Início Destaque FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP da...

FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP da Bélgica – 2022

1006
(Foto: Dan Mullan/Getty Images/Red Bull Content Pool)
Confira o que pilotos e chefes de equipe esperam da primeira corrida após as férias de verão.

A Fórmula 1 está de volta às pistas nesse final de semana (26, 27 e 28) para realizar o Grande Prêmio da Bélgica, a décima quarta etapa da temporada, que acontecerá no tradicional circuito de Spa-Francorchamps, localizado próximo das cidades de Stavelot e Malmedy.

Essa prova será a primeira da categoria mais alta do automobilismo depois das férias de verão, e o pontapé inicial de uma rodada tripla: três corridas em três finais de semana consecutivos, com os GPs da Holanda e Itália programados para ocorrer em seguida.

Abaixo, confira o que pilotos e chefes de equipe, que se manifestaram, esperam do GP belga, em ordem decrescente da classificação atual do campeonato de construtores.

Além disso, saiba também as novidades que essa etapa trará para o fim de semana.

Oracle Red Bull Racing (431 pts)
(Foto: Red Bull Racing/Divulgação)

Max Verstappen #1:Eu adoro ir para Spa, é a minha pista favorita do calendário. Eu nasci na Bélgica, e a pista fica muito perto da fronteira com a Holanda, então sempre há muitos torcedores para me apoiarem. Por isso, será um final de semana especial para mim.”

Sergio Perez #11:Foi uma boa pausa e realmente recarreguei as baterias para a segunda metade da temporada. Sem dúvidas estou pronto para esse final de semana na Bélgica.”

Christian Horner (chefe da equipe): Não comentou.

Scuderia Ferrari (334 pts)
(Foto: Scuderia Ferrari/Divulgação)

Charles Leclerc #16: Não comentou.

Carlos Sainz #55: Não comentou.

Mattia Binotto (chefe da equipe): Não comentou.

Mercedes-AMG Petronas (304 pts)
(Foto: Mercedes-AMG F1/Divulgação)

Lewis Hamilton #44: Não comentou.

George Russell #63: Não comentou.

Toto Wolff (chefe da equipe):Estamos prontos para uma segunda metade intensa da temporada, com mais nove oportunidades para encontrar melhorias, progredir e, esperançosamente, desafiar a Red Bull e a Ferrari por vitórias.

Spa-Francorchamps dispensa apresentações. Uma pista clássica com um toque old-school [velha-escola], palco de muitos momentos icônicos da história da F1 e um desafio incrível, tanto para o carro quanto para os pilotos.

Estamos empolgados por estar de volta, espero que possamos fazer um belo show este ano para todos os fãs na Bélgica, e também celebraremos 55 anos da Mercedes-AMG, com algumas atividades divertidas.”

BWT Alpine (99 pts)
(Foto: Alpine F1 Team/Divulgação)

Fernando Alonso #14:Todos sentimos falta das corridas em agosto, mas o tempo de folga para recarregar as baterias é necessário. Após 20 anos de corrida no auge do automobilismo, aprendi que é muito importante tirar um tempo para me recuperar, especialmente durante um ano tão agitado.

Agora que temos mais de 20 etapas em uma temporada, é ainda mais importante garantir que você maximize seu tempo de recuperação. Mas é importante manter alguma rotina de exercícios, pois quando voltamos às pistas é implacável até dezembro. Eu gosto de correr em Spa. É um dos circuitos mais históricos do calendário. Costumamos ter disputas interessantes lá, pois há muitas oportunidades de ultrapassagem.”

Esteban Ocon #31:Spa é um traçado em que a maioria dos pilotos realmente gosta de ir, inclusive eu. É ainda mais especial para mim, pois foi onde fiz minha estreia na Fórmula 1 em 2016. Foi um momento que nunca esquecerei: quando um sonho se tornou realidade.

Em termos de desempenho, houve alguns bons resultados no passado, como quando me classifiquei em terceiro em 2018 e quando terminamos em quarto e quinto na corrida em 2020. Também é a pista onde também perdemos Anthoine alguns anos atrás. Estamos sempre correndo com ele em nossos pensamentos e ainda penso nele todos os dias.”

