. Espero que tenhamos o teste de pneus Pirelli no TL2 que não conseguimos rodar na chuva em Suzuka, e isso é útil, pois significa que temos 30 minutos extras de tempo de pista para nos prepararmos.

A pista é bastante esburacada, especialmente no Setor 1 e será interessante ver como esses novos carros se comportarão lá, mesmo que eu acredite que tenham recapeado algumas seções. Alterar a configuração do carro para torná-lo melhor sobre os solavancos não é o caminho que você deseja para o desempenho, especialmente nas curvas de alta velocidade, então precisaremos encontrar algo intermediário.

Espero que possamos conseguir isso e fazer com que nosso carro se adapte bem a essa pista. Há uma atmosfera agradável no circuito e, no geral, deve ser um fim de semana prazeroso.”

Williams Racing (8 pts)
(Foto: Williams Racing/Divulgação)

Nicholas Latifi #6:Estou super animado para voltar para Austin. Foi uma das corridas mais divertidas do ano passado e esta será apenas a minha segunda visita lá como piloto de F1. A atmosfera em Austin é sempre ótima. A pista é agradável e esperamos que esteja um pouco mais suave este ano depois da repavimentação.

Estarei de fora do TL1, então vou ter uma abordagem um pouco diferente para essa etapa em Austin, apenas tentando acelerar no TL2. No entanto, espero aproveitar ao máximo cada sessão e ter outro fim de semana forte.”

Alex Albon #23:É muito bom estar de volta a mais uma corrida em uma grande pista. Gosto muito da atmosfera do Circuito das Américas; o traçado gera um bom fluxo e será interessante ver como estão os solavancos este ano com esses novos carros mais rígidos.”
NOVIDADES PARA O GP:

A etapa no Texas trará um novo recorde para a Fórmula 1: cinco pilotos do programa de desenvolvimento das equipes estarão na pista durante o Treino Livre inicial de sexta-feira.

Alex Palou no TL1

Alex Palou (Foto: McLaren F1/Divulgação)

A McLaren confirmou que o campeão da Fórmula Indy de 2021, Alex Palou, participará pela primeira vez de uma sessão de Treinos Livres da F1 nesse final de semana em Austin. O piloto espanhol fará o Treino Livre 1 do GP dos Estados Unidos e assumirá o lugar de Daniel Ricciardo.

Anteriormente, Palou fez testes para a equipe britânica duas vezes este ano: na Espanha, no circuito de Barcelona-Catalunha, e na Áustria, no Red Bull Ring. Nas duas ocasiões, Alex utilizou o MCL35M, o carro da McLaren da temporada passada. Assim, o automobilista de 25 anos vai experimentar um carro do novo regulamento de forma inédita no COTA.

O espanhol falou sobre suas expectativas e sua participação inédita em um fim de semana da categoria. “Estou muito animado para fazer minha estreia na F1 em Austin. É ótimo estar pilotando nos Estados Unidos na frente de fãs que podem ter me visto correr na INDYCAR. Tendo pilotado o McLaren MCL35M 2021 em alguns testes agora, mal posso esperar para testar o MCL36. Estou ansioso para ajudar a equipe em sua preparação para o Grande Prêmio dos Estados Unidos de 2022.”

Pourchaire no TL1

Theo Pourchaire (Foto: Alfa Romeo/Divulgação)

A Alfa Romeo anunciou que o atual piloto de Fórmula 2 da equipe ART GP, Theo Pourchaire, subirá a bordo do C42 de Valtteri Bottas para realizar testes para a escuderia italiana no Treino Livre 1 do GP dos Estados Unidos. Essa será a primeira oportunidade do francês em um final de semana oficial da categoria.

Pourchaire comentou sobre a oportunidade concedida pela Academia de Pilotos da Sauber. “Estou emocionado por fazer minha estreia no TL1 em Austin; será minha segunda vez ao volante de um carro de Fórmula 1, mas, de certa forma, parecerá a primeira vez, pois será durante uma sessão oficial de Grande Prêmio.

