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FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP da França – 2022

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(Foto: Clive Rose/Getty Images/Red Bull Content Pool)
Confira o que pilotos e chefes de equipe esperam da corrida em um dos circuitos mais belos da Europa.

A Fórmula 1 retorna nesse fim de semana (22, 23 e 24) para realizar o Grande Prêmio da França, a décima segunda etapa da temporada, no tradicional circuito Paul Ricard, em Le Castellet, cidade do departamento francês de Var. Essa disputa abrirá a última rodada dupla do campeonato antes das férias de verão, com o GP da Hungria previsto para acontecer já na semana seguinte.

Curiosamente, esse pode ser o último GP de Fórmula 1 na França: segundo o Motorsport.com, Paul Ricard, assim como Spa-Francorchamps, está fora do itinerário provisório da F1 de 2023. Devido ao ingresso de novos locais de prova para o ano que vem, como a estreia das pistas de Las Vegas e África do Sul, e o retorno dos Circuitos de Losail (Qatar) e Xangai (China), o calendário teria alcançado o limite estabelecido de 24 GPs.

A corrida desse final de semana será a competição em casa para os pilotos Esteban Ocon e Pierre Gasly, o chefe de equipe da Haas, Guenther Steiner, e para a escuderia Alpine, esta que fará de tudo para assumir a quarta colocação no campeonato, que atualmente pertence a McLaren.

Abaixo, confira o que pilotos e chefes de equipe, que se manifestaram, esperam do GP francês, em ordem decrescente da classificação atual do campeonato de construtores.

Oracle Red Bull Racing (359 pts)
(Foto: Red Bull Racing/Divulgação)

Max Verstappen #1: “Tivemos um bom resultado no ano passado em Le Castellet como equipe. A pista de Paul Ricard tem muitas curvas técnicas e de alta velocidade no final, por isso será importante cuidar dos pneus, especialmente considerando que será um fim de semana muito quente.

“Estou ansioso por mais uma semana de corrida, onde esperamos melhorar nosso desempenho em relação a Áustria e aprender com o resultado que conquistamos aqui na França em 2021.”

Sergio Perez #11: Depois de um fim de semana difícil na Áustria, é ótimo estar de volta às pistas e ter a chance de consertar as coisas. Tivemos dois abandonos nas últimas três corridas e não podemos permitir isso nos campeonatos, por isso pretendo mudar isso aqui na França. Ainda estou na disputa pelo campeonato de pilotos, então também é importante não perder mais pontos.

No ano passado, consegui meu segundo pódio com a equipe na França, e estou ansioso para tentar repetir isso. Paul Ricard é uma pista desafiadora porque existem diferentes linhas de traçado que você pode percorrer nas curvas e não é fácil saber qual é a melhor para usar.

“As altas temperaturas também serão um fator a considerar neste fim de semana, fisicamente parece que será uma prova muito exigente e teremos que ver como será a degradação dos pneus por causa do calor.”

Christian Horner (chefe da equipe): Não comentou.

Scuderia Ferrari (303 pts)
(Foto: Scuderia Ferrari/Divulgação)

Charles Leclerc #16: Não comentou.

Carlos Sainz #55:O resultado da última prova foi difícil de aceitar, pois custou à equipe e a mim um número importante de pontos para ambos os campeonatos. Do lado positivo, estou me sentindo cada vez melhor no carro, mais confortável a cada corrida, e isso me mantém motivado. Somos rápidos, e isso é o que mais importa. Vamos continuar batalhando.”

Mattia Binotto (chefe da equipe):Charles pilotou como um leão na Áustria e Carlos parecia fazer o mesmo, o que resultaria em uma dobradinha. Estamos muito decepcionados pelo abandono dele, mas tenho certeza de que Sainz vai lutar na próxima corrida. Ainda sofremos com problemas de confiabilidade, sabemos quais são e faremos todos os esforços para resolvê-los o mais rápido possível.”

Mercedes-AMG Petronas (237 pts)
(Foto: Mercedes-AMG F1/Divulgação)

Lewis Hamilton #44: Não comentou.

