Início Moto GP MOTO GP – Joan Mir e o Novo Normal – GP de...

MOTO GP – Joan Mir e o Novo Normal – GP de Valência – 2020

230
Foto: Twitter/@JoanMirOfficial
MotoGP

Depois da corrida do último domingo, o GP da Europa, em Valência, na Espanha, vencido por Joan Mir, me dei conta que estou presenciando momentos históricos na categoria.

A EXPECTATIVA

Marc Márquez após conquistar seu 8° título na motovelocidade em 2019, depois da queda e lesão em Jerez, de uma cirurgia e de uma tentativa desastrosa de retorno na semana seguinte, ficou fora da temporada 2020.

Me preparei para conferir se Márquez conseguiria igualar os 9 títulos da Motovelocidade de Valentino Rossi, mas terei que esperar a possibilidade deste feito ocorrer em 2021, se ocorrer.

Ainda não existem notícias claras se o “Formiga Atômica” conseguirá retornar nas mesmas condições de 2019, aparentemente sua recuperação está mais complicada do que o imaginado pela equipe, médicos e fisioterapeutas.

AS SURPRESAS

Valentino Rossi foi surpreendido com a decisão da YAMAHA fábrica de formar uma nova dupla a partir de 2021: Maverick Viñales e Fábio Quartararo.

O “Doutor” confirmou recentemente que assinou para 2021 com a Petronas YAMAHA e será companheiro de seu pupilo Franco Morbidelli.

Um campeonato se abriu para qualquer piloto da MotoGP e os olhos dos torcedores se voltaram para o três vezes vice-campeão de Marc Márquez, o italiano Andrea Dovizioso.

Nas primeiras corridas desta temporada “pandêmica”, Dovi conseguiu se estabelecer como líder do campeonato até que começou a se desentender com a DUCATI por conta de renovação em seu contrato e ser demitido, assim não terá renovação para 2021.

Nesta semana, Andrea Dovizioso comunicou que não será piloto de testes de nenhuma equipe e não participará da MotoGP na próxima temporada.

A PROMESSA

Como comentado acima, Quartararo ocupará s M1 de Rossi no próximo ano e assim como aconteceu com Zarco, seu compatriota, começou a se perder no campeonato depois de uma confirmação prematura de contrato.

Quartararo liderou o campeonato por um bom tempo, mas agora está na segunda colocação, atrás de Joan Mir da SUZUKI.

A REGULARIDADE

Esse é o ponto onde eu queria chegar, pois no próximo domingo, 15 de novembro, o espanhol pode se tornar campeão 2020 da MotoGP.

Com uma regularidade nos pontos e pódios das últimas provas, Mir, ao finalmente vencer uma corrida na MotoGP, credenciou-se a ocupar o grupo de elite dos campeões da categoria.

A TRANSIÇÃO

Assisti a era Rossi iniciada nos anos 90 e definida na primeira década dos anos 2000, depois a era Márquez que ocupou a segunda década dos anos 2000, e agora me parece que a terceira década que se inicia no ano que vem, será dividida entre Viñales, Quartararo, Morbidelli, Rins, Mir, Bagnaia, Bastianini, Marini, Martin.

Esses pilotos, na minha opinião, fazem parte da nova geração iniciada na Moto3, desenvolvida na Moto2 e com grande perspectiva na MotoGP, que não contam com aquela definição de “ponto fora da curva” que Valentino Rossi e Marc Márquez sempre demonstraram.

Esperar e conferir.