Início Fórmula 1 FÓRMULA 1 – Resultado Final (Venceu: Hamilton) – GP do Bahrein –...

FÓRMULA 1 – Resultado Final (Venceu: Hamilton) – GP do Bahrein – 2021

4064
Foto: Twitter Mercedes
Foto: Twitter Mercedes

E UAU! Está aberta a temporada! Tivemos neste domingo (28/03/2021) a primeira corrida da Fórmula 1 em 2021, diretamente do Bahrein! Pole de Max Verstappen, que dominou todos os treinos livres e classificação. Hamilton, Bottas, Leclerc e Gasly completaram os 5 primeiros! Vettel acabou largando na última posição pela punição por descumprir bandeira amarela no sábado! Max, Lewis e Bottas com compostos médios na largada.

Situação dramática para Perez, carro com “pane geral” ainda na volta de apresentação. Mas, depois do famoso “restart”, carro voltou a funcionar e partiu para os boxes. Organização da prova decidiu por mais uma volta de apresentação e Perez acabou largando dos boxes! Largada sem incidentes, excelente largada de Max Verstappen, conseguindo assegurar a ponta! Hamilton seguiu em 2º e Leclerc, que abocanhou Bottas, em 3º. Disputa sensacional entre as duas McLarens, com Norris levando a melhor. E sem muita novidade, Mazepin escapou e bateu. SAFETY CAR em pista!

Depois da relargada, seguimos com Max Verstappen na ponta, mas com estratégia diferente de Hamilton, acabou perdendo a liderança, retomando novamente apenas na segunda parada de Hamilton! E mais uma vez, com estratégia ruim na segunda parada, Red Bull, permite que o melhor carro e melhor piloto do final de semana até então, perdesse a prova (que devia estar nas suas mãos). Sim, VENCE Mercedes, vence LEWIS HAMILTON! Max até se aproximou e fez evaporar os 8 segundos de diferença após o segundo pit, ultrapassou Hamilton, mas foi necessário devolver a posição para Lewis! A fórmula realmente é CARRO + PILOTO + ESTRATÉGIA! E neste último quesito, Red Bull parece não ter evoluído tanto para este ano!

Mas vamos lá! Vamos para a próxima! Bottas fechou o pódio! Norris e Perez completaram o TOP5. Destaque para Perez, apesar de tudo, acabou terminando em 5º. Ainda, destaque para Tsunoda com um 9º lugar em sua estreia na AlphaTauri.

RESULTADO FINAL
CORRIDA EM DETALHES

Situação dramática para Perez, carro com “pane geral” ainda na volta de apresentação. Mas, depois do famoso “restart”, carro voltou a funcionar e partiu para os boxes. Organização da prova decidiu por mais uma volta de apresentação e Perez acabou largando dos boxes!

Largada sem incidentes, excelente largada de Max Verstappen, conseguindo assegurar a ponta! Hamilton seguiu em 2º e Leclerc, que abocanhou Bottas, em 3º. Disputa sensacional entre as duas McLarens, com Norris levando a melhor. E sem muita novidade, Mazepin escapou e bateu. SAFETY CAR em pista e a situação após a primeira volta era:

Após 3 voltas, relargada e Max seguiu na ponteira! Leclerc pressionando muito Hamilton, mas Lewis assegurou a 2ª colocação. E… e… que pena! Gasly com asa dianteira destruída após toque em Ricciardo (vai aos boxes e retorna com compostos duros). Perez aproveitou o safety car para realizar seu pit stop e partir para estratégia completamente diferente!

Volta 5, Max seguia na ponta. Destaque para Alonso em sua Alpine e em 7º lugar. Stroll, Sainz e Gio fechando o TOP10. Vettel em recuperação, assumia a 14ª posição, com Perez já figurando em 15º. Momento em que Bottas parte para cima de Leclerc e em uma disputa SENSACIONAL, retoma a 3ª colocação. Desempenho incrível da Ferrari nas mãos de Leclerc até então! Max abria mais de 1.5 seg para Hamilton!

Norris passa a pressionar Leclerc e em mais uma DISPUTA SENSACIONAL, Lecler consegue manter-se à frente! Mas na volta seguinte, Norris ataca com mais efetividade e assume a 4ª posição, UAU! Stroll toma a posição de Alonso para colocar a Aston Martin em 7º. Vettel era 15º, após perder posição para Tsunoda!

Volta 10 e Perez assumia a 12ª posição. Max abria 2 segundos para Hamilton, que tinha folga para Bottas (+4.5 seg). Momento em que Alonso realiza sua primeira troca de pneus, retornando em 17º com compostos médios. Volta 13 e praticamente todos que largaram com pneus macios e também alguns de médios, partem para os boxes! Hamilton passa a voar em pista, Max e Bottas seguiam na pista e perdendo espaço para Lewis.

