Início Destaque FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP de...

FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP de Singapura – 2022

845
(Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)
Confira o que pilotos e chefes de equipe esperam da corrida em um dos circuitos de rua mais complexos e desgastantes do calendário.

A Fórmula 1 retorna nesse final de semana (30 de setembro a 2 de outubro) para realizar o Grande Prêmio de Singapura, a décima sétima etapa da temporada, no circuito urbano adaptado ao redor do Marina Bay Sands, um dos hotéis mais luxuosos do mundo, que fica na região central do país asiático.

Essa será a primeira de duas disputas consecutivas na Ásia, com o GP do Japão programado para acontecer na semana seguinte. Vale lembrar que Singapura está de volta à categoria após ficar os últimos dois anos (2020 e 2021) fora do calendário, devido a restrições por conta da pandemia do novo coronavirus.

Assim como Jeddah, na Arábia Saudita, e em Sakhir, no Bahrein, o GP em Marina Bay acontece à noite, devido a inviabilidade da corrida acontecer de dia, por conta das altas temperaturas no país, que é localizado na linha do Equador. Mesmo assim, é a disputa mais desgastante da programação para os competidores.

Abaixo, confira o que pilotos e chefes de equipe, que se manifestaram, esperam do GP singapuriano, em ordem decrescente da classificação atual do campeonato de construtores. Além disso, saiba as novidades que essa disputa trará para o fim de semana e fique por dentro da matemática para o título antecipado de Max Verstappen.

Oracle Red Bull Racing (545 pts)
(Foto: Red Bull Racing/Divulgação)

Max Verstappen #1: “Faz tempo que não vamos a Singapura, então será interessante ver como a pista evoluiu. É definitivamente uma das melhores corridas do ano e é um belo lugar para se estar. É importante ter uma boa volta de qualificação aqui, então vamos nos concentrar nisso.

“Durante a corrida, temos que estar prontos para qualquer coisa, pois geralmente há muitos carros de segurança. Em geral, é um circuito desafiador, a umidade é difícil para o corpo e é complicado fazer uma volta perfeita por causa das curvas fechadas e da proximidade das paredes. Não penso muito no campeonato, só quero ter um fim de semana positivo na pista e levar uma corrida de cada vez, sem pressa.”

Sergio Perez #11: “É ótimo estar de volta a Singapura, a pista é muito exigente, tanto mentalmente quanto fisicamente. Tivemos uma pequena pausa, o que foi bom após a rodada tripla e agora estamos ansiosos pelo resto da temporada.”

Christian Horner (chefe da equipe): Não comentou.

Scuderia Ferrari (406 pts)
(Foto: Scuderia Ferrari/Divulgação)

Charles Leclerc #16: “Nosso ritmo em Monza foi bom e temos que ter em mente que nossas expectativas para a pista não eram muito altas. Trabalhamos bastante durante as sessões de treinos para garantir a pole, o que foi uma boa surpresa. Fizemos alguns progressos positivos e fomos mais competitivos na última corrida, então estou ansioso para voltar a correr em Singapura.”

Carlos Sainz #55: Não comentou.

Mattia Binotto (chefe da equipe): Não comentou.

Mercedes-AMG Petronas (371 pts)
(Foto: Mercedes-AMG F1/Divulgação)

Lewis Hamilton #44: Não comentou.

George Russell #63: Não comentou.

Toto Wolff (chefe da equipe):É ótimo estar de volta a Singapura pela primeira vez desde 2019. Alguns aspectos do circuito devem se adequar melhor ao nosso carro do que alguns dos recentes, mas outros aspectos, como a superfície irregular, podem ser desafiadores. Saberemos com certeza quando chegarmos à pista na sexta-feira.

“Antes de ir para Singapura, visitamos nosso parceiro titular PETRONAS para anunciar a extensão de nossa parceria a partir de 2026. Nosso compromisso com projetos sustentáveis ​​dentro e fora da pista nos próximos anos é um momento marcante para nós e fortalece nossa já estreita colaboração.”

BWT Alpine (125 pts)
(Foto: Alpine F1 Team/Divulgação)

Fernando Alonso #14: “Foram algumas semanas intensas na Europa e ficamos felizes com a reinicialização antes das corridas finais da temporada. Saímos da rodada tripla com 18 pontos marcados em Spa e Zandvoort.