Parece um sonho se tornando realidade, e quero agradecer à Alfa Romeo F1 Team ORLEN por confiar em mim e me conceder esta incrível oportunidade. Estou ansioso para estar na pista. Me certificarei de tirar o máximo proveito disso e fazer o meu melhor para apoiar a equipe enquanto eles se preparam para o GP dos Estados Unidos.”

Sargeant no TL1

Logan Sargeant (Foto: Divulgação)

A Williams Racing comunicou que o atual piloto de Fórmula 2 da equipe Carlin, Logan Sargeant, também fará sua estreia em uma etapa da F1 na sessão inicial de sexta-feira, e guiará o carro de Nicholas Latifi durante o Treino Livre 1.

Sargeant, piloto americano, comentou sobre como é participar de uma sessão de Fórmula 1 em casa. “Estou super animado por ter esta oportunidade de correr em meu primeiro treino livre em Austin. Ter a chance no Grande Prêmio dos EUA é algo extremamente especial para mim.

Um enorme obrigado à Williams por confiar e acreditar em mim para fazer um bom trabalho. O meu objetivo será aprender o máximo possível na nova geração de carros. Estou ansioso para aproveitar ao máximo essa experiência.”

Giovinazzi no TL1

(Foto: Divulgação)

Ex-piloto da Alfa Romeo Racing e atual reserva da Scuderia Ferrari, Antonio Giovinazzi será mais um nome na lista de não-titulares a integrar o grid atual da Fórmula 1 no primeiro Treino Livre da semana. Giovinazzi substituirá Kevin Magunssen e assumirá o cockpit do VF-22 da Haas pela segunda vez nesta temporada, ao ter feito o mesmo no fim de semana do GP da Itália, em Monza.

Em entrevista, Antonio dissertou sobre sua segunda oportunidade de estar em uma sessão do campeonato 2022 da F1. “Pilotar em pistas desafiadoras e emocionantes como Monza e COTA torna tudo ainda mais emocionante. Graças à Haas e à Scuderia Ferrari, estou ansioso para dar minha contribuição à equipe americana que contou comigo em 2017.”

(Foto: Divulgação)

O piloto de testes e desenvolvimento da Scuderia Ferrari, Robert Shwartzman, participará, de forma inédita, da primeira atividade de pista de uma etapa da Fórmula 1. O automobilista é o quinto nome confirmado para fazer o Treino Livre 1 do GP dos Estados Unidos, e correrá no F1-75 de Charles Leclerc.

O piloto russo fará sua estreia na F1 no Circuito das Américas, um traçado que o jovem de 23 anos só conhece nos simuladores. “COTA é uma pista muito interessante e bastante desafiadora. Eu nunca pilotei nela, então esta será minha primeira vez lá. Eu me preparei para isso principalmente no simulador e estou realmente ansioso para pilotar de verdade”, disse Shwartzman.

Curva final do COTA renomeada para “The Andretti”

(Foto: Peter Fox/Getty Images/Red Bull Content Pool)

A organização do Circuito das Américas renomeará a curva 20 do traçado, que passa a se chamar “The Andretti”, em homenagem a Mario Andretti, o primeiro piloto a dar uma volta na pista americana antes da estreia do GP de Fórmula 1.

Mario é um dos pilotos mais bem-sucedidos da história do esporte a motor, ao ser o último americano a conquistar um campeonato da F1, o de 1978. Além disso, Andretti é um nome de destaque em categorias americanas, como a NASCAR e IndyCar/Fórmula Indy.

MATEMÁTICA PARA O TÍTULO ANTECIPADO DA RED BULL
(Foto: Clive Mason/Getty Images/ Red Bull Content Pool)

Assim como Max Verstappen conquistou o título antecipado do campeonato de pilotos em Suzuka, a Red Bull Racing pode fazer o mesmo nos construtores nesse fim de semana, ao levar para a sede da equipe em Milton Keynes, o troféu desta temporada.

