Início Fórmula 2 FÓRMULA 2 – Resultado Feature Race – GP do Azerbaijão/Baku – 2021

FÓRMULA 2 – Resultado Feature Race – GP do Azerbaijão/Baku – 2021

368
Fonte: twitter.com/formula2

Novamente Vips! Após assumir a liderança logo na primeira curva, o estoniano da Hitech retomou a ponta após todos os pilotos realizarem suas paradas obrigatórias nos boxes e levou a Feature Race deste domingo (06/06/2021)!

FEATURE RACE

Antes mesmo da largada, Jack Aitken (HWA) e Matteo Nannini (Campos) tiveram problemas ao alinhar no grid e forçaram a direção de prova a refazer a volta de apresentação, desta vez sem os dois carros – que largariam dos boxes. A equipe de Aitken conseguiu ligar o carro e permitiram que o piloto reserva da Williams iniciasse a prova, porém Nannini não teve a mesma sorte.

Com o apagar das luzes, Vips largou melhor e já na primeira curva disputava com o companheiro Liam Lawson, assumindo a liderança antes mesmo da T2. Piastri (Prema), que largou da segunda fila, aproveitou e aproximou-se das Hitech, assumindo a vice-liderança na sequência. Ticktum (Carlin), que perdeu a 5º posição para Armstrong (DAMS) na largada, tentava a recuperação enquanto Pourchaire (ART) defendia seu 4º posto. Os três acabaram formando um 3-Wide ao chegar na T3 e se tocaram, com Ticktum sendo obrigado a voltar aos boxes para reparos enquanto os outros dois abandonaram a prova, causando um Safety Car – o piloto da Carlin receberia, pelo incidente, uma punição de 10 segundos voltas depois.

>>> A FIA avisou, ao final da prova, que Théo Porchaire foi levado ao hospital com uma fratura no braço causado no acidente. Esperamos que o piloto possa se recuperar em tempo da próxima etapa! <<<

A relargada aconteceu na volta seguinte. Vips abriu distância enquanto Lawson e Piastri disputavam a segunda posição. O piloto do carro #7, entretanto, recebeu 10 segundos por uma manobra perigosa na largada e aproveitou a parada obrigatória, já na volta 8, para cumprir a punição. Com os pilotos realizando suas paradas, Ticktum e Aitken permaneceram na pista e assumiram as primeiras posições – com o piloto da DAMS reclamando e xingando bastante pelo rádio.

Vips, demonstrando excelente ritmo em Baku, já figurava na terceira posição, com as duas Prema vindo em sequência – Piastri, em 4º, recebeu uma punição de 5s na volta 14 por saída insegura dos boxes (a Prema liberou o piloto quase no mesmo instante que Drugovich apontava para fazer sua troca de pneus), porém tinha uma confortável vantagem de 8s para o companheiro de equipe.

Ticktum, que tentava postergar sua parada nos boxes para troca obrigatória de pneus (e pagamento da punição de 10 segundos), permaneceu na pista até o 22º giro, retornando apenas na 11º posição. Demonstrando estar bastante confortável com o equipamento, o piloto – que completará 22 anos na próxima terça-feira – anotou a volta mais rápida da corrida na 26ª volta, quando fez uma bela ultrapassagem dupla em Lungaard (ART) e Zendeli (MP Motorsport) para assumir a oitava colocação.

Piastri, já ciente da punição, até tentou uma aproximação tardia em Vips, porém cruzou a linha de chegada pouco mais de 1 segundo atrás da Hitech. Shwartzman completou o pódio, com Drugovich e Boschung no Top 5.

Com 2 vitórias em 3 corridas, Juri Vips pulou para a quarta colocação do campeonato de pilotos. Guanyu Zhou, que largou na 8ª posição, não teve um bom fim de semana – com apenas a 3º posição na Sprint Race 1 – e permanece na liderança do campeonato, mas viu Oscar Piastri diminuir a desvantagem para apenas 5 pontos. Shwartzman, que teve um sólido desempenho ao longo das três etapas, fecha o Top 3 do campeonato de pilotos, 7 pontos atrás do companheiro de equipe e com 3 de vantagem para Vips.

OS BRASILEIROS: Felipe Drugovich não conseguiu se acertar com sua UNI-Virtuosi ao longo do fim de semana e teve incidentes nas duas Sprint Races, porém se recuperou no domingo com um belo quarto lugar (e, pela primeira vez no campeonato, fechando um final de semana com pontuação maior que o companheiro Zhou). Guilherme Samaia, da Charouz, cometeu o mesmo erro na Sprint Race 2 e na Feature Race e continua figurando nas últimas posições.

A Formula 2 entra em um hiato de 6 semanas agora, voltando apenas entre 15-17 de julho, em Silverstone!

RESULTADOS

Fonte: fiaformula2.com

CLASSIFICAÇÃO

Fonte: fiaformula2.com
Fonte: fiaformula2.com