Início Fórmula 1 FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP dos 70 anos (Inglaterra /...

FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP dos 70 anos (Inglaterra / Silverstone) – 2020

1001
Foto: Red Bull Twitter Oficial

E tivemos neste domingo (09/08/2020) a 5ª etapa do mundial de Fórmula 1, especial pelo dia dos Pais e pelas comemorações dos 70 anos da categoria! Bottas na pole, seguido de Hamilton, Hulkenberg e Max Verstappen, que largou com pneus duros. Largada sem incidentes fortes, exceto Vettel que acabou rodando sozinho na primeira curva. Bottas consegue manter-se na ponta, mas a pressão de Hamilton é muito forte na primeira volta! Max larga bem e ganha posição de Hulkenberg, que passa a ser pressionado por Ricciardo e depois Stroll. Final da primeira volta tínhamos: Bottas, Hamilton, Verstappen, Hulkenberg, Stroll, Ricciardo, Gasly, Norris, Albon e Leclerc no TOP10.

E não, não aconteceu o show de pneus furados da semana passada, mas as diferentes estratégias das equipes e os desgastes brutais dos pneus nas Mercedes, deram um ar imprevisível para a prova! Prova com direito a rodadas de Vettel e Ricciardo, algumas disputas nos pelotões intermediários e claro, até mesmo ultrapassagem EM PISTA de Max para cima de Bottas.

E ao final, deu MAX VERSTAPPEN, MAX! Venceu e quebrou a sequência de vitórias da Mercedes no ano! Hamilton (+9s atrás) e Bottas fecharam o pódio! Leclerc, com uma parada de box apenas, fecha em 4º, com Albon completando o TOP5.

RESULTADO FINAL
CORRIDA EM DETALHES

Largada sem incidentes fortes, exceto Vettel que acabou rodando sozinho na primeira curva. Bottas consegue manter-se na ponta, mas a pressão de Hamilton é muito forte na primeira volta! Max larga bem e ganha posição de Hulkenberg, que passa a ser pressionado por Ricciardo e depois Stroll. Final da primeira volta tínhamos: Bottas, Hamilton, Verstappen, Hulkenberg, Stroll, Ricciardo, Gasly, Norris, Albon e Leclerc no TOP10.

Chegamos na volta 7, Albon vai aos boxes para troca de pneus. Volta seguinte, Gasly e Giovinazzi também entra nos boxes para trocas de pneus. Passamos da volta 10, e em teoria pelos desgastes dos pneus das Mercedes, Max Verstappen reduz diferença de quase 3 segundos para 0.700s em relação a Hamilton.

Volta 12, Max parte para cima de Hamilton – diferença abaixo dos 0.500s. Momento em que Norris e Bottas também efetuam suas trocas de pneus! Bottas retorna em 6º, Hamilton consegue segurar o impeto de Verstappen até a volta 15, quando entra aos boxes! Lewis retorna com compostos duros e em 6º, atrás de Leclerc.

Volta 20, Max na liderança, seguido de Bottas e Hamilton. Praticamente todos com compostos trocados, exceto Max (1º), Sainz (4º), Vettel (9º) e Kimi (14º) que largaram com pneus duros. Ocon (7º), mesmo com médios, ainda não havia feito seu pit stop. Boas disputas entre Albon e Gasly pela 12ª posição!

E na ponta, Max Verstappen dispara na liderança, com mais de 16 segundos para Bottas, segundo colocado. Vettel entra nos boxes e retorna em 15º. Ocon faz o mesmo e retorna em 11º. Chegamos na metade da prova, Max abria 19 segundos para Bottas e entra nos boxes, saindo com compostos médios e retorna em 2º, colado em Bottas. UAU, UAU, UAU! Max não espera nem alguma voltas e já ataca Bottas, retomando a liderança novamente!

A classificação geral era:

Sem dúvida alguma, estratégias diferenciadas entre as equipes e o desejo da Pirelli foi realizado! Prova imprevisível em relação aos desgastes dos pneus, estratégias de paradas e desempenho em pista. Volta 31, vários pilotos efetuando mais trocas de pneus. Momento em que Verstappen crava a volta mais rápida até então.

Mais duas voltas e Bottas entra nos boxes, Red Bull reage imediatamente e fazem o pit de Max no mesmo tempo! Hamilton assume a liderança temporária, seguido de Max e Bottas. Leclerc e Hulkenberg completavam o TOP5.

Chegamos na volta 40, Hamilton ainda líder, mas somente com 1 parada e visivelmente com pneus completamente destruídos. E depois de muita demora, Hamilton vai aos boxes (volta 42) e retorna atrás de Leclerc, em 4º lugar. Max reassume a liderança e tem quase 5 segundos para Bottas.

Hamilton retorna tentando buscar os ponteiros, ultrapassa Leclerc e parte para a caça do companheiro faltando 5 voltas. Volta 50 Hamilton encosta definitivamente em Bottas, tomando a posição do companheiro em seguida.

Fim de prova, não aconteceu o show de pneus furados da semana passada, mas as diferentes estratégias das equipes e os desgastes brutais dos pneus nas Mercedes, deram um ar imprevisível para a prova! E mais, DEU MAX VERSTAPPEN, MAX! Venceu e quebrou a sequência de vitórias da Mercedes no ano! Hamilton e Bottas fecharam o pódio!

Leclerc, com uma parada de box apenas, fecha em 4º, com Albon completando o TOP5.

PRÓXIMA ETAPA

A próxima etapa será semana que vem: 6ª ETAPA – 14 a 16 de agosto – Espanha (Barcelona). Calendário completo aqui!

SIGA A GENTE