Início Destaque FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP da...

FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP da Hungria – 2022

687
(Foto Bryn Lennon/Getty Images/Red Bull Content Pool)
Confira o que pilotos e chefes de equipe esperam da última corrida antes das férias de verão.

A Fórmula 1 finaliza nesse fim de semana (29, 30 e 31) a última rodada dupla da primeira metade da temporada, com a realização do Grande Prêmio da Hungria. Essa será a décima terceira etapa do calendário, que acontecerá no circuito Hungaroring, localizado na cidade de Mogyorod, que fica a 19 km da capital da Hungria, Budapeste.

Essa disputa fechará com chave de outro a primeira parte do campeonato 2022 da F1, já que antecede as férias de verão, o período de três semanas em que as equipes fazem uma pausa nas atividades de pista e dedicam o tempo para descanso e família.

Abaixo, confira o que pilotos e chefes de equipe, que se manifestaram, esperam do GP húngaro, além do balanço geral de cada escuderia sobre a primeira metade da temporada, em ordem decrescente da classificação atual do campeonato de construtores.

Oracle Red Bull Racing (396 pts)
(Foto: Red Bull Racing/Divulgação)

Max Verstappen #1: “A Hungria é uma pista especial, eu realmente gosto de pilotar aqui, porque lembra um pouco como é correr em uma pista de kart.”

Sergio Perez #11: “Vamos trabalhar duro e tentar entregar um resultado mais forte na corrida final, antes das férias de verão, e voltar ao nível em que estivemos consistentemente nesta temporada até agora.”

Christian Horner (chefe da equipe): Não comentou.

Scuderia Ferrari (314 pts)
(Foto: Scuderia Ferrari/Divulgação)

Charles Leclerc #16: “Estou muito desapontado. O que ocorreu na França não é o resultado que eu queria, pois tínhamos ritmo para vencer. Cometi um erro e paguei o preço por isso. Agora vou dar tudo de mim mais uma vez na Hungria.”

Carlos Sainz #55: “Foi uma corrida difícil no Hungaroring, mas também gostei de passar pelo pelotão, fazendo muitas ultrapassagens. Dei tudo lá e, apesar de termos tido um pouco de azar com o pit stop e a penalidade, conseguimos lutar na frente.

“Como sempre, vamos rever tudo nesses dois dias para ver onde podemos melhorar e espero que possamos trazer para casa um resultado melhor antes das férias de verão. Uma pena para Charles, pois ele estava fazendo uma grande corrida. Vamos continuar firmes para a corrida na Hungria.”

Mattia Binotto (chefe da equipe): “Embora o resultado na França tenha ficado longe do que queríamos, ainda há alguns pontos positivos a tirar desta corrida. Em primeiro lugar, o F1-75 foi muito competitivo, mesmo na pista difícil de Paul Ricard. Quanto ao erro de Charles, essas coisas podem acontecer, mesmo com grandes pilotos como ele, e já deixamos isso para trás.

“Carlos teve um fim de semana forte, começando pela qualificação, quando ele fez o que era exigido dele para a equipe. Na corrida, ele foi paciente nos estágios iniciais e depois conquistou várias colocações volta após volta, incluindo algumas ultrapassagens brilhantes. Agora, olhamos para a Hungria, onde queremos lutar pela vitória mais uma vez.”

Mercedes-AMG Petronas (270 pts)
(Foto: Mercedes-AMG F1/Divulgação)

Lewis Hamilton #44: Não comentou.

George Russell #63: Não comentou.

Toto Wolff (chefe da equipe):Foi encorajador marcar tantos pontos na França e maximizar a situação no domingo, mas sabemos que ainda há muito trabalho a fazer. A diferença para os líderes em uma única volta persiste e lutamos mais no início dos stints.

Precisamos continuar gerando mais desempenho e, manter a mentalidade e espírito que estimulou todo o trabalho duro nas fábricas, estou confiante de que faremos isso. Nossa confiabilidade foi boa mais uma vez, e Lewis e George foram fortes para entregar um pódio duplo em Paul Ricard.