“O carro não parecia tão forte em Monza quanto nos dois finais de semana anteriores, então analisamos isso para tentar entender o porquê. Esperamos voltar ao nosso nível competitivo habitual em Singapura. Toda a equipe está trabalhando duro em um novo pacote de atualização para essa prova, então estou animado para ver o que ele vai nos proporcionar.”

Esteban Ocon #31: “Em primeiro lugar, é ótimo voltar a Singapura, sempre um destaque da temporada. Em termos de corrida, Marina Bay é um dos circuitos mais exigentes fisicamente, por isso é importante uma boa preparação. A pista em si é apertada e sinuosa e quando você adiciona alto calor e umidade, torna-se um teste severo para o carro e o piloto.

“Eu diria que a configuração geral fica um pouco entre Mônaco e Hungria quando um bom downforce é fundamental. A cidade tem um ótimo ambiente e as corridas à noite são sempre especiais. Será bom correr lá novamente e espero que possamos ter um bom desempenho como equipe e dar aos fãs um bom show.”

Otmar Szafnauer (chefe da equipe): Não comentou.

McLaren (107 pts)
(Foto: McLaren F1/Divulgação)

Lando Norris #4:Singapura é mais uma corrida que retorna ao calendário e será apenas a segunda vez que corro lá. Mal posso esperar para voltar ao carro, especialmente com a nova pintura OKX que temos para a rodada dupla na Ásia.

“Marina Bay é outro circuito de rua único, e eu estava nos pontos lá em 2019, então espero que possamos manter isso e trazer mais resultados para a equipe desta vez. Temos uma ótima equipe trabalhando na pista e na fábrica para nos impulsionar continuamente, então vamos manter o ritmo pelo restante da temporada.

Daniel Ricciardo #3:Estamos comemorando o retorno a Singapura com uma pintura personalizada do OKX, que ficará ótima sob as luzes. Tive alguns bons finais de semana nessa etapa com pódios no passado, então estou ansioso pelo intenso desafio que Marina Bay oferece tanto física como mentalmente.

Tive um domingo frustrante em Monza com problemas no carro, mas a equipe trabalhou duro para analisar isso e agora estamos prontos para voltar com um resultado positivo após uma pausa de duas semanas no calendário. Continuaremos trabalhando duro como equipe para conquistar mais pontos nas últimas corridas.”

Andreas Seidl (chefe da equipe): “Estamos ansiosos para voltar aos trilhos no ambiente único que Singapura traz. Tenho certeza de que haverá uma atmosfera vibrante criada pelos fãs em Marina Bay quando retornarmos pela primeira vez em três anos. É também a terceira corrida noturna do calendário deste ano e tem muitas curvas para os pilotos percorrerem.

Em Monza, saímos com sentimentos mistos. Houve pontos positivos no ritmo que tivemos ao longo do fim de semana, mas o abandono de Daniel fez com que perdemos pontos valiosos. No entanto, a equipe trabalhou duro na última quinzena para nos colocar em uma boa posição para a reta final da temporada. Estamos totalmente focados em marcar o máximo de pontos possível nas últimas seis corridas.”

Alfa Romeo ORLEN (52 pts)
(Foto: Alfa Romeo Media Hub)

Valtteri Bottas #77: “É bom estar de volta à pista depois de algumas semanas fora. Passei algum tempo na fábrica, trabalhando no simulador para me preparar para a próxima rodada dupla, e estou ansioso para voltar a Singapura. Já se passaram três anos desde a última vez que corremos aqui, gostei dessa pista no passado: estive no pódio em 2017, e os desafios que isso traz com o calor e a umidade.

“Foi uma pena não conseguir tirar o máximo proveito do carro em Monza, pois nosso ritmo foi bom durante todo o fim de semana. Sendo um circuito de rua, Singapura permite muito pouca margem para erros, mas se fizermos tudo certo e colocarmos os carros em um bom lugar no sábado, tenho certeza de que poderemos lutar por pontos durante a corrida.”

Guanyu Zhou #24: “Esta foi uma semana muito boa até agora, com a notícia da minha extensão de contrato ontem, e agora estou realmente ansioso para competir em Singapura: é o mais próximo de uma corrida em casa para mim nesta temporada, e eu terei família e amigos me apoiando aqui.