Volta 17 e Bottas entra para sua troca de pneus, retornando em 4º! Destaque para Perez, que havia feito seu pit stop no safety car e assumia a 3ª posição!

Finalmente, e de forma MUITO atrasada, Max entra para os boxes na volta 18. E assim, HAMILTON assume a liderança da prova! Em seguida, Bottas pressiona e ganha a 3ª colocação de Perez.

Volta 20, após pit stops de praticamente todos (exceto Vettel), tínhamos a seguinte situação:

Perez entra nos boxes para uma segunda troca de pneus! Momento em que tivemos uma DISPUTA SENSACIONAL entre Vettel e Alonso pela 8ª posição, levando a melhor o piloto da Aston Martin. E em seguida, UAU, Sainz parte para cima de Alonso e Vettel, levando a melhor em relação aos 2. Que prova meu amigo! Que prova!

Hamilton liderava, mas Max Verstappen reduzindo muito a diferença, que naquele momento (volta 23) era de 3.8 seg. Vettel e Alonso perdem algumas posições, figurando respectivamente em 12º e 11º. Perez em 9º (mas com 2 paradas) se aproxima de Sainz e não perde tempo, assume a 8ª colocação – sem dúvida o destaque da prova até então. Momento em que Vettel parte para sua troca de pneus.

Chegamos à metade da prova e a situação era a seguinte:

Max Verstappen seguia tirando rapidamente a diferença para Hamilton, baixando de 3.8 seg para 1.9 seg na volta 29! Mercedes antecipa novamente a parada com Hamilton, na tentativa de conter o ímpeto de Max. Em seguida, Bottas entra nos boxes e… e… com problemas na troca de pneus, perde posições para Norris e Leclerc, retornando em 5º.

E… na volta 34, problemas de freios para Alonso! Fim de prova! Pena! Momento em que vários pilotos passaram a realizar suas novas paradas de box! Faltando 20 voltas para o fim, tínhamos o seguinte TOP10: Max, Ham, Bottas, Perez, Sainz, Norris, Leclerc, Ricciardo, Stroll e Russell (grande surpresa)! Mas Kimi, UAU, que ultrapassagem para cima de Russell, assumindo a 10º colocação na volta 37.

E quem partiu para cima de Kimi em seguida, foi Tsunoda, em linda ultrapassagem! TOP10 para o estreante! Momento em que Max Perez realiza mais uma parada e Perez retorna em 8º. Max, na volta seguinte, entra nos boxes e retorna com pneus BRANCOS, DUROS! Retorna em 2º e com 8 segundos atrás de Hamilton!

Após a parada de todos, situação em pista:

Max Verstappen voando em pista, em 2 voltas tirava quase 2 segundos! Faltando 10 voltas a diferença de Hamilton para Max era de 3.8 segundos. Momento em que Vettel, acaba tocando Ocon por trás, rodam, mas ambos retornam à pista. Todas as atenções em Hamilton e Max, faltando 6 voltas e a diferença era 2.3s.

Volta 51 e Hamilton acaba cometendo pequeno erro, com isso Max reduz para menos de 1 segundo e com isso ganhou o direito de utilizar asa móvel! Final eletrizante, eletrizante! Volta 53 e com asa aberta, Max tenta 1, 2 vezes e… e… RETOMA A LIDERANÇA DA PROVA! UAU! UAU!

Max dispara na ponta, dispara! Mas… mas… mas… mas… mas… por ter ultrapassado os limites na curva 4, devolveu a posição para HAMILTON! Que prova gente, que prova! Voltas seguintes Hamilton consegue ampliar para mais de 1 segundo, eliminando as chances de asa móvel de Max.

E mais uma vez, com estratégia ruim na segunda parada, Red Bull, permite que o melhor carro e melhor piloto do final de semana até então, perdesse a prova (que devia estar nas suas mãos). Sim, VENCE Mercedes, vence LEWIS HAMILTON! Max até se aproximou e fez evaporar os 8 segundos de diferença após o segundo pit, ultrapassou Hamilton, mas foi necessário devolver a posição para Lewis! A fórmula realmente é CARRO + PILOTO + ESTRATÉGIA! E neste último quesito, Red Bull parece não ter evoluído tanto para este ano!

Mas vamos lá! Vamos para a próxima! Bottas fechou o pódio! Norris e Perez completaram o TOP5. Destaque para Perez, apesar de tudo, acabou terminando em 5º. Ainda, destaque para Tsunoda com um 9º lugar em sua estreia na AlphaTauri.

PRÓXIMA ETAPA

E a próxima etapa será apenas nos dias 16, 17 e 18/04/2021 com o GP da Emilia-Romanha. Veja o calendário completo!

SIGA A GENTE