Início Destaque FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP da Áustria – 2020

FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP da Áustria – 2020

2188
Foto: Twitter Oficial MercedesAMGF1

E sim, sim, sim! Está dada a largada para a temporada 2020 do mundial de Fórmula 1! Tivemos neste domingo (05/07/2020) a etapa da Áustria em Red Bull Ring! Na pole position tivemos Bottas, com volta que quebrou record da pista. No treino, Hamilton foi o 2º melhor, mas com punição de 3 posições por desobedecer bandeira amarela, largou em 5º. Com isso, Verstappen partiu da 2ª posição, Norris (isso mesmo) em P3 e Albon e P4.

Na largada, tudo dentro da normalidade, sem incidentes! Bottas segurou a primeira posição! Norris pressiona Max e Hamilton pressiona Albon, mas após as primeiras curvas, TOP5 mantido! Um pouco mais atrás, disputa forte entre Perez e Leclerc, na disputa pela 6ª posição.

Botta se distancia bastante de Max, Albon logo ultrapassa Norris, o mesmo faz Hamilton! Mais algumas voltas e é a vez de Albon, perder a posição para Hamilton, que já assumia a 3ª colocação. Mais algumas voltas e, infelizmente, Max Verstappen abandona! O mesmo acontece um pouco depois com Ricciardo e Stroll! Hamilton assumia a 2ª colocação, com mais de 7 segundos atrás do companheiro!

Até que em uma ultrapassagem de Ocon para cima de Magnussen, o piloto da Haas escapa e causa safety-car e assim, todas as diferenças evaporam! Naquele momento: Bottas, Hamilton, Albon, Norris, Perez, Leclerc, Sainz, Vettel, Gasly, Kvyat, Ocon, Giovinazzi, Russell, Kimi, Grosjean e Latifi.

A relargada acontece na volta 31, posições mantidas entre os ponteiros, mas no pelotão intermediário, disputa entre Leclerc e Sainz, Vettel logo atrás, leva uma leve fechada de Sainz na tangência da curva e na tentativa de evitar choque, Vettel pisa forte nos freios e roda, caindo para 15º. Que fase!

Ficamos então com a disputa pela vitória entre Bottas e Hamilton! Diferenças entre eles variando muito. Mas, volta 51, Russel abandona em posição perigosa, causando novo safety-car! Nova relargada, na volta 51, Bottas segue na ponta, mas segundos depois, uau… Kimi perde o pneu dianteiro direito e bate na mureta de proteção. Mais um safety-car!

Nova relargada na volta 61, faltando apenas 10 voltas, Bottas seguiu na ponta, Hamilton em 2º, com Albon logo atrás (com compostos macios)! Albon parte para cima de Hamilton e repetindo o feito do Brasil 2019, se troca com Hamilton! Direção de prova entendeu que Hamilton foi culpado e puniu o inglês em 5 segundos! Leclerc partiu para cima de Norris e em seguida de Perez, assumindo o P2. Em seguida Perez leva 5 segundos de penalização também e assume a 4ª colocação ao dar um “#chegapralá” no próprio Perez!

FIM DE PROVA! FIM DE PROVA! Bottas vence, merecido, em prova no melhor estilo Áustria – repleta de variações! Com a penalização de 5 segundos de Hamilton, fica de fora do pódio e assim, Leclerc é segundo e SIM, SIM, SIM… McLaren no pódio com Norris! SENSACIONAL! SENSACIONAL!

Foto: Twitter F1

Que corrida meu amigo! Apenas 11 terminaram!

RESULTADO FINAL
CLASSIFICAÇÃO DE PILOTOS e EQUIPES
CORRIDA EM DETALHES

Na pole position tivemos Bottas, com volta que quebrou record da pista. No treino, Hamilton foi o 2º melhor, mas com punição de 3 posições por desobedecer bandeira amarela, largou em 5º. Com isso, Verstappen partiu da 2ª posição, Norris (isso mesmo) em P3 e Albon e P4.

Largada dentro da normalidade, sem incidentes! Bottas segurou a primeira posição! Norris pressiona Max e Hamilton pressiona Albon, mas após as primeiras curvas, TOP5 mantido! Um pouco mais atrás, disputa forte entre Perez e Leclerc, na disputa pela 6ª posição. Final da primeira volta tínhamos:

Após 3 voltas, Bottas abre quase 3 segundos para Max Verstappen, que tem pneus médios! Albon toma a posição de Norris e assume a 3ª colocação. E volta seguinte Hamilton assume a 4ª colocação, ultrapassando Lando Norris! Max crava a volta mais rápida, Vettel aparecia em 10º, com Ricciardo atrás. Volta #5 e Hamilton assumia a volta mais rápida, partindo para cima de Albon.

Volta 7 e definitivamente Hamilton ataca Albon, que segura com competência por 2 voltas, perdendo a posição para o inglês! Momento em que Bottas abre 3.5s para Max Verstappen. Assim, volta 10 e tínhamos no TOP10: Bottas, Maz, Hamilton, Albon, Norris, Perez, Leclerc, Sainz, Stroll e Vettel! Ferrari realmente com muita dificuldade!

E… e… e… volta 11, Max Verstappen tem problemas no carro! Que pena! Com isso, Bottas segue mais líder que nunca, seguido do companheiro (+7s), seguidos de Albon, Norris e Perez fechando o TOP5. Max consegue levar o carro aos boxes, já em último e acaba mesmo abandonando após avaliação da equipe!