“Agora estamos mudando o foco para a Hungria; um circuito muito diferente: apertado, sinuoso e acidentado, quase o oposto de onde estávamos. É difícil prever como nos sairemos porque nossas expectativas este ano nem sempre corresponderam às realidade, em termos de quais pistas se adequam ao W13.

No entanto, vamos dar tudo de nós e estamos sempre ansiosos por estar em Budapeste e pelas calorosas boas-vindas que recebemos dos fãs. Também marca o nosso 250º Grande Prêmio com os nossos parceiros de título, PETRONAS, o que é um marco brilhante.”

BWT Alpine (93 pts)
(Foto: Alpine F1 Team/Divulgação)

Fernando Alonso #14:O GP da França foi um bom domingo para nós depois de um fim de semana desafiador. Achamos bastante complicado encontrar a configuração certa durante os treinos e não estávamos muito satisfeitos com o equilíbrio até pouco antes da qualificação. No entanto, mostramos que, quando podemos ter um fim de semana limpo, mirar nas sete primeiras posições é um objetivo muito realista para nós, pois estávamos bastante confortáveis ​​na corrida.

Em Budapeste foi onde consegui minha primeira vitória na Fórmula 1. Tínhamos um bom carro na época e estávamos construindo algo muito forte para os anos seguintes, mas não esperávamos uma vitória naquele ano. Acho que encontramos o circuito que realmente se adequa ao nosso pacote. Claro, também houve na temporada 2021, que foi a primeira vitória da Alpine.

A corrida também tende a cair perto do meu aniversário, então é um bom fim de semana para mim com muitas lembranças e é difícil escolher uma. É uma pista divertida e um verdadeiro desafio como piloto, com sua natureza apertada e sinuosa.”

Esteban Ocon #31: “Vamos dar uma última impulsionada antes de uma pausa bem merecida para a equipe que trabalhou incrivelmente duro durante todo o ano. Eu realmente gosto da pista e é uma das minhas favoritas, e não apenas porque ganhei lá. Eu gosto do segundo setor e como ele é rápido e flui bem. Parece que você não tem uma pausa da curva 4 para a curva 11, e se o acerto do carro for bom, essa sequência de curvas pode gerar a sensação de que está extraindo o máximo do carro. É um traçado muito divertido de pilotar.

Eu me sinto bem, e com certeza será emocionante voltar a Budapeste. Precisamos estar totalmente focados como equipe para entregar outro fim de semana sólido. Será importante entrar nas férias com a sensação de ter realmente cimentado o quarto lugar no campeonato de construtores. Sabemos que será difícil, mas temos a equipe e as ferramentas para fazer exatamente isso.”

Otmar Szafnauer (chefe da equipe): Estamos razoavelmente satisfeitos com a primeira metade da temporada de 2022. Entrando no ano, havia uma sensação de ingressar no desconhecido, com a mudança de regulamentos, carros com aparência diferente e a ambição de corridas mais duras e mais próximas na pista. Acho que há mais por vir em termos de alcançar o objetivo final das corridas roda a roda, curva após curva, mas vimos algumas disputas excelentes na maioria dos GPs.

Em termos de desempenho, estamos em uma posição forte para alcançar nosso objetivo de ocupar de vez o quarto lugar no Campeonato de Construtores. Regularmente, somos o quarto carro mais rápido, mesmo que não tenhamos extraído ou mostrado esse potencial da forma como gostaríamos. Dito isso, estamos aprendendo e desenvolvendo o carro rapidamente, graças ao trabalho árduo de todos da equipe em Enstone e Viry.

Acredito firmemente que alcançaremos nossos objetivos até o final do campeonato. No momento, porém, nosso foco está no GP da Hungria deste fim de semana e em apoiar nosso bom resultado na França. Queremos entrar nas férias de verão satisfeitos, mas também motivados para voltarmos com tudo na Bélgica em diante.”

