Início Fórmula 1 FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP da...

FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP da Bélgica – 2020

584
(Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Confira o que pilotos e chefes de equipe esperam da sétima etapa do calendário 2020.

Para a primeira corrida da terceira rodada tripla da temporada, as equipes da Fórmula 1 seguem para o clássico Grande Prêmio da Bélgica, parte importante da história da F1. O campo de batalha que receberá a disputa será o lendário circuito de Spa-Francorchamps, que figura no calendário da categoria desde 1950.

Abaixo, saiba o que os pilotos e chefes de equipe, que se manifestaram, esperam do GP belga, em ordem decrescente da classificação atual do campeonato de construtores.

Mercedes (221 pts):

(Foto: Mercedes/Divulgação)

Lewis Hamilton: Não comentou.

Valtteri Bottas: Não comentou.

Toto Wolff (chefe da equipe): “Nossa próxima corrida nos leva a Spa, onde não ganhamos desde 2017, então parece que há negócios inacabados enquanto nos dirigimos para a Bélgica. É uma pista icônica e uma das favoritas dos fãs, mas encontrar a configuração certa pode ser difícil devido à variedade de características; por um lado, você quer o mínimo de arrasto possível nas longas retas, mas por outro Por outro lado, você precisa de um certo nível de downforce para ser rápido nas curvas. Também está previsto chover nas Ardenas, o que não tornará o trabalho mais fácil.”

Red Bull Racing (135 pts):

(Foto: Red Bull Racing/Divulgação)

Max Verstappen: Não comentou.

Alex Albon: Não comentou.

Christian Horner (chefe da equipe): Nosso foco agora muda para Spa e depois Monza – dois fins de semana que são tradicionalmente corridas bastante difíceis para nós. Ambas as pistas têm sido um forte terreno de caça para a Mercedes por alguns anos, mas a maneira como Max está pilotando nesta temporada tem sido fenomenal. Precisamos de um pouco de sorte, mas espero que possamos ter um fim de semana competitivo em Spa. Para Alex, isso marca seu aniversário de um ano com o Time e ele mudou muito em 12 meses.”

Racing Point (63 pts):

(Foto: Racing Point F1 Team/Divulgação)

Sergio Perez: Fizemos um trabalho muito bom da última vez, transformando nossa forma de qualificação em um resultado de corrida forte e executando bem nossa estratégia. Podemos levar esse ímpeto a Spa, almejar muitos pontos e tentar continuar pontuando no Campeonato de Construtores. Estou muito orgulhoso do meu histórico em Spa. Eu terminei entre os cinco primeiros lá algumas vezes, então é definitivamente um dos meus circuitos mais fortes. Estou gostando de dirigir o RP20 e ele teve um ótimo desempenho em diferentes tipos de circuito nesta temporada. Se juntarmos tudo, podemos lutar por outro resultado forte neste final de semana.”

Lance Stroll: O circuito da Bélgica [Spa] é ótimo e tradicionalmente tem sido bom para o nosso carro. Um carro de Fórmula 1 realmente ganha vida em Spa, assim como em Silverstone e Suzuka. Você realmente consegue sentir a sensação de empurrar um carro até seu limite e entender o que ele pode fazer nesses tipos de traçadosMinha mãe nasceu na Bélgica, então há um pouco de sangue belga em mim. É sempre bom estar de volta e espero também conseguir um bom resultado. Spa é sempre um dos destaques da temporada para mim e mal posso esperar para chegar o fim de semana.”

Mclaren (62 pts):

(Foto: Mclaren F1 Team/Divulgação)

Carlos Sainz: Spa é uma das minhas pistas favoritas do calendário. Sabendo como o carro está se comportando nesta temporada, espero que possamos fazer um fim de semana de corrida forte. Em geral, estivemos bem nas primeiras provas e espero que Barcelona tenha sido uma virada no meu campeonato. Precisamos levar adiante toda a energia positiva construída na Espanha porque a disputa nos construtores é extremamente apertada e deixar pontos para trás não é uma opção se quisermos permanecer na luta. Ao voltarmos a Spa este ano, vamos reservar um tempo para lembrar Anthoine, que infelizmente faleceu lá no ano passado. Ele era um jovem talento empolgante que nos foi tirado muito cedo, e sempre o lembraremos onde quer que corramos, mas ainda mais em Spa.”