George Russell #63: Não comentou.

Toto Wolff (chefe da equipe):Embora tenhamos sido mais rápidos na Áustria, ainda não fomos rápidos o suficiente para desafiar na frente. Precisamos continuar perseguindo os últimos décimos e trazendo novos desenvolvimentos para os carros, incluindo este fim de semana na França.

“Paul Ricard é uma pista e um desafio muito diferentes. Tem asfalto liso e uma grande variedade de tipos de curvas, além de longas retas. O objetivo será fazer mais incursões na diferença para a frente e espero voltar ao pódio.”

McLaren (81 pts)
(Foto: McLaren Media Centre/Divulgação)

Lando Norris #4: “Voltar a um formato padrão de fim de semana de corrida na França deve nos dar a oportunidade de melhorar nas sessões de treinos livres, algo que não tínhamos na Sprint Race da Áustria. Ainda há muito trabalho a fazer, mas continuaremos a dar o máximo na pista e garantir mais pontos, como fizemos aqui na França no ano passado.”

Daniel Ricciardo #3:Estou ansioso pelo Grande Prêmio da França em Le Castellet neste fim de semana. É uma pista aberta com longas retas e algumas curvas interessantes como a curva 11, que pode ser fisicamente desafiadora.

Pequenas margens fazem uma grande diferença e nesta fase da temporada é importante permanecermos consistentes com resultados positivos. Fiquei satisfeito por estar de volta aos pontos na Áustria e continuaremos trabalhando duro para pontuar mais na França, antes de ir para a Hungria na semana seguinte.”

Andreas Seidl (chefe da equipe): “Já passamos da metade da temporada e depois de um bom resultado na Áustria com os dois pilotos marcando pontos, todos na equipe estão trabalhando duro para nos dar a melhor chance de continuar com resultados positivos na próxima rodada dupla: França e Hungria.

O Grande Prêmio da França no Circuito de Paul Ricard oferece várias oportunidades de corrida e os resultados do ano passado foram bons para a equipe, com Lando e Daniel terminando em P5 e P6, respectivamente.

A pista é conhecida por sua longa reta Mistral, mas também há algumas curvas desafiadoras ao redor da pista, incluindo as 8 e 9, que exigem uma saída forte antes de entrar nas curvas 10 e 11. Pretendemos aproveitar ao máximo o fim de semana, antes da etapa na Hungria.

BWT Alpine (81 pts)
(Foto: XPB Images/Alpine F1 Team)

Fernando Alonso #14:É sempre divertido correr na frente dos fãs franceses. Metade da equipe está sediada na França e é bom ter uma corrida em casa para nós no Circuito de Paul Ricard. É uma pista divertida e, embora eu tenha competido em vários locais de corrida franceses, só competi aqui duas vezes na Fórmula 1.

Le Castellet é um circuito desafiador para acertar a configuração do carro, com algumas seções de alta velocidade seguidas por vários curvas de baixa e média velocidade. Parecemos bastante competitivos em vários circuitos este ano, então espero que possamos manter isso nesse traçado.

Sinto que estou pilotando fisicamente melhor do que nunca. A sorte tem sido o nosso maior problema. Muitas vezes nos escapou em momentos cruciais nesta temporada. Se pudermos reverter isso e ter a sorte que merecemos como equipe, estou confiante de que podemos marcar grandes pontos e começar a subir na classificação de pilotos e construtores.”

Esteban Ocon #31:Não há sensação melhor do que a de correr em seu próprio país e ver a paixão dos torcedores da casa ao chegar ao circuito ou ao passar nas arquibancadas. Também terei minha própria arquibancada neste fim de semana, o que é a primeira vez para mim e um sonho tornado realidade. Eu sei que a atmosfera será incrível na ‘Esteban Ocon Grandstand’ e em todo o terreno no que é um fim de semana de corrida esgotado.