McLaren (89 pts)
(Foto: McLaren F1/Divulgação)

Lando Norris #4: “Hungria é a última corrida antes das férias de verão, então vamos dar tudo e deixar tudo na pista. Sem dúvidas é um circuito desafiador, sem muitas oportunidades de ultrapassagem, mas que gera boas chances de somar alguns pontos.

Maximizamos nosso resultado na França e analisamos os dados como equipe para garantir que estamos no melhor lugar em que podemos avançar com as atualizações. Ainda temos muito trabalho a fazer, principalmente na luta com a Alpine, mas estamos entrando nas férias de verão com a cabeça erguida e em uma posição positiva para lutar na segunda parte da temporada.”

Daniel Ricciardo #3:Estou animado para ir para a Hungria. Tenho uma boa história com a pista tendo vencido lá no passado, então estou ansioso pelos desafios que ela representa e espero ir para as férias de verão de forma positiva.

Embora eu não estivesse satisfeito na França, aprendemos muito nos últimos dias e há algumas coisas boas a serem levadas em consideração neste fim de semana em torno das atualizações e otimizando-as para o carro. Vamos lá, nos divertirmos na pista e ver se conseguimos manter a sequência de pontos duplos.”

Andreas Seidl (chefe da equipe): “A corrida final antes das férias de verão apresenta alguns desafios emocionantes para os pilotos. O Hungaroring é uma pista técnica, com sua natureza apertada e sinuosa, o que significa que as ultrapassagens podem ser um pouco mais difíceis. Precisamos garantir que tenhamos um bom acerto durante os treinos para que estejamos na melhor posição possível na qualificação, esta que será muito importante.

As atualizações na França melhoraram o desempenho, resultando em pontos duplos. Embora ainda haja muito trabalho a fazer, estamos em boa posição para continuar lutando com a Alpine pelo quarto lugar no campeonato de construtores. Agradeço a todos da equipe pelo excelente trabalho que nos trouxe até as férias de verão e à segunda metade da rodada dupla.”

Alfa Romeo ORLEN (51 pts)
(Foto: Alfa Romeo/Divulgação)

Valtteri Bottas #77: “Ter corridas consecutivas nos dá a chance de nos recuperarmos do fim de semana difícil que tivemos na França, onde nada parecia estar funcionando a nosso favor. Gostei de correr em Hugaroring no passado, tendo também subido ao pódio aqui duas vezes, e estou ansioso para voltar à ação na pista. Os fãs são sempre apaixonados e acolhedores aqui, e seria bom fazer um bom show para eles antes das férias.

A equipe tem trabalhado muito nos últimos dias para encontrar uma solução para nossas dificuldades do fim de semana passado e, juntamente com algumas atualizações, esperamos que possamos fazer uma boa luta por pontos no meio do pelotão.”

Guanyu Zhou #24: “A primeira metade da minha temporada de estreia está chegando ao fim neste fim de semana, e com certeza posso dizer que aprendi muito ao longo dos meses desde minha estreia no Bahrein. Tivemos alguns bons resultados, mas estou com fome de mais. A corrida em Paul Ricard foi difícil para nós e, mais uma vez, isso nos impediu de marcar pontos.

Estou feliz por já estar de volta às corridas; já corri na Hungria antes e estou ansioso para fazê-lo novamente neste fim de semana. A competição será difícil, como de costume, mas espero que possamos unir nossos esforços e apresentar um bom desempenho para nos colocar de volta onde pertencemos.”

Frédéric Vasseur (chefe da equipe): “A primeira metade da temporada termina este final de semana, e tem sido um ano emocionante até agora, com altos e baixos. Como sempre, nosso principal objetivo na Hungria é marcar um bom resultado e trazer para casa pontos importantes, que estão faltando agora.

Lutamos mais do que o esperado na França e, dadas as condições provavelmente semelhantes em Hungaroring, foi crucial analisar o que não funcionou para virmos preparados para o GP dessa semana. Estou confiante de que podemos recuperar nosso impulso e seguir para as férias de verão com um resultado positivo para nós e para a equipe na fábrica.”