Para realizar esse feito tão esperado pela escuderia desde 2014, a RBR precisa apenas que Max Verstappen ou Sergio Perez vençam a corrida ou que a Ferrari não tenha 19 pontos de vantagem ao final do GP. Assim, a Red Bull precisará dos seguintes resultados:

  • Somente a P1;
  • P2 e P7 com o ponto extra da volta mais rápida;
  • P2 e P6;
  • P3 e P5;
  • ou que, independente do resultado da Red Bull, a Ferrari finalize a disputa apenas com uma P2 e outra posição abaixo do top 10.

Diante do forte e estável desempenho da RBR este ano, as chances da equipe com sede em Milton Keynes não conquistar o título do campeonato de construtores são, praticamente, nulas. Caso a Red Bull consiga o troféu de equipes com três provas de antecipação, será a primeira dobradinha de títulos da escuderia desde 2013 com o campeão Sebastian Vettel e seu parceiro, Mark Webber.

Detalhes do circuito
Circuito das Américas (Imagem: Fórmula 1/Divulgação)

O Circuito das Américas (Circuit Of The Americas – COTA) possui 5.513 km de extensão, 20 curvas (10-D e 10-E), recebe GPs de Fórmula 1 desde 2012 e a corrida terá um total de 56 voltas. O recorde de volta mais rápida no traçado pertence a Charles Leclerc, que cravou 1:36.169 na temporada 2019.

A pista é caracterizada por possuir trechos de baixa, média e alta velocidade, curvas de ângulos variados e mudanças acentuadas de elevação. O principal ponto de ultrapassagem na pista americana é a extensa reta oposta, onde é localizada uma das duas zonas de abertura de asa (DRS). Confira abaixo como é uma volta no Circuito das Américas através do simulador/game F1 2019.

O grande desafio para os pilotos em COTA é acertar o ângulo certo de entrada na seção dos Ss (curvas 3, 4, 5 e 6). Outro ponto que requer atenção especial dos competidores é o setor 3, que oferece curvas fechadas, sinuosas e técnicas.

Assim como o Red Bull Ring, na Áustria, o Circuito das Américas também costuma ser uma dor de cabeça para os automobilistas em relação aos limites de pista, devido às áreas de escape largas antecedidas por curvas rápidas.

Informações sobre os pneus
(Infográfico: Pirelli)

A Pirelli trouxe para Austin os três compostos intermediários da gama: C2 como o P Zero Branco duro, C3 como o P Zero Amarelo médio e C4 como o P Zero Vermelho macio.

A superfície irregular da pista pode exigir uma maior altura do carro para o solo, influenciando o desempenho aerodinâmico. As equipes precisarão estudar os dados cuidadosamente para encontrar a melhor configuração.

O Grande Prêmio dos Estados Unidos gerou duas paradas no ano passado, mas, agora, com uma gama completamente nova de pneus, pode ser uma história diferente desta vez, graças ao novo regulamento, as condições climáticas diferentes e outras variáveis na pista.

Como foi o caso no Japão, a segunda sessão de treinos livres foi estendida para 90 minutos para se testar os protótipos de pneus slick de 2023, ajudando a ajustar os compostos para o próximo ano antes que as equipes experimentem as versões definitivas após o GP de Abu Dhabi.

Toda a sessão do TL2 será dedicada aos testes de pneus, com a Pirelli definindo os planos de saída. Se uma equipe usar um jovem piloto para o TL1, ela poderá executar seu próprio programa por algum tempo no TL2, antes de se concentrar no teste de pneus pelo restante da sessão.

Os pneus protótipos podem ser facilmente reconhecidos, pois não carregam marcações coloridas nas paredes laterais.

Informações da assessoria de imprensa da Pirelli Brasil.

Previsão do tempo
(Foto: Chris Graythen/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Sexta-feira:

Mínima de 14°C e Máxima de 29°C. Tempo aberto, ensolarado.

Sábado:

Mínima 18°C e Máxima 31°C. Tempo aberto, ensolarado.

Domingo:

Mínima de 21°C e Máxima de 31°C. Céu nublado com intervalos de sol sob nuvens.

Fonte: www.netweathers.com

Transmissão no Brasil

A corrida acontecerá no próximo domingo, às 16h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo da Rede Bandeirantes de Televisão.

Entrevistas disponibilizadas pela assessoria de imprensa de cada equipe.

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