Início Destaque FÓRMULA E – Aquecimento para o E-Prix de Puebla – 2021

FÓRMULA E – Aquecimento para o E-Prix de Puebla – 2021

367
(Foto: Cortesia da Fórmula E)

Saiba o que esperar das etapas 8 e 9 do calendário que acontecerão em um circuito inédito.

Após uma pausa de 1 mês e alguns dias, a Fórmula E retomará a temporada 2020/2021 no próximo final de semana (19 e 20 de junho), com a estreia do E-Prix de Puebla, no México, este que será formado por duas provas seguidas.

Diferente das outras 5 vezes que a categoria elétrica correu em território mexicano, essa prova acontecerá em um circuito inédito: o autódromo Miguel E. Abed, que é comumente utilizado pela NASCAR Mexico Series e outras categorias.

Com a mudança de localidade para a região de Puebla, pela primeira vez, a Cidade do México deixará de sediar o E-Prix no país latino-americano.

Layout do circuito de Puebla

Autódromo Miguel E. Ambed (Imagem: Fórmula E/Divulgação)

O traçado da pista escolhido pela categoria elétrica possui 2,98 km de extensão, 15 curvas e tem como características principais uma maior quantidade de curvas arredondadas e a predominância de setores de média a alta velocidade.

O Modo Ataque ficará localizado na curva 8 e o melhor momento para ativação do recurso de 35 kW extra de potência será na reta dos boxes, após a longa curva 15, em forma de semicírculo.

Assim como ocorreu no E-Prix duplo de Valência, o gerenciamento de energia será um grande desafio para os competidores. Por ser um layout rápido e com poucas zonas de frenagem, há uma grande possibilidade de vermos carros que não receberão a bandeira quadriculada por falta de energia.

(Foto: Cortesia da Fórmula E)

Como aconteceu na Espanha, também é esperado que a estratégia de economia de energia seja baseada no aproveitamento do vácuo do carro à frente e, por isso, as ultrapassagens poderão ser menos frequentes. Por conta disso, será comum ter a chamada “fila indiana” durante o EP.

O que esperar do E-Prix mexicano

Depois de 7 etapas, o campeonato 2020/2021 da Fórmula E já produziu 6 vencedores diferentes e, curiosamente, a diferença de pontos entre o líder da classificação de pilotos, Robin Frijns, e o 5° colocado, Sam Bird, é de apenas 13 pontos.

Devido a este fato, a rodada dupla no México promete ter resultados imprevisíveis, o que tem acontecido com frequência nesta temporada.

Robin Frijns 4# e Nyck De Vries 17# (Foto: Cortesia da Fórmula E)

Para continuar no topo, Frijns precisa ser um dos vencedores nesse final de semana, para aumentar sua vantagem de pontos em relação ao vice-líder, Nyck De Vries. O piloto da Mercedes EQ está apenas 5 pontos atrás do competidor da Envision Virgin Racing.

Um fato interessante relacionado a Robin é que ele ainda não venceu nenhum E-Prix na temporada atual, o que mostra como o holandês tem aproveitado bem as corridas até o momento. Assim, Frijns pode ser um provável vencedor de uma ou ambas as disputas no autódromo Miguel E. Abed.

(Foto: LAT/Formula E)

A TV Cultura e o SporTV vão transmitir o E-Prix de Puebla ao vivo, no sábado e no domingo, a partir das 17h45 e 17h30, respectivamente, segundo o horário de Brasília.