É sempre especial voltar a Le Castellet, uma pista que todos conhecemos bem. É um circuito famoso por sua mistura de retas de alta e as exigentes sequências de curvas de baixa e média velocidade. A seção de baixa que segue para a reta Mistral é apertada e requer uma configuração flexível no carro. Então você tem a seção mais rápida e técnica de Signes até a última curva, que exige bastante dos pneus.

A qualificação é importante aqui e encontrar o acerto para a tarde de sábado será fundamental. Gostei dos dias de folga depois da Áustria, mas estou pronto para voltar ao A522 e começar meu fim de semana de GP em casa.”

Otmar Szafnauer (chefe da equipe): É sempre emocionante quando chegamos a um Grande Prêmio em casa, e estamos ansiosos para hastear a bandeira francesa no Circuito de Paul Ricard neste fim de semana. Isso deixa todos os funcionários da Alpine muito orgulhosos de fazer parte de uma equipe de Fórmula 1, e nosso objetivo é deixar todos orgulhosos na pista neste fim de semana.

Mais uma vez demonstramos que somos competitivos, mesmo que não tenha sido um fim de semana perfeito na Áustria. Estamos trabalhando duro não apenas em correções de curto prazo, mas também em soluções de longo prazo para evitar que os problemas que enfrentamos em Spielberg voltem a ocorrer. Nosso desempenho mais recente na Áustria no último fim de semana foi uma boa referência para as melhorias que fizemos nesta temporada.

Estamos empatados em quarto lugar no campeonato e agora o próximo passo é solidificar essa vaga, e isso significa executar finais de semana limpos com pontos regulares de ambos os carros. Temos mais uma rodada dupla chegando e é importante que saiamos com bons resultados de ambas as disputas para assumirmos o controle antes das férias de verão. Esse é nosso foco agora.”

Alfa Romeo ORLEN (51 pts)
(Foto: Alfa Romeo/Divulgação)

Valtteri Bottas #77: “Paul Ricard é um circuito que gostei bastante nos últimos anos, tendo também conquistado um pódio aqui em 2019. Não é muito longe de onde moro, então tem quase um sentimento de corrida em casa para mim.

Sabemos que precisamos manter a confiança em alta: nosso objetivo neste fim de semana, como em qualquer outro, é trazer para casa um bom resultado. Fiquei desapontado por terminar fora dos pontos em Spielberg, mas o positivo foi uma boa recuperação de uma largada no pit lane e algumas boas batalhas.

A luta do pelotão intermediário vai ser mais uma vez muito acirrada e, assim como no ano passado, quando tivemos algumas boas ultrapassagens, a corrida deve ser divertida. Precisamos colocar nosso foco em fazer nosso melhor trabalho na pista e voltar aos pontos.”

Guanyu Zhou #24: “Corri em Le Castellet na temporada 2016 da F3, e em 2019, na F2, mas a F1 será completamente diferente ness circuito: mais uma vez, neste fim de semana tudo será novo para mim, e mal posso esperar para começar.

Há um pouco de sentimento de negócios inacabados após a última rodada, e acho que definitivamente não conseguimos o que merecíamos nas últimas corridas. Temos a chance de correr bem aqui e voltar aos níveis de desempenho que mostramos no Canadá, marcando os pontos que perdemos há algumas corridas. A competição, como sempre, será alta, mas estamos prontos para entrar na pista e dar o nosso melhor.”

Frédéric Vasseur (chefe da equipe): “Viemos para a França com a motivação de voltar ao nosso lugar, depois de duas corridas consecutivas bastante difíceis em Silverstone e Spielberg. Não conseguimos pontuar nessas etapas, mas a equipe tem trabalhado muito para descobrir o porquê disso e estamos confiantes de que podemos voltar ao nível que temos desfrutado na temporada até agora.

O pelotão do meio está cada vez mais apertado e isso está gerando batalhas extremamente divertidas, mas nosso objetivo é terminar no topo dessa disputa. Terminamos fora dos dez primeiros na Áustria e melhorar isso deve ser o nosso ponto de partida para este fim de semana.