Chegamos à volta 15 e Vettel passa a ser pressionado por Ricciardo, na disputa pela 9ª posição. Mais algumas voltas, começamos as paradas de box e acabaram abandonando Ricciardo e Stroll, ambos com problemas nos carros! Com isso, Vettel passa a 8º, enquanto isso na ponteira, Hamilton segue reduzindo a diferença para Bottas, na casa dos 5s naquele momento (volta 23).

Situação atual na volta 25:

UAU! Ocon parte para cima de Magnussen, ultrapassagem executada, mas Magnussen passa reto e acaba abandonando! Carro de segurança na pista e os demais aproveitam para efetuar suas trocas de pneus! Grande maioria colocam compostos duros (brancos) com o intuito de seguir até o fim da prova.

Todos juntos novamente: Bottas, Hamilton, Albon, Norris, Perez, Leclerc, Sainz, Vettel, Gasly, Kvyat, Ocon, Giovinazzi, Russell, Kimi, Grosjean e Latifi. Relargada, volta 31! Posições mantidas entre os ponteiros, mas no pelotão intermediário, disputa entre Leclerc e Sainz, Vettel logo atrás, leva uma leve fechada de Sains na tangência da curva e na tentativa de evitar choque, Vettel pisa forte nos freios e roda, caindo para 15º. Que fase!

Corrida segue, volta 35 e Bottas não consegue abrir muito de Hamilton, que crava a melhor volta, uma atrás de outra! Volta 37 e a diferença já estava em 0.480s. Perez, único com pneus médios entre os ponteiros, ultrapassa Norris e assume a 4ª colocação. Albon seguia em 3º, com mais de 2 segundos à frente de Perez.

Volta 45, disputa apenas no pelotão de trás entre Kimi, Russell e pasmem, Vettel, na briga pela 12ª posição. Hamilton continuava na caça a Bottas, diferença variando entre 0.500 e 0.900s. Momento em que a equipe solicita aos pilotos que parem de atacar demais as zebras, já que encontraram problemas nos sensores do câmbio! Albon mantinha ainda boa distância para Perez, que também seguia com boa distância de Norris. Leclerc, em 6º, não conseguia se aproximar do piloto da McLaren. AlphaTauri com seus dois pilotos na zona de pontuação com Gasly em P8 e Kvyat em P9.

Faltando 20 voltas para o final, Bottas distancia muito de Hamilton, abrindo mais de 1.7s. Momento em que Russel abandona e para em posição perigosa, claro, safety-car! Grosjean também tem problemas, escapa e retorna aos boxes! Abandonando em seguida! O calor em pista era muito forte! Mercedes reforça com pilotos que a situação do câmbio era crítica!

Com o safety-car, alguns pilotos que tinham compostos brancos, resolvem mudar estratégia, param nos boxes e retornam com compostos mais macios. Quem arrisca mais é Albon, que retorna com pneus macios/vermelhos e com a parada adicional, em 4ª lugar, perdendo a posição para Perez – que assume o P3 com sua Racing Point.

Relargada na volta 53, Bottas abre de Hamilton, Albon parte para cima de Perez e assume a 3ª posição! Mas… mas… Kimi Raikkonen perde seu pneu dianteiro direito (0_o), escapa, volta a pista e bate na mureta de proteção! MAIS um safety-car! Agora são apenas 13 pilotos em pista: Bottas, Hamilton, Albon, Perez, Norris, Leclerc, Gasly, Sainz, Ocon, Kvyat, Vettel, Latifi e Giovinazzi!

Nova relargada na volta 61, faltando 10 voltas, Bottas abre distância, Albon parte para cima de Hamilton e… e… repeteco da última vez em que se encontraram em situação similar (Brasil 2019), se tocam! Lamentável, piloto até rápido, mas falta ainda muita experiência em momentos de decisão e críticos! Assim, Perez assume o P3 e Albon cai para último!

Corrida seguiu, Leclerc partiu para cima de Norris, conquista posição e parte para cima de Perez na disputa pelo pódio! Bottas abre mais de 2 segundos para Hamilton e parte para a vitória! Volta 65 e Leclerc já reduz a diferença para Perez na faixa de 0.600s. Volta seguinte, belíssima ultrapassagem, assume a 3º posição! Momento em que Hamilton recebe 5 segundos de penalização pelo toque com Albon! Naquele momento, pódio seria Bottas, Leclerc e Perez! Hamilton seria o 7º. Mas, Perez também leva 5 segundos de penalização! Momento em que Norris assume a 4ª colocação ao dar um “#chegapralá” em Perez!

FIM DE PROVA! FIM DE PROVA! Bottas vence, merecido, em prova no melhor estilo Áustria – repleta de variações! Com a penalização de 5 segundos de Hamilton, fica de fora do pódio e assim, Leclerc é segundo e SIM, SIM, SIM… McLaren no pódio com Norris! SENSACIONAL! SENSACIONAL!

PRÓXIMA ETAPA

E a F1 continua na Áustria para a 2ª etapa que acontece no próximo final de semana (10 a 12 de julho de 2020) no próprio Red Bull Ring! Calendário completo aqui!

SIGA A GENTE!

E nossa, já ia me esquecendo… caso queira, siga ou curta nossas redes sociais: