Início Destaque FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP do Azerbaijão / Baku –...

FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP do Azerbaijão / Baku – 2021

8112
Sergio Perez vence o GP do Azerbaijão de Fòrmula 1 - Foto: Red Bull Twitter Oficial
Sergio Perez vence o GP do Azerbaijão de Fòrmula 1 – Foto: Red Bull Twitter Oficial

E tivemos neste domingo (06/06/2021) o GP do Azerbaijão de Fórmula 1, diretamente de Baku! Largada com Leclerc e Hamilton na primeira fila, seguidos de Max Verstappen e Gasly! Mais atrás, largada sensacional de Vettel, ganhando 2 posições!

Largada sem incidentes, Leclerc até conseguiu manter-se em primeiro, mas em seguida perdeu posições para Hamilton, Max, Perez e Gasly. A disputa ficou mesmo entre as Red Bulls e Hamilton, com Max Verstappen liderando praticamente toda a prova (assumiu a liderança após parada de boxes de Hamilton na volta 13), seguido de Perez que fez prova consistente e foi um ótimo escudeiro para Max.

Mas… mas… mas… tudo parecia definido (Max, Perez e Hamilton) quando faltavam 5 voltas para o término da prova! Mas… mas… mas… com problema no pneu traseiro esquerdo, MAX VERSTAPPEN perdeu o controle do carro e bateu! BATEU!

Max Verstappen bateu quando faltavam 5 voltas para o final - GP do Azerbaijão - 2021 - Foto: Twitter Fórmula 1
Max Verstappen bateu quando faltavam 5 voltas para o final – GP do Azerbaijão – 2021 – Foto: Twitter Fórmula 1

Relargada para as últimas 3 voltas, Hamilton partiu para cima de Perez e… e… e… ESCAPOU, ESCAPOU na curva 1! Perez seguiu, com Vettel e Gasly atrás! Boa disputa entre Leclerc e Gasly pela última vaga do pódio, com Gasly levando a melhor! Hamilton em último! Bottas em 12º! QUE VEXAME da Mercedes no Baku!

FIM DE PROVA! FIM DE PROVA! Venceu SERGIO PEREZ! VETTEL (com uma corrida sensacional) e GASLY (em ótima prova) completaram o pódio! UAU! UAU! 

Leclerc e Norris completaram o TOP5. Tsunoda com a 7ª posição, completou uma excelente participação da AlphaTauri no final de semana! Destaque também para a McLaren, pontuando com os dois pilotos! E claro, que ótima relargada de Alonso para terminar em 6º. E vamos para França entre os dias 18 e 20/06/2021!

📢📢📢 E não esqueçam, para quem perdeu, REPRISE DA CORRIDA ainda neste domingo (06/06/2021) no BANDSPORTS às 21:00 (horário de Brasília)!

RESULTADO FINAL
CORRIDA EM DETALHES

Largada sem incidentes! Leclerc largou muito bem, assegurando a ponta ao final da primeira curva! Hamilton e Max também seguiram em suas posições, mas Gasly perdeu posição para Perez! Mais atrás, largada sensacional de Vettel, ganhando 2 posições! Já Ocon, em toque com Schumacher, perdeu algumas posições. Russel foi aos boxes para troca de pneus!

Final da primeira volta tínhamos: Leclerc, Hamilton, Verstappen, Perez, Gasly, Sainz, Alonso, Tsunoda, Vettel (ótima largada) e Bottas!

Volta 2 e Hamilton partiu para cima de Leclerc, assumindo – sem dificuldades e sem asa móvel – a liderança da prova! Max Verstappen, seguia em 3º com mais de 1.5 segundos para o líder! Voltas seguintes, Max Verstappen se aproximou de Leclerc, partindo para a disputa pela 2ª colocação. Não demora muito e assume a posição! Momento em que Ocon abandona com algum tipo de problema no motor de sua Alpine! Volta 8 e foi a vez de Perez ultrapassar Leclerc, que não apresentava condições de disputa em corrida – diferentemente do desempenho em treino!

Volta 10, Hamilton liderava com boa folga (1.3seg) para Max, seguidos de Perez, Leclerc e Gasly no TOP5. Alguns pilotos havial realizado suas primeiras paradas de boxes, entre eles, Alonso, Norris, Gio e Russel – todos retornando com compostos mais duros.