“A pista será nova e difícil para mim, pois é uma corrida de rua à noite e com condições climáticas muito peculiares, mas me sinto confiante e pronto. Voltar a marcar pontos em Monza foi um grande impulso moral e, juntamente com o ritmo competitivo que tivemos, deve ser a base para construir nosso fim de semana.

“O pelotão intermediário provavelmente estará apertado mais uma vez, mas fazer bem nosso trabalho e estar no topo de nossas performances nos permitirá entrar na mistura e tentar iniciar uma nova sequência de pontos.”

Frédéric Vasseur (chefe da equipe): “Depois de algumas semanas longe da pista, durante as quais nos concentramos em analisar nossas performances na rodada tripla do final do verão e finalizar as atualizações que traremos em breve para a pista, voltamos para o exterior para as últimas seis corridas da temporada.

“Singapura sempre foi uma pista altamente desgastante, com temperaturas quentes e diferentes horários, aumentando os desafios de um circuito de rua, mas estou confiante de que nossa equipe está preparada para a tarefa que temos pela frente.

“O ritmo que mostramos em Monza foi promissor e um ponto de partida para a próxima rodada dupla na Ásia. Temos a chance de ir bem aqui, então devemos estar no topo do nosso jogo para nos classificar em uma boa posição e trazer mais pontos para casa.”

Haas (34 pts)
(Foto: Haas F1 Team/Divulgação)

Mick Schumacher #47:Singapura é definitivamente uma pista especial e estou ansioso por isso. Até agora eu fui lá uma vez e foi no aeroporto para uma escala, mas parecia ótimo. Estou muito animado para experimentar a pista presencialmente. Muitas pessoas dizem que é difícil por causa da umidade, mas também apenas pelas características da pista, então veremos o que podemos fazer.

Temos nossas reuniões pré-evento que são importantes, para sinalizar por exemplo, como carros de segurança costumam trabalhar mais em Marina Bay. Isso flui para a estratégia de corrida e preparação, mas, por outro lado, vou correr lá com a mente fresca, então tenho que fazer o máximo de voltas que puder e espero que possamos ter um bom desempenho na qualificação e depois ter um começo limpo; assim estaremos na disputa por pontos.”

Kevin Magnussen #20:Gosto muito da pista de Singapura. Em geral, sou fã de circuitos de rua e diria que Marina Bay é um dos melhores traçados urbanos que existe. É uma corrida muito física, então é sempre aquela em que você está pensando quando está lutando na academia e isso lhe dá motivação para continuar se esforçando.

Fiz a volta mais rápida lá duas vezes, em 2018 e 2019, com pneus novos no final da disputa. Nessas duas participações não marcamos pontos, acho que não é algo de que me orgulhe, pois não veio com pontos. Eu ficaria muito mais orgulhoso de marcar pontos e espero fazê-lo este ano.

Guenther Steiner (chefe da equipe):Em primeiro lugar, Singapura é uma corrida noturna em um circuito urbano e é um lugar muito legal. O Japão, na minha opinião, é uma das melhores pistas do mundo. Duas razões completamente diferentes pelas quais eu gosto dessas duas etapas na Ásia, mas duas boas razões para tê-las de volta.

“Estou bastante ansioso para ir a essas pistas de corrida porque não estivemos lá nos últimos dois anos e é quase como voltar a um local de provas antigo.”

Scuderia AlphaTauri (33 pts)
(Foto: Scuderia AlphaTauri/Divulgação)

Pierre Gasly #10:Esta última parte da temporada começa com a corrida de Singapura, num dos meus circuitos favoritos. Da última vez aqui, em 2019, marquei pontos. É um circuito de rua que não admite erros: muito técnico, com várias curvas onde é preciso manter um bom ritmo. Nesta corrida também devemos ter uma atualização aerodinâmica, vamos ver o que ela vai trazer em termos de desempenho.”

Yuki Tsunoda #22:Não creio que Singapura seja um evento fácil para mim: será a minha primeira vez neste circuito, mas vou tentar melhorar volta após volta durante os treinos, com a minha abordagem habitual a uma nova pista. Será difícil, mas se conseguirmos obter mais desempenho do carro, nosso objetivo terá que ser marcar pontos.