Lando Norris: “O Grande Prêmio da Bélgica é um que sempre aguardo. Spa-Francorchamps é um dos meus circuitos favoritos na Fórmula 1 e é muito divertido de pilotar. É uma pista rápida e fluida com muitas oportunidades de ultrapassagem, o que contrasta um pouco com a Espanha. Fiz uma boa corrida lá no ano passado até um problema na última volta, por isso estou ansioso para voltar à pista. Esta etapa também parece um segundo GP em casa para mim, por causa da minha dupla cidadania britânica/belga e a família que tenho lá. Vou usar um capacete especial neste fim de semana também, então fique atento para a revelação disso antes da sexta-feira. Finalmente, reservamos um tempo para lembrar Anthoine Hubert, que tragicamente perdeu a vida em Spa no ano passado. Toda a comunidade do automobilismo ficou chocada e triste com o que aconteceu, e ele estará em nossos pensamentos quando formos correr novamente este ano.”

Andreas Seidl (chefe da equipe): Após um fim de semana longe das pistas e uma chance para a equipe e os pilotos descansarem e se recarregarem, estamos prontos para voltar a lutar com mais uma rodada tripla europeia. A primeira parada na estrada é a Bélgica, uma pista emocionante e histórica. Tivemos um bom desempenho nas primeiras provas do ano, mas sabemos que enfrentamos um desafio no Campeonato de Construtores, com o terceiro ao sexto lugares separados apenas por uma pequena quantidade de pontos. Confiabilidade, operações de corrida e extrair desempenho máximo do carro são essenciais para permanecer nesta luta. Por último, gostaria de fazer eco dos comentários de ambos os pilotos ao relembrarmos a perda de Anthoine Hubert no Grande Prémio da Bélgica no ano passado. Nossos pensamentos permanecem com sua família e amigos e desejamos a Juan Manuel Correa boa sorte em sua recuperação contínua.”

Ferrari (61 pts):

(Foto: Scuderia Ferrari/Divulgação)

Charles Leclerc: O circuito de Spa-Francorchamps tem um lugar especial no meu coração. Embora seja aqui que conquistei a minha primeira vitória, foi também onde perdemos o nosso amigo Anthoine no ano passado. Será difícil voltar a esta pista e ele estará em nossos pensamentos durante todo o fim de semana. Em termos de expectativas, será mais difícil para nós em termos de desempenho desta vez, pois não temos o mesmo nível de competitividade que tínhamos em 2019. No entanto, vimos que tudo pode acontecer neste circuito, especialmente com o tempo imprevisível. Como equipe, teremos que trabalhar muito para fazer todo o possível para tirar o máximo proveito do carro desde sexta-feira. Nos treinos livres, devemos reunir todas as informações necessárias para escolher a melhor estratégia para a qualificação e principalmente para a corrida.”

Sebastian Vettel: “O traçado de Spa é verdadeiramente único. Nenhuma outra pista que visitamos tem tantas variações de altura. Ela sobe e desce continuamente, uma característica que você não pode realmente apreciar ao ver na televisão. O traçado possui algumas das curvas mais difíceis e agradáveis no calendário, como Eau Rouge, Pouhon e os ‘Ss’ antes de Stavelot, que em francês eles chamam de ‘piff paff’. É médio a baixo em termos da exigência de pressão aerodinâmica, mas todos os tipos de fatores podem afetar o seu desempenho na corrida, começando com o tempo, que geralmente é mutável. Então você precisa ser capaz de lidar com todas as variáveis ​​da melhor maneira possível.”

Renault (36 pts):

(Foto: Renault F1 Team/Divulgação)

Daniel Ricciardo: “A pista de Spa-Francorchamps é icônica. Hoje em dia, sinto mais emoção em correr lá do que na qualificação. Eau Rouge está a todo vapor e em acabamento de corrida com um grande tanque de combustível no turbilhão de alguém, torna-se uma verdadeira curva onde você desliza sobre quatro rodas, o que é bastante épico. Há também Pouhon e Blanchimont, que não são tão fáceis em condições de corrida. É um lugar onde você pode ultrapassar, você pode se defender e é uma corrida de alta velocidade. Tem sido uma boa pista para mim na Fórmula 1: já tive pódios, uma vitória, então foi um sucesso no passado. Em 2019 tivemos um fim de semana forte, mas sofremos alguns danos na Curva 1. No ano anterior, também sofri danos na Curva 1. Realmente, se você pode sair da Curva 1, já está se saindo bem. É um daqueles primeiros grampos de cabelo onde é uma receita para o caos. Este ano pode ser mais limpo, pois não estamos saindo de um intervalo, estamos aquecidos, então esperamos que seja mais simples.”

