Início Destaque FÓRMULA 1 – Resultado Final (Vencedor: Gasly) – GP da Itália (Monza)...

FÓRMULA 1 – Resultado Final (Vencedor: Gasly) – GP da Itália (Monza) – 2020

4386
Foto: ALPHATAURI twitter oficial

E tivemos neste domingo (06/09/2020) o GP da Itália de Fórmula 1 – temporada 2020! Hamilton e Bottas na primeira fila. A grande surpresa mesmo ficou por conta do 5º lugar de Max Verstappen. Sainz colocou a McLaren na 3ª posição, seguido de Perez. Norris, Ricciardo, Stroll, Albon e Gasly completaram o TOP10 no grid de largada!

Largada tranquila, sem incidentes, Hamilton segurou a liderança após a primeira curva! Bottas com dificuldades, perdeu posição para Sainz, que largou muito bem. Em seguida Norris, Perez e Ricciardo também ultrapassaram o piloto da Mercedes! Largada sensacional de Norris também. Max Verstappen despencou para 8º. Final da primeira volta e tínhamos no TOP10: Hamilton, Sainz, Norris, Perez, Ricciardo, Bottas, Stroll, Verstappen, Ocon e Gasly.

E em prova ÉPICA, HISTÓRICA e sem dúvida a MELHOR dos últimos tempos, com McLaren assumindo P2 e P3 após a largada, com direito a bandeira vermelha em virtude de batida forte de Leclerc, abandono das 2 Ferraris, abandono de Max Verstappen, péssimo dia de Bottas e punição de Hamilton (STOP/GO), tivemos a vitória MAIS QUE SENSACIONAL, HISTÓRICA de Gasly da ALPHATAURI e mais, o pódio completado por Sainz / MCLAREN e Stroll / RACING POINT. UAU! UAU!

E no campeonato, após esta etapa fora do comum, temos Hamilton com 164, Bottas assumindo a 2ª colocação com 117 e Max, em dia terrível, fechando o TOP3 com seus 110 pontos. Construtores, destaque mesmo para a Ferrari, em 6º lugar com míseros 61 pontos (220 a menos que a Mercedes). Veja a classificação COMPLETA aqui!

RESULTADO FINAL
CORRIDA EM DETALHES

Largada tranquila, sem incidentes, Hamilton segurou a liderança após a primeira curva! Bottas com dificuldades, perdeu posição para Sainz, que largou muito bem. Em seguida Norris, Perez e Ricciardo também ultrapassaram o piloto da Mercedes! Largada sensacional de Norris também. Max Verstappen despencou para 8º. Final da primeira volta e tínhamos no TOP10: Hamilton, Sainz, Norris, Perez, Ricciardo, Bottas, Stroll, Verstappen, Ocon e Gasly.

Volta 6 e Vettel com problemas de freios, escapa, perdendo as posições para as duas Williams. Em seguida partiu para os boxes e acabou abandonando! Que momento da Ferrari!

Completadas 10 voltas, Hamilton seguia na liderança com mais de 5 segundos para Sainz. Norris, Perez e Ricciardo completavam o TOP5. Bottas, Max, Stroll, Ocon e Gasly fechavam o TOP10. Leclerc seguia na 13ª posição, atrás de Kimi Raikkonen. Mesmo com asa móvel liberada, Max e Bottas não conseguiram atacar efetivamente os carros à frente!

Mais 5 voltas, Lewis abria quase 9 segundos para Sainz, que juntamente com Norris, seguiam completando o TOP3. Perez mais de 1.5 seg atrás, sendo acompanhado de perto por Ricciardo. Bottas e Max seguiam sem ação efetiva na disputa por estas posições. Situação em pista naquele momento:

Leclerc começou a receber pressão de Albon, que conquista a 13ª posição facilmente! Outro que se aproximava em seguida era Giovinazzi, da Alfa Romeo. Mas, Leclerc entou nos boxes para efetuar sua troca de pneus, retornando com pneus duros em 17º. Momento em que Hamilton abria mais de 12 segundos para as McLarens! Bottas perde contato completamente em relação a Ricciardo, com mais de 1.5 segundos de diferença. Max Verstappen seguia acompanhando Bottas com média de 1 segundo de diferença.