Em 2021, o circuito de Paul Ricard viu muitas ultrapassagens na pista, o que deve ser uma boa indicação para os carros deste ano. Como sempre, devemos dar o nosso melhor e estar prontos para qualquer desafio.”

Haas (34 pts)
(Foto: Haas F1 Team/Divulgação)

Mick Schumacher #47:Paul Ricard é uma pista onde normalmente você tem a oportunidade de se esforçar bastante, pois podemos passar de um certo limite às vezes. É um daqueles circuitos em que você pode se esforçar mais do que em outros traçados, apenas porque as chances de chegar perto da parede são bastante pequenas.

Obviamente, se você cometer um erro, é muito ruim para os pneus, então você não quer fazer isso em uma sessão relevante mas, definitivamente, é uma boa pista. Por ter várias linhas diferentes, não são apenas os espectadores que ficam confusos, mas também os pilotos. Imagino que será difícil, mas em uma corrida de Fórmula 1 sempre há muita ação. Vou ter que esperar e ver como o fim de semana se desenvolve e como nos saímos.”

Kevin Magnussen #20:A França é um circuito bastante único porque é muito plano, é bastante largo em alguns lugares e você tem muita fuga. Parece diferente correr lá em comparação com outras pistas. Tivemos um bom resultado em 2018 e é sempre bom voltar a lugares onde você teve boas experiências no passado, então espero mais bons resultados.

Provavelmente essa prova será uma, ou a última corrida que faremos com o pacote vigente antes de receber as atualizações, mas ainda há coisas que estamos descobrindo com ele. Os ganhos que estamos encontrando estão se tornando menores, mas ainda procuraremos encontrar todos os que pudermos e extrair o máximo do que temos.”

Guenther Steiner (chefe da equipe):Estou muito feliz com os dois últimos resultados [Grã-Bretanha e Áustria], mas estou muito feliz com a equipe porque disse a eles que eles precisam acreditar em si mesmos porque já fizemos isso antes e faremos novamente, e tivemos um retorno muito bom.

Acho que temos que ter cuidado para não ficarmos muito animados com as próximas corridas, então não estamos pensando que isso vai continuar facilmente, é um trabalho árduo de muitas pessoas. Faremos o melhor que pudermos e esperamos conseguir mais alguns pontos e ter uma pausa de verão bastante descontraída.”

Scuderia AlphaTauri (27 pts)
(Foto: Scuderia AlphaTauri/Divulgação)

Pierre Gasly #10:A corrida deste final de semana é minha corrida em casa e quero aproveitar o evento e compartilhá-lo com todos os meus fãs, torcedores e entusiastas da F1 francesa. Organizamos uma arquibancada especial “de Gasly” para meus fãs, na chicane da reta oposta.

“É bom poder fazer algo mais pessoal e ter um contato mais forte do que o normal com eles. Haverá um bom ambiente e espero que possamos fazer uma boa exibição e conseguir um bom resultado perante o público francês.”

Yuki Tsunoda #22:Já corri em Paul Ricard na Euro-Fórmula e na Fórmula 3, assim como no GP de F1 do ano passado, que foi bastante difícil para mim, pois larguei do pit lane depois de falhar na qualificação.

“A pista que requer um acerto que se adapte a curvas de velocidade média e pode ser difícil encontrá-lo, porque há a reta longa e rápida e a curva Signes, mas também curvas lentas e médias rápidas no final do primeiro e terceiro setores.

Temos certas deficiências em nosso carro, mas na França teremos atualizações que devem resolvê-las. Chegou a hora de voltar a lutar pelo Q3 e facilitar a luta por pontos no domingo. Optamos por uma grande atualização em vez de uma série de pequenas mudanças. Esperamos que nos traga um pouco mais de consistência e nos permita lutar novamente no topo do grupo do meio.”