Esteban Ocon: Spa é um circuito exigente em desempenho e todos os três setores são muito especiais. Acho que podemos ter uma boa performance em Spa. Tudo pode acontecer na corrida, por isso vai ser um fim de semana interessante e vamos dar o nosso melhor. Fiz minha estreia na Fórmula 1 lá, então Spa está cheia de boas lembranças. Eu diria que é uma pista única na maneira como você pode se desenvolver como piloto. Lembro-me de estar lá no meu primeiro ano em monopostos e tudo parecia tão grande com aquelas curvas lendárias. Então, quanto mais você passa pelas categorias juniores, você sente a diferença ano após ano até chegar à Fórmula 1. Parecia uma boa pista para fazer minha estreia na categoria. Claro, qualificar-me em terceiro no grid , em 2018, é uma das minhas melhores memórias na F1 até agora.”

AlphaTauri (16 pts):

(Foto: Scuderia AlphaTauri/Divulgação)

Pierre Gasly: Minha pista favorita é Spa. Correr por todas aquelas curvas em alta velocidade é uma grande emoção. Eu realmente gosto de pilotar e já fiz ótimas corridas nesse circuito no passado. Tive a minha primeira vitória em monoposto lá na Fórmula 4 e também ganhei a Feature Race na GP2 em 2016. No entanto, este ano, regressar à Bélgica também será um momento triste, porque faz apenas um ano que Anthoine (Hubert) perdeu a vida após aquele terrível acidente na corrida de F2. Eu o conhecia desde os sete anos no kart, estávamos juntos na mesma escola organizada pela federação francesa de automobilismo, dos 13 aos 19 anos e dividimos um apartamento por seis anos. Acho que todos no paddock vão demorar para pensar nele.”

Daniil Kvyat: Spa é sempre uma pista legal para correr. Gosto do layout, é verdadeiramente lendário e tem alguns dos cantos mais emocionantes do ano. Naturalmente, todo mundo fala da Eau Rouge, mas toda a pista é fantástica de pilotar e também é boa para as corridas de verdade, com muita emoção para os fãs, ou este ano, apenas para os espectadores. O segredo para um bom fim de semana em Spa é encontrar a configuração certa na sexta-feira. Felizmente, podemos ler o traçado corretamente e o carro vai funcionar bem. Estou relativamente feliz com o desempenho do AT01 até agora este ano, mas precisamos ter como objetivo um fim de semana mais limpo do que alguns dos que tivemos e então podemos almejar resultados mais fortes. Vai ser legal fazer essas três corridas, Spa, Monza, Mugello, todas uma após a outra, e estou muito animado com essa parte da temporada, para ser honesto.”

Alfa Romeo Racing (2 pts): 

(Foto: Alfa Romeo Racing/Divulgação)

Kimi Raikkonen: Spa é uma das minhas pistas favoritas e onde me saí bem no passado, mas a forma anterior importa muito pouco na Fórmula 1. Cada ano é uma história por si só e só temos que nos concentrar em fazer nosso trabalho com o melhor de nossas capacidades. Precisamos continuar trabalhando duro para fechar a lacuna com aqueles que estão à nossa frente. Cada um tem que fazer a sua parte, no carro e na fábrica, para aproveitar ao máximo o que temos.”

Antonio Giovinazzi: Existem locais que fazem parte da história da Fórmula 1 e Spa é definitivamente um deles. Quando eu estava crescendo, meu ídolo era Michael Schumacher e ele tinha uma relação especial com este lugar, então quando você sai para a pista na sexta-feira você não pode deixar de pensar em toda essa história. Spa é uma ótima pista para pilotar, cheia de curvas desafiadoras: é um traçado longo e você quer manter um bom fluxo ao longo da volta.”

Frédéric Vasseur (chefe da equipe): “A semana de folga nos deu algum tempo para nos reagrupar e nos preparar para a próxima rodada tripla. Não é preciso dizer que todos na equipe estão trabalhando arduamente para trazer melhorias para o nosso carro e extrair todo o seu potencial: nada acontece de um dia para o outro neste esporte, portanto, temos que ser realistas sobre nosso expectativas. Temos que dar um passo de cada vez, diminuindo a diferença e continuando a avançar até a corrida final.”

Haas (1 pt):

(Foto: Haas F1 Team/Divulgação)

Kevin Magnussen: Minha primeira corrida de Fórmula 1 em Spa-Francorchamps ocorreu em 2014, e eu estava ansioso para passar pelo Eau Rouge. Naquela época, tínhamos acabado de comprar esses novos carros híbridos, era o primeiro ano dessa era, e eles não tinham muita pressão aerodinâmica. Eau Rouge foi realmente um desafio na época, o que foi muito legal. Normalmente, com esses carros é apenas um desafio menor nos carros com mais downforce. Não é uma parte tão técnica, mas mesmo assim é um mega pedaço da pista. É sempre uma ótima experiência correr em Spa na Fórmula 1, é realmente uma daquelas pistas lendárias do calendário.”