Haas (34 pts)
(Foto: Haas F1 Team/Divulgação)

Mick Schumacher #47:Espero que sejamos realmente muito fortes na aqui Hungria. Fomos fortes no ano passado até certo ponto, e me sinto confortável indo para lá, é sempre bom e quente, e acho que será agradável para o nosso carro.

O circuito Hungaroring é muito curto, há muitas voltas e muitas curvas, então há poucas oportunidades para descansar, o que significa que os níveis de concentração devem ser bastante altos. Eu sempre gosto de ir lá, gostei da F2 e da F3, então estou ansioso para voltar e espero obter um resultado forte este ano.

Acho que depois da primeira corrida esperávamos estar muito mais à frente no ranking do que estamos no momento, mas estamos nos recuperando lentamente e acho que ter um final de temporada forte é tão valioso quanto ter um começo forte. Infelizmente, perdemos o início, mas agora podemos nos redimir e ter um bom final de temporada.

Meu momento favorito até agora seria a Áustria. Obviamente, foi muito divertido ser tão competitivo e lutar com tantos grandes pilotos por aí e às vezes sair por cima. Eu diria que não existe momento menos favorito, mais deles eu chamaria de momentos de aprendizado, então você apenas passa pela experiência e todos eles fazem de você um piloto melhor, então eu os valorizo.

Kevin Magnussen #20:Eu gosto do Hungaroring, e ele dá uma sensação de pista de kart porque está sempre fazendo curvas, nunca são retas longas. É um traçado divertido, difícil de ultrapassar, então você vai querer se classificar bem se puder. Esse é definitivamente o elemento mais importante do fim de semana.

Vai ser incrivelmente quente pelo que parece e a Hungria é uma pista difícil, não há muito tempo para relaxar com as retas curtas. Essa será uma corrida fisicamente difícil e com o calor que estamos tendo na Europa, vai ser muito desafiador. Acho que o carro vai ficar bem, espero, e tem sido bom em pistas diferentes.

A primeira metade da temporada foi muito divertida. Claro que não tinha expectativas porque não sabia que ia correr, mas tem sido bom. Tivemos um bom carro e houve momentos em que não marcamos os pontos que poderíamos ter, mas recentemente parece que vivenciamos um pouco mais de sorte.

“Minha melhor lembrança seria a primeira corrida, eu diria, não apenas porque foi surpreendente voltar, mas também porque conseguimos um ótimo resultado. Pior? Eu não tenho nenhum.”

Guenther Steiner (chefe da equipe):Como muitos sabem, esperamos um pouco mais para trazer nossa atualização para a pista porque acho que ainda temos um bom ritmo. Agora, o que queremos fazer é aumentar o desempenho. O que exatamente ele fará, não quero dizer porque não quero dar azar, mas sabemos o que deveria estar fazendo desde o nosso desenvolvimento. Vamos ter que esperar e ver o que podemos tirar do pacote.

No final, não conseguimos levar dois kits de carro para a pista, então com Kevin na frente no campeonato, demos a ele o pacote para tentar. Infelizmente, tivemos alguns atrasos na fase de desenvolvimento, então adiamos do GP da França para a Hungria.

Com o cenário de reposição que tivemos no início da temporada, até a corrida sete ou oito, ficamos um pouco para trás na produção e, portanto, não temos peças suficientes para dois carros. Nós lutamos com peças de reposição para um carro, então espero que possamos fazê-lo e trazê-lo para a Hungria.

Todo mundo trabalhou muito duro, a equipe e nossos fornecedores, para que isso acontecesse, então ainda estou muito feliz por trazê-lo em um carro para a Hungria. Queremos obter alguns dados antes das férias de verão, para que tenhamos algo para trabalhar quando voltarmos e, se tudo correr bem, teremos em ambos os carros.”

