Início Destaque FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP da Holanda – 2021

FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP da Holanda – 2021

3618
Max Verstappen vence o GP da Holanda em Zandvoort - Foto: Red Bull Racing Twitter
Max Verstappen vence o GP da Holanda em Zandvoort – Foto: Red Bull Racing Twitter

Tivemos neste domingo (05/09/2021) o GP da Holanda de Fórmula 1, depois de 35 anos de ausência, diretamente de Zandvoort! Na pole position, ele, Max Verstappen, seguido de Lewis Hamilton, Bottas, Gasly e Leclerc no TOP5. Kimi, com COVID19, deu lugar a Kubica. Latifi e Perez largaram dos boxes em virtude de trocas de partes dos carros após parque fechado!

Largada tranquila, sem incidentes, com Max segurando a ponta tranquilamente! Hamilton e Bottas em seguida. Ao final da primeira volta, max já tinha quase 2 segundos de diferença para Hamilton. Bottas, Gasly, Leclerc, Sainz, Alonso, Ocon, Ricciardo e Gio completavam o TOP10.

Volta 10, carros um tanto distantes uns dos outros e em relação a disputas, apenas o ataque de Ocon para cima de Alonso, reclamação de Ocon para equipe sobre “lentidão” de Alonso em sua frente e a tentativa de ataque de Perez para cima de Mazepin – na disputa pela 17ª colocação. Max tinha 3 segundos de vantagem para Hamilton, que tinha a mesma distância para Bottas. Já em outra corrida, os demais, liderados por Gasly com mais de 15 segundos atrás de Max. Momento em que MAX VERSTAPPEN alcança a marca de 1000 voltas em liderança na carreira!

Corrida seguiu, sem maiores emoções especiais e como esperado sem ultrapassagens em pista, mas destaque mesmo para a dificuldade de Perez para ultrapassar Mazepin, sim, Ma-ze-pin! Apenas na volta 17 conseguiu tal feito, assumindo a 17ª colocação finalmente! Voltas depois, ultrapassou Lafiti, assumindo a 16ª colocação.

Volta 20, parada de Lewis Hamilton nos boxes, retornando com compostos médios na 3ª colocação. Volta seguinte, Max também efetua sua troca (médios também), retornando atrás de Bottas – que ainda não havia realizado sua troca.

Volta 30, Bottas liderava – mas sem realizar sua parada de box. Verstappen se aproximava, assim como Hamilton também se aproximava de Max. Volta 31 e Max Verstappen abriu e ultrapassou Bottas, que abriu para Hamilton assumir a 2ª colocação! Após a tentativa frustrada de atrapalhar Max, Bottas foi aos boxes, retornando com compostos médios na terceira colocação.

Chegamos à metade da prova e após as paradas de boxes de praticamente todos (exceto Norris e Kubica), tínhamos a seguinte classificação:

Tentando algum tipo de estratégia para reverter a situação em relação a Max, Hamilton realizou seu último pit-stop na volta 40, retornando com médios. Red Bull não arrisca e realiza a parada de Max na volta seguinte, mas retornando com compostos duros. Mas, após algumas voltas, a diferença de Max para Hamilton já era de mais de 3 segundos novamente!

Volta 50, Max seguia na liderança com 3 segundos de vantagem, Hamilton e Bottas no TOP3. Gasly seguia em 4º, com as Ferraris de Leclerc e Sainz atrás. Alonso e Ocon colocavam a Alpine nas 7º e 8ª colocações, enquanto, Norris em uma sensacional 9ª colocação, com o companheiro (Ricciardo) completando o TOP10. Momento em que Tsunoda abandonava com problemas no carro.

Volta 55 e mesmo com reclamações de Hamilton – via rádio – de problemas com pneus, reduzia rapidamente a diferente para Max Verstappen (de 3.2 para 1.3 segundos). Mas, provavelmente por conta de tráfego e assim, Max retomou o controle da prova e voltou a se distanciar do rival.

FIM DE PROVA! E apesar de estratégias e estratégias entre Mercedes e Red Bull, deu a lógica e a fumaça em Zandvoort seguiu LARANJA com a vitória de MAX VERSTAPPEN! Grande feito, em casa! Sétima vitória em 2021!

Torcida vibra muito em Zandvoort!
Torcida vibra muito em Zandvoort!

Hamilton e Bottas completaram o pódio! O destaque ficou mesmo com Gasly com um 4º lugar importante. Leclerc completou o TOP5.

Alonso conquistou um belo 6º lugar, seguido de Sainz e Perez! E falando em Perez, final de semana dramático após ficar no Q1 na classificação e ainda ter que largar dos boxes por trocas de partes do carro em parque fechado. Largou com pneus duros, mas acabou destruindo a estratégia após fritar literalmente os compostos na disputa com Mazepin. Depois até conseguiu boa recuperação, terminando em 8º (mais de uma volta atrás dos líderes), com boas disputas com Ricciardo, Norris e Ocon ao final da prova.

Com a vitória, Max reassume a liderança da temporada com 224,5 pontos. Hamilton tem 221,5 na segunda colocação, seguido de Bottas agora na terceira colocação com 123. Classificação completa e atualizada AQUI!

RESULTADO FINAL
PRÓXIMA ETAPA

E o próximo encontro com a Fórmula 1 já será na próxima semana em Monza para a 14ª ETAPA (10 a 12/09/2021). Mais uma etapa com o formato SPRINT RACE e mais, na companhia da F2 com a estreia de Enzo Fittipaldi na categoria! Calendário completo aqui:

Calendário F1 2021 - Tomada de Tempo
Calendário F1 2021 – Tomada de Tempo
SIGA A GENTE