Romain Grosjean: Obviamente, em Spa tudo se resume à velocidade e isso fica claro. Quando você pilota um carro de Fórmula 1, você sobe a Raidillon, chegando a 300 km/h antes de chegar lá, então você sente como se a parede estivesse à sua frente. As curvas fluem muito no meio da pista, então você tem o Pouhon, a curva dupla à esquerda – que é absolutamente incrivel. Essa é provavelmente a melhor curva de toda a temporada. As curvas de baixa velocidade, a última e a primeira, são muito importantes para as ultrapassagens. O segredo é sempre encontrar o equilíbrio certo entre os cantos fluidos e os dois de baixa velocidade. No entanto, todos os anos em Spa, quando passo pela Eau Rouge pela primeira vez no fim de semana, me sinto mal. Meu estômago realmente sobe e desce, mas vai embora depois da primeira volta cronometrada. É um circuito incrível.”

Guenther Steiner (chefe da equipe): Tudo parece estranho este ano. Parece que já fizemos mais de meia temporada de corridas, mas mesmo que tenhamos corrido apenas seis vezes, temos trabalhado muito desde março. Tem sido uma longa temporada, mesmo que as pessoas não vejam, já que só começamos a correr em julho. Então, definitivamente parece que estamos na metade do caminho, mesmo que não estejamos. Só precisamos continuar fazendo o que fazemos. Precisamos entender este carro, o VF-20, e construir sobre isso. Podemos também tentar resolver os problemas que temos este ano para um 2021 melhor.”

Williams (0 pts):

(Foto: Williams Racing/Divulgação)

George Russell: Estou ansioso para voltar a correr para o próxima rodada tripla. No papel, Spa pode ser um circuito um pouco mais difícil para nós, devido à alta eficiência da pista com as longas retas e curvas rápidas. No entanto, devemos ter alguns componentes diferentes para testar e ver se isso nos ajuda. Mesmo assim, vai ser ótimo voltar para Spa. Parece que as condições meteorológicas vão variar, o que deve confundir as coisas e vamos dar o máximo para tirar o que pudermos do fim de semana.”

Nicholas Latifi: Foi bom ter esta última semana e meia de folga para analisar tudo desde a última rodada tripla e recarregar as baterias, mas agora estou super animado para voltar ao volante. Spa foi uma das corridas que eu mais esperava correr na Fórmula 1 este ano, já que é tão icônica, e com curvas como Eau Rouge e Pouhon, é a pista perfeita para pilotar um carro de F1. Espero que possamos ser um pouco mais competitivos do que estávamos na última prova, a equipe tem trabalhado muito nos bastidores, então mal posso esperar para entrar na pista.”

NOVIDADES PARA O GP:

Anthoine Hubert (Foto: Divulgação)

Em homenagem ao piloto Anthoine Hubert, que morreu após uma forte batida durante o GP da Bélgica de Fórmula 2 no ano passado, a Fórmula 1, juntamente com suas categorias de base F2 e F3, farão uma homenagem ao francês. Todos os carros terão um adesivo especial em memória de Anthoine e, provavelmente, haverá um minuto de silêncio antes de cada corrida. Juan Emanoel Correa, que atingiu o carro de Hubert e também se feriu gravemente, está em constante recuperação, e, para homenagear o francês, também estará no paddock.

Circuito de Spa-Francorchamps (Imagem: Fórmula 1/Divulgação)

O circuito de Spa-Francorchamps possui 7.004 km de comprimento e é um traçado cujas características principais são as variações de aclives e declives, e a predominância de trechos longos e rápidos, além de exigir muita pressão aerodinâmica. O recorde de volta mais rápida da pista pertence a Valtteri Bottas, que cravou o tempo de 1:46.286 na temporada 2018.

A equipe que venceu o GP belga nos últimos dois anos foi a Ferrari, que atualmente está com sérios problemas em termos de competitividade. Por isso, o favoritismo para a vitória recai sobre a Mercedes, que já venceu 5 das 6 provas da temporada até agora.

Como vimos, o GP da Bélgica é uma das etapas favoritas da maioria dos pilotos do grid, justamente pela sua história e seu traçado fascinante e divertido. Geralmente, o clima em Spa é imprevisível, o que pode gerar surpresas durante a corrida nesse final de semana.

A disputa acontecerá no próximo domingo, às 10h10 (horário de Brasília), e será transmitida ao vivo pela Rede Globo de televisão.

Entrevistas disponibilizadas pela assessoria de imprensa de cada equipe.