Mas… mas… volta 20, Magnussen abandona com problemas e… e… SAFETY-CAR em pista! Hamilton e Giovinazzi entram rapidamente nos boxes para troca de pneus. Mas, organização anunciou investigação sobre a entrada de Hamilton e Giovinazzi indevidamente. Demora ABSURDA para retirar o carro de Magnussen da pista e na volta 23, praticamente todos ainda aproveitaram o SAFETY-CAR para suas trocas de pneus.

Após as trocas de todos, exceto de Stroll, tínhamos a seguinte classificação:

RELARGADA na volta 24, Hamilton (em investigação) mantinha a liderança, seguido de Stroll (sem pit-stop), Gasly, Kimi, Giovinazzi, Sainz, Norris no TOP7. Bottas perdeu ainda mais posições e aparecia em 8º. Latifi e Ricciardo à frente de Max (11º). E… e… PANCADA FORTE de Leclerc após perder o controle do carro! Tudo bem com o piloto, mas organização determina BANDEIRA VERMELHA para ajustes da barreira de proteção. Que corrida!

Enquanto isso a organização aplica punição de STOP/GO de 10 segundos para Giovinazzi e Hamilton, pelas entradas indevidas nos boxes durante o safety-car causado por Magnussen. Prova ganhou toque interessante de emoção/expectativa. NOVA LARGADA na volta 28 (PARADA), todos com pneus trocados, depois de mais de 20 minutos e a ordem era: Hamilton, Stroll (muito beneficiado pela bandeira vermelha), Gasly, Kimi, Giovinazzi, Sainz, Norris, Bottas, Latifi e Ricciardo no TOP10. Max em 11º lugar apenas e Perez em 14º.

Largada sem incidentes, Hamilton seguiu à frente, com Gasly e Kimi atrás. Stroll largou muito mal, passou direto na curva seguinte e caiu para 5º. Volta seguinte, Hamilton entra nos boxes para pagamento de sua punição, retornando em 17º. Em seguida Giovinazzi faz o mesmo! Com isso, liderança era de Gasly, seguido de Kimi, Sainz, Stroll e Norris no TOP5. Bottas em 6º e Max entra nos boxes para abandonar a prova! Que dia para as equipes principais! CORRIDA HISTÓRICA!

A prova seguiu, volta 35 e Gasly contiuava na ponta, com mais de 4 segundos para Sainz, que acabara de ultrapassar Kimi. Stroll, Norris e Kimi completaval ainda o TOP5. Hamilton assumia a 15ª posição. Sainz começou a impor ritmo melhor que Gasly, partindo para cima do numeral #10. Bottas assumia alí a 5ª colocação.

Faltando 10 voltas, Gasly ainda na liderança e Sainz reduziu a diferença para 2.7 segundos. Stroll em terceiro, com Norris e Bottas no TOP5. Ricciardo, Ocon, Kvyat, Kimi e Perez no TOP10. Hamilton em 12º. E lembrando, Vettel, Leclerc e Max fora da prova! Albon, prova lamentável, amargava a 15º e penúltima posição.

Mais algumas voltas, diferença entre Gasly e Sainz passa a 1.3s. Hamilton ultrapassa Latifi e Kimi para entrar na zona de pontuação.

Últimas duas voltas, Sainz consegue encontrar em Gasly, que consegue segurar de forma sensacional as investidas de Sainz! E em prova ÉPICA, HISTÓRICA e sem dúvida a MELHOR dos últimos tempos, com McLaren assumindo P2 e P3 após a largada, com direito a bandeira vermelha em virtude de batida forte de Leclerc, abandono das 2 ferraris, abandono de Max Verstappen, péssimo dia de Bottas e punição de Hamilton (STOP/GO), tivemos a vitória MAIS QUE SENSACIONAL, HISTÓRICA de Gasly da ALPHATAURI e mais, o pódio completado por Sainz / MCLAREN e Stroll / RACING POINT. UAU! UAU!

PRÓXIMA ETAPA

E o próximo encontro da categoria será também na Itália, mas no circuito de Mugello, entre os dias 11 e 13 de setembro. Veja o calendário completo aqui!

Calendário 2020 – Fórmula 1 – Tomada de Tempo
SIGA A GENTE