Início Destaque FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP da Itália (Monza) – 2021

FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP da Itália (Monza) – 2021

9004
Foto: Ricciardo Twitter
Foto: Ricciardo Twitter

E tivemos neste domingo (12/09/2021) a 14ª etapa do Mundial de FÓRMULA 1, diretamente do tradicional circuito de Monza / Itália. Com o resultado da SPRINT RACE do sábado, mas considerando a punição de Bottas (que largou do final do grid), tivemos Max Verstappen na pole position, com Ricciardo e Norris em seguida! Hamilton partiu da 4ª posição. Com problemas nos carros, Tsunoda e Gasly não participaram da corrida!

Largada sem incidentes, mas marcada pelo sensacional desempenho de Ricciardo, que abriu e tomou a liderança de Max. Hamilton conseguiu superar Norris, mas em seguida, na tentativa de ataque para cima de Verstappen, escapou e retornou à pista novamente em 4º. Ainda na primeira volta, Giovinazzi acabou tocado, rodou e bateu. Conseguiu retornar sem asa dianteira, mas de forma insegura e assim, recebeu punição de 5 segundos!

Entre os ponteiros, apenas Hamilton com estratégia diferente de pneus, largando com compostos duros. Ao final da volta 10, Ricciardo seguia na liderança, com 0.800s de vantagem para Max Verstappen. Norris, com quase 3 segundos atrás, segurava ainda Hamilton. Leclerc, Perez, Sainz, Stroll, Alonso e Latifi (em final de semana incrível) completaram o TOP10.

Prova seguiu, volta Hamilton seguia nas investidas para cima de Norris, mas volta a volta, sem efetividade devido excelentes defesas do piloto da McLaren. Max, mesmo com asa móvel aberta, também não conseguia ainda ação mais efetiva para cima de Ricciardo! Que prova da McLaren até aquele momento! Bottas, que largou em último em virtude de troca adicional de motor, assumia a 10ª posição na volta 14.

Volta 20, Ricciardo seguia – de forma sensacional – na liderança da prova. Max Verstappen conseguir manter a distância abaixo de 1 segundo, mas mesmo com asa móvel sendo utilizada, não conseguia qualquer ataque! Norris, já com mais de 5 segundos atrás, seguia em terceiro, com Hamilton e Leclerc na sequência. Bottas era 9º.

Ricciardo foi o primeiro a entrar nos boxes para troca de pneus, retornando em 7º com compostos duros. Max Verstappen entra nos boxes na volta seguinte e… e… e… com problemas em uma das trocas, retorna apenas em 10º! Corrida se torna um drama completo para Max! Momento em que Hamilton ultrapassou Norris e naquele momento, sem parada de box, era o líder da prova!

Volta 26 e Hamilton realiza sua parada de box, com compostos médios! E… e… e… PELO AMOR DE TODOS OS DEUSES! E… e… na saída dos boxes, Hamilton e Max se encontram e em disputa DE TUDO OU NADA entre os dois na curva seguinte, bateram, bateram! UAU! Ficaram encavalados na brita! Incidente será avaliado pelos comissários após a prova. #veremos

Que corrida chata que nada minha gente! Assim, após tal incidente e após as paradas de box de todos tínhamos a seguinte classificação:

Safety-car em pista para limpeza de pista e retirada dos carros! E faltando 21 voltas, a relargada aconteceu, com Ricciardo assegurando a ponta! Pressão forte de Norris para cima de Leclerc e consegue a ultrapassagem! UAU! que prova da Mclaren! Ao final da volta, Leclerc, Perez e Bottas (sim, sim) completavam o TOP5.

Mais algumas voltas e Perez ultrapassou Leclerc, assumindo a 3ª colocação. Em seguida, Bottas também abocanhou Leclerc, que deu o troco logo em seguida! Mas na volta seguinte, Bottas realiza a ultrapassagem, assumindo definitivamente a 4ª colocação! Que corrida sensacional!

Próximos da volta 40, anunciada punição de 5 segundos para Perez em virtude de vantagem ilegal na ultrapassagem em Leclerc. Faltando 10 voltas para o final, Ricciardo seguia na liderança com mais de 1.2s à frente de Norris, que tinha Perez bem próximo.

FIM DE PROVA! FIM DE PROVA! E QUE PROVA, QUE CORRIDA! Dobradinha SENSACIONAL da McLaren, com Ricciardo vencendo de forma BRILHANTE! E mais, com direito a MELHOR volta! UAU!

Norris e Bottas (com recuperação INCRÍVEL e belo duelo com Perez no final), completaram o pódio. Leclerc ficou em 4º e Perez que até recebeu a bandeirada em 3º, mas com a punição de 5 segundos, ficou mesmo com a 5ª colocação. Sainz, Stroll, Alonso, Russell (UAU) e Ocon fecharam o TOP10.

Ricciardo e Norris!
Ricciardo e Norris!

Com Max e Hamilton sem pontuar, Max segue na liderança com 226.5 pontos, Hamilton em segundo com 221.5. Bottas segue em terceiro com 141 pontos agora. Classificação atualizada aqui!

RESULTADO FINAL

PRÓXIMA ETAPA

E o próximo encontro será em Sochi para o GP da Rússia entre os dias 24 e 26/09/2021. Calendário completo aqui:

Calendário F1 2021 - Tomada de Tempo
Calendário F1 2021 – Tomada de Tempo
SIGA A GENTE