“Eu pilotei em Singapura no simulador e posso dizer que certamente é uma pista desafiadora, onde o volante está em constante movimento e não há onde respirar durante a volta. Será fisicamente exigente devido ao clima úmido e quente, mas no Japão temos condições semelhantes em certas épocas do ano, então sei o que esperar.”

Aston Martin Aramco Cognizant (25 pts)
(Foto: Aston Martin/Divulgação)

Lance Stroll #18:Singapura sempre foi uma das corridas mais difíceis do calendário, mas esse é um desafio que eu gosto e estou ansioso para voltar lá depois de dois anos. Após um fim de semana difícil na Itália, entramos nesta rodada dupla mais otimistas sobre nossa competitividade.

“Esta nova geração de carros será uma verdadeira emoção na pista de Marina Bay e espero que voltemos ao trilhos e a marcar pontos.”

Sebastian Vettel #5:Tenho muitas memórias fantásticas das corridas em Singapura. Sempre adorei o desafio que a pista oferece. É um circuito de rua adequado: totalmente implacável, com curva após curva e algumas seções incrivelmente rápidas.

“Chegar ao topo desse desafio é incrivelmente satisfatório, especialmente na classificação. Devemos ter um melhor desempenho aqui neste fim de semana devido aos pontos fortes do nosso carro em curvas de velocidade mais lenta.”

Mike Krack (chefe da equipe): Não comentou.

Williams Racing (6 pts)
(Foto: Williams Racing/Divulgação)

Nicholas Latifi #6: “Singapura foi um dos GPs do calendário que eu mais esperava. É um dos dois únicos em que não corri, incluindo o Japão. A prova em si é uma corrida de rua noturna da qual sou fã; um circuito fisicamente exigente com o calor e muito técnico com muitas curvas.

“Estou animado para ver o que o fim de semana traz, pois pode estar bastante molhado, o que pode torná-lo interessante e apresentar algo que podemos aproveitar.”

Alex Albon #23: “Estou ansioso para entrar na pista na sexta-feira e voltar a pilotar em Marina Bay. É um ótimo circuito de rua e a corrida mais próxima de casa para mim na Tailândia, então estou muito empolgado por estar aqui e ver os meus fãs.”

NOVIDADES PARA O GP
Asfalto novo
(Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)

As ruas que serão utilizadas para a corrida em volta do hotel Marina Bay Sands receberam um novo asfaltamento, justamente para o Grande Prêmio de Fórmula 1, o evento mais importante da cidade singapuriana.

Com a superfície refeita e as inéditas rodas de 18 polegadas, os pilotos e equipes não sabem como o carro do novo regulamento se comportará durante a corrida, o que gerará uma sensação de etapa desconhecida para os competidores.

O retorno de Albon
Alex Albon (Foto: Williams Racing/Divulgação)

A Williams Racing confirmou que Alex Albon se recuperou da cirurgia e retornará ao FW44 ao lado de Nicholas Latifi nesse final de semana. O tailandês perdeu as atividades de sábado e domingo do GP da Itália, após ser diagnosticado com apendicite e ser submetido a uma operação na UTI. Por isso, Albon foi substituído pelo piloto reserva da Mercedes, Nyck De Vries, este que pontuou em sua estreia na Fórmula 1.

Em entrevista, Albon comentou sobre a alta do hospital e seu retorno às pistas, e à Singapura. “Primeiramente, eu gostaria de agradecer a todo mundo pelas mensagens e pelo apoio no fim de semana da Itália. Minha preparação para Singapura tem sido um pouco diferente, mas estou me sentindo bem e tenho feito todo o possível para estar pronto para uma das corridas mais fisicamente desgastantes do calendário.”

McLaren com pintura especial
(Foto: McLaren F1/Divulgação)

A McLaren apresentou um novo layout de pintura para os MCL36 de Daniel Riccardo e de Lando Norris, uma homenagem especial a patrocinadora da equipe, OKX. O design futurista e que tornou o carro mais colorido do que já era, entrará em cena nas próximas duas etapas em território asiático (Singapura e Japão).