Aston Martin Aramco Cognizant (18 pts)
(Foto: Aston Martin/Divulgação)

Lance Stroll #18:O circuito de Paul Ricard é bastante desafiador, com uma variedade de curvas e algumas seções longas e sinuosas no final da volta. Os carros de efeito solo que temos este ano parecem estar produzindo corridas melhores, então espero que possamos dar um bom show para os fãs aqui.

“É um evento especial para a equipe com as comemorações do 100º aniversário da Aston Martin, então espero que possamos sair com um bom resultado neste fim de semana.”

Sebastian Vettel #5:As curvas de alta velocidade de Paul Ricard devem ganhar uma dimensão adicional com esses carros de efeito solo, e as curvas de baixa velocidade serão um desafio para todos. Os fins de semana anteriores não foram gentis conosco, então seria bom ganhar algum impulso antes das férias de verão.”

Mike Krack (chefe da equipe): Não comentou.

Williams Racing (3 pts)
(Foto: Williams Racing/Divulgação)

Nicholas Latifi #6:Estou super animado para chegar à França porque é a primeira corrida em que terei o pacote de atualização. Vimos alguns sinais positivos no carro de Alex até agora, então estou ansioso para experimentar pela primeira vez. Espero que isso possa nos trazer um pouco mais de ritmo relativo que perdemos e nos colocar mais na luta.

A França tem um layout de pista único com muitas áreas de escape, então os limites da pista podem ser um problema, como na Áustria. Mais do que tudo, estou ansioso para continuar o desenvolvimento do carro e espero que possamos obter bons dados daqui para frente.”

Alex Albon #23: “Estou ansioso pela França, agora que temos a Áustria sob nosso controle e mais informações e dados disponíveis para a equipe analisar. Espero que possamos continuar trabalhando no carro, explorando seu desempenho e obtendo um bom resultado de Paul Ricard em diante. A pista é um circuito bastante misto, com curvas geralmente de velocidade média a alta, então será uma boa oportunidade para vermos o que o carro pode fazer lá.”

NOVIDADES PARA O GP

Pilotos reserva assumem o TL1 em Paul Ricard

Nyck De Vries (Foto: Mercedes-AMG F1/Divulgação)

A Mercedes anunciou que o seu piloto reserva, Nyck De Vries, fará o Treino Livre 1 do GP da França. O campeão da temporada 2020/2021 da Fórmula E assumirá o assento de Lewis Hamilton, este que voltará ao carro a partir do Treino Livre 2.

De Vries guiará um carro de Fórmula 1 pela segunda vez nesta temporada, já que também ganhou quilometragem no TL1 do GP da Espanha, pela Williams, ao substituir Alex Albon na sessão inicial.

O chefe de equipe da Mercedes, Toto Wolff, comentou a participação do holandês na primeira atividade de pista do final de semana. “Nyck substituirá Lewis nos primeiros treinos deste fim de semana, como parte das sessões para jovens pilotos este ano. Então, estamos ansiosos para ver como ele se sairá”, disse Wolff.

Robert Kubica (Foto: Alfa Romeo/Divulgação)

A equipe italiana, Alfa Romeo, confirmou que o experiente piloto reserva, Robert Kubica, vai assumir o cockpit do C42 no Treino Livre1. O polonês participará da sessão ao lado de Guanyu Zhou, enquanto que Valtteri Bottas assumirá o volante pela primeira vez no final de semana do TL2 em diante.

Celebração do primeiro centenário da Aston Martin

Sebastian Vettel (Foto: Aston Martin/Divulgação)

Para comemorar os 100 anos da Aston Martin, a equipe britânica escolheu seu piloto e tetracampeão, Sebastian Vettel, para guiar um clássico: o TT1 ‘Green Pea’, um dos carros de corrida da montadora utilizados em 1922, ano da participação do primeiro Grande Prêmio da marca. Vettel fará uma volta de apresentação com o TT1 no domingo, antes da corrida.

Curiosamente, o local onde o modelo primogênito da Aston Martin correu foi em território francês, exatamente em 15 julho de 1922, no GP da França de carros 2.0, realizado em Estrasburgo, capital da região de Grand Est.

