Início Fórmula e FÓRMULA E – Aquecimento para o E-Prix de Valência – 2021

FÓRMULA E – Aquecimento para o E-Prix de Valência – 2021

550
(Foto: Cortesia da Fórmula E)

Saiba o que as etapas 5 e 6 do calendário reservam para os fãs da maior categoria elétrica do automobilismo mundial.

Após uma semana de pausa, a Fórmula E estará de volta às pistas nesse sábado (24) e domingo (25) para realizar a rodada dupla do E-Prix de Valência, na Espanha, país este que receberá um EP pela primeira vez em sua história.

O campo de batalha dos pilotos e equipes da Fórmula E nos dois dias é o Circuito Ricardo Tormo, este que normalmente sedia os testes pré-temporada da categoria desde a temporada 4 (2017/2018).

Layout do circuito de Valência

Layout externo do Circuito Ricardo Tormo (Imagem: Fórmula E/Divulgação)

O traçado da pista que será utilizado é um layout exclusivo para a Fórmula E, que possui 3,37 km de extensão e 15 curvas, que possibilitarão muitas oportunidades de ultrapassagem para os pilotos. Por outro lado, o autódromo também exigirá atenção extra das equipes no gerenciamento de energia, já que há poucas zonas de frenagem para recarga das baterias e vários trechos de alta velocidade.

A área de carregamento do Modo Ataque no Circuito Ricardo Tormo será localizada na curva 8 e os pilotos poderão acionar a energia extra na reta principal antes da curva 1, o trecho mais rápido do traçado. A grande dificuldade para os corredores serão as curvas 9, 13 e 14, as mais fechadas do circuito.

Pelo fato dessa rodada dupla ser em um autódromo com brita (areia densa), errar a entrada das curvas e sair da pista custará caro para os pilotos. O Gen2 é praticamente um protótipo e não possui rodas expostas, o que dificulta o retorno ao traçado. Entrar na brita pode significar fim de prova para os competidores.

O que esperar do E-Prix duplo na Espanha

(Foto: Cortesia da Fórmula E)

Apesar da Fórmula E nunca ter corrido pra valer no autódromo espanhol e, assim, sábado marcar a estreia do E-Prix de Valência, podemos pegar os testes pré-temporada para este ano como um ponto de partida para elegermos os favoritos à vitória no final de semana.

Os pilotos que mais se destacaram nessa pista, durante os testes, foram:

  • Edoardo Mortara (este que terminou a primeira sessão do dia 1 com o menor tempo de volta);
  • André Lotterer (líder da segunda sessão do 1° dia);
  • António Félix da Costa (este que dominou a primeira sessão do dia 2);
  • Alex Lynn (dono da melhor volta na segunda sessão do 2° dia) e Max Günther, este que finalizou o último dia de testes no topo da lista dos mais rápidos.

Dentre esses cinco pilotos, há dois que merecem atenção especial no próximo final de semana: Günther e Da Costa. Estes dois competidores apareceram com frequência entre os 3 melhores nos testes em Valência, não só desta temporada mas também da anterior.

Max Günther na pré-temporada 2019/2020 (Foto: Cortesia da Fórmula E)

Mesmo próximos nessa comparação de desempenho na Espanha, Max Günther merece atenção especial, já que o alemão fez o menor tempo de volta geral nos testes das duas últimas temporadas.

Diante do campeonato mais competitivo da história da Fórmula E, a imprevisibilidade é um fator que pode frustrar qualquer previsão do que poderá ocorrer nesse final de semana. Até agora, após 4 corridas, 4 terminaram como vencedores, 10 pilotos diferentes subiram no pódio e todas as equipes pontuaram.

(Foto: Fórmula E/Divulgação)

A rodada dupla do E-Prix de Valência será transmitida ao vivo pela TV Cultura e pelo SporTV, no sábado, a partir das 09h30 e, no domingo, 8h30. Confira a programação completa do final de semana para as etapas 5 e 6 da temporada 2020/2021 da Fórmula E neste link.