MATEMÁTICA PARA O TÍTULO ANTECIPADO
Da esquerda para a direita, Sergio Perez e Max Verstappen (Foto: Dan Mullan/Getty Images/ Red Bull Content Pool)

O Grande Prêmio de Singapura será a primeira oportunidade de Max Verstappen de garantir o título da temporada 2022 da Fórmula 1 de forma antecipada, antes da final em Abu Dhabi. Abaixo, confira o que Verstappen precisa fazer para conquistar o bicampeonato nesse fim de semana em Marina Bay:

  • Vencer a corrida e garantir a volta mais rápida, com a finalização de Charles Leclerc da P8 pra baixo e Sergio Perez cruzar a linha de chegada da P4 pra trás;
  • Vencer a prova, ver Leclerc terminar da P9 pra baixo e Perez na P4 sem o ponto da volta mais rápida.

Caso Max finalize em segundo ou abaixo, a decisão do título ficará para a etapa seguinte, no circuito de Suzuka, no Japão.

Detalhes do circuito
Circuito urbano de Marina Bay (Imagem: Fórmula 1/Divulgação)

Marina Bay possui 5.063 km de extensão, 23 curvas (9-D e 14-E), recebe GPs da Fórmula 1 desde 2008 e a corrida terá um total de 61 voltas. O recorde de volta mais rápida no traçado urbano pertence a Kevin Magnussen, que marcou o tempo de 1:41.905, na temporada 2018.

Essa pista tem como características principais a predominância de trechos de média velocidade, curvas de ângulos variados (em sua maioria de aproximadamente 90°), e setores estreitos e técnicos. Confira abaixo como é uma volta no traçado singapuriano, através do simulador/game F1 2019.

Esse circuito gera um grande desafio para os pilotos e equipes devido as altas temperaturas, tanto dentro do carro quanto da pista em si, por conta da alta umidade do ar e da localização da cidade de Marina Bay: sob a linha do Equador.

Assim como Baku, é fácil para os automobilistas perderem o ponto de frenagem nas curvas fechadas e seguirem direto para as áreas de escape, algo que será notório durante os Treinos Livres de sexta-feira.

Singapura é uma das únicas pistas do calendário que disponibiliza três zonas de abertura da asa móvel (DRS), o que facilita as ultrapassagens em um traçado que se apresenta como um local difícil de ganhar posições.

Informações sobre os pneus
(Infográfico: Pirelli)

Pela primeira vez, desde a etapa na Áustria, os três compostos mais macios da gama foram escolhidos para o GP de Singapura: o P Zero Branco duro (C3), o P Zero Amarelo médio (C4) e o P Zero Vermelho macio (C5). Esses pneus foram escolhidos para combinar com as características típicas do circuito de rua de Marina Bay e garantir altos níveis de aderência mecânica.

Este ano, a pista recebeu um asfalto novo, feito pela empresa italiana Dromo. Ele não é tão macio quanto a superfície que é normalmente visto em traçados urbanos, pois foi implementado para o GP.

O circuito de Marina Bay é usado na maioria das vezes pelo tráfego rodoviário normal – e a superfície contém itens urbanos, como linhas brancas e tampas de bueiros. Espera-se alto grau de evolução da pista; também porque não estão programadas muitas corridas de apoio, o que ajuda a acumular borracha.

Informações da assessoria de imprensa da Pirelli Brasil.

Previsão do tempo
(Foto: Lars Baron/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Sexta-feira:

Mínima de 26°C e Máxima de 30°C. Tempo aberto, ensolarado.

Sábado:

Mínima 25°C e Máxima 30°C. Clima ensolarado.

Domingo:

Mínima de 25°C e Máxima de 30°C. Céu limpo.

Fonte: www.metoffice.gov.uk/weather

Transmissão no Brasil

A corrida acontecerá no próximo domingo, às 09h (horário de Brasília), e será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão. Programação COMPLETA aqui!

Entrevistas disponibilizadas pela assessoria de imprensa de cada equipe.

PROCURANDO CAMISAS OU CASACOS DE FÓRMULA 1 COM ESTAMPAS CLÁSSICAS, ATUAIS E DE QUALIDADE CERTIFICADA? CLIQUE AQUI E CONHEÇA A RETRO ESPORTE!