Scuderia AlphaTauri (27 pts)
(Foto: Scuderia AlphaTauri/Divulgação)

Pierre Gasly #10:Em geral, sempre fui bem na Hungria e nas últimas três corridas consegui dois sextos e quintos lugares, além da volta mais rápida do ano passado. Gosto muito da pista, é sinuosa e muito técnica, com poucas retas; é única e você pode realmente acelerar.

“O Hungaroring é um dos meus circuitos favoritos: é necessário muito downforce nesta pista, em níveis semelhantes ao de Mônaco, e isso faz parte dos objetivos das atualizações. Vamos nos esforçar muito para obter o desempenho que queremos.

Como sempre, será muito importante se classificar bem, porque as ultrapassagens são tradicionalmente muito difíceis. Depois desta corrida chegarão as férias de verão, e seria bom poder tirar um tempo de folga com um bom resultado, não só para mim mas para toda a equipe.”

Yuki Tsunoda #22:Há um grande contraste em passar de um circuito rápido como o de Paul Ricard para o Hungaroring, que é muito mais lento e torturante. Neste fim de semana poderemos ter uma ideia melhor dos benefícios das atualizações, pois entenderemos mais sobre como elas funcionam. Ano passado, nesta corrida, tive um pouco de sorte: apesar de ter me classificado em 16º depois de uma sessão difícil, com os acidentes na primeira volta de domingo, subi para o sexto lugar.

O Hungaroring é uma pista agradável de pilotar, porque você pega o ritmo em todas as curvas e não há tempo para relaxar, pois não há longas retas, mas pode ser um pouco frustrante na corrida; se você ficar para trás outro carro, é sempre difícil ultrapassar.

“Estou curioso para ver se este ano a situação vai melhorar com os carros novos, porque até agora vimos que, em geral, as ultrapassagens são mais fáceis do que antes. No entanto, será muito importante qualificar-se da melhor maneira possível. Quero ir bem, porque as férias de verão nos esperam e é mais agradável se fecharmos a primeira metade da temporada com pontos.”

Aston Martin Aramco Cognizant (19 pts)
(Foto: Aston Martin/Divulgação)

Lance Stroll #18:Seria fantástico sair com um bom resultado neste fim de semana depois de uma primeira metade da temporada difícil. Hungaroring é uma ótima pista, com algumas curvas muito divertidas e geralmente gosto de pilotar aqui. Parece muito um kartódromo de várias maneiras; as curvas são implacáveis ​​e fluem rapidamente de uma para outra.

Mostramos que melhoramos o ritmo de corrida e queremos levar mais impulso para as férias de verão e para a segunda metade desta temporada.”

Sebastian Vettel #5:A Hungria se tornou a corrida tradicional de fim de verão antes do intervalo, o que torna importante obter um resultado forte lá antes do desligamento.

O circuito húngaro é pequeno e complicado; todo mundo pensa nele como uma pista de baixa velocidade, mas tem algumas curvas rápidas no final que exigem muita atenção. Tivemos uma boa corrida lá no ano passado e acho que o local deve jogar com os pontos fortes do nosso carro, então espero um fim de semana positivo.”

Mike Krack (chefe da equipe): Não comentou.

Williams Racing (3 pts)
(Foto: Williams Racing/Divulgação)

Nicholas Latifi #6:O nosso ritmo na França foi promissor para nosso novo pacote. Foi a primeira vez que tive o mesmo carro que meu companheiro de equipe em muito tempo. Eu estava recebendo seus tempos de volta e pareço ser um pouco mais competitivo, apesar de estar no ar sujo, então parece que minha temporada está voltando aos trilhos.

Mudamos o chassi há algumas corridas, em Silverstone, e desde então, o ritmo está sempre onde precisa estar. Em vez de meio segundo, sete décimos e meio a cada sessão, agora estou igualando o de Alex. Quando o carro era diferente, havia lacunas entre nós, então  ganhei uma certa confiança com isso. A temporada parece que pode começar agora e sim, vamos reiniciar indo para Budapeste.”

