Início Destaque FÓRMULA E – Aquecimento para o E-Prix de Jacarta – 2022

FÓRMULA E – Aquecimento para o E-Prix de Jacarta – 2022

532
(Foto: Simon Galloway)
Saiba os detalhes e o que esperar da inauguração do E-P indonésio.

A Fórmula E está de volta nesse sábado (4) para realizar a estreia do E-Prix de Jacarta, a 9ª etapa do calendário 2021/2022, na Indonésia. Essa será a primeira disputa na Ásia após o E-Prix de Sanya (China) de 2018/2019, já que o continente ficou fora do itinerário nas últimas duas temporadas.

O E-Prix em Jacarta marca a história da Fórmula E, ao se tornar a prova de número 50 e a 16ª competição da série elétrica a acontecer em território asiático, além de selar o retorno de uma categoria da FIA à Indonésia pela primeira vez desde 2006.

A segunda visita da classe 100% eletrificada à Ásia acontecerá na Coréia do Sul, nos dias 13 e 14 de agosto, com o E-Prix de Seul, uma rodada dupla e a grande final da campanha 2021/2022.

Layout do circuito de Jacarta
Circuito Internacional do E-Prix de Jacarta (Imagem: Fórmula E/Divulgação)

O Circuito urbano de Jacarta fica nos arredores do Anchol Beach, o parque mais famoso do Sudeste Asiático que costuma receber mais de 30.000 visitantes por dia. Curiosamente, o layout do traçado lembra uma espécie de versão melhorada do Circuito de Sóchi, usado pela Fórmula 1 até o ano passado.

Com 18 curvas, 2.370 km de comprimento e setores predominantes de média a alta velocidade, a pista em território indonésio promete gerar uma disputa acirrada e, ao mesmo tempo, desafiadora. O traçado possui curvas abertas e trechos rápidos, o que significa que os pilotos precisarão focar mais no gerenciamento de energia.

O Modo Ataque ficará localizado na curva 16, e o lugar mais vantajoso para ativar os 25 kW de potência extra é a longa reta dos boxes, após o sinuoso trecho da curva 18. Essa seção oferece o melhor ponto de ultrapassagem do circuito.

O que esperar da disputa na Indonésia
(Foto: Fórmula E/Divulgação)

Por ser um E-Prix inaugural, as 11 equipes e 22 pilotos do grid seguirão rumo ao desconhecido, e terão apenas um dia para aprenderem o layout da pista para, no dia seguinte, se classificarem e, mais tarde, competirem pelas melhores posições até a bandeira quadriculada.

O vencedor e os outros dois ocupantes do pódio após a bandeirada final em Jacarta, entrarão para a história ao fazerem parte do top 3 da primeira corrida de Fórmula E na Indonésia. Por isso, a batalha será intensa e se tornará uma verdadeira guerra entre os competidores.

Expectativa dos pilotos brasileiros
Lucas Di Grassi (Foto: Sam Bloxham)

Lucas Di Grassi #11 (ROKIT Venturi Racing):O circuito de Jacarta tem uma boa mistura de curvas de baixa, média e alta velocidade e testará todos os aspectos do desempenho do carro. É muito apertado e técnico e incorpora o que é a Fórmula E e as corridas de circuito de rua. Nesta fase, fizemos alguns preparativos no simulador, mas precisamos verificar esse trabalho na prática. Até agora nesta temporada, mostramos um ritmo muito bom e sabemos que podemos lutar na frente, então esse é o objetivo para este fim de semana.”

Posição no campeonato: 9° (49 pts).

Sergio Sette Camara (Foto: Sam Bagnall)

Sergio Sette Camara #7 (DRAGON/PENSKE AUTOSPORT):Será um desafio bem legal acelerar em Jacarta. É um traçado que traz os vários desafios de uma pista de rua, montado num parque muito bonito. Temos trechos com inclinação, as já tradicionais ondulações de um piso não preparado para automobilismo e uma mistura de setores de alta velocidade com curvas muito técnicas.

Trabalhamos exaustivamente com no conhecimento do traçado e em busca das melhores referências para freadas e contorno das curvas. O software que temos na equipe é muito evoluído e até mesmo a granulação do pavimento é possível notarmos enquanto estamos treinando. Em um circuito que será novo para todo mundo, cada detalhe nesta dedicação prévia poderá fazer grande diferença nas primeiras atividades do final de semana.”

Posição no campeonato: 21° (0 pts).

Situação dos campeonatos

Na classificação de pilotos, Stoffel Vandoorne é o líder, com 111 pontos, 12 de vantagem em relação ao segundo colocado, Edoardo Mortara. Em terceiro lugar, se encontra Jean-Éric Vergne, que soma 95 pontos, 12 a mais que o quarto colocado, Mitch Evans, e 14 de distância de Robin Frijns, que está na P5.

No campeonato de equipes, a Mercedes-EQ segue no topo, com 176 pontos, 28 a frente da ROKIT Venturi Racing, ocupante da P2, e 39 acima da terceira colocada, DS TECHEETAH.

Transmissão no Brasil

A TV Cultura e o SporTV2, transmitirão o E-Prix de Jacarta no sábado, às 04h30, segundo o horário de Brasília.