Otmar Szafnauer (chefe da equipe): Estamos todos nos sentindo reenergizados após a pausa forçada de verão. É sempre um bom momento para fazer um balanço da temporada até agora, refletir sobre os aspectos positivos e avaliar algumas das áreas de melhoria.

“Agora, estamos todos prontos e motivados para a segunda parte do campeonato, onde há muito a conquistar. Claramente, a equipe tem sido bastante proeminente na mídia mundial nos dias após a Hungria e pouco antes das férias, no entanto, não é absolutamente nenhuma distração para nós quando voltarmos à pista em Spa.

“Enquanto estamos perdendo um trunfo fantástico em Fernando [Alonso] para o próximo ano, sua decisão tem zero influência sobre o que queremos alcançar juntos em 2022.

“Vamos nos esforçar muito como equipe com Alonso e Esteban no carro pelo resto do ano para nos colocarmos na melhor posição possível e cumprir as nossas metas. Ambos os pilotos estão altamente motivados, e estamos ansiosos para canalizar essa energia na pista.”

McLaren (95 pts)
(Foto: Andy Hone/Motorsport Images/McLaren Media Centre)

Lando Norris #4:Aproveitei as últimas semanas de folga do movimentado calendário da F1. Joguei golfe e me certifiquei de ter tempo para realmente relaxar, então estou pronto para a segunda parte da temporada. Temos trabalho a fazer na luta pelo quarto lugar no campeonato, mas estou pronto para voltar à batalha.

Spa é sempre um grande desafio para as equipes e pilotos. Estou na fábrica esta semana, então estarei totalmente preparado para ficar ao volante e estou ansioso para voltar ao carro para ver o que podemos fazer. Com minha mãe sendo da Bélgica, Spa parece mais uma corrida em casa para mim, então será ótimo ver os fãs e espero marcar alguns pontos na frente deles que o clima seja melhor este ano.”

Daniel Ricciardo #3:Estou ansioso para voltar para a Bélgica. A pista de Spa é excitante e você sempre se emociona ao passar pelas curvas rápidas, principalmente pela Eau Rouge em Raidillon. Misturado com as longas retas e características icônicas, podemos realmente forçar os carros.

Também há uma boa atmosfera lá, por isso é uma boa pista para voltar depois de algumas semanas. Estou me sentindo recarregado após as férias de verão. Passei um tempo nos EUA descansando e reiniciando com amigos, e me sinto pronto para voltar ao carro e dar tudo pelas nove corridas restantes.

“Após as notícias de hoje [saída de Ricciardo da equipe], meu foco total está agora no resto da temporada e em garantir que eu saia em alta. Vamos voltar a correr.”

Andreas Seidl (chefe da equipe):Estamos nos sentindo descansados e prontos para enfrentar a segunda metade da temporada. Spa é um desafio emocionante, pois há várias vertentes em termos de estratégia e engenharia. Também oferece boas oportunidades de ultrapassagem para os pilotos e a pista não é como muitas outras no calendário.

Eu sei que a equipe está animada para voltar lá e dar o pontapé inicial na primeira rodada tripla do calendário. Embora as intensas três semanas seguidas tenham seus desafios, também oferecem uma boa oportunidade de ganhar motivação rapidamente e levar a luta para as Alpines, com esperança de marcar alguns pontos com os dois carros.

“Após as notícias de hoje sobre Daniel, agora mudamos nosso foco total para este fim de semana de corrida. Ainda temos uma luta importante no Campeonato de Construtores pela frente e estamos ansiosos para lutar com Daniel e Lando [Norris].”

Alfa Romeo ORLEN (51 pts)
(Foto: Alfa Romeo/Divulgação)

Valtteri Bottas #77:Tive um tempo de férias de qualidade, conversando com amigos e familiares durante o intervalo de verão e praticando muitos esportes, mas agora é hora de voltar às corridas; estou ansioso, e me sinto pronto e motivado para a segunda metade da temporada.

Gosto muito de correr em Spa: é uma pista lendária que produziu corridas impressionantes no passado, e também subi três vezes no pódio. As corridas na Bélgica costumam ser imprevisíveis, e acho que tudo dependerá de fazer nosso trabalho direito e aproveitar qualquer oportunidade que as condições ou circunstâncias oferecerem.