Volta 13, parada de boxes de Hamilton (péssima por sinal), momento em que Sainz errou na subida do castelinho, despencando para a 15ª colocação. Bottas, Gasly e Leclerc também realizam suas paradas para troca de pneus, e que parada! Verstappen entra nos boxes na volta seguinte e sim, sim, sim… assumiu a liderança teórica da prova! Perez e Vettel, que ainda não haviam parado, lideravam em pista! Volta seguinte, Perez faz sua parada e também RETORNA à frente de Hamilton! UAU!

Sem as paradas de boxes dos pilotos da Aston Martin (Vettel e Stroll), tínhamos a seguinte situação após a volta 15:

Prova seguiu, destaque para a 5ª colocação de Stroll, mesmo sem parada de boxes! O piloto havia largado na última fila! Por outro lado, destaque negativo para Bottas até aquele momento, figurando apenas em 10º.

Volta 20 e Vettel finalmente vai aos boxes! Retorna em 7º e assim tínhamos: Max Verstappen na liderança, seguido de Perez, Hamilton, Stroll (sem parada) e Gasly no TOP5. Hamilton seguia na caça em relação ao Perez, mas com dificuldades – mesmo com o uso da asa móvel.

Volta 25, Sainz em disputa com Gio pela 13ª posição, consegue a ultrapassagem para cima do piloto da Alfa Romeo. Momento em que Perez começou a abrir distância para Hamilton, sendo o MELHOR escudeiro possível para o líder e seu companheiro, Max Verstappen!

Volta 30 e Max Verstappen abria mais de 6 segundos para Perez, que tinha 2.6 para Hamilton! Stroll, ainda sem parar, e Gasly completaram o TOP5. Bottas seguia em 10º, atrás de Norris e à frente de Ricciardo.

E… e… e… que pena! Vinha em uma prova consistente, Stroll bate forte no muro de proteção, na reta – a princípio problema com pneu! Tudo bem com o piloto! CARRO de segurança em pista! Com isso, novo TOP10: Max, Perez, Hamilton, Gasly, Leclerc, Vettel, Tsunoda, Norris, Bottas e Ric.

Os pilotos do final do grid aproveitaram o período de safety car para uma nova parada de box, entre eles, Alonso, Gio, Russel, Schumacher!

Relargada na volta 36, Max consegue segurar a ponta, Perez segurou muito bem a pressão de Hamilton! Mas destaque para a relargada de Vettel, tomando as posições de Leclerc e quase conseguiu ultrapassar Gasly! UAU! Bottas se complicou ainda mais, perdendo posições para Ric, Alonso e Kimi. Volta seguinte e Vettel partiu para cima de Gasly, assumindo a 4ª posição! UAU!

Ao final da volta, tínhamos:

Prova seguiu e… e… e… MEU DEUS! MINHA SALVAÇÃO! QUE LOUCURA! Max Verstappen BATEU, BATEU, BATEU! Faltando apenas 5 voltas! Aparentemente problema com pneu, assim como Stroll! Com isso, PEREZ assumiu a liderança, seguido de Hamilton (que tem uma estrela daquelas) e sim, VETTEL, VETTEL, VETTEL em terceiro! Safety car em pista, duas voltas em bandeira amarela e na sequência a organização determinou BANDEIRA VERMELHA!

Max Verstappen bateu quando faltavam 5 voltas para o final - GP do Azerbaijão - 2021 - Foto: Twitter Fórmula 1
Max Verstappen bateu quando faltavam 5 voltas para o final – GP do Azerbaijão – 2021 – Foto: Twitter Fórmula 1

Relargada, Hamilton parte para cima de Perez e ESCAPOU, ESCAPOU na curva 1! UAU! Hamilton devolve o presente ao Max. Perez seguiu, com Vettel e Gasly atrás! Boa disputa entre Leclerc e Gasly pela última vaga do pódio! Hamilton em último! Bottas em 12º! QUE VEXAME da Mercedes no Baku!

FIM DE PROVA! Venceu SERGIO PEREZ! VETTEL (com uma corrida sensacional) e GASLY (em ótima prova) completaram o pódio! UAU! UAU! 

Leclerc e Norris completaram o TOP5. Tsunoda com a 7ª posição, completou uma excelente participação da AlphaTauri no final de semana! Destaque também para a McLaren, pontuando com os dois pilotos! E claro, que ótima relargada de Alonso para terminar em 6º.

PRÓXIMA ETAPA

A próxima etapa da Fórmula 1 será apenas entre os dias 18 e 20/06/2021 com o GP do França! Veja o calendário completo aqui!

SIGA A GENTE