Em entrevista, Sebastian comentou sua participação nesse ato comemorativo importante da marca. “Sou apaixonado pela história do esporte, então será muito especial pilotar um dos carros originais do Grande Prêmio de 1922 da Aston Martin neste fim de semana”, disse Vettel.

Detalhes do circuito
Circuito de Paul Ricard (Imagem: Fórmula 1/Divulgação)

O circuito de Paul Ricard possui 5.842 km de extensão, 15 curvas (9-D e 6-E), recebe GPs da Fórmula 1 desde 1971 e a corrida terá um total de 53 voltas. O recorde de volta mais rápida nesse traçado ainda pertence a Sebastian Vettel, que marcou o tempo de 1:32.740 na temporada 2019.

As principais características dessa pista são a predominância de trechos de média a alta velocidade, curvas arredondadas, algumas delas com ângulos duplos, a ausência de paredes ou muros próximos à pista e mudanças de elevação.

Além disso, há 2 zonas de abertura de asa móvel (DRS) disponíveis em Le Castellet, na reta dos boxes e na oposta. Assim, as ultrapassagens são mais comuns nesses dois trechos de alta velocidade. Confira abaixo como é uma volta no circuito francês, através do simulador/game F1 2019.

Diferente do que os pilotos vivenciam em circuitos de rua, a visibilidade em Paul Ricard é bem ampla e, por isso, será comum vermos carros passarem por fora do traçado.

Vale lembrar que as linhas delimitadoras azuis, brancas e vermelhas, presentes por todo o traçado, são abrasivas para os pneus. Assim, sair do trajeto em alta velocidade custa caro e podem gerar mais uma parada nos boxes, além de punições por infrações de limites de pista, o que costuma ocorrer com frequência em Paul Ricard.

Informações sobre os pneus
(Infográfico: Pirelli)

O P Zero Branco duro é o composto C2, o P Zero Amarelo médio é o C3, o P Zero Vermelho macio é o C4: estes são os três pneus nomeados para o GP de França nesse fim de semana.

O circuito em Le Castellet é equilibrado e há um pouco de tudo: curvas rápidas, retas de grande aceleração e seções técnicas de baixa velocidade. Isso gera cargas de energia média nos pneus, e é por isso que Paul Ricard é considerada uma boa pista para testes. Com 12 metros de largura, há muitas opções quando se trata de linhas e ultrapassagens.

A reta Mistral – nomeada em homenagem ao famoso vento francês, que também pode atrapalhar o equilíbrio aerodinâmico dos carros – tem potencial para resfriar os pneus dianteiros. Isso pode afetar a curva Signes, imediatamente depois: a mais exigente de todo o traçado, feita com 100% do acelerador.

Sair da pista definitivamente é algo a ser evitado. As distintas marcações tricolores vermelhas, brancas e azuis contêm um material de alta fricção projetado para desacelerar os carros rapidamente, com alto risco de prejudicar os pneus.

A estratégia vencedora do ano passado foi a de duas paradas, feitas pela Red Bull Racing com Max Verstappen. O atual campeão foi o único entre os líderes a parar duas vezes; os pilotos que estavam atrás dele pararam apenas uma vez. A tática valeu a pena quando Max assumiu a liderança novamente uma volta antes da bandeira quadriculada.

Informações da assessoria de imprensa da Pirelli Brasil.

Previsão do tempo
(Foto: Clive Rose/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Sexta-feira:

Mínima de 18°C e Máxima de 35°C. Tempo aberto, ensolarado.

Sábado:

Mínima 19°C e Máxima 35°C. Ensolarado, sem nuvens.

Domingo:

Mínima de 19°C e Máxima de 35°C. Céu aberto e ensolarado.

Fonte: www.metoffice.gov.uk/weather

Transmissão no Brasil

A corrida acontecerá no próximo domingo, às 10h (horário de Brasília), e será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão. PROGRAMAÇÃO COMPLETA aqui!

Entrevistas disponibilizadas pela assessoria de imprensa de cada equipe.

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