Teremos a chance de nos colocar no meio do jogo e trazer alguns pontos para casa, o que seria uma ótima maneira de começar bem essa rodada tripla que teremos pela frente.”

Guanyu Zhou #24:Foi bom relaxar e descontrair por algumas semanas durante as férias de verão: havia muito o que absorver durante a primeira parte da minha temporada de estreia, e aproveitei a chance de processá-la enquanto recarregava minhas baterias. Agora, porém, estou pronto para voltar ao cockpit.

Já corri em Spa algumas vezes no passado e também subi no pódio aqui na F2. Como sempre, não posso ir à Bélgica sem pensar em Anthoine Hubert: também vou correr por ele nesse fim de semana.

Olhando para o futuro, estou entrando na segunda metade da minha primeira temporada na F1 com confiança, ansioso pelos desafios à frente; não adicionamos pontos à nossa contagem nas últimas corridas antes do intervalo, mas tenho certeza de que temos boas chances de conseguirmos isso na Bélgica.”

Frédéric Vasseur (chefe da equipe):As férias de verão foram uma pausa necessária após uma primeira parte de temporada movimentada, e agora estamos de volta à Bélgica renovados e motivados, prontos para enfrentar a rodada tripla e o restante do ano. Nove corridas em treze semanas serão um desafio para todos da equipe, mas estamos ansiosos para terminar o trabalho que começamos.

Julho foi um mês difícil, mas nosso ânimo está alto e nossa abordagem continua a mesma: estamos determinados a virar a maré e nos colocar de volta onde pertencemos, gerando um bom desafio no pelotão do meio e marcando pontos importantes no campeonato. Vamos dar o nosso melhor e estou confiante de que já podemos fazê-lo nesse fim de semana.”

Haas (34 pts)
(Foto: Haas F1 Team/Divulgação)

Mick Schumacher #47:O que podemos esperar para a segunda parte da temporada é mais pontos. Temos algumas pistas pela frente que devem ser boas para nós, e outras que provavelmente serão difíceis. No entanto, é a Fórmula 1 e há uma grande chance de um evento maluco, onde espero que não estejamos na parte conturbada e tenhamos a chance de pontuar.

Spa-Francorchamps é um circuito histórico, mas também é um lugar muito especial para nós como família e para mim também, porque tive algumas corridas muito boas lá, como em 2018, mas por outro lado também uma das nossas piores corridas. Essa etapa tem muitos altos e baixos, mas sempre será a corrida mais histórica e especial para todos nós.

Estou ansioso para ver as mudanças feitas nas áreas de escape e o que elas trazem. Não imagino que mude muito em termos de condução porque é uma pista bastante rápida e as abordagens geralmente são bastante semelhantes, então acho que não haverá mudanças na pilotagem.”

Kevin Magnussen #20:Spa é uma pista incrível, lendária e super-rápida, então não só a história do lugar é muito especial, mas também a sensação que o circuito gera. É uma grande corrida e sempre esperada no ano. Na verdade, foi a primeira etapa de Fórmula 1 que fui quando criança com meu pai, e minha primeira lembrança da F1 é daquele fim de semana.

Quanto às mudanças no circuito, acho que é bom ter cascalho em vez de asfalto nas áreas de escape, pois sinto que é mais seguro em alguns aspectos e facilita em termos de limites de pista. Isso torna tudo mais simples e também um pouco mais desafiador, pois ultrapassar os limites adicionará um risco maior, o que é uma coisa boa.”

Guenther Steiner (chefe da equipe):Sinto que estou recarregado agora, e temos mais algumas corridas antes do final da temporada e espero que possamos voltar fortes. Os números no VF-22 atualizado de Kevin [Magnussen], no GP da Hungria, estavam correlacionados com os números do túnel de vento, o que é sempre um bom sinal, e agora temos que tirar o melhor proveito disso no tempo da volta.

Antes das férias, a equipe analisou os dados de perto e fará mais agora que voltou do intervalo, mas no momento parece bom e esperamos que possamos melhorar nosso tempo de volta. Na Bélgica, ambos os carros terão o pacote de atualização e, agora, já podemos trabalhar na configuração, saindo em Spa de imediato.