Alex Albon #23:Na França estávamos um pouco aquém do ritmo e usando muitos pneus para tentar se aproximar, e acontecia o inverso. Vamos analisar e ver o que podemos fazer melhor para a Hungria. Vamos analisar os dados e espero que possamos melhorar semana a semana, pois fomos bastante rápidos na classificação em Paul Ricard.”

NOVIDADES PARA O GP

Robert Kubica no TL1

Robert Kubica (Foto: Divulgação)

A Alfa Romeo confirmou que o seu piloto reserva, Robert Kubica, assumirá o cockpit do C42 novamente nesse final de semana, durante o Treino Livre 1. O polonês participará da primeira sessão do GP húngaro com a equipe no lugar de Valtteri Bottas, assim como ocorreu em Paul Ricard.

Detalhes do circuito
Circuito Hungaroring (Imagem: Fórmula 1/Divulgação)

O circuito Hungaroring possui 4.381 km de extensão, 14 curvas (8-D e 6-E), recebe GPs da Fórmula 1 desde 1986 e a corrida terá um total de 70 voltas. O recorde de volta mais rápida no traçado pertence a Lewis Hamilton, que marcou o tempo de 1:16.627 na temporada 2020.

A pista tem como características principais a predominância de trechos de média e baixa velocidade; sequências de curvas rápidas com ângulos variados e oferece menos espaço para erros. Esses fatores unidos, tornam a disputa nesse traçado um esforço mental e físico mais intenso para os competidores. Confira abaixo como é uma volta no Hungaroring, através do simulador/game F1 2019.

Um trecho do circuito que pode gerar problemas para os pilotos durante o final de semana é a chicane das curvas 6 e 7, que possui zebras altas. Isso é um fator preocupante já que os carros do novo regulamento são mais baixos em relação a geração anterior.

A grande dificuldade para os pilotos no dia da corrida será a tomada de posições. Devido aos setores estreitos, as ultrapassagens no Hungaroring são pouco frequentes, o que torna a classificação no sábado mais importante do que a prova no domingo.

Informações sobre os pneus
(Infográfico: Pirelli)

O GP da Hungria marca a metade do ano antes das férias de verão, e a Pirelli escolheu os pneus da zona intermediária da gama: C2 como o P Zero Branco duro, C3 como o P Zero Amarelo médio, C4 como o P Zero Vermelho macio.

Hungaroring tem a reputação de ser extremamente quente e seco: as temperaturas da pista durante os treinos livres do ano passado chegaram a quase 60 graus. Mas a realidade é que choveu pouco antes da corrida nas duas últimas temporadas na Hungria.

No ano passado, isso levou a uma relargada histórica após um incidente na primeira curva, quando o piloto da Mercedes, Lewis Hamilton, foi o único a entrar com os pneus intermediários no grid, enquanto todos os outros foram para os boxes trocarem os Inters por pneus slicks.

Hungaroring não é um circuito de alta carga de energia, com asfalto liso que às vezes é irregular em alguns trechos. Além disso, as demandas dos pneus são mais relacionadas à tração do que à frenagem.

Informações da assessoria de imprensa da Pirelli Brasil.

Previsão do tempo
(Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Sexta-feira:

Mínima de 19°C e Máxima de 33°C. Céu nublado com intervalos de sol sob nuvens. Não chove.

Sábado:

Mínima 17°C e Máxima 28°C. Tempo fechado com chuva acompanhada de trovoadas (34% de chance).

Domingo:

Mínima de 13°C e Máxima de 26°C. Céu nublado com intervalos de sol sob nuvens. Não chove.

Fonte: www.bbc.com/weather

Transmissão no Brasil

A corrida acontecerá no próximo domingo, às 10h (horário de Brasília), e será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão.

Entrevistas disponibilizadas pela assessoria de imprensa de cada equipe.

PROCURANDO CAMISAS OU CASACOS DE FÓRMULA 1 COM ESTAMPAS CLÁSSICAS, ATUAIS E DE QUALIDADE CERTIFICADA? CLIQUE AQUI E CONHEÇA A RETRO ESPORTE!