Acredito que não nos reajustamos, estamos apenas de volta onde queríamos estar no início da temporada, agora em sétimo. Espero que possamos manter esta posição no campeonato, essa é a batalha número um. A batalha número dois será chegar ao sexto lugar na tabela, mas veremos. Sempre tentaremos melhorar ou pelo menos não retroceder.”

Scuderia AlphaTauri (27 pts)
(Foto: Scuderia AlphaTauri/Divulgação

Pierre Gasly #10:Sem dúvidas, Spa-Francorchamps é um dos meus circuitos preferidos, adoro. Vamos voltar às pistas e enfrentaremos três corridas em algumas semanas, obviamente emocionados com a ideia de voltar a correr.

“As últimas provas antes do intervalo foram difíceis para nós: não marcamos nenhum ponto e as coisas não correram bem. A situação continua complicada e as equipes do pelotão intermediário estão muito próximas. Vamos continuar trabalhando duro e dando tudo de nós para melhorar o desempenho o mais rápido possível, para que possamos buscar pontos todos os finais de semana.

No ano passado, fizemos um buraco na água em Spa e este ano veremos as mudanças feitas na pista, em particular na seção Eau Rouge – Radillion.”

Yuki Tsunoda #22:Vai ser interessante experimentar as mudanças feitas em Spa que só tive um primeiro vislumbre no simulador, embora não ache que a configuração das curvas seja muito diferente.

As modificações feitas no circuito foram na área de escoamento no início da seção Raidillon e em outras rotas de escape que agora são de cascalho. Claro que gosto muito da pista, especialmente das curvas médias e rápidas. É certamente uma das melhores do calendário e está no meu top cinco.

A minha abordagem pra esse final de semana de corridas não vai mudar em comparação com a primeira parte da temporada, mas em termos de expectativas terei feito um esforço para repor a minha mente, voltar ao zero. Me sinto mais forte e tranquilo com grande motivação para esta segunda parte da temporada.”

Aston Martin Aramco Cognizant (20 pts)
(Foto: Aston Martin/Divulgação)

Lance Stroll #18:Spa é um circuito incrível e uma pista onde você realmente experimenta a enorme velocidade e potencial de um carro de Fórmula 1. Você pode seguir e passar por aqui, e nosso carro correu particularmente bem no domingo recentemente, então espero que possamos dar um show adequado para os fãs, principalmente após o fracasso do ano passado.”

Sebastian Vettel #5:É ótimo voltar à pista após as férias de verão e voltar a correr em Spa é fantástico. Este circuito é incrivelmente rápido, tem um grande fluxo e cada corrida aqui parece trazer algo emocionante ou imprevisível, o que também é ótimo para os fãs.

Acho que temos um carro que possui um bom desempenho nas corridas e nossa equipe funciona bem operacionalmente, então espero que possamos reunir outro fim de semana sólido.”

Mike Krack (chefe da equipe): Não comentou.

Williams Racing (3 pts)
(Foto: Williams Racing/Divulgação)

Nicholas Latifi #6:Estou super animado para voltar e correr. As férias de verão foram muito agradáveis, um tempo para relaxar e recarregar. Eu me sinto revigorado indo para a segunda metade da temporada. É sempre bom ir a Spa depois das férias, pois é uma das pistas mais divertidas do calendário.

O circuito tem uma natureza de fluxo rápido com uma sensação da velha escola, então será bom pilotar esta geração moderna de carros por lá. Espero que possamos maximizar todas as oportunidades para um resultado forte, e também parece que o clima pode desempenhar um papel desafiador, como normalmente ocorre lá.”

Alex Albon #23:É ótimo estar de volta às corridas depois de uma pausa necessária. Spa-Francorchamps é uma das minhas pistas favoritas do ano, é ótima para corridas e diversão em uma volta. Também pode sempre trazer surpresas com o clima, como vimos no ano passado.”

NOVIDADES PARA O GP

A estreia de Liam Lawson na Fórmula 1

(Foto: Divulgação)

A equipe AlphaTauri anunciou recentemente que o atual piloto de Fórmula 2, Liam Lawson, participará do Treino Livre 1 do GP da Bélgica.

O neozelandês, que faz parte da academia de pilotos juniores da Red Bull, estreará em um final de semana da F1 a bordo do carro de Pierre Gasly.

Mudanças em Spa

Circuito de Spa-Francorchamps após a reforma (Foto: Divulgação)

Após incidentes preocupantes e, em um caso, até fatal (a morte do piloto de F2 Anthoine Hubert em 2019), Spa-Francorchamps passou por obras de melhorias na segurança para os pilotos e para o circuito voltar a sediar corridas de motovelocidade, como a MotoGP.

As atualizações ocorreram nas áreas de escape dos trechos rápidos, principalmente na icônica sequência de curvas Eau Rouge e Raidillon, que foram alargadas e algumas agora possuem brita ao invés de asfalto, tudo para evitar o retorno de um competidor para a pista após bater em alguma barreira.

Apesar dessas modificações, o traçado original da lendária pista permanece o mesmo, uma ótima notícia não só para os pilotos, mas para os fãs de automobilismo.

Detalhes do circuito
Circuito de Spa-Francorchamps (Imagem: Fórmula 1/Divulgação)

O circuito de Spa-Francorchamps possui 7.004 km de extensão, 19 curvas (9-D e 10-E), recebe GPs de Fórmula 1 desde 1950 e a corrida terá um total de 44 voltas. O recorde de volta mais rápida pertence a Valtteri Bottas, que cravou 1:46.286 na temporada 2018, pela Mercedes.

A pista é caracterizada por possuir mudanças acentuadas de elevação e trechos predominantes de alta velocidade, que são seguidas de curvas de média e baixa velocidade, que geram frenagens fortes durante a volta. Confira abaixo como é uma volta no traçado belga, através do simulador/game F1 2019.

Um trecho desafiador para os pilotos quanto ao gerenciamento de pneus é a curva 8, que é precedida por uma reta e se apresenta em declive, por isso, encontrar o acerto correto de balanceamento dos freios dianteiros é crucial, para evitar travamento das rodas nessa parte.

O principal ponto de ultrapassagem em Spa é a longa reta oposta, logo depois da seção Eau Rouge-Raidillon, onde é localizada uma das duas zonas de abertura de asa móvel (DRS) do traçado.

Informações sobre os pneus
(Foto: Infográfico/Pirelli)

Os três compostos do meio da gama foram escolhidos para Spa: C2 como o P Zero Branco duro, C3 como o P Zero Amarelo médio e C4 como o P Zero Vermelho macio. O asfalto é novo entre as curvas 2 e 4 e entre as curvas 8 e 9, com os ressaltos removidos e maior aderência.

As áreas de escape de cascalho foram adicionadas perto da pista nas curvas 1, 6, 7 e 9. O cascalho apresenta pedras afiadas e também há algumas bordas navalhadas perto das zebras de concreto.

Spa é um dos circuitos mais exigentes para pneus do calendário, apresentando cargas laterais particularmente altas. O complexo Eau Rouge-Raidillon é apenas um dos lugares onde os pneus são submetidos a múltiplas forças.

O clima variável é sempre um fator preocupante em Spa, e há possibilidade dos pneus intermediários ou chuva pesada serem usados neste fim de semana.

Informações da assessoria de imprensa da Pirelli Brasil.

Previsão do tempo
(Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Sexta-feira:

Mínima de 14°C e Máxima de 21°C. Tempo nublado com chuva moderada.

Sábado:

Mínima 11°C e Máxima 19°C. Céu fechado com chuva acompanhada de ventos fracos.

Domingo:

Mínima de 10°C e Máxima de 20°C. Tempo aberto, com intervalos de sol entre nuvens.

Fonte: www.bbc.com/weather

Transmissão no Brasil

A corrida acontecerá no próximo domingo, às 10h (horário de Brasília), e será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão.

Entrevistas disponibilizadas pela assessoria de imprensa de cada equipe.

PROCURANDO CAMISAS OU CASACOS DE FÓRMULA 1 COM ESTAMPAS CLÁSSICAS, ATUAIS E DE QUALIDADE CERTIFICADA? CLIQUE AQUI E CONHEÇA A RETRO ESPORTE!